Dias de caça - Abriu a época de caça

Paulo M

Member
Primeiro queria dizer que sou anti-caça.
A pricipal razão desta minha maneira de ser, é devido à atitude de muitos e muitos "caçadores". :twisted:
Queria saber como são os passeios de Domingo em dias de caça?
Sentem-se seguros quando andam no meio do mato? Alguem já passou por uma experiencia menos boa?
 

Djinha

New Member
Olá!

Felizmente até agora não me aconteceu nenhum acidente, mas tenho mesmo muito receio de andar no campo nesses dias... :?
 

TheTraveler

Active Member
Pelo que tenho ouvido vai sair uma lei que vai proibir a caça nos terrenos públicos, quem quiser caçar vai ter que ir pra coutadas próprias. Pode ser que os portugueses finalmente se habituem á idéia que a caça não é um desporto para pobres. E pode ser que a minha avó possa começar a apanhar um solzinho e sair de casa nas tardes de domingo em vez de se fechar em casa por causa da chuva de chumbo no telhado...
 

doc

Member
Li numa revista (já não me lembro qual) que recomendavam aos praticantes de BTT a utilizar um guizo (um sino pequeno, julgo que guizo deve ser algarvio) no guiador de maneira que o som provocado, faça com que os caçadores sejam alertados para a presença de outro tipo de animais :lol: ; pessoalmente eu e o meu grupo, assim que avistamos esses gajos de arma em mão começamos a gritar uns com os outros, então quanto o Orbetor (menbro deste forum) vai, ele sozinho faz barulho suficiente para alertar os caçadores num raio de 10km (o gajo é vocalista de uma bande de metal).
 

Fireblade

New Member
Doc...LOL :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem...
Eu nao posso falar, pois toda a minha familia sao caçadores...
E sei bem o que é a caça, e o porque de caçar...
Muitas das pessoas, falam do que nao sabem, do que nao vêm, e do que desconhecem!!!

A caça, é um vicio, um desporto...
A caça posso dizer que é o maior vicio que possam conhecer, tudo na caça tem o vicio, desde os cães, aos caçadores!

E acho mal falarem mal dos caçadores, quando a mim, nao gostam, nao "comem" como se diz a minha terra...

Gostavam que falassem mal dos bttistas? Nao me parece...

Ja me cruzei varias vezes com caçadores e nunca tive nenhum problema...
Falo com eles,ate ás vezes me chegam a oferecer de comer...ehehehe :D

Ps: ja fui há caça, sim! Ja andei com caçadores em florestas, em reservas..enfim de tudo um pouco...
E so posso dizer que é viciante, é estacular, se voces experimentassem ficavam viciados! Por exemplo, caçar em reservas, depois da caça, costuma-se fazer os tipicos almoços entre toda a gente, os proprios animais vêm ter connosco a pedir de comer...é altamente...

Mas como vêm, nao ataco, nem defendo a caça...

"Cada um vive o seu mundo! " :wink:
 

bixo

New Member
Pois é a caça !!!

Desculpa lá Fireblade mas cá eu tambem detesto a caça, não digo que todos os caçadores sejam iguais mas a ideia que tenho deles não é boa.
Desde que vim morar para o sobral é uma guerra entram-me pelo terreno a dentro, disparam a 50 metros da minha casa quando se não me engano têm que estar a 300 e quando vou lá a baixo dizer que não quero que caçem no meu terreno ainda são mal criados, é chumbos a cairem-me no quintal, tenho que ter o gato fechado nos dias de caça pois aqui as velhotas diseram-me que se eles vêm algum gato matam-no(a semana passada os cães mataram a da minha vizinha),eles atingem-se uns aos outros como é que me vêm dizer que respeitam espécies protegidas(aliás será que as destinguem ou querem destingir), queimam as tocas dos coelhos por vezes provocam alguns incêndios em propriedades que não são as deles, nesta época por aqui á montes de cães abadonados pois não são bons caçadores e como consequência ficam para trás, enfim é só coisas boas.
Quando vou andar de bike e avisto alguns falo alto ou tusso mas não vou muito descansada.
Talvez achem que é um exagero mas os meus encontros com essa espécie não têm sido agradaveis, aqui na terra posso apontar 1 que é bacano e educado.

PS-para além disso adoro bixos.

bjs
 

celkrad

New Member
Para começar gostaria apenas de dizer que sou vegetariano :lol:

Depois, tal como o bixo disse em cima temos mts problemas no nosso terreno por causa dessas "coisas" que andam por ai de arma na mão.

E desculpem-me a espressão mas...se abrisse a caça aos caçadores eu era o primeiro associado :twisted:

Tenho dito :wink:

abraços

ps: este tema deixa-me possuido...desculpem as minhas expressões
 

TheTraveler

Active Member
Fireblade, desculpa lá mas não considero que estejas com a atitude própria de um moderador de um fórum de BTT. Um moderador deve dar a razão a quem a tem e nunca deve pôr o coração á frente da razão. Por muito apaixonante que aches a caça NUNCA podes comparar um caçador aos tiros no meio do campo onde há pessoas inocentes nos seus passeios de domingo a um bttista, por muito lixo que ele jogue pró chão nunca vai haver comparação possível. Comparar disparar com pedalar foi das coisas mais parvas que já vi, e não estava á espera que viesse de um moderador. Quem tem essa dita "paixão" pela caça deveria caçar em coutadas, longe de inocentes que não pediram para ser alvejados, sítios bem isolados e vedados. No meu passeio de hoje tive a infelicidade de ver esses ditos "amantes da natureza" e digo-te que a sensação não é nada confortável. Não me sinto bem junto a uns gajos com cara de atrasados mentais melhor armados que alguns exércitos de guerrilha da américa central. Ás vezes pergunto-me se viverei mesmo num país civilizado. www.spea.pt , isto é que é ser amante da natureza. Mesmo entre esses de certeza que há caçadores, mas tenho quase a certeza que não andam pelos campos a assustar quem realmente anda a apreciar o que a natureza nos tem para oferecer.
 

Fireblade

New Member
TheTraveler,
nunca foi minha intenção ofender alguem...muito pelo contrario!

So que voces exageram um pouco, esses caçadores, sao pessoas normais, e nao disparam assim sem mais nem menos!!
Pelo menos é a experiencia que eu tenho...
Nao sei as vossas...
Mas a minha é essa!

Mas como ja disse,em qualquer desporto, existem pessoas mais e menos civilizadas, como em tudo na vida!

Duvido, duvido muito sinceramente,que um caçador dispare sobre um bttista!!!
Ou outro qualquer utilizador dos trilhos!
Pode acontecer...mas duvido muito que seja propositado!

E...nos temos todos os dias para andar, poderiamos também (quem se sente mal a andar nestes dias de caça) dar os dias aos caçadores....
Visto eles terem apenas dias especificos!

Nao estou a defender os caçadores, nem por sombras, mas também nao os estou a atacar!
devemos ter a consciencia de que eles pagam licenças entre outros tipos de "impostos" para caçar, por isso, estao no seu livre direito, tal como nos os bttistas também estamos!

Por isso penso que deve existir um bom senso de ambas as partes! :wink:

Cumprimentos.
 

sek

New Member
Concordo em parte com o FireBlade, embora a minha experiencia com caçadores também não seja a melhor... Por exemplo, muitas das vezes que vou à quinta do meu tio no Alentejo, existem muitas "sinalizações" a informar que aquilo é propriedade privada e eu até ja encontrei vários caçadores e disselhes isso, e no entanto os caçadores continuam a frequentar aquela área para caçar :? . Outra coisa que me impressionou foi ver um caçador não ter qualquer tipo de problema em dar um tiro num cão, depois do dito cão lhe ter fugido :shock: .
 

Joypoli

New Member
Ora aqui temos um tema que "dispara" em muitos sentidos...

Eu sou Bttista e caçador. Acompanhei e acompanho, muitos caçadores e bttistas, nas respectivas actividades e verifico que as atitudes de alguns deixam mt a desejar, no que refere ao que a actividade é inerente.
Por esta razão não dou exemplos do que é menos correcto, pois é do conhecimento geral o que se deve fazer e não se deve.
O nosso país está aficar com "entendidos em todas as matérias", em número algo elevado, e por vezes dizemos coisas das quais não percebemos nada, onde deveriamos estar calados. Com isto quero dizer que devemos dar a nossa opinião, mas respeitar a dos outros.
Concretamente neste assunto acho que caçadores e bttistas conseguem conviver em perfeita harmonia, desde que se respeitem, usem o espaço de cada um, utilizem percauções (porque lidamos com armas, e isso mata) como é o caso dos "guizos" e verão que ninguém se aleija.

Por fim só queria referir um caso de perfeita convivência, em que alguns utilizadores deste forum participaram, que foi um passeio organizado pela associação de caçadores lapa dos morcedos - Mosteiro (perto de Mértola), onde tb participei e que foi mt agradável.

Quanto ao limite minimo a que se deve caçar das habitações é 500 mts. DecLei n.º 202/2004 de 18 AGO.

Este tema dá para muita conversa.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Assunto polémico, a caça é um fenómeno, disso que ninguém tenha dúvidas, outro fenómeno é a quantidade de gente analfabruta e inculta que caça sem qualquer respeito pelos outros ou pela própria natureza, talvez por isso o pessoal não encare os caçadores com bons olhos, se as coisas se processassem de forma mais civilizada, e quem passa as licenças de caça se assegurasse que não está a por armas de fogo em pessoas que mal sabem ler ou escrever quanto mais ter um minimo de formação cívica, talvez aí as coisas mudassem.

Apesar de cada vez mais as coisas se inverterem e quem é caçador tem algum civismo, a verdade é que existe uma cambada de anormais que mancha qualquer boa imagem que os caçadores possam ter.

Todos nós sabemos de vários casos em que guardas florestais foram abatidos a tiro por caçadores como se fossem animais de caça.

Todos nós vemos latas de avisos cravadas em chumbo porque acham que tem imensa piada cravar as latas em chumbo, eu pessoalmente ja andei a fugir de uns brincalhões que estavam escondidos e acharam muita piada mandar tiros para o chão e para o arvoredo próximo de mim, por estes e outros factores não nutro grande simpatia por caçadores e caça.

Todavia compreendo que para eles pode ser chato que um "maluco" qualquer que gosta de andar de bicicleta lhes espante a caça, mas têm tanto direito eles como nós de frequentarem o campo.

Enfim, isto é um assunto que dá pano para mangas, já me alarguei um bocado.

A melhor solução é evitarem andar nos dias de caça e em zonas de caça.

Um abraço e boas pedaladas, de preferencia sem chumbo!
 

Leonix

New Member
Eu passo por vários sitios onde encontro caçadores e têm sido sempre ao domingo. Como na maior parte das vezes que posso andar é ao Domingo... Lá tenho eu de andar no meio dos chumbos. Para mim só deviam caçar em Herdades privadas cedidas ou exploradas para esses efeitos.

Cumpts
Leonix
 

sergiobtt

New Member
:x bem, o que me realmente me preocupa, nem são os caçadores, mas sim os ão ãos [-o< que os rodeiam, é que à frente do caçador vem sempre o cão, dasssseeee e já foram algumas a berrar pró ar para que os caçadores chamassem os cães...
nunca houve crise de maior, mas vou sempre preparado pro encontro, tssharãã! :shock:
Eu, em caso de dúvida, berro sempre, que se f..da se afasto a caça, eles que vão caçar pró, pra outro lado, claro!
Muito cuidado, estão a ver o filme, o ppl cheio de cuidados pra num malhar e vem um cão e "toma lá pra ires aos enfermeiros levar uns pontos", acho que ferro logo o cão!
Tenho dito,
SA
 

BikeTo

New Member
Bem... eu sou mais um contra a caça. Não tenho nada contra os praticantes... os que encontro são extramamente simpáticos... Mas não deixo de sentir algum receio.

Geralmente são sempre muito simpáticos e dizem sempre para não nos preocuparmos... mas por via das dúvidas fazermos algum barulho (bem parece-me um contra senso :lol: ).

É como diz o outro.. bão faço a minima ideia de qual será o prazer de andar a dar tiros a animais indefesos... mas enquanto não acertam em mim, lá vou tolerando.

Beijos e Abraço
BikeTo
 

Peso-Pluma

New Member
eu também não gosto de caça...pelos menos nunca experimentei...

Mas agora eu pergunto..qual é o gozo de num jogo de golfe dar uma tacada numa bola para ela ir para o buraco??, qual será o gozo do NASCAR a dar 300 voltas a uma pista oval??, qual será o gozo de num jogo de futebol ver 22(23 que o arbitro as vezes tambem gosta) :lol: pessoas atras de uma bola??, qual será o gozo de um BETETISTA fazer um UP-HILL??, qual será o gozo de andar com uma cana de pesca a pescar peixes??, ETC...

pessoal cada qual gosta do desporto que gosta...o ser humano é diferente..e ainda bem que é!!
Concordo com voçes que as vezes os pescadores não têm cuidado nenhum...então e voçês ciclistas também nunca fizeram asneiras que incomodassem os outros?

abraços--saudações betetisticas :lol:

peso-pluma
 

Paulo M

Member
Quanto à caça, e especialmente a posse de armas de fogo, acho que devia de haver um depósito (talvez camarário) onde os caçadores guardavam as armas nos dias em que não se pode caçar.
Esta medida, na minha opnião, reduzia alguns crime com armas de fogo e especialmente, evitava muito acidentes com crianças e armas de fogo. Todos os anos ouve-se falar destes acidentes nos noticiários.

Claro que isto seria uma medida muito impopular para alguns, mesmo impensável, mas...
Ou então fazer teste psicologicos a alguns que se dizem caçadores....
Como em todas as modalidades, à gente boa e gente da pior espécie
Um abraço
 

Aztec

New Member
Bom, gostava de responder a este tópico pois este tema é bastante discutível, mas respeitando os dois lados...btttistas vs caçadores aqui vai...
Penso que em tudo o que se faz na vida tem que haver civismo e respeito entre as pessoas. Eu faço btt e tb sou caçador (aspirante apenas) e acho que as pessoas menos civilizadas aparecem tanto no btt como na caça.Penso que podemos encontrar bttistas menos porreiros nos passeios tal como caçadores mais mal humorados no campo. No que toca à obtenção da carta de caçador, penso que a lei mudou um bocado de há uns anos para cá. A lei está mais rigorosa e os exames mais difíceis, não é quaquer pessoa que neste momento se torna caçador. Os exemplos que se vêm hoje em dia de mau comportamento por parte dos caçadores é fruto da falta de respeito e de civismo e não de testes psicológicos mal feitos. Dou como exemplo também os condutores...quantas pessoas não morrem hoje em dia na estrada devido à irresponsabilidade de alguns condutores!!!
Penso apenas que devemos ser responsáveis naquilo que fazemos e que se nos depararmos com uma situação menos boa saibamos dar-nos ao respeito (e ser também respeitados). Isto é o que não se vê hoje em dia infelizmente.

Um abraço!
 

furapepe

New Member
o hardopro disse tudo , ha bons caçadores e maus caçadores, ha bons betetitas e maus betetistas, ha boas pessoas e más pessoas.
ja tive alturas em que tive vergonha em ser betetista, devido a alguns comportamentos que presenciei, mas depois tb pensei que nao tenho nada que ter vergonha pq quem está a fazer as más accoes é uma má pessoa e eu nao sou igual e nao faço igual .
enfim é a natureza humana em tudo o que tem de bom de mau.

abraço

fura-pepe
 

JOAO

New Member
btt vs caça???????????? OMG
Este ano já morreram 5 caçadores vitimas de outros caçadores e ainda ha poucos dias um rapaz de 20 anos fikou com as costas feitas em merda e esta ligado as makinas por causa dum disparo acidental.

mas isto vai acabando aos poucos e poucos ainda bem pois esta se a tornar num desporto de elite,mesmo assim nunca me sinto seguro de sair aos feriados 5ªfeiras ou domingos pois arrisco me a levar uns xumbos na fronha.so pa terem uma ideia isso ate 70 metros pode ser mortal...

um abraço a todos os BTTistas
caçadores NÃO obrigado...
 
Top