Diâmetro espigão selim

André RS

New Member
Boas,

Alguém me consegue explicar a relação entre o diâmetro do espigão de selim com o conforto da bike?

O dono de uma loja explicou-me que espigões de selim acima dos 30mm tornavam as bikes muito desconfortáveis. Isto é totalmente verdade? Devo escolher a minha nova bike com espigão mais pequeno (por exemplo 27mm)?

Abraço.
 

m.r.f.

Active Member
Pois sim, mas ele também não mencionou que espigões com 27mm partem mais facilmente?
Mas afinal é para estrada ou BTT?

Notasse mais diferença no selim do que na espessura do espigão.

E não estou a falar da esponja do selim.
A diferença é na absorção de impactos dos carris do selim.
Aí sim é que vais notar maior diferença.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Os espigões mais confortáveis são teoricamente os de 27.2mm. pois tornam-se mais flexives que os de diametro maior equivalentes.
Por acaso todas as minhas bikes tem espigões de 27.2mm
A KTM REVELATOR ( estrada)
A KTM ULTRA SPORT ( BTT), nesta meti-lhe um de carbono
A CANNONDALE F29 carbon 3...
 

Joseelias

Well-Known Member
Como foi dito quanto maior o diâmetro maior a rigidez, e também a possibilidade de reduzir o peso, pois a estrutura dada pelo maior diâmetro permite ter as paredes muito mais finas. Se estivermos a falar de um espigão de selim mais largo e mais leve não sei se será mais resistente que um de 27.2. Pode acabar por ser equivalente. Quanto ao conforto há selins com estruturas para melhorar esse aspecto.

E como o m.r.f. disse não tem necessariamente a ver com o almofadado ou a largura. Há carris mais flexíveis, e que até se prendem ao topo por estruturas feitas para amortecer as vibrações e pancadas. Esteticamente até costumam ser mais ou menos semelhantes aos modelos mais "racing".

Quero assinalar que a medida que hoje em dia se usa quase somo standard é o 27.2, e não o 27 como foi dito.

É que há de facto espigões de selim na medida 27.0 e que são usados em bicicletas mais antigas (como na minha). Apesar de que ao te dirigires a uma loja parece-me que em alguns casos nem saberão que a medida 27.0 existe (preferiram teimar comigo em vez de verificar :rolleyes: ) e assumirão que é 27.2.

Mas pode dar-se o caso de até saberem que há, e se não se levantarem dúvidas e for comprado por encomenda podes ver-te nas mãos com um espigão de diâmetro errado. E os 0.2mm podem fazer diferença ao ponto de partirem o quadro!
 
Top