Desviadores invertidos, que diferenças do normal?!

pdneca92

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eu na minha opinião o dsviador invertido é melhor ef oi opor isso k encomendei agra esta semana o meuna fiizbikes pa poder mudar... :)
e outra coisa e muito mais leve em relação ao normal... :wink:
 

jacmtr

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Boas Tardes.

Sou um bocado maçarico neste mundo do BTT.

Gostaria de saber qual a diferença dos desviadores traseiro invertidos dos nao invertidos ? :oops:

Desde ja agradeço a vossa colaboraçao

Saudaçoes betetitas :mrgreen:
 

oliana

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Olá.

É a força da mola que comanda o sentido do desviador. Aparentemente são iguais. Mas a mola que força o desviador tem montagem diferente.

Chamam aos desviadores normais, aqueles que ao descarregar as mudanças, a força da mola do desviador, faz este percorrer o percurso em sentido da mudança mais leve, para a mais pesada, ou para o carreto mais pequeno.

Os invertidos descarregam as mudanças no sentido contrário. Da mais pesada para a mais leve.

É o caso do meu (invertido). Opções ao gosto de cada um já discutidas noutro tópico. No meu caso, acho que é mais fácil trocar de mudança por ex. em plena subida, com menos atrito entre a corrente e os carretos. Mas cada um tem a sua opinião. Eu comprei um invertido por engano na loja. Mas experimentei, e agora não mudo por nada.
 

jacmtr

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Obrigado pelo esclarecimento oliana.

Já agora mais uma pergunta. É possivel montar um ou outro, nao existe incompatibilidades entre eles? :-K

Obrigado.
 

oliana

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Quando da troca, tinha uns manipulos Rapid Fire Deore. Não notei diferença na sensibilidade nos mesmos que fosse relevante. Até porque a potencia da mola de ambos os desviadores é semelhante. O desviador era na altura um LX.

Neste momento tenho uma bike que trazia uns manipulos XT Dual Lever, com desviador XT, tambem invertido. Torci a orelha, quando da compra da bike (só pelos manipulos), mas a verdade é que, manipulos e desviador, se entendem ás mil maravilhas.

Penso que há uma revista da Bike Magazine que tem um artigo sobre isso. Mas não tenho a certeza.

XT Dual Lever, Deore Rapid Fire, tudo ok. Com outros manipulos, alguem poderá dar a sua opinião.

Boas pedaladas. :wink:
 

nabisga

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Para mim os invertidos são o futuro, além de ficar com o funcionamento igual ao desviador da frente, manipulo mais pesado mete a mudança mais pesada, ganha-se em rendimento nas subidas e temos a potencia logo nas descidas, e poupa-se no material que não é nada barato. Confesso que só mudei para invertido porque apareceu um negócio para um xtr, e não estava nada convencido. Depois do período de adaptação, hoje não me passaria pela cabeça ter outra coisa. Recomendo vivamente a experiência, acho que é uma evolução válida da transmissão.
 
Para mim tem tudo a ver o menor esforço das passagens das mudanças a subir no invertido....

No invertido a mola está em constante tensão e ela solta-se para para passar para o carreto superior. Isto faz sentido a subir. menor esforço.

No normal temos de ser nós a "empurrar" a mola para forçar a passagem, ora isto na minha optica numa subida é contranatura.....mas cada um é como cada qual.

A descer, quando o esforço é menor,inclusive a pressão nos cranks é menor devido ao menor esforço, então é mais facil engrenar mudanças mais pesadas....

Tenho o XT invertido com os dual control e para mim é o que faz sentido......se tiver que passar do carreto menor para o maior, pq me apareceu uma parede à frente....é só dar uns quantos toques na manete para cima e tá feito.....sem esforço.......

Boas pedaladas
 

oliana

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Essa desculpa, de alguns não gostarem, dos invertidos, porque não dá para meter várias mudanças leves duma vez só, é para rir.

Então como é que em esforço conseguem meter 3 mudanças sem correr o risco de partir a corrente. Conseguem por 1 de cada vez tal, tal como eu.

Arranjem outra. :mrgreen:
 
Mesmo assim isso já era pq nos meus novos XT ST-M775 (que por acaso estão neste momento num camião algures a caminho vindos da alemanha..... :D :D ), tal como os XTR, já o permitem

Shimano ST-M775 Dual control Levers

Features
•Compact design, and ergonomic shaped brake lever
Multi-Release allows shifts of two gears.
Shifts multiple gears in either direction using the main lever or the secondary release lever.
 

masantos

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Para mim desde sempre invertido ,ja estou com medo porque falam em acabar com eles .E depois de tantos anos como é que eu meto as mudanças .
O resto é tudo habito
masantos
 

EOREOM27

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Eu uso invertidos desde que ele foram inventados, dão mais vida a cassete e corrente porque quando se metem mudanças en esforço o desviador tráz a a corrente para os carretos de cima a desejo da mola,ou seja solta-se cabo em vez de puchar cabo!
Pena não aver invertidos shadaw...
Tenho pena que já se fale que este conseito possa vir a acabar (tenho que comprar uns para ficar em stock!)

Saudações betetistas! :mrsock:
 

oliana

Active Member
Tenham calma com vocês. Ambos têm futuro ao que parece. E ainda bem.

São bocas dos puristas, sem fundamento. Os invertidos têm mercado, tal como se pode ver por aqui. Tal como os dual lever, com morte anunciada e enterro feito, há algum tempo. Gostos são gostos, e enquanto houver quem compre, a decisão é do fabricante, e não de opiniões sem fundamento, baseadas em mentalidades pouco abertas a coisas diferentes.

O shadow é um conceito novo, e pelo seu funcionamento, tem as suas vantagens (só defeitos para alguns). Não sei se já terá uma versão invertida, ou apareça num futuro próximo. Quando aparecer, será a minha próxima compra prioritária.

Boas pedaladas.
 
Boa noite.Este tópico vem mesmo a calhar, eu pretendo comprar um xt, mas normal ou invertido, caixa curta, média ou longa. Como é k é???O que aconselham??? sempre tenho andado com normal, mas com esta teoria do desgaste fiquei a pensar.... :roll:
Cumprimentos
 

oliana

Active Member
Olá. Tens um chamado de normal.
Então já conheces esse. Nada melhor que arriscares o outro,...anormal.
Eu conheci o anormal sem querer. E agora não quero mais nenhum sem ser anormal.

Ambos são bons.
Apenas experimentando podes notar as diferenças. Posso aconselhar-te a experimentar. :wink:

Boas pedaladas.
 

EOREOM27

New Member
Tbm desconheço se já existe shadow invertidos!eu acho que não!!! :ideia: mas de serteza que era o desviador ideal!!!

Saudações betetistas! :mrsock:

EDIT - Confirmo que até à data não existem Shadow invertidos
JEPAS
 

Zackh

Member
Vou desenterrar este tópico apenas para fazer uma pergunta simples....
Alguém sabe as referências dos desviadores XT invertidos?
Eu fiquei adepto deste tipo de desviadores há já vários anos, e, antes que desapareçam, penso comprar um para ter de reserva.
Eu tinha a ideia que, desde que apareceram os Shadow (que têm o suporte das roldanas prateado), os invertidos seriam os que têm o suporte das roldanas preto
(como é o caso do meu).
Nas lojas online, por exemplo, aparecem uma data de desviadores XT, com ambas as características, e muitas vezes não especificam se se são invertidos ou não.

Agradeço desde já a alguém que me esclareça esta dúvida.

Boas Pedaladas e forte abraço comunidade!
 

Jepas

Super Moderador
Os desviadores traseiros podem terminar em 3 algarismos:

Exemplo do desviador traseiro XTR RD-M970, XTR RD-M971 e XTR RD-M972 (o último algarismo define o tipo de actuação da mola e se é ou não "shadow")

0 - Invertido (ou Low Normal)
1 - Normal (ou Top Normal)
2 - Shadow, não existem shadows invertidos
 

Espigão

New Member
Boa explicação do Jepas.

Infelizmente e ainda mais agora com as novas transmissões de 10v. os invertidos vão entrar em vias de extinção. Não percebo muito bem o porquê mas enfim ou se calhar até percebo. É pena pois também para mim são do melhor!

Cumprimentos

Hugo
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Tenho um Desviador Traseiro LX (normal) com manipulos LX e um Desviador XT invertido (3,5 anos) com manipulos LX Dual Lever. Tanto um como o outro estão porreiros e afinados, mas sinceramente, acho que me tem agradado mais o desviador traseiro invertido com manipulos Dual Lever. A meu ver, necessitamos de rápidas reacções principalmente em casos de subidas, do que a rolar ou a descer e aí o desviador invertido tem sido 5*****. Quando é para mudar para mudanças mais leves com rapidez, o Dual Lever tem-se mostrado mais eficiente. Claro que tudo depende da afinação do material, gostos de cada um e tipos/vertentes de BTT praticados. Esta é a minha opinião (pessoal).

Fiquem bem.
 
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