Desviador electrico

dolhoemti

New Member
Boa noite rapaziada. Não estou certo se este é o local indicado mas aqui vai. Venho apelar ao vosso espírito de solidariedade :). Se algum de vós tiver lá pela garagem um desviador eléctrico, avariado ou que não use, e, que se queira desfazer dele, o favor de me contactar.
Gostaria de dar seguimento a um "projecto" em stand by há uns 2 ou 3 anos. Tenho receio de comprar um desviador novo e não conseguir levar a bom porto o projecto inutilizando os euros investidos. Desde já um bem haja.
 

Jepas

Super Moderador
Que desviador novo estavas a pensar comprar "eléctrico"? Que sistema comanda esse desviador? É que eléctricos só conheço o Mavic Mektronic (há muito descontinuado) e os Shimano Ultegra e Dura-Ace Di2 (todos para bikes de estrada).
 

dolhoemti

New Member
Viva Jepas. Bom realmente a marca não sei, mas hà uns anos um colega mostrou-me um avariado, ou com problema na manete não me recordo. Julguei que aquilo avariasse com frequência, mas numa pesquisa recente pela net verifiquei que a shimano teve ou tem um por volta dos 500 euros, posto isto, imagino que deve ser relativamente fiável lol. A ideia era por exemplo magicar uma maneira de colocar a bike com mudanças automáticas...:)
 

Jepas

Super Moderador
Como já percebeste, 500€ de desviador (ou mais). Será difícil alguém desfazer-se gratuitamente de um equipamento tão caro sem o tentar sequer reparar (no caso de avaria).

O Mavic Mektronic é este:
mektronic34h.jpg

http://www.mavic.com/en/history/1996/1999/Mektronic

O Shimano Di2 é mais recente (estranho ter avariado, mas como tudo na vida, é bem possível).
 

dolhoemti

New Member
Realmente há com cada um :) . O que tive em mãos era bem mais simples que esse da mavic, ficou-me na ideia de ser bastante parecido com os convencionais mas accionado por um motor. Tudo avaria meu caro :) .
 

Jepas

Super Moderador
Só existem desviadores eléctricos para estrada. Daí não se verem em bikes de BTT. Há quem adapte às BTT, mas não é standard.
 

andreleal86

New Member
É a primeira vez que leio algo a falar de desviadores electricos, infelizmente não posso ajudar, mas este topico deu me a conhecer algo que desconhecia.
 

NEGATIVEFRAME

New Member
Também desconhecia...mas deve ser tipo, carregas num botão e mudas de mudança...já agora um motor...piscas...mas...isso não se chama : mota??
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
NEGATIVEFRAME said:
já agora um motor...piscas...mas...isso não se chama : mota??

Acho que se chama sarcasmo :wink:

O Mektronic da Mavic apareceu em 1999, já lá vão 12 anos, e tal como os mais recentes desviadores eléctricos, creio que o objectivo não terá sido criar uma transmissão motorizada para bicicletas, mas sim uma alternativa aos sistemas mecânicos :wink:

Supostamente, (baseio-me no que li e não em experiência própria), os desviadores eléctricos engrenam mais rapidamente que os mecânicos e conseguem-se calibrar mais facilmente por não usarem cabos, fazendo com que necessitem de menos manutenção.
 

Patitos

Active Member
O contra mesmo é o peso a mais..........mas numa bike de estrada não é importante
São tambem muito mais comodos e "confortaveis " de engrenar as mudanças.
 

salgado52

Active Member
Nas casas da especialidade,quem vende bikes!!!!!!!!!!!!!

Não quer dizer que já todas tenham para venda,mas mandam vir a quem estiver interessado....
 

MSoares

Member
Se bem me lembro a única vez que ouvi falar nisto foi há cerca de 11 anos e foi numa bicicleta de contra relógio que o Vítor Gamito usou na volta a Portugal desse ano
 

manzanita

New Member
No mundo da estrada será talvez o futuro.........digo eu!!!!!!!!!!!!
Tenho um amigo que tem uma de estrada com o sistema automatico da shimano......ah e tal....é tipo caixa sequencial no carros.....eu n gosto.....mas isso sou eu!!!!!!!!!!!
No btt com lamas e afins..........não me parece!!!!
[video=youtube;LXVhm3xakq0]http://www.youtube.com/watch?v=LXVhm3xakq0[/video]
 
Na minha de estrada tenho o Dura-ace di2, já algum tempo...em relaçao ao peso nao existe muita diferença pq o sistema tambem tem menos cabos.E sim ..as mudanças entram mais suave e é bem mais divertido por mudanças :D Penso que tambem é um dos motivos pelos qual se deve andar de bicicleta.
 

dolhoemti

New Member
Já não aparecia por cá á algum tempo. Isto tem desenvolvido. O facto de o desviador ser eléctrico reduz o problema dos cabos calcinados, desafinações de mudanças. Por outro lado tem o inconveniente de necessitar de baterias, logo necessitar de ser recarregado ou poder ficar descarregado durante a volta. A ponto a favor tem um monte de possibilidades práticas, desde mudanças automáticas, ou sequenciais ou ainda a possibilidade de definir uma cadência e automaticamente o sistema ir adequando as mudanças... era esta a ideia para o projecto.
 
Tambem é verdade...se ficarmos sem bateria, acabou-se a volta, mas so fica quem quiser porque "avisa" quando estiver limitado a aproximadamente 250klm, penso que so fica sem bateria quem quiser.
 
Top