Dakota 20 ou etrex 30 ??

V

vader

Guest
Olá a todos , preciso de uns conselhos.
Estou para comprar um gps, estou indeciso entre estes dois , têm preços semelhantes.
Gostaria de saber semelhanças ,algumas já sei. Diferenças, também já sei algumas , e qual o mais moderno.
Ou seja qual a vossa opinião . QUAL COMPRARIAM ?
Aquilo que pretendo do gps é gravar traks e ele guiar-me nesses mesmos tracks, se calhar o dakota 10 ou etrex 20 ,chegavam para aquilo que pretendo.


gracias
vader
 

Bennto

New Member
Boas.
Sobre o etrex 30 não me posso pronunciar pois não conheço as suas funcionalidades, mas possuo um dakota 20 e estou satisfeitíssimo, para te guiares pelos tracks é estupendo e além disso ainda tem altimetro barométrico, bússola digital e mais uma carrada de funcionalidades que eu nem uso, mas em andamento é estupendo a visualização dos tracks.
 

arrabida_rider

New Member
boas eu tenho um etrex 20 e acho que foi uma das minhas melhores compras ja feitas por min.
grava os tracks, podes tirar tracks da net e depois seguilos muitas outras coisas.
ja agora e importante referir que a visiblidade ao sol e excelente
 

Jepas

Super Moderador
A grande diferença entre os 2 é o ecrã:

A série Dakota é táctil e a série eTrex não. Ou seja, no eTrex é tudo feito através de botões e no Dakota é feito através do ecrã.
O Dakota apesar de ter um ecrã maior consome menos energia durante o funcionamento.
O eTrex 30 também tem bússola electrónica com compensação de inclinação sobre os 3 eixos e altímetro barométrico. Além de ter o dobro do espaço de memória interna (pouco relevante uma vez que ambas as unidades podem usar cartões de memória microSD).

A maior diferença será mesmo o ecrã e as dimensões de cada aparelho.
 

abelha2

Active Member
Jepas, os ecrãs tacteis da Garmin, neste caso do Dakota, funcionam com luvas? ou temos de as tirar para utilizar o GPS?
 

Medroso#78

Active Member
Eu tenho um Oregon, usu o com luvas sem qualquer problema. Para além de o usar na bike, usu o também na moto4. Em dias de chuva, trilhos com imensa lama etc.. etc.. meto o dentro de uma saquinho plástico (à que estimar lol) e mesmo assim utilizo o numa boa. Quanto ao seu funcionamento, é em tudo semelhante aos dakota. Aconselho vivamente! Dp sempre é bem + evulído do que o etrex30!!! :)
 

bururu

Member
Eu também andava com esta dúvida, e acabei por comprar o etrex 30 pela simples razão de ter saído a relativamente pouco tempo e o dakota já ter uns 2 anos de vida!
Eles são em tudo semelhantes, só diferem no touch e penso que o etrex suporta tracks com mais pontos.
 
V

vader

Guest
Acho que a diferença é maior do dakota 10 para o dakota 20, do que do etrex 20 para o etrex 30.
É que o etrex 20 se calhar para aquilo que eu quero serve muito bem, porque não preciso da bússola nem da altimetro, e sempre são 40 euros a menos.
 

arrabida_rider

New Member
boas,
o etrex 20 da a tua altitude no momento e depois se quiseres ver a altrimetria da volta passas o track para o gpsies.As diferencas do etrex 20 para o etrex 30 sao meramente
pormenores que na minha opiniao sao mais importantes para o pessoal das caminhadas.A estetica (na minha prespectiva) esta tambem melhor para etrex do que para o dakota.Outro problema para o dakota e ser tactil que tem uma grabde desvantagem, por exemplo depois de uma interveicao mecanica tens as maos com oleo e vais mexer no ecra e fica todo sujo de oleo ou lama por exemplo.No etrex o botao fica longe do ecra e por isso nao sujas o ecra.
 

ptalves

New Member
boas...pelos vistos tinha aberto um tópico desnecessáriamente.

pretendo iniciar uma nova fase no BTT, mais precisamente a navegação em trilhos através do GPS...tenho lido muito sobre o Dakota 20 e parece-me de facto muito equilibrado...no entanto, ao ver as características dos eTrex, nomeadamente o 20 e o 30 fico confuso...

a utilização pretendida é simplesmente a navegação, visto que tenho um Garmin Forerunner 305 que é um excelente computador de registo...

o orçamento, para variar, é curto, queria gastar o mínimo possível (menos de 200€), mas pretendia um navegador com alguma qualidade e fácil leitura no mato...

fico á espera de comentários....
 
V

vader

Guest
Na ciclonatur, o dakota10, está 139 euros, embora mais rudimentar, acho que para mim serve perfeitamente, não tem ranhura da cartão sd, mas com a memória interna que tem, disseram-me da loja que dava para descarregar dezenas e dezenas de tracks, o que é suficiente,relativamente ao dakota 20 , não tem altímetro ,nem bússola, mas eu não preciso disso para nada.

Mas indecisão contínua ,ainda não estou 100% certo do que vou comprar.
 

A.Moura

Member
pena não ser o 20 por esse preço! mesmo assim ainda e muito para mim ,pode ser que com a crise baixem mais um bocadinho :) ja agora onde será que os dakota são mais baratos :)
 

DAVID

Member
Boas
A.Moura, o local mais barato onde encontrei o meu dokota 20 foi na ciclonatur.
Estou muito satisfeito com ele.
O pessoal da ciclonatur também é 5*****

Boas pedaladas
 
V

vader

Guest
Depois de muita análises, pesquisas e consultas , já cá o tenho.
O etrex 20,muito bom , rápido ,o ecran lê-de e vê-se MUITO BEM, estou muito satisfeito.
Tem de se perder bastante tempo no menus , pois o manual de utilização naõ vale uma *****.
Comprei na ciclo.....ur, os mapas que vem pré carregados por eles ,parece que são bons , mas eu pensava que os caminhos de terra ,cortes ,aceiros etc., também apareciam no mapa ....mas não. Ou seja o pessoal ia com um destino e ia navegando pelos caminhos que nos apareciam no mapa , um pouco á imitação dos gps de estrada,. Fiquei um bocado desiludido com isso.

De resto recomendo vivamente , relativamente ao dakota, o ecrân é muito mais nitido e visivel.

Cumps.
vader
 

Carlosparentee

New Member
tambem tinha a duvida de qual comprar o etrex 20\30 ou dakota 20, mas ja exclui o dakota, dito pelo pessoal da cicl....ur o etrex tem o ecran com melhor qualidade, e os etrex tem uma coisa nova que os dakonas nao, dao para os satelites normais US e para os novos russos, logo melhor capacidade de sinal, ainda nao me decidi se me justifica o valo
 

A.Moura

Member
a diferença do etrex 30 para o 20 é so mesmo a Bussila electronica e o altimetro barométrico Certo? lendo a resposta do CARLOSPARENTE os etrex são melhores que os dakota ? Sérá verdade ? bem eu como não tenho nenhum deles não posso comentar mas era bom para o pessoal na altura de comprar ficar ilucidado com as diferenças de ambos :), só quem e possuidor de um e de outro pode dar a opinião :)
 

quic0

New Member
Também tive exactamente este dúvida, Dakota 20 ou eTrex 30.
De acordo com o que li em diversos artigos na net, a nível de funcionalidades são idênticos. O ecrã do Dakota 20 é maior e táctil, mas o do eTrex 30 mais visível em condições de muita luminusidade e não é táctil. O eTrex 30 tem maior capacidade (armanezamento e de pontos). O Dakota é um modelo com cerca de mais 3 anos do que o eTrex 30.

A minha escolha acabou por ser o eTrex, por 2 razões:
1) Ser um aparelho mais recente com maiores capacidades;
2) No terreno, na minha opinião, é preferível funcionar com botões do que com ecrã táctil;

Para ajudar, meto uns links interessantes que consultei antes de tomar a minha decisão:
Review ao eTrex 30:
http://gpstracklog.com/2011/10/garmin-etrex-30-review.html

Comparador do site da Garmin:
https://buy.garmin.com/shop/compare.do?cID=143&compareProduct=30926&compareProduct=87774

Nota: Ao contrário do que foi dito aqui no tópico, o eTrex 30 tem uma autonomia superior ao Dakota 20

Abraços
 

quic0

New Member
(já não fui a tempo de aditar)

Esqueci-me de mencionar, mas o eTrex também foi o primeiro GPS da Garmin a aceder ao novo sistema de satélites russos GLONASS, aumentando assim a sua precisão.

Do que experimentei (tenho-o há 1 semana e meia) muito facilmente obtenho a precisão máxima dos 3m.
 
Top