Dakota 20 ou etrex 30 ??

ReDaLeRt

New Member
Boas,

1 semana passada. Conclusões:

:arrow: Efectivamente, o processamento da cartografia é um pouco lenta. Nota-se especialmente quando se percorre com o ponteiro a grande velocidade. Ou mesmo quando se vai em auto-estrada com um grande ampliação no percurso do ecrã. Instalei a cartografia num microSD da Samsung Class 10 (24 MB/s leitura), sendo muito semelhante o desempenho na memória interna do aparelho;
:arrow: O desempenho a baixa velocidade é mista. Ou seja, tanto é capaz de detectar e acompanhar velocidades inferiores 1 km/h, como algumas vezes não detecta movimento. Ainda assim, tendo em conta a dificuldade do GPS (ainda que assistido por DGPS e/ou Glonass) em detectar e acompanhar reduzidas velocidades, o desempenho com a firmware 2.70 parece-me bastante aceitável. Isto é muito afectado pela DoP, pelo que todos os testes sobre este assunto deverão ser efectuados com a menor DoP possível (1.2 a 1.8), ou seja, intermédia dispersão dos satélites disponíveis, sincronismo com mais de 8 satélites, DGPS (EGNOS, na Europa) e em ambientes com reduzidos obstáculos verticais ou horizontais.
:arrow: O cursor poderia ter uma melhor construção, pois é frequente, mas não crítico, o click não ser feito devido à minúscula folga que por vezes aparece, indo para cima. Mesmo assim, cumpre bem a sua função.
:arrow: O interface USB 1.1 é que não lembra a ninguém. Todavia, tendo em conta a quantidade de dados que a maioria das vezes é carregado para o aparelho, nem se sente a diferença (quem é que carrega cartografia todos os dias?!).

[[]]
 

trinamixx

Member
Tambem estou indeciso entre estes 2 modelos... o dakota20 e o etrex 30...
Ja li o topico todo, e continuo na duvida:)
Alem do BTT, gostaria de começar a fazer um geocaching de vez em quando, e aproveitar tambem para ir de bike.
Acho que li que o etrex se pode guardar as caches e as respetivas infos. o Dakota tambem da para isso?
O preço entre ambos é identico, a marca é a mesma, por isso...
 

B00gieman

New Member
@rodinhas chaminé concretamente... mas também para o pessoal que anda indeciso.

Pois aqui temos um problema muito grande... repara... estavas inclinado para o etrex30 e foi por isso que foste à loja, para o comprar... quando lá chegaste não tinham, apenas tinham o dakota em stock... várias questões podem ser levantadas... o stock do etrex30 esgotou porque a procura foi muita? pode ser... não encomendaram mais etrex 30 porque tinham que esvaziar o stock dos dakota? sim, também pode ser... se a loja só tem para te vender o dakota e tu perguntas qual será o melhor... bem... deves estar à espera de ouvir o que acabaste de ouvir... que o dakota é mais vendido para BTT???!! até pode ser....o dakota é um modelo mais antigo e como tal está no mercado há mais tempo, é perfeitamente normal que seja o mais vendido, no entanto com a chegada do etrex30 isso vai acabar e o pessoal acabará por comprar o etrex... que é muito mais recente, com melhores características. No BTT achas que é melhor o ecrã táctil?? então vais tirar as mãos do volante para mexeres no GPS? parece-me que não... logo não considero que o ecrã táctil seja uma mais valia.
Assim podes concluir que obviamente prefiro o etrex. Eu tenho o etrex30 e uso para o BTT. Se aconselho? Claro que sim. Se estiveres indecisos entre o dakota 20 e o etrex 30 e o ecrã táctil não for para vocês necessário, então pelo mesmo preço compram o etrex30, que é muito mais completo que o dakota, melhores características técnicas e tecnologicamente mais evoluído. Onde está a indecisão?
Etrex30 dá para tudo... Offroad (BTT), OnRoad (estrada), Marítimo, Geocaching... tudo e mais alguma coisa. Memória maior, Glonass, Bussula, Altimetro, Barometro,e tantas coisas mais, só falta vir com gaja. ;)
 
Last edited:
Eu tenho um 20 e um amigo meu um etrex. Estive a comparar e sinceramente as diferenças que notei são:

etrex - Melhor visibilidade. Mais notório com sol de frente ou lateral, com sol a dar no visor é ela por ela;

20 - Mais fácil de usar devido a ser táctil principalmente em movimento, mas pode ser por estar mais habituado ao 20;
 

rodd

New Member
Eu adquiri o eTrex 20 e ontem fui testá-lo. Para quem nunca tinha usado nenhum GPS numa bicicleta posso dizer que estou 100% satisfeito.
Carreguei o track e foi só segui-lo. :)

Abraço,
Luís
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Amigo B00gieman não foi nada disso que eu escrevi, lê lá o meu post como deve de ser.
Alem disso os gps em questão não são tão diferentes como queres dar a entender com a ultima descrição.
Já agora a loja onde o adquiri considero uma loja 100%, e posso garantir que prefere não ganhar tanto dinheiro em margens em prol da satisfação dos clientes, ja la fiz varias compras e sei que nem nas lojas online conseguia comprar mais barato.
 

nmp

Member
Boas pessoal,

Algum dos proprietários dos novos etrex tem detetado os problemas que se vão falando nos foruns internacionais (sticky problem)? Ou seja, em atividades tipo geocaching, em velocidades muito reduzidas, as coordenadas do aparelho mantêm-se intactas... Apesar dos firmwares mais recentes parece que o problema ainda não foi solucionado!
Se puderem partilhar o vosso feedback a comunidade agradece.

cumprimentos e boas pedaladas.
 

rodd

New Member
Boa noite,

Não sei se é o tópico mais adequado. Se não for peço desde já desculpa.
Hoje estava a carregar um track, através do Garmin Connect, num Macbook, e após o carregamento bem sucedido desliguei a unidade massa do computador. Quando fui para ligar o GPS este bloqueou. Logo no início. Onde diz Garmin. Após este ecrã costuma iniciar um carregamento de algo e agora nem sequer começa... Se tentar desligá-lo no botão do power, não desliga. Não sai dali.

Alguém me pode ajudar com isto?

Obrigado.

Abraço,
Luís
 

Sergio B.

New Member
Caro B00gieman , em primeiro lugar e espero que não leves a mal, peço-te para não chamares "volante" ao guiador da bicicleta. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

"No BTT achas que é melhor o ecrã táctil?? então vais tirar as mãos do volante para mexeres no GPS?

Então no Extrex como acedes às diferentes opções? Tb não tens de tirar as mãos do guiador??! :)

Em relação ás caracteristicas de ambos, são practicamente as mesmas, o etrez não é perto nem longe tão mais evoluido como dizes, e parece-me que se resume assim: o Etrex tem um pouco mais de capacidade de armazenamento e tem botões. O ecran é melhor mas mais pequeno.

Eu acabei por comprar o Dakota, ( quando já tive versões anteriores do extrex ) mas só me decidi depois de na loja agarrar um e noutro e testar durante uns minutos. Acaba por depender do gosto pessoal de cada um, uma vez que em termos de caracteristicas são muito semelhantes.
;)
 

nmp

Member
Boas pessoal,

Tenho acompanhado este tópico com algum interesse pois também ando indeciso entre dakota 20 e etrex 30. Inicialmente pensei que o etrex seria claramente superior ao dakota 20, porém depois de várias análises e leituras de algumas reviews internacionais parece-me que as diferenças não são tão acentuadas!
Tal como o colega Sergio B refere, e bem, as principais diferenças encontram-se na capacidade de armazenamento, no ecrã "touch" e na dimensão do mesmo, e no sistema de satélites russos glonass que, supostamente, reduz a margem de erro (à luz das utilizações que damos ao gps em btt são impercetiveis)!

Daquilo que fui vendo parece-me que o etrex 30, quando tiver uma versão de firmware que tenha ultrapassado os bugs que o pessoal vai alertando poderá ser um gps mais completo para utilização em diferentes atividades... btt, geocaching, etc...
Pra já o dakota 20 é uma máquina com provas dadas no mercado e cuja utilização em btt parece-me ser mais comoda (ecrã maior e tátil).

Eu pessoalmente, se o etrex 30 já tivesse um firmware que tivesse ultrapassado os "bugs" que a maioria dos utilizadores menciona, seria a minha escolha pois enquandra-se mais no tipo de atividades que lhe darei uso, que não se restrigem apenas ao btt... Até lá vou aguardando :)

cumprimentos e boas pedaladas...
 

B00gieman

New Member
O que eu sempre disse foi que os modelos dakota e etrex são muito semelhantes. Nunca disse que as diferenças eram muitas.
Tudo que o dakota tem, o etrex também tem, com excepção do ecrã táctil.
O etrex tem mais memória que o dakota.
O etrex já tem suporte para glonass e o dakota não.
Sérgio, a questão é a comparação entre o dakota e o etrex, e obviamente que o último é mais avançado tecnologicamente que o 1º. Aqui tens de concordar comigo.

Assim, e com a clara excepção do ecrã táctil, não me parece que em circunstância alguma possa existir indecisão entre o dakota e o etrex. A escolha deverá pender sempre para este último.
Até o preço é igual.
Eu sempre disse que não atribuía preferência ao uso do ecrã táctil e porquanto não acho que seja uma mais valia. Como em andamento não é para tirar aos mãos do "guiador" :p (tens razão Sergio B. ) não entendo a preferência pelo ecrã táctil como justificação para escolher o dakota em prole do etrex. Obviamente que com o etrex também não é para tirar as mãos do guiador... e por isso nunca dei preferência ao ecrã táctil.

Mas obviamente esta é só a minha opinião e experiência, que vale o que vale.
No que respeita aos Bugs... e pelo menos no GPS ainda não detectei nenhum...
 
Last edited:

NC0sta

Member
Ola vader, destes dois eu prefiro o Dakota 20. Mas olha k já tens modelos muito melhores, eu fui buscar o Oregon 450T com mapas topograficos de Portugal e Espanha já de fabrica.
Boas pedaladas
 
O oregon é melhor que o dakota, mas custa bem mais.

No entanto para o comum utilizador penso que o dakota só fica a perder to tamanho e qualidade do ecran
 

motoralex

New Member
Depois de muito ler e muito pensar, comprei o eTrex 30.
Para já ainda estou a testar e acho que não me vou arrepender
 

luisn

New Member
eu tambem andava com a ideia do Dakota e fui à loja e com os dois na mão fiquei com o oregon ;) vale bem a diferença de preço
 
O Oregon tem um ecrã maior e melhor do que o Dakota e essas são as diferenças mais visiveis. Além disso ainda tem mais algumas funcionalidades.

Já entre o Etrex e o Dakota, no que diz respeito à utilização as diferenças são maiores, mas depois de muito pensar acabei por optar pelo dakota por ser toutch e ter o ecrã maior. Digam o que disserem o ecrã toutch é muito mais facil de utilizar com a bike em movimento.
 

trinamixx

Member
Estava quase a comprar o etrex30 novo, quando me surgiu um negocio de um usado, o edge 705. O preço é identico.
Qual sera a melhor opçao? Alem do BTT, queria usar tambem no Geocaching.
 
Ainda que o dakota tenha o ecrã táctil parece-me que não é uma mais valia dado que com luvas há quem se queixe.

Tenta usar um Etrex de com luvas de inverno e vais ver que ainda é pior que o ecrã tactil do Dakota.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Já dei aqui um pouco a minha opinião sobre o dakota 20, mas não falei da minha experiencia de o usar com luvas.
Se chamam luvas de inverno as luvas de dedos completos, então e isso mesmo eu só usos luvas de dedos completos, pois alem de não gostar de códigos de barras nos dedos devido ao sol, quando as coisas correm menos bem e a burra atira comigo para o chão por vezes se não fossem as luvas com os dedos inteiros talvez ficas se com os dedos marcados não só do sol. Tudo isto para dizer que NÃO tenho qualquer problema no uso do GPS com as luvas, alem disso tenho o ecrã protegido com uma pelicula para ñao riscar o ecra quando tem lama ou pó.
 
Top