[Dúvidas] Travões de Disco Hidráulicos

caxuda

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Boas


É o meu 1º tópico aqui neste forum, espero estar a fazer tudo correcto.

Comprei uma Scott voltage yz0 em 2ª mão ontem com uns travões de disco "Shimano BRM-485 Hydraulic" todos marados. Não travam nada e chiam.
Já dei com uma lixa nas pastilhas mas continua na mesma.

Pelo que soube os travões são de média gama e só resolvo o problema comprando discos e pastilhas novos pois este estão com óleo.
Os discos que tenho são ambos de 160mm, o que quero saber é o que me aconselham comprar, tendo em que o orçamento é até 70€.

Sei que à frente posso pôr um disco de 200 e tal mm mas atrás nem sei se dá para pôr um de 180mm. Como é que vejo se dá?


Agradeço desde já a eventual ajuda que me possam dar.
Cumprimentos
 

Rider 33

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boas, calculo que o apoio para os travões não seja PM, sendo assim, poderás facilmente identificar o tamanho que deves comprar pelo adaptador onde as maxilas estão presas, nesta peçinha deve la estar o que queres saber escrito ;)

ex:

Uploaded with ImageShack.us

neste caso, o 160F significa 160mm de disco, front (frente)
 

NAmaral

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Caxuda.. com um pouco de pesquisa, muito provavelmente, apenas com um pouco mais do que os teus 70€, compras um conjunto F+T completo, e superiores! Esses que tens salvo erro são os alivio, e acho q são mais para gama baixa do que média. E ainda podes tentar vender o q tens.

No que diz respeito aos discos de 200 e 180mm, qual é a utilização q dás? É pq na maioria dos casos, Xc puro por exemplo, os de 160mm são perfeitamente suficientes.

Cumprimentos.
 

caxuda

New Member
Obrigado pelas respostas

A minha bicicleta não tem esse apoio de que falas Rider 33. As maxilas estão pressas directamente ao quadro.
Já agora aproveito para fazer uma pergunta... o que é "PM"??? XD


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Agora para o NAmaral.
O que é que trás esse conjunto de que falas e já agora qual é?
Julgo que atrás só possa pôr até 180mm, e como o preço dos discos de 160mm é o mesmo que os 180mm assim só tinha de comprar o apoio/adaptador.

Hoje estive a dar no travão da frente com um produto desengordurante da WURTH espectacular, ficou logo diferente, mas não o suficiente. Ainda não têm força para sacar uma égua nas calmas.


Diz-me uma coisa. Um conhecido meu meteu o disco dele na máquina de lavar a louça e como as pastilhas da máquina têm desengordurante diz que aquilo ficou espectacular. Eu achei que fazia lógica.
O quê que achas disto?
 

commendatore

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PM = post mount. Google com isso e encontras o abc dos travões.
o que te mostraram lá em cima é um ADAPTADOR!
As tuas maxilas passam a ficar montadas neste adaptador que por sua vez é montado no quadro.

Quanto ao disco da frente, o limite é dado pela suspensão. Algumas não permite mais que 180mm e outras levam tudo e mais alguma coisa.

Uns travões M445 são mais que suficientes e o diametro de 160mm é também ele mais que suficiente a não ser que andes a fazer DownHill ou sejas muito pesado. Se fores assim tão pesado, mete 180mm à frente e 160mm atrás senão estarás sempre a derrapar por tudo e por nada.

Acredita que se tiveres os travões bem montados, afinados e tratados,160mm é mais que suficiente.
De qualquer modo queixas-te de falta de potência de travagem (dizes que não sacas uma égua).
Cheira-me que os travões precisam de levar uma revisão. O óleo pode estar precisar de ser substituidos e como tal devem ser sangrados os travões.

Para limpares os discos, nada melhor que passá-los com alcool.
É o suficiente.
Essas pastilhas se estão nesse estado e nem com o desengurdurante lá foram, é porque estão "contaminadas". Basta terem levado com um pouco de óleo ou outra susbstância gordurosa para dificilmente voltarem a ser eficazes.
 

caxuda

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commendatore muito obrigado, foste muito esclarecedor.
Sou leve, 55kg, não vou comprar discos nenhuns a não ser que estes estejam maus.

Tudo o que for feito nesta bicicleta vou ser eu a fazer. Não sou pessoa de meter motas numa oficina e muito menos irei pôr uma bike.
Posso derreter um pouco mais de dinheiro mas ao menos aprendo a fazer as coisas para sempre.

Pelo que li no google os travões M445 que mencionaste são piores que os meus e tu já falas bem destes. Então os que tenho são mais que suficientes.

Achas que comprando umas pastilhas novas de jeito (+/-15€) ficam porreiros?
 

commendatore

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Na melhor das hipoteses e se forem mesmo as pastilhas as responsáveis, ficam impecs.
Limpa os discos com alcool caso sejam os discos que estejam com algum vestigio de oleo (cuidado qd metes oleo em spray nas lubrificações...essas particulas vão parar a todo o lado e podem ter sido elas as responsáveis...) ou se achares que estão a precisar de limpeza.

Depois, monta as pastilhas novas.

Se ainda assim não ficarem MUITO melhores, é porque o oleo dos travões precisa de ser mudado e os travões sangrados.

Mas antes de trocares de óleo, muda as pastilhas.
Se não for das pastilhas, é do óleo.
 

caxuda

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disseste "...caso sejam os discos que estejam com algum vestigio de oleo...". ALGUM VESTÍGIO??????? Tenho mais óleo ali do que num bidão da WD40 LOL
Já saiu uma carrada hoje com aquele produto magnifico da WURTH mas ainda tem.

Pelo menos 1 par de pastilhas vou ter de trocar, estão mal de mais.

Hoje estive na sportzone a falar com um senhor da zona das bicicletes que me deu uma data de óleo de travões mesmo da shimano que tinha lá. Só tive de comprar uma garrafa da BERG 1,50€ para ele lá pôr o óleo. A minha mãe já me comprou 2 seringas, mas mesmo a maior cheira-me que não é o suficiente, só leva 12ml...
Amanhã vou a uma loja da scott ver se me oferecem para ai 0,50m de tubo com 4mm de largura interior e talvez ainda tente cravar um espaçador de pastilhas para poder sangrar os travões que nem um PRO XD.

Vou fazer tudo como que dizes.
Vou tirar as pinças, pastilhas e discos, limpar tudo bem limpinho com o desengordurante ou álcool, depois monto tudo direitinho, sangro os travões sem deixar bolhinhas (espero eu) e testo.

Uma pergunta, como é que sangro os travões.
Tiro a tampa da maneta, meto a seringa ligada ao parafuso da pinça e abro 1/4 do mesmo. Meto óleo devagar até babar um pouco em cima. Depois é só ir mandando umas bombadas na maneta e dar umas pequenas pancaditas na pinça para as bolhas subirem ao depósito da maneta.
É assim?
Há algum conselho?


Depois venho dizer como correu.
Se der "p"edra venho aqui chatear mais um pouco com perguntas.



Obrigado a todos

UM BEM HAJA ;)
 
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commendatore

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Uma imagem vale que mais que mil palavras... Sendo SHIMANO, mete no youtube: e encontras isto:

http://www.youtube.com/watch?v=tKueHUBM0J0

http://www.youtube.com/watch?v=dFuwoEYvt_w&feature=related

entre outros...


Espero ter ajudado. Também não sou pro. Já andei mt tempo nisto, mas à 13 anos que não tinha bicicleta.
Isto é tudo novidade quase.

Qualquer dúvida, espera por malta mais experiente, mas acho que com esse vídeo e o material necessário te vais safar.
Não te esqueças...
Pressa é inimiga da perfeição. Faz com calma. Estuda os passos todos e depois mete mãos à obra.
 
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caxuda

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Já tinha pesquisado, e tinha visto precisamente esses 2 videos entre outros poucos. Perguntei só para confirmar porque há uns que põem óleo de cima para baixo e outros de baixo para cima.
A mim parece-me melhor debaixo para cima, paltpita-me que as bolhas sobem mais facilmente.
O óleo que aparece no 2º vídeo foi o que me deram, o senhor tinha um bidão igualzinho a esse.

Sim vou fazer tudo com calma sei bem o que dizes.


Depois digo qualquer coisa.
Cumprimentos
 

commendatore

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Faz isso. Depois conta como correu.

Ainda hoje estive a limpar os meus discos/rotores com um spray que uso nos carros: Berner "Limpa travões". Basicamente é um desengordurante que seca sózinho ou pode ser "seco" com um pano.
Limpa discos de travão tanto de bicicleta, mota, carro, etc. É porreiro porque é um desengordurante.
Para já aplico-o apenas nos discos. Talvez um dia quando estiver para trocar pastilhas experimente ver qual o efeito nas pastilhas, mas se for como nos carros não cria qualquer tipo de contaminação (danos) às pastilhas.

Boa mecânica!
 

caxuda

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Então passou-se assim:

Meti os discos em banho quente com "fairy" ou algo parecido que a minha empregada me deu, depois limpei tudo bem.
Dei com uma lixa dremel nas pastilhas mas via-se que tinham uma pouco de óleo, então as da frente................

Conclusão. As pastilhas da frente têm definitivamente de ser trocadas, as de trás por enquanto chegam desde que derrape sem grande esforço, é o suficiente.
Vou agora dar um toque final, comprar as pastilhas, cola parafusos e uns parafusos que estão meio moídos (obra do ex-dono).

Muito obrigado pela ajuda correu tudo às 1000 maravilhas à excepção de uma coisa... ao apertar o parafuso de drenagem do óleo da pinça da frente fui bruto demais e acho que aquilo cedeu, talvez me venha a dar problemas mais tarde. Por enquanto está bom apertei o travão com toda a força e não verte uma gota, tenho é que andar de olho naquilo.

Mais uma coisa, até agora não gastei dinheiro nenhum XD, só vou agora à sportzone comprar as coisas que já mencionei em cima.


Mais uma vez MUITO OBRIGADO A TODOS
UM BEM HAJA ;)
 
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caxuda

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Já fiz tudo menos comprar a cola parafuso que não encontrei.

Tive imenso tempo a limpar o disco da frente de novo.
O da frente ficou perfeito, o de trás também está bom mas as pastilhas já tinham um pouco de óleo por isso não ficou a 100%.
Fiquei tão contente com o travão da frente que se calhar vou tirar de novo o disco de trás e limpar muito bem de novo que já está sujo por causa das pastilhas e monto-os já com pastilhas novas.
 
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