Dúvidas sobre tamanho do quadro.

Lacalricardo

New Member
eu tenho cerca de 1.89, tenho uma ktm ultra race com 19'', na altura pedi opiniao do vendedor, experimentei o tamanho L, e disse que alterando o avanço ficava bem, entao colocou me um avanço maior. há dias tive de por um espigao maior agora de 400mm porque o de 350mm não chegava para o tamanho que me dava conforto a pedalar.
mas sinto me bem com este tamanho, mesmo usando o espigao de 350mm eu estava bem, so que passava a altura minima do espigao :)
 

xmeiro

Member
andre.f.a.silva

Antes de mais boa tarde.

Esta coisa dos tamanhos dos quadros tem muito que se lhe diga e a resposta para a pergunta é quase sempre depende.

Como tenho a mesma altura que tu poso dizer que para 172cm de altura a medida normalmente indicada é de 16 a 18 ou até mesmo 19, dependendo da marca. Mas é preciso ter em conta que a medida mais importante normalmente não é a indicada como sendo o tamanho do quadro, já que a medida mais importante é a de comprimento do quadro, aquela que é conhecida como "virtual top tube" ou "estimated top tube" (se procurares na net encontras diagramas que explicam muito melhor do que eu sou capaz).

É esta medida que vai fazer a diferença entre sentires-te esticado em cima da bicicleta ou pelo contrário sentires-te encolhido. Claro que isto também depende não apenas da tua altura mas também das proporções entre tronco, braços e pernas. E depois isto também se pode afinar com o comprimento do avanço e o setback do espigão de selim.

Como as marcas desenham os seus quadros de forma diferente e com ideias diferentes um quadro de tamanho M de uma marca pode corresponder a um 16 de uma marca e ao 18 de outra, além de que a diferença de comprimento efectivo entre dois quadros do mesmo modelo pode ser de 2 a 2,5 cm e sentires-te muito melhor num do que no outro.

Se já tens bicicicleta o melhor é começares pelo que já tens e veres o que está bem e o que está menos bem, se não tiveres o melhor é na loja pedires para experimentar e para te aconselharem.
 
Obrigado pela ajuda xmeiro,

Fui a uma loja e recomendaram-me o tamanho S para uma BMC que tem como comprimento do tudo superior 590 mm e noutra marca que vi, o tamanho que tem essa mesma medida para o tubo superior é o tamanho M... Logo mesmo com medidas iguais, o tamanho pode ser diferente de marca para marca...
Mas como me recomendaram o tamanho S de uma BMC numa loja bastante prestigiada, devo-me guiar por ai?
Já tenho pedido ajuda a muitas pessoas incluindo a representantes e dizem-me que estou entre o M e o S ... Vou optar por escolher um quadro de 17,5'' ;)

Obrigado,
Cumps
 

edununo

Well-Known Member
Eu tenho 1.79m e 84 de altura de cavalo e uso um M. Já tive Cube, BH, Cannondale e agora Mondraker. Para mim um 17 ou 18 é o ideal.
 

Migacho

New Member
Dúvida sobre o tamanho ideal de bicicleta para a minha altura

Boa tarde,

Estou interessado em comprar uma Specialized Crosstrail Sport Disc. Contudo, tenho a seguinte dúvida: atendendo que meço 1,78m, as tabelas/guias de tamanho para este modelo, indicam que o tamanho que melhor se adapta à minha altura é o L (Large), embora numa loja hajam referido que era o M. Qual a vossa opinião?

Obrigado.

Abraço
 

Trailrock

New Member
Boas amigo.. Quando eu comprei a minha bicicleta (Berg) foi me aconselhado pelo vendedor o tamanho L, meço 1.83m mais coisa menos coisa, na verdade eu experimentei as duas, M e L (17'' e 19'' respectivamente),e sentia me melhor com o quadro M. O vendedor desaconselhou-me pois as tabelas diziam que o quadro indicado para mim era o L e que em voltas maiores iria sentir desconforto, optei então pelo quadro L um pouco reticente. A verdade é que em voltas maiores sinto algum desconforto e fico sempre com a duvida, se fosse o M talvez... Por isso o que te aconselho é experimentares bem ambos os tamanhos porque a escolha do tamanho do quadro para alem de para mim ser das coisas mais importantes na compra de uma bicicleta é também uma escolha muito pessoal, porque pessoas com o mesma altura corporal podem ter estaturas diferentes e isso pode implicar tamanhos de quadros diferentes.
Espero que faças uma boa escolha.

Um abraço
 

Migacho

New Member
Obrigado Edununo e Trailrock pelos vossos conselhos.

De facto o que eu primo na bicicleta é o conforto e uma correta postura corporal, pois, tenho duas discopatias degenerativas na coluna (L4-L5 e L5-S1). Razão pela qual estou a optar por uma Specialized Crosstrail Sport Disc para andar em ciclovias e terreno plano.
 

Migacho

New Member
Obrigado Edununo e Trailrock pelas vossas opiniões.

Primo na bicicleta o conforto, uma correta postura corporal e um correto pedalar, tanto mais que tenho duas discopatias degenerativas no final da coluna. Opto por uma Specialized Crosstrail Sport Disc para circular em ciclovias e em terreno plano. Mas esta questão das tabelas oficiais e da opinião dos técnicos das lojas de bicicletas não serem convergentes, causa-me alguma preocupação... :-/
 
Last edited:

Migacho

New Member
Amigos,

Vou optar pelo tamanho L, na medida emma que a minha estatura (1,78m) se insere na escala L da Specialized Crosstrail 1,75m-1,83) e o meu personal trainer refere que uma bicicleta alta oferece uma melhor postura corporal e um menor esforço no pedalar.

Abraços
 

edununo

Well-Known Member
É mais fácil aumentar uma bicicleta pequena do que reduzir uma grande.
A altura resolve-se com a inclinação do avanço, espaçadores etc...
Experimenta se possível às 2.
 

b4u

New Member
Viva pessoal,

Estou a colocar hipótese de comprar online uma bicicleta nova. Ou Canyon Grand Canyon 3.9 ou 4.9 ou Cube Attention ou Attention SL 29".

O problema é que a Cube recomenda-me quadro 17 e a Canyon XS.

Tenho entre pernas 75cm e altura de 169cm (tronco mais longo que pernas).

É verdade que de acordo com a geometria da Canyon num tamanho S equivale a um 16" na Cube.

Podem ajudar?
 

Sergio2

New Member
KTM Myrron Prestige 17" tamanho ideal ??

Bom dia
estou a namorar uma KTN Myrron Prestige, tamanho 17" ( 29 ).
tenho em altura 1,78cm, qual a vossa opinião sobre este tamanho de quadro.
obrigado e boas pedaladas.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Se tens mesmo 1.78m( descalço)... e altura de cavalo superior a 82cm( tb descalço).. escolhe o 19'' na KTM.. mas nada como experimentar...
 

edununo

Well-Known Member
A myroon é a nova já com quadro boost?

É esta?
http://www.ktm-bike.pt/produtos.php?cid=1&sub=64&col=7&pid=1784&lang=pt

Se for esta então o 17 está bom. É um quadro com testa baixa e top tube longo. O top tube tem 600 mm. Eu tenho 1.79 e 84 de cavalo e a minha Mondraker tem os mesmos 600mm e também é um 17.

Se for a Myroon normal provavelmente já seria o 19. Tem 606 mm de top tube. A 17 tem apenas 583mm.

Screenshot_2016_08_02_13_47_22.jpg
 
Top