Dúvidas sobre o tamanho dos discos

Rui Marçal

New Member
Quase de certeza que sim. Embora eu tenho menos 10kgs que tu, com os meus discos de 160/140mm nunca tive problemas. No entanto, cheguei a andar com discos 160/160mm também da Avid mas que não eram flutuantes e aí sim, cheguei a ter pelo menos uma vez aquecimento do disco traseiro que era de 160mm.

Depois voltei aos meus Hope flutuantes e não tem nada a ver a capacidade de travagem. Se quiseres podes consultar o meu tópico onde tenho escrito algumas coisas.

http://www.forumbtt.net/showthread.php?37904-Cannondale-Scalpel-2-2012-(Upgrade)

http://www.forumbtt.net/showthread.php?44342-Hope-Race-Evo-X2
 

Pedro MM

Member
Queres dizer com isso que com os discos HS1 mais vale ser 160mm em ambas as rodas, mas se colocar discos flutuantes posso apostar no 140mm atrás?
A minha pinça traseira é IS e o quadro tambem e directa para disco de 140mm sem necessidade de adaptador.
 

Rui Marçal

New Member
Sim, mais ou menos isso. Se não forem flutuantes usa 160/160, mas se forem flutuantes, como no meu caso, nunca tive problemas de aquecimento.

Por exemplo, andei muito tempo com discos 180/160mm e muitas vezes no final das descidas grandes cheirava bastantes a ferodo devido ao aquecimento excessivo das pastilhas. Com estes discos agora de 160/140mm isso nunca me aconteceu.

Se não necessitas de adaptador melhor ainda, sempre poupas umas gramas e esteticamente fica melhor.
 

Rui Marçal

New Member
Não são baratos não, mas tu tens uns travões XTR que te custaram uma pipa. Acredita que se os discos não forem bons não vais tirar todo o partido dos travões e sei isso por experiência própria...

A diferença é enorme. Os discos até podem ser caros, mas quantos km te vão durar uns discos? Se calhar mais de 20 000km. Será que te ficam assim tão caros?

Se agora não tens massa, espera mais uns tempos e compra uns bons discos. Não te aconselho a marca Ashima, pois parece que não nada de especial.

Os Hope por vezes ganham folgas como já aconteceu com os meus, mas que são fantásticos são e valem o que custa, em segurança, em divertimento e sobretudo em progressividade.

É preferível uns bons discos que uns bons travões.
 

Rui Marçal

New Member
Pedro, essa é um pouco mais difícil...

Como te disse, aconselho flutuantes pelas vantagens que já apontei.

Dos Ashima, são muito leves mas parece que são mais abrandadores que travões...

Os Hope são fantásticos, mas os flutuantes por vezes ganham umas folgas, já aconteceu com os meus apesar de eles mos terem trocado em garantia. Se voltar a acontece o mesmo novamente troco de marca, isso é certo.

De resto sobram-te os Avid que temos estado a falar e muitos outros. Só que nunca os experimentei e não posso opinar sobre eles. Mas normalmente são discos de topo e não devem ser maus...
 

Pedro MM

Member
Boas Rui.
Colocando Avid HS1, que diâmetros aconselhas, 180/160 ou 160/160, tendo em conta os seguintes factores:
-Bike HT Carbon roda 26
-Ciclista 85kg sem roupa!

Que dizes?
 

Rui Marçal

New Member
180/160 dá à confiança...

160/140 e não sendo flutuantes e com o teu peso, pode ser a arriscar um pouco...

Agora também depende muito do que fazes...Se fazes pouca serra então 160/140 chega bem. Mas se fazes muita serra a descer e a andar bem, é melhor apostares no diâmetro maior...
 

Pedro MM

Member
Rui, Évora e arredores tem um pouco de serra, chamamos-lhe nós !
Nada se compara com a zona centro ou com a serra de São Mamede em Portalegre! Mas sempre há zona com inclinações acentuadas. Eu tenho actualmente 160 / 140 e pretendo retirar o disco de 140 e colocar 160. Lembro-me agora de uma descida que por vezes faço com uma ligeira inclinação e não é fácil trava-la!
Agora vejamos, 10 kg da bike com mais uns 90 kg calçado e vestido, o disco de 140mm será mesmo para sair e talvez apostar no disco de 180mm à frente.
 

Rui Marçal

New Member
Boas Pedro,

Mas quais são os travões que tens agora? Qual a marca de discos que tens agora e porque queres mudar o disco de trás? Já aqueceu alguma vez ao ponto de travar mal?

O que sentes quando travas?
 

Pedro MM

Member
Boas Rui.
Os travões que tenho agora são os Shimano XTR M-975 e os discos são Avid HS1 de 160mm / 140mm.
No que diz respeito ao travão traseiro tem pouca potencia na travagem, quanto ao da frente, numa decida perigosa e longa por exemplo, para segurar a bike tenho que apertar com alguma firmeza a manete, porque caso contrario ela continua a escapar!
 

Rui Marçal

New Member
Boas Pedro,

Porque dizes que o travão traseiro tem pouca potência na travagem? Quando travas a fundo não derrapa a roda traseira?

Em relação ao travão da frente das duas uma, ou as duas, lol...Ou tens de sangrar o travão por ter ar no sistema ou os discos poderão estar vidrados ou as pastilhas poderão estar vidradas. Isto pode acontecer em pastilhas velhas...Trocando por uma novas poderá resolver...

Ou então o problema é dos discos...o que me parece um pouco estranho, embora não sejam os melhores discos da Sram também não deveriam comprometer.

Quando os discos são pequenos demais, aquecem mais facilmente e só quando vais a travar durante um bom bocado é que se pode notar a falta de poder de travagem...isso é uma situação que tu vais ter de avaliar...Se fizeres uma descida muito longa ao ponto de no fim cheirar imenso a ferodo, é sinal que os discos e pastilhas aqueceram e bem.

Já me aconteceu isso mais que uma vez e numa das ocasiões comecei mesmo a sentir falta de travagem tendo mesmo de carregar com muito mais força a manete do travão.

Com os meus Hope flutuantes, já me aconteceu na mesma descida (Patelo) acaba-la com um cheiro enorme a ferodo mas fui sempre até ao fim com o mesmo poder de travagem sem problema.
 

edununo

Well-Known Member
Não sou muito mais leve que tu, e os meus R1 com discos Progress flutuantes de 160 em ambas as rodas, chega perfeitamente.
 

tinric

Super Moderador
Pastilhas!?

Com os HS1 em 160 à frente ... se não te chega... experimenta umas pastilhas diferentes... pois acho muito estranho...

os meus com 160 (neste caso à frente e atrás)... desde pastilhas organicas a semi-metalica, ... até a chapa das pastilhas (num caso que foi pastilha e chapa e tudo à vida)... aquilo trava que se farta...

Das duas uma... ou estás a perder pressão de algum modo nos XTR (o que parece pouco provável) ou tendo a pressão normal ao pressionar a manete... se ainda assim isso não trava...

podes ter as pastilhas contaminadas com óleo ou afins... pois mesmo em 140/160 nesses discos... isso indo a fundo com todo o peso possível e mesmo em alcatrão tem que bloquear logo as rodas...
 

Pedro MM

Member
Boas Rui Marçal. Sim, se o bloquear a fundo e me levantar do selim a roda derrapa!


Boas.
Neste momento a duvida reside apenas no disco de 140mm na traseira, ou fica ou é trocado por 160mm, nada mais?!
O HS1 de 160mm vai manter-se na frente.
Tinric tu usaste 140mm atrás e mudaste para 160mm
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Olá Pedro,

Se só derrapa quando te levantas algo está muito mal.

Ou tens as pastilhas contaminadas ou ar no sistema. Tenta sangrar o sistema, se não resultar troca as pastilhas. Nada tem a ver com o tamanho dos discos...
 

tinric

Super Moderador
Sim eu passei de 140 para 160 outra vez... o quadro não permite menos que 160 :D... senão era 140 à mesma.

Mas sim o 160 trava mais que 140 :) principalmente o 160 HS1 comparado com o 140 ASHIMA :)
 

Pedro MM

Member
Boas Ricardo.
O Rui Marçal refere que poderei ter que sangrar o sistema, será? As pastilhas retirei-as e passei-lhe uma lixa fininha, parecem.me boas e estão a meio uso. Ou será mesmo do diâmetro do disco 140mm? Como sentias a travagem com o teu disco 140mm?
 
Top