[Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

quic0

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Bem pessoal, depois de ter encontrado umas barras da Thule usadas à venda por 75€, mas houve alguém que se antecipou e acabei por não fazer negócio, acabei por me decidir com o seguinte conjunto:

Barras: AutoMaxi Silverline [93€] - na norauto
Suporte: Thule Proride 591 [75€] - na ford.

Epá, até agora, 5*... Ainda no domingo fui para o guincho, quando estava a voltar já era de noite, estava uma ventania que as árvores pareciam um pendulo daqueles relógios antigos, vinha todo borrado, mas portou-se muito bem!

Só tenho uma questão a colocar... O meu carro é um 206, com aileron, e o suporte da Thule, não dá para colocar com a bike virada para a frente porque se abrir a mala, o aileron bate na calha do suporte. Então usei-o ao contrário, ou seja:




Será que há problema?! É que estando o braço virado para a frente, a resistência ao vento cria força para levantar a bike e não empurrar a bike contra a calha... Opiniões dos experts precisam-se...

Abraços...
 

quic0

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Ninguém me consegue tirar esta dúvida?! :(

Gostava de ir andar descansado este fim de semana...
 

Xure

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Boas!

Eu tenho 2 suportes desses e uso-os sempre virados par a frente. Não te sei dizer ao certo se é o mais correcto, no entanto e a mim parece-se ser o mais correcto, pois em caso de travagem brusca penso q a bike está mto mais apoiada virada para a frente.
Quanto à questão de abrir a mala, não me parece que seja critico. Eu faço Windsurf tb e quanto tenho o material de wind em cima do carro, nomeadamente o mastro da vela tb não consigo abrir a mala na totalidade. A solução é ou abrir a mala com cuidado e aceder à mesma pelo espaço que tenho, ou colocar as tralhas todas na mala antes de colocar o material em cima do carro. :wink:

Vê este video e tira as tuas conclusões, pois eu até posso estar errado.

http://www.youtube.com/watch?v=g-hoJc69uu0

Já agora deixo aqui o mesmo video mas do Mont Blanc Barracuda

http://www.youtube.com/watch?v=ewncBV5Zc00&feature=related

Abraço
 

nfh

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Eu tenho dois ProRide montados na minha break. Tenho-os montados tal como o quick0, ou seja, a roda da frente da bicicleta fica virada para trás.

Pode ser só impressão minha, mas parece-me que a partir do momento em que a bicicleta está virada para trás a direcção da bicicleta oscila menos com a deslocação de ar. Além do mais o braço acaba por suportar melhor a força exercida pela resistência do ar.

A situação da travagem é que me suscita alguma dúvida. O que o Xure disse sobre isto parece-me ser bastante correcto. No entanto eu estou confiante de que mesmo com o braço a "puxar" em vez de "empurrar" a bike (no caso de uma travagem), este tenha resistência suficiente para segurar a bicicleta. E como esta situação será, esperemos nós, rara de acontecer, acabei por dar mais ênfase à resistência do ar do que a uma travagem súbita.
 

Pax

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Eu também tenho 2 suportes Proride da Thule e uso um deles virado para trás porque quando andava no DH o guia de corrente não deixava o braço do suporte agarrar convenientemente o quadro.

Assim de repende lembro-me de uma vez que vinha na A1 a 120km/h com uma bike de 21kg em cima desse dito suporte montado ao contrário, e tive que fazer uma travagem a fundo por causa de um chico-esperto que se lembrou de mudar de via sem assinalar a manobra e a bike não se mexeu.

Penso que podes ficar mais que descansado. :wink:
 

quic0

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Boas...

Obrigado pelas opiniões!

Eu não percebo muito de fisica, mas a mim, parece-me que, estando o braço virado para a frente (como eu uso, e está demonstrado na figura) seja mais seguro numa travagem, pois a força da inércia da bike numa travagem, é contrariada pelo braço, enquanto se o braço estiver na posição inversa (inclinado para trás) com a travagem, ele tem tendência a rodar para a frente com a força de inércia da bike causada pela travagem...

Mas tendo em conta um andamento normal do carro, isto funciona ao contrário, ou seja, o vento contra o braço inclinado para a frente (como eu uso), o braço tem tendência a rodar para trás, enquanto se estiver inclinado para trás, vai sempre a favor da deslocação de ar, e não a contraria...

Daí a minha dúvida, já que uma travagem brusca ocorre de vez em quando, mas a deslocação do ar e a resistência ao vento ocorre sempre que o carro anda para a frente...


EDIT: Entretanto tive a estudar o suporte, e desloquei o fixador dianteiro, o mais possível para trás na calha, para testar se mesmo assim ainda bate no aileron, caso a monte virada para a frente... Depois coloco novidades...

Abraços
 

Pax

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Como já disse acima, ando com o suporte virado para trás e continuo a levar a bike quase todos os fins-de-semana nele. De realçar que a bike que costuma andar nesse suporte pesa 17kg.
 

nfh

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

E há outro pormenor a ter em conta: com a roda virada para trás, a haver uma travagem aquela curva do suporte ajuda a segurar a bicicleta já que contraria o movimento da mesma.
 

Alf

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Quem usa 3 suportes desses num carro ligeiro, tem que obrigatoriamente ter um voltado para trás, por causa do espaço ocupado pelos guiadores.

Nunca vi nada contra, por isso penso que podes estar descansado. :wink:
 

Xure

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Boas!

Realmente a vibração da direcção da bike, (parte mais movel) é mto menor virada para trás. Tenho de concordar contigo, nfh.
Pelas opiniões aqui partilhadas, é seguro das duas formas, desde que coloques a bike em cima da suporte de forma segura, ou seja bem apertada nas rodas e no quadro.

De qq forma este suporte, penso que é o mais seguro do mercado, por isso usa-o à confiança, tendo em conta a velocidade recomendada.

Abraço

Ps- ALF, tens toda a razão e nesse caso quando levo uma 3ª bike com outro pro ride, aquilo vai tudo mto mais seguro, pois quase que se torna um só elemento, pois as bikes vão quase que apoiadas umas nas outras. Ou seja os dois guiadores vão mto proximos do banco da bike que vais para trás.
 

Ventura

Member
Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Agora ando com os dois suportes virados para o mesmo lado (guiador para a frente) mas antes disso e por preguiça de desmontar o gancho e virá-lo ao contrario andei com uma para a frente e uma para trás e nunca houve stresses nenhuns, aliás, assobiava era muito menos pois não tinha o "trambolho" do suporte da frente mesmo sobre o tejadilho!!!
E tal como foi aqui referido se usares mais do que 2 suportes vais ter que alternar a direcção deles!!!
Se bater no Aileron por muito pouco sempre podes desapertar o suporte da frente e chegar a calha alguns cm para a frente, não tens muita margem de manobra mas pode ser suficiente!!
 

quic0

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

São só 2 bikes, portanto posso usar as 2 no mesmo sentido... :)

Pois Hugo30, foi o que tive a fazer aos suportes ontem, mas ainda não testei se bate ou não no aileron...
Mas se calhar vou manter a estratégia dos suportes ao contrário, logo se vê...

Obrigado pelas respostas, assim já fico mais descansado... :)

Abraços
 

nfh

Member
Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Alf said:
Quem usa 3 suportes desses num carro ligeiro, tem que obrigatoriamente ter um voltado para trás, por causa do espaço ocupado pelos guiadores.

Nunca vi nada contra, por isso penso que podes estar descansado. :wink:

Há também a possibilidade de deslocar o suporte do meio no sentido longitudinal, desapertando os parafusos que apertam aquele "bloco" ao qual o braço está acoplado. Dito doutra forma, a bike do meio pode ir ou mais para a frente ou mais para trás em relação às bicicletas adjacentes.
 

marbas

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Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

A mim também me acontece o mesmo. E também pensei em deslocar o suporte para a frente, mas reparei nas instruções dele que a medida que vai do início da calha até ao local onde está o braço tem que ser de 25cm.

Não haverá problema se alterar-mos esse valor?
Enquanto isso, vou andar também com a bike virada para trás
 

quic0

New Member
Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Já testei, mesmo deslocando o segmento do braço o mais possível para a frente, bate sempre...

Voltei a pôr como tinha e ando assim, até à data, nenhum problema...
 

nfh

Member
Re: [Dúvida] Suporte Thule Pro-ride 591

Pois, a sugestão que dei na minha mensagem anterior é mesmo para ignorar... o ajuste que sugeri não permite deslocar a bicicleta mais para a frente ou mais para trás, a única coisa que permite fazer é apoiar melhor a bicicleta porque regulamos o sítio onde os pneus assentam.

É que por mais que se desloque o corpo do braço para a frente e para trás, a posição da bicicleta relativa às barras (que estão agarradas ao corpo do braço) é sempre a mesma.

É caso para dizer duhh :)

Se a tua bike tiver suspensão com curso regulável, tenta colocá-la no curso mais curto, pode ser que resulte.
 

Ferrugem

New Member
eu tenho 2 suportes desses, um para a frente e um para trás porque os 2 para a frente, o braço ia dar no sitio da pedaleira e era uma uma dor de cabeça a tirar e a colocar, mas um virado para cada lado nunca vi nada de anormal.
 

trinamixx

Member
Eu tb adquiri o mm "kit" que tu, mas mais em conta...um bom bocado:)
Acontece que perdi as instruçoes p montar as barras tejadilho no meu Fiat Punto 2004 3portas.
Eu ja andei a "inventar" e penso estar bem montadas as peças, mas nao sei como "encaixar" os suportes no tejadilho.
Alguem me pode dar uma ajuda?
 

MORIM

New Member
Estou a pensar comprar um suporte Thule ProRide 591 e depois de uma pesquisa na net encontrei-o á venda por 68 € já com portes de envio incluidos, não acham bom de mais para ser verdade? E com garantia! Na minha terra custam 95€!
 
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