[Dúvida] O que usam para alinhar o apoio do desviador traseiro ?

RuiZinK

Member
Gostava de saber qual é a técnica que utilizam para endireitar/alinhar o apoio do desviador traseiro.
Não lhe chamo dropout, porque tanto quanto sei, os dropouts são as zonas onde apertam as rodas. Uma bicicleta tem 2 dropouts no garfo e 2 na escora.

Vi uma ferramenta que parece excelente ("Park Tool Mech Hanger Alignment Tool DAG2"), mas é tão cara!!

Vale a pena comprar ou há alguma forma mais acessível de fazer este alinhamento ?
Onde comprar este género de ferramentas ?
Conhecem outras marcas ?

Muito obrigado.
 

Jepas

Super Moderador
Se o desviador traseiro for robusto qb, uso o desviador para endireitar (agora não se lembrem de fazer isto com desviadores leves e caros, senão além do suporte, o desviador também empena).

Acho que a melhor maneira de o fazer (sem recurso à ferramenta da ParkTool) seja usando a chave inglesa:

GRD_1233_chave%20inglesa%20stanley.jpg
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro RuiZinK

Ser for para um desenrasque, até podes fazer como o Jepas disse, mas não consideres isso como uma solução definitiva.

A função do dropout (apoio do desviador) é entortar ou partir para proteger o desviador.

Habitualmente o dropout é realizado numa liga muito dura (que parte facilmente) ou numa muito macia (que entorta facilmente) não estando prevista a sua reparação, apenas substituição (experiência própria).

Acredito que essa ferramenta da parktool seja para endireitar "apenas" os dropout's integrados no quadro (por exemplo nos quadros de titânio).

Esta é a minha opinião.

Um abraço

NY
 

jmra37

New Member
Uma chave "inglesa", é uma chave de recurso, logo só utilizada nessas situações.
Como o ny12xx disse e muito bem, a função do dropout é tipo fusivel mecânico. Antes de partir o mais caro, há uma protecção anterior selectiva.

Quando um "equipamento" deste tipo leva "porrada", excessão feita aos integrados, mais vale substituir, porque para a proxima de certo que vai partir mesmo.
 

RuiZinK

Member
Sim, mas a minha questão surge porque já ouvi relatos de "dropouts" que se compram novos e não vêm perfeitamente alinhados. Eu queria ter sempre a certeza que se tiver algum problema com as mudanças, não é do "dropout".

Estou a pensar em comprar esta: "Cyclus Gear Hanger Alignment Tool". Sempre está mais "em conta" (20£) e parece fazer bem a sua função.

Como sou iniciado nestas coisas, não tenho noção do stress a que os componentes resistem, por isso é que ainda não lhe peguei "à força" pelo desviador.

Tenho um X9. As roldanas do desviador não parecem nada parelelos à roda. Visto de trás, parece-me que apontam para o movimento pedaleiro!! Ora, o que é que acontece ? Acontece que apesar disso todas as mudanças passam bem, MAS da 8 para a 9 (último carreto) para passar tenho de afinar o limite H um bocado para fora do alinhamento do último carreto. Assim a mudança entra, mas claro, como as roldanas não estão alinhadas com o carreto, está constantemente a fazer barulho... Parece-me que se alinhar bem o dropout este sintoma desaparece.

O que vocês opinam ?
 

jmra37

New Member
Na minha humilde opinião (há camaradas mais sapientes que eu no assunto), o dropout "trabalha" paralelo à roda. Como o desvio é para dentro, vais ter sempre dificuldade em mudar para os carretos mais pequenos da cassete. Por muito que afines o desviador, vais ter sempre o mesmo problema.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro RuiZinK

O preço de um novo dropout deve ser inferior ao dessa ferramenta.

Se bem percebi, tens "duas" novas RR 8.2. Já as comparaste às duas? Estão iguais?

Deves, antes de gastar dinheiro, contactar a Decathlon.

Agora um bocadinho de off-topic:

- "Sempre" que vou para os montes, para alem do habitual "canivete" de sextavadas, câmara de ar suplente, etc..., levo um dropout de reserva.

E porquê?

Porque já entortei o meu (nos montes) e quando o tentei endireitar ele partiu-se por completo.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 

dgzbj40

New Member
Olá Rui Zink. Tens razão quanto à designação da peça, Dropout é o nome que se dá à zona do quadro ou forqueta onde encaixa o eixo da roda. Pelo que percebi o teu problema é no apoio do desviador (removível) que em inglês tem o nome de derailleur hanger.
A ferramenta da Park Tool que falas é a única que conheço capaz de fazer um alinhamento perfeito do apoio do desviador com a roda e consequentemente com a cassete (e sim deve-se utilizar mesmo com apoios novos para pequenos ajustes), mas se o empeno for grande terás mesmo que substituir o apoio por um novo pelos motivos que já foram aqui mencionados.
Por norma se o apoio resistir à reparação não partirá com a utilização normal, pois é uma peça que está sujeita a muito pouco stress.
Aproveita também para meter o desviador no carreto maior (mais junto à roda) e confere se o espaçamento da roldana superior do braço do desviador, fica com um intervalo de 6mm com o carreto maior da cassete (podes meter uma chave sextavada de 6mm entre uma coisa e outra para tirar a medida). Se aparafusares o parafuso de afinação do corpo do desviador aumentas a distância entre o carreto e a roldana, se desaparafusares diminuis a distância.
Se não quiseres estar com esse trabalho e se não te sentires confortável com as afinações obrigatórias, leva a bike a um mecânico que isso é rápido.
Bons treinos ;)
 

andremariz

New Member
Deve ficar mais barato mandares arranjar isso numa loja de bikes. A mim aconteceu o contrario, parti o desviador e o dropout apenas empenou. Levei a uma casa para reparar e há mais de um ano que está a rolar perfeitamente. Por via das duvidas, comprei um suplente e ando sempre com ele nas voltas.
 

Carnivore

New Member
Andremariz, nem mais.

Não entendo porque vais gastar tanto dinheiro numa ferramenta que não é comum utilizar. Numa boa loja têm lá essa ferramenta e alinham isso num instante.
A meu ver, e quando se parte o dropout basta substituir e ele fica alinhado. Não há nada que enganar, é como levar um elo rápido, uma bomba e uma câmara de ar. Se precisares de substituir é so trocar um pelo outro.
Cumps e boas pedaladas.
 
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