Dúvida entre 2 bikes

#21
Isso é óbvio e até foi algo que fez com que os pneus UST Tubeless acabassem em desuso. Hoje em dia é quase tudo Tubeless Ready. Nesses sem líquido é complicado manter a pressão durante muito tempo.

O eu ter dito, o que disse, foi sobre a questão de só se colocar o líquido na altura da entrega da Bike.
Ok, eu não estou a perceber é o que é que o sistema UST e o uso ou não de liquido tem a ver.

O Sistema UST foi o nome que a mavic deu ao seu sistema de pneu e aro quer para BTT quer para estrada, que supostamente era mais facil de colocar e tirar o pneu e mais seguro devido a forma como o pneu sela com o interior do aro, mas o que vejo é com liquido também, o liquido não tem nada (nem nunca teve) só a ver com selar o pneu, era sim para "remendar" os furos.

Sistema tubeless e tubless ready também não tem a ver com o uso de liquido ou não, tem a ver com a construção do pneu, o reforço lateral e com as garantias que a marca dá com o seu uso em tubeless, mas mais uma vez nada a ver com necessitar de liquido ou não.

Mas posso ser eu que não estou a perceber bem o que queres dizer
 

edununo

Well-Known Member
#22
Um pneu construído sob a norma UST, que na Maxxis eram os LUST, não necessitam de líquido para selar. Têm uma camada interna, tipo a usada no pneus de automóvel, que permite a não utilização de líquido.
Já um tubeless ready não tem essa camada adicional. Sem líquido não conseguem manter a pressão por muito tempo. Neste género de pneus, o líquido serve para proteção de furos, mas também para garantir a estanquecidade, já que um pneu Tubeless Ready é mais poroso.

Como quase toda a gente que usava pneus UST, também usava líquido, e como os pneus Tubeless Ready sao bem mais leves, estes últimos começaram a ganhar terreno nas vendas.
 

edununo

Well-Known Member
#23
https://www.ridinggravel.com/forum/?p=post/tubeless-tcs-tubeless-ready-ust-9688119

UST has very specific dimensions for both tires and wheels.

If you're talking about tires, UST also meant that they had to hold air without any sealant. This made for some heavy, slow tires. Tubeless ready (not really a defined term like UST and also called a lot of other things like TCS, 2Bliss, etc.) means they hold air once sealant is introduced. Sometimes those tires may hold air without sealant, but there's no promise.
 
#24
Sim eu percebi,

Mas uma coisa é segurar o ar, os tubeless ready normalmente têm (algumas marcas) as laterais mais "frágeis" e que podem deixar sair o ar (nem todos deixavam), mas usar sistema tubeless sem liquido é um pouco "ficar a meio caminho"

Os tubeless são mais pesados porque têm as laterais reforçadas, etc

Mas claro que se usava e usa liquido, qual a vantagem de usar tubeless se depois não têm a prevenção de furos que o sistema tubeless permite?

Para mim parece só utilizar uma das funcionalidades, Mas já percebi o que querias dizer
 

edununo

Well-Known Member
#25
Mesmo sem líquido os Tubeless têm vanragens:
Podes usar pressões mais baixas porque não há câmara para trilhar.
Têm menor rolling resistance.
Em caso de furo a perda de ar normalmente é menos abrupta.

Mas é como dizes e eu também já disse: Como a maioria usava liquido, então os Tubeless Ready também fazem um bom serviço e com menos peso.
 
#26
Mesmo sem líquido os Tubeless têm vanragens:
Podes usar pressões mais baixas porque não há câmara para trilhar.
Têm menor rolling resistance.
Em caso de furo a perda de ar normalmente é menos abrupta.

Mas é como dizes e eu também já disse: Como a maioria usava liquido, então os Tubeless Ready também fazem um bom serviço e com menos peso.
Sim, percebo o que queres dizer mas o risco é enorme de usar tubeless sem liquido, baixas pressões ainda maior risco de furar.

Sim o peso é importante mas claro a resistencia a furos é menor, é sempre um trade off entre resistencia dos pneus vs peso, depende da situação em que são usados e a preferência de cada um.

Mas sim, o que me parece é "vender" tubeless sem liquido é um pouco "miss the point"

Mas já chega de offtopic :):):):) que o Dário já deve estar farto desta conversa