[Dúvida]Comprar Bicicleta

TiagoSantos13

New Member
Boas Comunidade,

Pretendo comprar uma bicicleta para fazer trilhos todo o terreno ao fim de semana, nada muito de exigente estou agora a começar, e dar uns passeios quando se proporcionar...
Tenho um orçamento de cerca de 400€, bem esticado 450€, e pretendo adquirir uma bicicleta com uma boa relação qualidade/preço em detrimento da estética (sendo que gosto muito da btwin 540 cinza).

Não tenho muita experiência no assunto, mas à uns tempos falaram me que certas bicicletas vêm com veios e rolamentos das rodas blindados, sendo que inicialmente não seria muito importante mas se começa se a fazer com regularidade deveria ter em conta. Ao analisar as especificações das bicicletas não encontro nada sobre este assunto, alguém pode ajudar?

Realizei uma pesquisa prévia pelo fórum e notei a preferência da comunidade, tendo em conta qualidade/preço, pelas btwin e certo modo também me inclino para estas. Mas por estes valores (400€-450€) encontram-se melhores?
Estou inclinado para a seguinte:
Btwin RR 540: https://www.decathlon.pt/btt-rockrider-540-cinza-275-id_8350454.html

Encontrei também boas alternativas na Sportzone, pelo mesmo valor (em promoção):

https://www.sportzone.pt/desporto/ciclismo/bicicletas/montanha/trailrock-65-27-5-l-5532612

https://www.sportzone.pt/desporto/ciclismo/bicicletas/montanha/trail-10-97-m-5595987


A nível de material e qualidade entre estas e a Btwin 540 qual recomendariam? Se possível, Porquê? Por estes valores há melhores?


Dado que a minha experiência neste mundo ainda é muito limitada agradeço toda a ajuda que me possam dar.

Obrigado a todos.

P.S.:Já analisei o post do user "RPSM" que é muito semelhante ao meu, mas gostava de ver a questão do veio e rolamento blindado esclarecido nezte post bem como a comparação direta entre a RR540 e essencialmente a Berg TrailRock 65.
 

Joseelias

Well-Known Member
Por esses valores não encontras melhor que as bicicletas da Decathlon e da Sport Zone.

Das três mencionadas uma delas é de roda 29 (Berg Cycles Trail 10 97) e as outras duas de rodas 27.5. Isto poderá fazer diferença se se tiver preferência por um tamanho de roda.

Em termos de componentes umas ganham num ponto e perdem noutro em comparação directa. Assim, fazendo uma comparação básica dos componentes principais em que 3 é melhor e 1 o pior:

Suspensão: Estão aqui os três níveis da mesma gama da Suntour. As diferenças não serão radicais mas há quem aqui no fórum distinga a XCR como sendo claramente melhor que as outras por ser mais sensível e penso que ligeiramente mais leve.
ROCKRIDER 540 CINZA 27,5" - SUNTOUR XCT 100mm com bloqueio (1)
Berg Cycles Trailrock 65 27,5'' - SUNTOUR XCM HLO 100mm com bloqueio (2)
Berg Cycles Trail 10 97 29" - SUNTOUR XCR LO-R 100mm com bloqueio (3)

Transmissão: A Trail 10 97 peca por ter 8 velocidades contra as 9 das outras embora isso pouco ou nada a limite em termos de andamento quando comparada com as outras. O conjunto Altus/Microshift da Rockrider é o mais fraco em termos de gama, mas tem 9v. O grupo Sram X5 de 9v é superior pois equivale mais ou menos ao grupo Deore da Shimano que está acima do resto. Os manípulos das mudanças de cada bicicleta recebe a mesma classificação dos grupos pois equivalem mais ou menos ao grupo escolhido.
ROCKRIDER 540 CINZA 27,5" - 3x9 Shimano Altus/Microshift (2)
Berg Cycles Trailrock 65 27,5'' - 3x9 Sram X5 (3)
Berg Cycles Trail 10 97 29" - 3x8 Shimano Acera (1)

Rodas:
Aqui as diferenças são difíceis de apontar por falta de dados e por serem componentes da marca. A Rockrider tem rodas de 28 raios o que as pode tornar mais leves (sem certezas), mas os 32 raios da Trailroxk 65 tornam-nas em principio mais resistentes a empenos e dá menos margem a ramos se meterem entre os raios e danificar a roda. A Trail 10 97 tem cubos Shimano o que pode ser uma vantagem (ou não). O mais provável é que tenha 32 raios.
ROCKRIDER 540 CINZA 27,5" - 28 raios com aros e cubos sem marca referida (2)
Berg Cycles Trailrock 65 27,5'' - 32 raios com aros e cubos sem marca referida (1)
Berg Cycles Trail 10 97 29" - Cubos Shimano (3)

Travões:

São todos hidráulicos e serão mais ou menos equivalentes, embora não tenha experiência com nenhum deles. Qualquer uma das marcas é reconhecido em travões.
ROCKRIDER 540 CINZA 27,5" - HAYES RADAR ou Tektro (?)
Berg Cycles Trailrock 65 27,5'' - TEKTRO AURIGA M290 (?)
Berg Cycles Trail 10 97 29" - Shimano M355 (?)

Com base nisto os pontos de cada bicicleta seriam.
ROCKRIDER 540 CINZA 27,5" - 5
Berg Cycles Trailrock 65 27,5'' - 6
Berg Cycles Trail 10 97 29" - 7

Interpreta os pontos de forma um pouco subjectiva pois na prática não sei se as diferenças serão assim tão evidentes. A maior diferença está nas 8v da Trail 10 97 contra 9v das outras e muito em particular contra o Sram X5 da Trailrock 65. Há outras questões, como a geometria das bicicletas que só andando é possível avaliar. A assistência pós-venda da Decathlon tem sido aqui elogiada várias vezes e das Sport Zone nem por isso, mas só precisarás delas caso algo corra mal. E por fim há a questão estética que é pessoal.

Quanto aos eixos e cubos de rolamentos selados, penso que todas terão eixos selados. Os cubos terão as protecções básicas e sserão de esferas/cones. Os rolamentos selados têm a seu favor a facilidade de manutenção e reparação. Por outro lado, nunca rolarão tão bem como cubos de esferas/cones bem afinados. Nem o topo de gama da Shimano (XTR) tem rolamentos selados e são usados em campeonatos do mundo e jogos olímpicos.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
O Pedro Barradas tocou num ponto muito importante que me esqueci de referir. Reparei que nas bicicletas da Berg uma das páginas apontava para o Tamanho M e outra para o L. Se a compra for online tem atenção ao tamanho que vais comprar. Se for na loja em principio és capaz de ter alguém que perceba mais ou menos do assunto na Decathlon, mas na Sport Zone isso já não é garantido.

Por isso pesquisa qual o tamanho certo para ti, e se possível o que cada marca diz sobre que tamanhos são adequados para a altura do ciclista. No site da Decathlon penso que as medidas estão disponíveis. Na Sport Zone não tenho a certeza.
 

TiagoSantos13

New Member
Muito obrigado pelas respostas :)
A comparação está muito boa, sendo que estão ambas muito próximas. Já que tocaste neste ponto tenho preferência pela roda 27,5" e esteticamente a RR540 apela-me mais, em principio será esta. :)
Quanto ao quadro o fabricantes (BTwin) aponta para a fronteira entre L e XL a 1,85m, que é a minha altura. A compra irá ser realizada em loja física por isso aproveito para experimentar as duas, sendo que utilizava uma M e penso que o L será o ideal...
Quanto á RR560 sei que é melhor, mas justifica os 200€? É que ainda é uma grande diferença e penso que para alguem que irá praticar 1x a 2x por semana a começar nao se justificaria, ou estou enganado?

Estava me a referirar a esta: https://www.decathlon.pt/btt-rockrider-560-275-preto-id_8364715.html

Mas encontrei agora esta que não me aparecia no site (deve ser final de gama), por mais 50€, compensa?
https://www.decathlon.pt/bicicleta-btt-rockrider-560-id_8336092.html

Obrigado :)
 

gfrmartins

Active Member
@TiagoSantos13 encontras vários tópicos neste forum a falar da RR560 e da RR540, vários users já tiveram a mesma duvida que tu e estão lá descritas as várias diferenças entre esses modelos,

Faz uma pesquisa e encontras várias respostas
 

RPSM

New Member
Eu tive e tenho o mesmo problema que o "Tiago Santos" e por falta de tempo em ir a Decathlon ainda não me decidi qual irei comprar. Eu estou bastante inclinado pela 540 pois a 560 apesar de melhor nao sei se justifica os 200€ a mais. Amanha de manha (pois a tarde na decathlon de Matosinhos nao entro pois está spr a abarrotar) vou experimentar a 540 e 560 e tendo em conta o teste irei escolher mas estou muito mais inclinado para a 540
 

Joseelias

Well-Known Member
De facto ainda há pouco tempo se falou um bocado sobre as diferenças entre a 540 e a 560.

200€ é um salto um bocado grande em termos de preço. No entanto, a 560 actual dá também um pulo grande em relação à 540 em termos de tecnologia e peso. Em termos de peso, e a acreditar no site, só no quadro, rodas e suspensão emagrece mais de 1KG, o que é muito. Mas ainda perde mais peso noutros componentes.

Depois, está mais actualizada em termos de tecnologia com a direcção cónica, eixo pedaleiro oco, transmissão 2x10 e que está cerca de três gamas acima e uma suspensão com o detalhe de bloqueio no guiador.

O peso mais reduzido pode ajudar nalgumas situações mas não será nada de determinante. O que faz mais diferença será no que diz respeito a uma evolução futura. A 560 tem é componentes e detalhes no quadro que permitem fazer upgrades num futuro mais longo sem grandes complicações, nomeadamente em termos de suspensão para testa cónica. Isto é, a 560 tem um tempo de vida mais "longo" se já se estiver a pensar em upgrades. Mas para isso acontecer é necessário que as marcas apenas passem a fabricar suspensões de gama mais alta para testas cónicas. Mas montando um caixa de direcção para conversão de testa plana para cónica também permitirá montar essas suspensões na 540. Tem é que se comprar essa caixa de conversão o que também não é nada do outro mundo.

Se se justifica comprar? Depende. Na minha opinião não te vais divertir mais com a 560 que com a 540. E não sei se justifica estar a entrar em despesas excessivas por causa dessas vantagens. Se não te fizer muita diferença dar mais 200€ ficas com uma bicicleta um bocado melhor. Se te for complicar a vida, como disse a 560 não te vai permitir fazer nada, nem te divertires mais, que aquilo que a 540 permite.

EDIT: A 560 antiga que está em fim de colecção penso que justifica os mais 50€. A suspensão está dois níveis acima da 540 com bloqueio no guiador (igual à da nova 560). A transmissão é muito superior à 540, e está para aí 4 gamas acima apesar de não ser tão moderna como a da nova 560 ("ainda" tem 3x9 e não 2x10 mas isso não a torna inferior e até mais versátil) . Por exemplo, o desviador Altus custa 20€ e o X7 custa 40€ em promoção mas custava 60€.
 
Last edited:

TiagoSantos13

New Member
A antiga RR560, não parece estar disponível mas vou confirmar em loja física. Caso já não seja comercializada vou optar pela RR540. Parece me ser uma boa opção para mim e ter uma boa relação custo/benefício (pelo valor em causa estava em duvida com as berg, mas dada a similaridade e eticamente me agradar mais penso que será a RR540).

Obrigado @Joseelias e a todos, ajudaram me bastante :)
 

RPSM

New Member
Eu tb devo optar pela RR540 para a utilização que pretendo dar parece me a melhor opção. Mal a adquira dou news!!
 
Top