[DÚVIDA DE MAÇARICO] Os GPS's calculam rotas?

pre_historico

New Member
espero não ser cilindrado por esta dúvida que poderá ser de nível básico, mas a verdade é que após largas horas a ler várias threads desta secção ninguém se refere a isto emconcreto.

se ninguém fala disto é porque:

1) é básico e todos sabem a resposta
2) há quem não saiba mas não vêm interesse nenhum nisso

mas eu gostava de saber se (por exemplo um Dakota ou mesmo um Legend) o animal (o GPS:D) me calcula um percurso do ponto x - partida - até ao ponto y - destino -

isto é possível?
 

neo1379

Member
Boas

Tendo em conta que tens um mapa instalado ele funciona como um gps "normal" só não dá instricões por voz (pelo menos o que eu tenho por nao ter coluna de som para não entrar agua)

Cump.
 

vgal

New Member
O Dakota e quase todos (senão mesmo todos) os que suportam cartografia calculam percursos. O problema é o tipo de percurso que queremos.
Se for um percurso para BTT pelo meio do monte é complicado pois poucos são os caminhos cartografados em algumas zonas do pais. Se for um percurso de carro é tal e qual como os GPS´S que se utilizam só nos carros, alguns perguntam se queremos ir por estradas com portagens e tudo.
Podemos tambem em alguns GPS´S escolher só percursos offroad mas ai é como já disse mais acima, nem todos estão cartografados.
 

pre_historico

New Member
a questão é essa, vgal: no meu NDRIVE do carro o percurso é pacífico (mais rápido, com portagens etc)

e num mapa de trilhos (como os da ciclonatur)?

ele calcula rotas exclusivamnete percorridas em trilhos?
 

vgal

New Member
Eu por acaso tenho mapas da Ciclonatur visto que comprei lá os meu GPS.
Acho os mapas offroad espectaculares, as curvas de nivel são mesmo muito boas, mas aqui na minha zona muitos, mas muito poucos caminhos estão cartografados.
Ainda agora liguei o GPS e tive a dar uma vista de olhos nos menus e não vi lá nada que indicasse essa opção.
Amanhã posso experimentar e depois digo alguma coisa.
 

pyrata

New Member
Normalmente os GPS com cartografia têm a funcionalidade de calcúlo de rotas e pelo menos a opção de caminho mais curto, caminho mais rápido e evitar portagens.
No caso do Garmin Edge 705 existe ainda a opção de "evitar vias principais". Desta forma não somos levados, por exemplo, a entrar de bike nas auto-estradas, IC, IP, etc..
Em BTT o cálculo de rotas não é coisa que se use muito. É mais utilizada a opção de seguir trilhas pré desenhadas.
 

pre_historico

New Member
boas, pyrata

pois para mim será uma das grandes falhas de um GPS de outdoor. então como se faz para navegar de um ponto x até ao ponto y se ninguém lá passou previamente? ou se não tivermos o track carregado no GPS?

por tentativa e erro?

eu já estive a pesquisar no google earth e consigo ver trilhos que unem (mais ou menos em linha recta) alguns pontos X e Y que me interessam.

Sem querer abusar da vossa paciência, considerem esta hipótese:

No Google Earth traço ou desenho um percurso que passe por uns trilhos que se consigam ver
No entanto há zonas de floresta em que os trilhos não se vêm na imagem de satélite, mas eu traço o percurso na mesma por esses sítios

Há forma de carregar esse track no GPS (deduzo que sim pois a inversa já vi que dá GPX -> KML por exemplo)
O GPS, independentemente do camiho existir ou não, vai-me indicar o caminho pré definido por mim no google, certo?
Se o caminho não existir e eu tiver que desviar por um alternativo (que no fundo é o camninho que existe mesmo no terreno) o GPS vai-me continuar a indicar por onde devo ir para seguir o track que desenhei, certo?
Uma última pergunta: Se eu definir um ponto de destino, e sem track que me pemita lá chegar, o GPS vai-me dizendo a direcção e distância a que me encontro desse ponto? Isto já me desenrascava...

Desculpem lá esta confusão! É que a única vertente que verdadeiramente me interessaria num GPS é mesmo a vertente exploratória.
 
Last edited:

vgal

New Member
Sim a tudo :)

Podes traçar um percurso no google earth e depois exportar para o GPS, existem vários programas falados aqui no forum para isso.

O GPS independentemente de esse caminho existir no mapa continua a mandar pelo previamente definido.
Se houver necessidade de se fazer um desvio o GPS vai indicar o caminho de volta ao traçado mas não por estradas e sim em uma linha recta.
Para essa ultima pergunta sim, faz isso tudo. Por exemplo no Geocaching o GPS só dá o ponto de destino, a direcção em linha recta e a distância para esse ponto. O caminho para lá chegar somos nós que escolhemos, isso tambem é válido para outras situações sem ser a praticar Geocaching.

O GPS a mim tb me interessa muito na vertente exploratória, dai preferir ligar ás curvas de nivel e não me preocupar muito com os caminhos, isto a pé claro. De BTT o melhor é mesmo traçar no Google Earth, ou então tentar colocar no GPS cartas militares. Ainda não tentei fazer isso mas penso que existe aqui no forum um tópico a explicar como se faz.
 

pre_historico

New Member
obrigado vgal (e os outros)

assim sendo, o GPS é mesmo o que eu preciso. é que na costa (de onde sou orginário) eu nunca precisei de GPS porque o meu «chip» sabe sempre para onde estou virado. mas no interior e sem sol ando sempre à toa...e há muitos trlhos sem saída ou que nos fazem andar aos círculos.
 

Oscarfilipegmbh

New Member
Boas

Por aquilo que acho que sei a um programa simples para converter de KML para GPX escreve no google kml2gpx .

A função que procuras chama-me turn by turn salvo o erro e alguma cartografia suporta essa funcionalidade e outra não, no caso dos mapas da ciclonatur os novos mapas em 3d que são oferecidos com o Oregon não suportam mas os normais que são oferecidos com a série Etrex já suporta.

Atenção que a modelos de GPS que não suportam esta funcionalidade mas quase todos os GPS da Garmin de gama media , alta de cada série suportam .

Espero ter ajudado

Um abraço
 

pyrata

New Member
Claro que o melhor para editar tracks (no meu entender) não é o GoogleEarth.
Eu uso o CompeGPS e tenho as ortofotos do GoogleEarth e as cartas militares.
O CompeGPS permite alternar entre umas e outras enquanto se desenha a track. Pode inclusivamente ter-se as duas carregadas (ortofotos e cartas militares) e controlar a transparência de uma delas.
Normalmente as ortofotos dão uma ideia mais recente dos caminhos. Quando há dúvida verifico nas cartas militares.

PG
 

pre_historico

New Member
pyrata: como não tenho o gps ainda não faço a mínima ideia do que é o compegps, ortofoto ou como se utiliza uma carta militar.

se há a possibilidade de traçar exactamente o trilho, melhor mas por mim já me chega que ele aponte para o caminho aproximado e me indiquea direcção e distância até ao destino.

estou a pensar num Legend HCX, ou Dakota 20 ou mesmo um 60 (mas é um bocado acima do preço que quero)
 

pyrata

New Member
O CompeGPS é idêntico ao OziExplorer. São programas que trabalham com imagens reo-referenciadas (há quem chame "calibradas").
As cartas militares são idênticas aos "mapas de estrada" mas com muito mais detalhe. A escala é 1:25000. Ortofotos é o que se costuma ver no GoogleEarth, isto é, fotografia aérea.
Para usar o CompeGPS é preciso ter as imagens (em gif, jpg, etc) e um arquivo com os dados de geo-referenciação (calibração) normalmente com a extensão map.
Pa editar tracks/rotas/waypoints, para mim, não há melhor.
 

pre_historico

New Member
deixa ver se entendi:

o compeGPS permite «aplicar» um mapa calibrado «por cima» da foto de satélite?

como se fosse um acetato transparente? isso permitiria ver os trilhos que a foto de satélite não apanha (como as que estão em zonas de arvoredo cerrado).

andei a pesquisar e vi uma referência a um site espanhol de todo o terreno e eles têm o país todo em cartas de 1:25000. cada quadricula tem um ficheiro gif e um mais pequeno .map

o compeGPS é freeware?
 

pyrata

New Member
O CompeGPS trata as "imagens de satélite" da mesma forma que as cartas militares.
Sim, pode abrir as duas em simultâteo e controlar a transparência da que fica por cima.
Não, não é freeware.
 
Top