CUBO XT empenado, pode ser?

MAMM

New Member
Caros BTTistas

O meu filho resolveu presentear-me com umas MAVIC 317 e cubos XT 2008. O problema é que a cassete, quando se rola sem pedalar, oscila lateralmente parecendo existir um empeno do cubo ou do cepo. O mecânico que montou todo o material já trocou o cubo por um novo mas o problema subsiste?
Aceito solucões tanto mais que as rodas antigas, também com cubos XT tinham mais de 8 anos e estavam a funcionar na perfeição.
 

Prasident

New Member
mandei fazer umas rodas com cubos xt2008 m775, em Março deste ano e em Maio, o cubo de trás teve de ser reparado, foi sustituido o eixo, que foi enviado para o representante da shimano, mesmo assim acho que aquilo ainda não está bom, também me queixo da oscilação da cassete.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

em ambos os casos o problema pode ser da cassete e não do cubo. Já me aconteceu a cassete ler ligeiramente mais larga que o cepo, impedindo que o seu aperto seja firme. Se puderem troquem de cassete e vejam se a folga se mantem. Às vezes o problema é são simples de resolver como trocar somente a porca da cassete: era o meu caso com uma cassete XTR nova mas com folga e foi preciso montar a porca de uma cassete antiga para resolver o problema.

Em ambos os casos se já trocaram o cubo e mantem-se o problema, tentem mudar de cassete.

Jepas
 

MAMM

New Member
Caros
Obrigado pelas vossas respostas. Contudo, a cassete não tem qualquer folga, apenas oscilação lateral que aparentemente não implica com a passagem de mudanças. O meu receio é que no futuro a oscilação aumente e impossibilite o bom funcionamento das mudanças. Vou experimentar tirar a cassete e fazer rodar a roda e tentar identificar o problema.

Um abraço
 

ESTIMA

New Member
Boas,

O facto de oscilar não implica nenhum problema grave, pode ser os pequenos desvios de tolerancias no fabrico do cepo e da K7, isto tudo somado dá esse oscilar, no entanto essa situação só é normal/aceitavel em produtos de gama mais baixa, nunca num carreto ou K7 XT.
 

MAMM

New Member
Bem, desmontei a cassete e montei outra que estava ok noutra bike, só para teste. A oscilação mantêm-se. Pior o disco também oscila e a bicicleta trava aos solavancos. Ora ao que parece é do cubo que está mesmo empenado. O que estranho é o facto de este ser o segundo cubo em menos de um mês.
Já não estou a ver de onde possa vir aquela oscilação.
Volto a aceitar sugestões.

Um abraço
 
Boa noite.

Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas tinha ideia que uma ligeira oscilação (quando em rotação da roda) lateral, da cassete, é normal em cubos Shimano. Já em DT Swiss ou Mavic creio que isto já não acontece...

Cumprimentos
 

Jepas

Super Moderador
Bem, depois de ler este tópico umas vezes acho que o grande problema está na terminologia aplicada. Eu acho que neste caso se alguma coisa poderia estar empenada seria a cassete ou o eixo do cubo, porque normalmente o empeno é uma deformação fixa de um componente.

Esta situação parece mais é um caso de folga, onde o movimento não é assegurado em torno de um eixo por existir precisamente folga. Se a folga é nos cones, se é no eixo, na cassete, no cepo... não sei. A ideia com que fico é que isto são folgas e não empenos. Claro que pode haver folgas devido a empenos. Mas o cubo não empena. Um disco sim (deixa de ser direito), um eixo sim (deixa de ser axial) agora um cubo... acho que no total o cubo pode é ter folgas.

Para verificar as folgas do cubo: com a bike no ar segurar o pneu com uma mão e o quadro com outra e forçar o movimento lateral da roda. Assim se vê se há folgas no cubo.

Jepas
 

MAMM

New Member
Boas
Posso assegurar que não há folgas nos cones e que o disco está direito, desmontei-o e coloquei-o em cima de uma superficie plana e pude constatar que nada de anormal se passa. O próximo passo vai ser desmontar a roda e levá-la de novo ao mecânico, pois a Soc. Comercial do Vouga (representa a Shimano em Portugal) também me disse que poderia ser a roda empenada ou um problema no quadro.
Do quadro já fiquei descansado pois troquei a minha roda com a do meu filho e o problema inverteu-se.
Vou dando notícias
 

MAMM

New Member
Útlimas notícias:

A roda foi desenraida à minha frente, verifcou-se o aro que aparenta estar em boa forma, montou-se novo cubo, enraiou-se tudo de novo e o empeno da cassete e do disco mantem-se.
Próximos episódios, na próxima semana vou com a roda à Soc. Comercial do Vouga, já só por curiosidade e porque vou ter que me deslocar a Águeda.

Vou dando notícias
 

MAMM

New Member
Bom a roda ficou na Soc. Comercial do Vouga que a vai proceder ao seu enraiamento de novo. Segundo me informaram trata-se de situações normais quando a roda é enraiada à mão, sendo difícil colocar todos os raios com a mesma tensão.
Vão enviar-me a roda para a semana por transportador. Depois informo o resultado.
Cumprimentos e obrigado a todos os que colaboraram.
 

MAMM

New Member
A roda chegou da Soc. Comercial do Vouga e, está na mesma, após desempeno e de er sido enraiada à máquina.
Desisto e vou continuar a usá-la tal como está.
Obrigado.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

depois de tanto trabalho/mistério já se justifica trocares essa roda por outra sem o cubo XT.

Jepas
 

paulojorgevl

New Member
na minha opinião pode ter cido quem te enraio a roda que te deu cabo do cubo pois pelo que deu para ler ja e o segundo cubo que ai colocas.

compra um cubo novo e manda enraiar a que sabe.

depois ve o resultado.
 

MAMM

New Member
Este vai ser o meu último comentário sobre o tema.
O que me espanta nesta confusão toda é o seguinte:
* Tenho ainda umas Mavic 313 para VBrake, com cubo XT que usei durante 8 anos, foram enraiadas pelo mesmo mecânico, em quem confio e que decidi montar na bike da minha mulher que anda pouco. Foram desempenadas apenas uma vez. Ainda hoje depois de várias mudanças de cassete (XT) funcionam na perfeição.
* Já voltei a monta-las no meu quadro, apenas para experiência e tudo funciona na perfeição, nem sinais de qualquer empeno.
* Na Soc. Comercial do Vouga garantiram-me que quer o cubo, quer o cepo, quer o disco estão em perfeitas condições.
* Já troquei de roda como o meu filho (até podia ser do meu quadro) e verificou-se que o empeno se mantem apenas na minha roda.
Grande conclusão - O problema é claramente da minha roda, cubo, cepo, cassete, aperto rápido etc ou, pior ainda, estou vesgo.
Obrigado a todos pela paciência.
 
T

TREKRIJO

Guest
Ola,

Estou a pensar comprar uns cubos XT 2008, mas depois de uma conversa que ouvi numa loja onde se discutia a qualidade destes novos cubos fiquei um pouco baralhado, julgava que a Shimano era sinónimo de qualidade. Agora com a história deste tópico estou mesmo indeciso. Depois do teu último comentário conseguiste resolver o problema? Há mais alguém que tenha experimentado o mesmo problema?
Obrigado
 

khaostik

New Member
Boa tarde,

Tenho umas rodas shimano m 561 de estrada e queixo-me exactamente do mesmo problema... E pior, por causa da oscilação já parti um dropout e o esticador ia indo à vida... Já tentaram mudar o cepo para ver se o problema se resolve?

Cumprimentos,

Filipe Dias
 

sabino

New Member
Por exclusao de partes:

- Trocaste a roda para outra bike e o problema manteve-se, logo do quadro nao é.
- Experimentaste colocar outra cassete na roda e o problema manteve-se, logo da cassete tambem não é.
- Colocaste, se li bem, 2 cubos, e o problema manteve-se. Como disse o Jepas um cubo nao empena assim, se bem que as minhas crossride ja empenaram um eixo e o 2º parece estar pelo mesmo caminho, o que me leva a querer que o meu cubo está ligeiramente ovalizado, o que nao é o caso do teu pois colocaste um cubo diferente, alem disso 2 cubos com defeito é no minimo, demasiado azar, o que nao creio que seja o caso, logo está colocada de parte a hipotesse de ser do cubo, ou melhor, esta é infima.
- Pelo que disseste, se bem entendi, quando trocaste o cubo desenraiaste tudo e tornaste a enraiar, mas no mesmo aro, pelo que percebi. Logo, se nao é do quadro, não é da cassete e não é dos cubos, que tal comprares um aro novo??!!
De relembrar que, 1º o aro está enrairado ao cubo, ou seja a exercer tensão sobre os diferentes pontos do cubo, e a cassete, bem como o disco estão fixas no mesmo... 2º o aro pode até nem estar empenado lateralmente e estar ovalizado, o que é bem mais dificil de verificar do que um empeno lateral (que basta colocar a roda a rodar no ar e ver se anda aos S's). 3º Excluidas todas as hipotesses não vejo de que mais poderá ser.


PS.: tenho ca em casa uma pasteleira, na qual a cassete oscila lateralmente de tal forma que parece que se vai tudo soltar, no entanto nunca me preocupei em ver do que se tratava pois ando pouco na bike e as mudanças entram na perfeição, de modo que dá para ir ao pão e ao supermercado :mrgreen:
 
Top