CUBE AMS Pro Elixir R (Diário de bordo)

BlueSkies

New Member
PMAT,

GRANDE MÁQUINA!

Agora estima-a e dá-lhe MATO!

mais uma para se juntar ao clube.. parabens... para quando um passeio Cube? não me importo de escolher os trilhos na zona da Batalha , visto ter sido lá que estas meninas "nasceram" em Portugal

Esta também veio da da BTTerra?

Esse passeio era à maneira, a mim fica-me fora de mão, mas marcando com antecedencia, pode ser que se consiga...

Chuta aí uma data... 20 de Novembro, o que achas?
 

BlueSkies

New Member
Actualização

Boas!

Pois é, tão preocupado que tenho andado em dar andamento à máquina, que tem me passado ir fazendo uma actualização a este tópico!

Nesta altura e depois de 11 meses e 3,300Km só tenho a dizer muito bem desta máquina, linda, confortável e fiável!

Até ao momento só substituí:
-Pneu de trás de Racing Ralph para Nobby Nic (ao fim de 1,500Km)
- Cassete e corrente (ao fim de 2,700Km)
- Prato 22 dentes (ao fim de 3,000Km)
- Rolamentos do Cepo (ao fim de 3,000Km)

Para além do problema do selim de origem, tenho agora o comando do U-Turn da Reba que ficou preso nos 90mm e por isso tenho de enviar a suspensão para revisão.

Para o tratamento que lhe dei ao fim de 11 meses e com o Inverno que passou com muita lama, só ter tido estes empenos, demonstra a fiabilidade dos materiais.

Mas vamos às fotos...

Esta é a foto de como está a máquina actualmente:



Finalmente e ao fim de 10 meses lá consegui que a BTTerra me desse o espigão de selim em troca pela garantia do selim partido... :cool:

A troca do espigão foi não só estética mas também para melhorar a minha posição de pedalar, pois andava com o Ready For Race de 380mm no máximo e este Ritchey WCS é de 400mm e esteticamente fica a matar com o aperto KCNC em Azul.



Para substituir, tenho este material que fui comprando em promo:



A Cassete XT M770 11-32 e a corrente XTR são para substituir as baratuchas Deore que coloquei para aguentar o Inverno.

O prato SNV 42 dentes... é um fetish ;) ainda não tenho o meu XT gasto, mas queria muito este! :D E para rematar. nada melhor que uns parafusos... azuis!

E agora estou novamente a procurar um set de pneus para o tempo seco, tenho o meu Rocket Ron de origem à frente que embora acuse o desgaste de quase 3000Km, ainda dá mais umas voltas, mas não sei se não compro outro Racing Ralph para trás!

O que sugerem?
 
Last edited:

VTS

New Member
É sempre bom saber que é uma máquina muito fiável (também tenho uma mas a Pro RX). Já fizeste alguma revisão ao amortecedor? Mais do que uma pessoa tem me dado feedback menos positivo a nivel de fiabilidade das suspensões rock Shox, parece que és mais um desses casos.
Algumas perguntas:
Porquê a troca do Racing Ralph pelo Nobby Nic?
O meu selim apresenta algum desgaste prematuro, tenho que reclamar com eles também, como fizeste?
Rolamentos do quadro, tudo ok?
Que camaras de ar estas a usar actualmente? Eu no 6º dia que andei tive logo um problema com a camara de ar mas foi parvoice minha (parti a cabeça do pipo), agora tenho uma do decatlon e é um bocado pesada mas pelo menos é grossa.

Boas pedaladas ;)
 

BlueSkies

New Member
VTS,

Não, ainda não fiz qualquer revisão à suspensão Reba Race U-Turn mas não tenho tido razão de queixa desta Rock Shox, e o U-Turn dá uma certa flexibilidade de geometria e conforto. Apesar do U-Turn não estar a funcionar, a suspensão continua a bombar.

Quanto aos rolamentos... pois, na última ida à oficina, o mecânico lá me foi avisando para ir pensando em substitui-los, pois já estão a ficar chumbados. Ele disse-me que os mesmos não são de grande qualidade e além disso o facto de eu usar e abusar das lavagens à pressão aceleraram o seu fim. Mas por enquanto ele conseguir lubrificar-los e assim estender a sua vida e os meus €€€€€ mais um pouco :)

O Meu selim, não foi desgaste... ao fim de 300Km, partiu mesmo! Esta "estória" das garantias é sempre uma treta, pois no meu caso a própria CUBE não deu garantia ao meu selim porque alegou má utilização, o que me safou foi a loja que assumiu ela própria a garantia e deu-me 40€ em material, no teu caso não sei, mas quase de certeza que alegarão desgaste normal...

O Nobby Nic, foi para ter aderência adicional no Inverno na minha Serra da Arrábida, onde há muita lama e barro, e os NN têm os tacos maiores e mais espaçados que os Racing Ralph. As câmaras de ar, tenho as de origem, que são fininhas e boas para andarem no CamelBack como suplente, pois ocupa pouco espaço e são leves, na bicla tenho umas Specialized com gel e que espectáculo, nunca mais tive furos!

NY,
è verdade, são 42 dentes, não 44... a foto não engana :)
 

BlueSkies

New Member
Aqui vai uma foto do prato 42t já montado :)



Só não deu para usar os parafusos azuis, pois não apertam o suficiente... :(
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Tens que proteger o teu quadro na zona do "chupões da corrente".

Já está a ficar com um bocadinho de mau aspecto.

Um abraço

NY
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Essa bike esta muito fixe, o que menos gosto é o selim!

Olha podes mandar Pm ou dizer aqui o preço do prato azul da SNV?

BTT_é_VIDA
Boas pedaladas
 

BlueSkies

New Member
Boas

Essa bike esta muito fixe, o que menos gosto é o selim!

Olha podes mandar Pm ou dizer aqui o preço do prato azul da SNV?

BTT_é_VIDA
Boas pedaladas

44,28€ + Portes, mais barato e leve que o XT M770 e... é Azul!;)

ny,
É verdade, está muito assassinado, fruto dos Km´s, mas no sitio que é, não há protecção que resista! :(
 

BlueSkies

New Member
Como esta bike é pau para toda a obra, vai ser com ela que irei até Santiago de Compostela, assim queria aqui partilhar umas fotos dela com o suporte e alforges!



O aspecto geral ficou este:



O suporte de espigão é um Topeak MTX BeamRack (E-Type) com as protecções laterais MTX Dual Side Frame que comprei para substituir um da Decathlon e... simplesmente não tem nada a ver um com o outro! O MTX tem um aspecto muito robusto e depois de fixado ao espigão, tentei com alguma força deslocá-lo lateralmente e não mexeu!

Os alforges são da Decathlon, um pouco grandes para o peso que posso levar (9Kg) mas como já os tinha, assentam que nem uma luva no suporte e Troika não deixa trocar, vão estes. :p

Para além destes alforges, irei levar a minha bolsa de guiador, Topeak TourGuide Handlebar Bag que já provou ser muito prática, robusta e prática.

Antes de me meter ao "camino" tenho de fazer um test drive pela Arrábida para testar a solidez do conjunto e se as minhas pernas aguentam.... lol
 

BlueSkies

New Member
Boas!

Cá estou eu de volta depois de 4 dias a fazero o Caminho Português Medieval de Santiago a partir do Porto, para dizer que o material que usei (alforges, suporte e bolsa de guiador) portaram-se lindamente e com distinção.

Uma foto do conjunto homem-máquina ... lol



Para quem já fez o Camino, sabe a dureza de alguns troços com muitos singles, estradões e muita pedra e buraco. Os meus alforges levavam 8,7Kg e a bolsa de guiador 2,1Kg. Reforcei as pressões do amortecedor e da suspensão e o conjunto portou-se muito bem, sem qualquer anomalia ou problema nos 260Km.

Aprovado!
 

BlueSkies

New Member
Rolamentos!

Pois é, antes de fazer o Camino, levei a máquina à oficina para fazer as afinações de última hora, mesmo assim levou pastilhas, cabos de mudanças, roldanas de desviador e bichas e óleo de travões.

Além disso voltaram-me a chamar a atenção para o estado dos rolamentos dos links da suspensão e então disseram-me que dos 12 rolamentos que o sistema de suspensão traseira leva, 2 têm de ser imediatamente substituídos, 6 estão assim-assim e os outros 4 ainda se aguentam mais algum tempo.

Agora, alguém sabe quais as referências dos rolamentos para este modelo?

O mecânico deu-me as referências, mas algumas eu não consigo encontrar.

Ele deu-me as seguintes referências:

6803 2RS - 2 unidades - Substituição urgente - Preço unitário SKF = 33€!
6800 2RS - 4 unidades - Substituição aconselhável - Preço uni. marca branca = 20€!
698 RS - 2 unidades - Substituição aconselhável - Não encontro esta referência
688 RS - 4 unidades - ainda se aproveitam - Não encontro esta referência

Paralelamente sei que a CUBE vende os rolamentos em 3 kits separados:

Traseiro Ref.10300
Superior Ref.10308
Inferior Ref. 10304

Só não sei que rolamentos inclui cada um dos kits, nem o respectivo preço.

No entanto já vi que na net existem alguns sites especializados e que vendem online a preços bem mais acolhedores, só que me falta a confirmação das referencias que me faltam. Alguém me pode ajudar?
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Grande aventura! Muitos parabens!

Da gosto ver o pessoal com este espirito!
Um dia tambem gostava de fazer uma aventura dessas! Foste sozinho?

BTT_é_VIDA
Boas pedaladas
 

magabarai

Member
Boas Blueskies!

Parabéns pela "caminhada", eu também gostava de fazer os caminhos e em principio vai ser este ano!
Foste em autonomia ou com carro de apoio?

Já agora, reparei que tens uns sapatos iguais ao meus, B-Pro não é? A palmilha que usas é a que vem de origem? Já tives-te algum problema nos pés derivado dos sapatos?

Cumprimentos
 

BlueSkies

New Member
Boas,

A ventura de Santiago foi com um grupo de mais 8 amigos, sempre em autonomia total.

Quanto aos sapatos, sim tenho a palmilha de origem e até agora depois de mais de 1800Km com eles não senti qualquer problema.

Boas pedaladas!
 

malena

New Member
Boas pessoal.
Neste momento estou comprador duma bike e estava muito inclinado para as Spark. Contudo hoje foi-me proposta uma CUBE AMS 110 PRO com o seguinte equipamento:
Quadro: HPA 7005 Advanced Hydroform ERC Triple Butted, FSP 4-Link-System
Suspensão: Fox 32 F110 RL OB 110mm, Lockout
Amortecedor: Fox Float RP23 165mm length
Caixa de direcção: FSA Orbit Z semi-integrated
Avanço: Syntace F149 Oversized
Guiador: Syntace Vector 2014 318 Lowrider Oversized
Desviador traseiro: Shimano Deore XT RD-M773 Shadow 10-speed
Desviador dianteiro: Shimano SLX FD-M661-10, Down Swing, 34.9mm 10-speed
Manipulos: Shimano SLX SL-M660-10 Rapidfire-Plus, 10-speed
Travões: Formula RX hydr. discbrake (180/180mm)
Pedaleiro: Shimano SLX FC-M660-10 Hollowtech II 42x32x24T., 175mm, Press-Fit BB 10-speed
Cassette: Shimano CS-HG81 11-36T, 10-speed
Corrente: Shimano CN-HG74 10-speed, 110 links
Espigão: RFR Prolight 31,6mm setback
Peso: 12,1 kg


Se aquando da proposta fiquei reticente já que a CUBE em Portugal é pouco conhecida principalmente para pessoas pouco entendidas na materia como eu, depois de ler este e outros tópicos estou a ficar bem impressionado.
Será que me podem enumerar os pontos fortes/fracos da máquina acima?
desde já os meus agradecimentos
 

BlueSkies

New Member
malena,

Eu sou obviamente suspeito para falar, pois tenho uma e estou muito contente com ela.

Neste meu tópico, podes verificar os problemas que já tive com ela, mas são problemas que são comuns a qualquer marca.

Para mim a CUBE tem dois grandes pontes fortes e que foram para mim essenciais para a minha escolha, a IMAGEM e serem MADE IN GERMANY!

Quanto ao ponto fraco e apesar de em 2010 o importador ter mudado para a LPL, penso que é a rapidez da execução das garantias, aliás, em Portugal só há uma marca (para mim) que tem um assistência em garantia, exemplar, que é a Specialized.

A oferta de marcas e modelos é tão grande que todos nós ficamos confusos, mas é necessário começar a aplicar filtros na nossa procura, eu por exemplo, comecei a procurar, bicicletas... de ST, azuis! e foi assim que cheguei à minha CUBE lol

Essa AMS é boa compra!
 

BlueSkies

New Member
Cá estou eu de volta.

Depois de 4,000Km, tive a primeira experiência de dropout partido!

Ainda por cima numa volta a solo, por trilhos algarvios e no meio do nada!

Assim ficou... :(



Depois de estar 10 min. a olhar para este emaranhado e tentar resolver um puzzle, do nada, apareceu um outro BTT'ista solitário, que me ajudou a resolver o quebra cabeças e lá arranquei todo contente, com direito a foto do novo dropout em pleno monte!



Após uns meros 5Km... aconteceu isto:



2º Dropout partido e agora também um raio!

Depois de analisado o desviador, concluiu.se que o mesmo estava danificado pela roda dentada de baixo estar a funcionar mal e a corrente muitas das vezes passar entre a roldana e o braço do desviador, forçando e quebrando o dropout!

Resultado, uma ida à Loja G-Ride de Portimão e em 24 horas tinha dropout, raio, cabo de mudanças e desvidor novos e a máquina de volta aos trilhos. Aqui está ela como nova:



Conclusão, o dropout parte para proteger o quadro e parte porque há qualquer coisa de errado com o desviador!

Nunca se esqueçam de ter sempre um Dropout supelente, e para quem tem uma CUBE AMS Pro 100 de 2010, a referência da CUBE é 10130!

Boas voltas e Life is a CUBE!
 
Last edited:

BlueSkies

New Member
Um desviador suplente ou um Dropout suplente?

Sim... Dropout ;)

É impressão minha ou só nesses rolamentos estão mais ou menos 200euros de reparação?

Pois, os rolamentos são uma pipa, mas se se forem comprando aos poucos, na net encontra-se algumas referências SKF a bons preços, todos os rolamentos, fica aí por volta dos 100€, da CUBE sim, os 3 kits ficam em 208€!!! Mais precisamente:

Ref.10300 quatro rolamentos e respectivos pivot´s. (Rotação da escora) PVP 52€
Ref.10304 dois rolamentos e respectivos pivot´s (Rotação por cima do eixo pedaleiro) PVP 52€
REF.10308 seis rolamentos e respectivos pivot´s (Rotação do link) PVP 104€
 
Top