CUBE AMS Pro Elixir R (Diário de bordo)

#1
CUBE AMS Pro Elixir R 2010 (Diário de bordo)

Boas,

Então cá vou eu tentar manter este tópico actualizado com notícias da minha nova menina,

CUBE AMS Pro Elixir R Sid Blue 16'

Esta:



Que vem equipada com:

HPA 7005 Hydroform STK Triple Butted, FSP 4-Link-System
Rock Shox Reba Race U-turn 90-120mm, Motion Control, PopLoc
Fox Float RP23 BV 165mm
FSA Orbit Z semi-Integrated
Syntace F149 Oversized
Syntace Vector 2014 318 Lowrider Oversized (cortado para ficar com 64 cm)
CUBE Ultralight Screw-On-Race-Grip
Shimano Deore XT RD-M772 Shadow
Shimano SLX FD-M660, Down Swing, 34.9mm
Shimano SLX SL-M660 Rapidfire-Plus, 9-speed
Avid Elixir R hydr. Discbrake (185/185mm)
Shimano Deore XT FC-M770 Hollowtech II 44x32x22, 175mm, Press-Fit BB
Shimano CS-HG50 11-32, 9-speed
Shimano CN-HG53 108 links
DT Swiss XPW1800 Wheelset
Schwalbe Rocket Ron Kevlar Triple Compound 2.25
Schwalbe Racing Ralph Kevlar Triple Compound 2.25
Schwalbe MTB light SV14
Schwalbe 20-559
Egg Beater SC 2010 (vem de série sem pedais)
RFR Natural Shape 0.1 M
RFR Prolight 31,6mm Setback
Scape Varioclose 34.9mm
12,65 kg (com pedais e sensores Garmin)

Comprada na BTTerra

Só mais umas fotos, desculpem a falta de jeito, mas as mãos tremiam-me (como deve acontecer aos fotógrafos da Playboy... :cool::cool::cool:)











Amanhã vou dar uma volta e coloco mais umas impressões!
 
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#2
Blueskies assim que poderes coloca uma foto da parte superior da escora traseira para eu ver como estão a pasar os cabos.`É que na minha tivemos e arranjar uma engenhoca pois os cabos estavam a desgastar o carbono da minha escora. e assim eu via se o Luis ja implementou o mesmo na tua.
 

Nuno Félix

Super Moderador
#4
Mérito! Muito bonita, sem dúvida... :exacto:

Agora vai-nos dando o feedback sobre o seu comportamento e as tuas impressões e tremeliques... :mrgreen:

Cumps.
Nuno
 
#5
Tinha que ser uma Cube a dar este show de beleza, realmente estéticamente estas bikes são uma coisa fabulosa.

Parabéns pela bike, claro está que também está muito bem equipada, só que eu gosto tanto da estética das Cube que até esqueço essa parte fundamental que é os seus componentes, mas nisso também estás bem servido.
 
#6
Sam_pnunes, vê lá se é isto que queres:



Bem, hoje fui então dar a volta de baptismo à AMS, foram 50Km de TT com alguma estrada pelo meio e que me deu um grande prazer, não só por estar a estrar a burra nova, mas por passar por trilhos que não conhecia na Arrábida.

ATENÇÃO: Esta minha análise será muito básica, pois a minha experiência de bikes é ainda escassa (começei a fazer BTT em Ago de 2009), e as comparações serão com base nas minhas bikes anteriores,( RockRider 8.1 com +/-2000Km e uma Trek de ST +/800Km)

A primeira situação, foi regular o RP 23, não tinha bomba e estava com a pressão que lhe colocaram na loja. Depois de alguns testes coloquei o Propedal na posição 3 e com reboud no meio, mas rapidamente verifiquei que o amortecedor estava com pouca pressão para o meu peso (93 biscas!). E aqui o primeiro incómodo, os cabos que descem pela escora, comigo em cima da bike, saíam para fora e batiam-me nas pernas!

Em cima têm a foto sem carga, comigo lá em cima os cabos ficam assim:



Tenho de colocar mais pressão no RP23 e ajustar o o sag correctamente para 15%-20% do curso total do amortecedor.

Quanto ao cockpit, muito confortável, posição muito sólida e equilibrada, com o guiador menos nervoso que o da Trek, pois é mais largo.

A transmissão é um mimo, passa tudo sem se ouvir nem sentir (vamos ver quanto tempo dura... lol)

Os Pneus, muito estáveis em cascalho e pedra, deslizam um pouco na areia e algo pesados nos asfalto. Mas comparando com os Piranha quase carecas que tinha na Trek, dão muito mais confiança na condução. Só houve uma situação que me deixou receoso, numa descida mais acentuada com algumas pedras soltas, derrapou e fugiu, mas também pode ser da falta de jeito! :)

Os Elixir R, penso que cumprem a função, sem ser nada de muito diferente dos XT da Trek, respondem bem. Neste capitulo, só não percebo o porquê de discos de 185... mas pronto, é Alemão, é tudo à grande!

O Selim... para esta 1ª volta, um pouco desconfortável, mas pode ser da falta de hábito!

Resumindo, desce que nem uma louca e com segurança e sobe bem, pena é não ter o U-Turn no guiador :D :D :D

Fica aqui mais umas fotos de como a CUBE se encaixa bem na paisagem! lol





Boas pedaladas,
 

grego

New Member
#8
Pois caro Amigo BlueSky! Nem tudo o que é azul é Mar ou Céu!
Essa situação dos Cabos tb acontecem na Trek!
Olha lá, só comparas com a Trek! Não experimentaste também uma Stump? Disseram-me que sim!
 
#9
Pois a Stump, foi uma fugaz experiência, e para mim que nunca tinha andado numa FS, foi na altura uma experiência excepcional, mas acredito que a AMS depois de ter o amortecedor afinado, ficará tão suave e confortável quanto a Stump.

A Stump que dei umas voltas não sei qual era o modelo, mas é também uma grande máquina, pena ser Spec... :)
 
#11
"pena ser Spec..."
Qual é problema?? (eu não uso nenhuma spec, por isso...)
só não gosto de marcas mainstream...

Mas fora de questão a qualidade, por alguma razão são a marca mais vendida em Portugal e a 2ª a nível mundial (a seguir à Giant) e têm uma coisa que nenhuma outra tem, a rapidez no accionamento da garantia!
 
#12
Blueskies , era mesmo essa foto que eu queria. a minha escora por ser de carbono é diferente dessa. e da maneira como tenho os cabos eles não alargam para o lado mas fazem sim a curva para cima. assim que tiver fotos posso colocar aki. Eu cada vez gosto mais do comportamento da minha... e já nem saudades tenho da rigida que está na garagem e só anda qd a empresto ou o meu puto a usa
 
#13
Vou deixar aqui algumas fotos da artimanha que eu fiz com o mecanico da btterra para que os cabos fizessem o arco que queremos e tambem para não me estarem a cortar (desgastar) a escora como estava a acontecer nos 1º 600 km.



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peço desculpa pelas qualidade das fotos ou pela sujidade da bike mas vinha a chegar quando me lembrei de as tirar para colocar aki


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#15
Cá estou de novo.

Depois de 250Km com a minha AMS Pro, tenho mais umas impressões.

Eu com os meus 170Cm de altura, na altura que experimentei várias CUBE, notei que a 18' era grande, uma vez que quando tinha os pés no chão com a bicla no meio das pernas, ninha de estar de bicos dos pés para que a mesma não "esmagasse" as partes baixas...

Logo decidi, com a opinião de algumas pessoas, comprar uma 16', sem nunca ter conseguido ver nem experimentar nenhuma. O ideal seria um 17', mas a CUBE ou 16 ou 18.

Tenho o selim no máximo e é o tamanho ideal para pedalar. Ontem e depois de experimentar várias alturas na Reba Race com o U-Turn, experimentei colocar a suspensão nos 90 e... muito bom! Fico com uma posição muito melhor de ataque às subidas, mas ao mesmo tempo fico com pouco de curso... Será que há maneira de baixar o guiador através da caixa de direcção?

Outra coisa que ainda não consegui ajustar é o SAG do RP23, pois regulei-o a 20% e o amortecedor fez para aí 90% do curso... estou com receio de estar mole de mais e que bata no fundo... irei experimentar com 15% de SAG na próxima volta.
 
#16
Olá Blueskies,

para baixar o guiador passa as anilhas para a parte de cima do avanço. deixa apenas uma espaçadora de 2 ou 3 mm e inverte o angulo do avanço.

1 abraço
 
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#17
Blueskies a minha reba penso que tem 80mm de curso e olha que n acho pouco e eu faço muita serra e pedra , mas cada um tem de adptar ao seu gosto. a soluão do ektar é a minha opinião. se tens avanço com angulo positivo vira-o ao contgrario para experimentares.
 
#18
Pois, vou experimentar, passar um espaçador de 10mm que está embaixo do avanço, para cima e inverter o avanço, pois continuo a ter o centro de gravidade muito para trás e alto e nas subidas é complicado...

Baem, mas agora tenho outro problema... fui dar uma volta hoje e o selim... partiu-se... estou desolado!

O selim é lindo, mas já tinha lido que era algo fraco, lá vou eu ter de voltar o fi: z :ik que me emprestaram, para me recordar da RR 8.1...

Aqui vão umas fotos :(



A parte da ponta do selim é presa por um pedaço de plástico e como é curto deve fazer muita força e não aguentou com os 94Kg...



Garantia com ele!

:( :( :( :(