29er CUBE AMS 100 Super HPC SL

reiszink

New Member
Depois de uma longa espera, finalmente em casa! Após a sessão fotográfica, fui experimentá-la num curto percurso e do pouco que testei, o maior impacto sentido foi o conforto no rabo (sempre tive rígidas).

Felizmente estranhei pouco a roda 29", ao inicio dava-me a sensação que ia de tractor, mas pouco depois já estava familiarizado. Ando em ajustes e a habituar-me às reações dela, por isso é normal ainda não ter a confiança que tenho com a minha rígida.

A bike está de origem, com excepção das rodas que foram alteradas para as Mavic SLR, punhos ESI Grips, pneu traseiro Continental RaceKing e pedais Shimano XT. Tudo o resto é dela de fabrica.

Sei que vocês gostam muito de saber dos pesos, por isso foi pesada à saída da loja e acusou 11.20kg, já com pedais e suporte do bidão da água. Com uma mudança de espigão ou guiador, facilmente entra na faixa dos 10kg.


Até ver, estou encantado com esta máquina!















 

reiszink

New Member
Ora bem, primeiras impressões da nova montada... fantástica. Isto em relação a uma rígida, principalmente 26, parece um sofá, dá um conforto que me faz pensar o porquê de só agora trocar.

Então a descer, traça tudo, pedras, regos, etc, transmite muita confiança a passar em qualquer irregularidade. Ainda ontem passei por zonas que na rígida nunca desceria àquela velocidade, mas com esta, ela quase que faz o trabalho sozinha. A subir também é muito superior, raramente se perde tracção nas zonas complicadas, o que facilita muito nas subidas técnicas, principalmente para quem não tem grandes unhas, como é o meu caso.

É verdade que, devido ao facto de ter roda 29, nas subidas precisa de mais cadência para manter uma velocidade constante e necessita de mais força para recuperar se a deixarmos esmorecer muito a meio da picada, mas para quem tiver pernas, ela embala e de facto nota-se o maior andamento face às 26.

Ainda estou em fase de adaptação à transmissão 2x10 (usava 3x9), mas devo dizer que estou fã, dá muita vantagem em certas situações, nomeadamente quando se quer fazer acelerações depois de uma subida. Em contrapartida, perde-se velocidade de ponta, fruto de não existir o prato de 44, mas para BTT é um mal menor.

Não posso também deixar de frisar os travões, estes Formula R1 são qualquer coisa de extraordinário, isto sim são travões. E ainda não devem estar 100% acamados, por isso, acredito que fiquem ainda melhores com o passar do tempo. O resto, não há muito a dizer, já toda a gente sabe que FOX é FOX, conhecidas por terem uma excelente leitura do terreno e a transmissão X0, que também é certinha e fiável.

Em suma, estou muito contente com a compra, senti-me bem em cima dela, o selim parece que também vai agradar ao meu rabo e com mais 2 ou 3 voltas, acho que me vou sentir como se já andasse nela há um bom par de anos.

Uma foto da volta de Domingo, a mãe e a filha, 29 e 26:

 

reiszink

New Member


A Cube já se está a habituar a subir e cada vez estou mais rendido à roda 29.

Sempre tive reservas com o que ia lendo e ouvindo sobre as 29 (afinal, cada um tem de dizer bem do que tem), mas realmente as vantagens compensam largamente as desvantagens, pelo menos na minha opinião.

É preciso mais pernas nas subidas, é um facto, mas havendo isso, é impressionante a facilidade com que se transpõe obstáculos e é uma ajuda imensa nas subidas mais técnicas. Já para não falar que, depois de embalar, rolam que é uma maravilha.

Em relação a suspensão total, devo dizer que, dificilmente volto para rígidas, existe uma diferença enorme, subo melhor, desço melhor, ganha-se mais tracção nas zonas difíceis, etc... Em suma, para mim, tudo é melhor do que numa rígida.

Ainda ando em afinações, principalmente na regulação do selim, mas até sexta, que é quando começa a aventura de Santiago, penso ter a bike no ponto.
 
Top