Criar track´s no open street map

SeteGu

Active Member
Experimentei colocar um pequeno track no open street map para ver se ia aparecia no mapa.

No site fui a "trilhos de GPS" meti para lá um pequeno track que tinha gravado. Depois fui a editar --> editar com potlatch2. Algures onde diz "dados de GPS" lá consegui que o track ficasse visível e consegui delinear manualmente por cima. Imagino que haja métodos automáticos ou mais expeditos. Como se faz?

Depois lá disse que era um track, montainbiking, crosscountry e tal... e gravei.
No inicio pensei que não tivesse dado nada porque não conseguia ver o trilho no mapa... mas depois descobri que só aparece quando se utiliza o zoom todo... mas os outros caminhos à volta aparecem todos com muito menos nível zoom... será devido ao tipo de percurso? Dá para alterar?

Alguém já fez o mesmo?
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Se aparece nos niveis de zoom mais elevados ele está lá, o que acontece é que a maioria dos servidores disponibilizam os mapas em imagem, o processo não é imediato visto que tem de ser renderizado e pode levar alguns dias até que apareça em outros niveis de zoom. Tb conforme o tipo de mapa que se ve baseado nos dados do OSM (opencyclemap,hikebikemap,etc..) apesar de terem todos os mesmos dados de base tem os seus próprios "estilos" que definem como esses dados são apresentados: por exemplo que um caminho (não estrada) só deve ser visivel por exemeplo em niveis de zoom acida dos 12,13 ou 14 por exemplo.

Por acaso acho que a outra interface online é mais intuitiva: iD .Mas o JOSM (java) tem mais potencialidades.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Obrigado pela explicação.

Eu utilizei o JOSM porque no iD não encontrei maneira de sobrepor o track no mapa para o poder desenhar por cima... Há maneira de passar diretamente um track para o mapa sem ter que o andar a desenhar manualmente?
 

FMCurto

Active Member
Julgo que sim mas honestamente não sei, eu desenho sempre pq na maioria das vezes tens de começar ou interceptar em "nós" que já existem, ou mesmo criar um "nó" se cruzar outro caminho e não estiver já lá um.
Por exemplo se tentares adicionar um track de uma volta inteira em Monsanto vai duplicar imensos trilhos e ainda por cima cada "bocado" de um trilho pode ter categorias diferentes, apesar de estes não serem representados numa grande parte dos mapas online. O Trilho da prisão por exemplo pode ser considerado na sua maioria de um nivel básico 1 (mtb : scale=1) mas algumas bifurcações têm niveis mais elevados de 2 ou mesmo 3 em alguns pontos (se involver drops ou grandes inclinações).

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:mtb:scale

Por isso cada bocado de e até a uma bifurcação ou cruzamento é tratado como um só trilho, isto vale tb para outras caracteristicas como: tipo de superficie,se da para peões ou não, se é tb para caminhada, se tem um ou dois sentidos,etc...
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Não encontrei essa opção para definir o "mtb scale".
Edit: Já encontrei.

E dá para pesquisar, por exemplo, os trilhos de Monsanto de nível 3 no openstreetmap?
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Eu tenho posto alguns segundo a minha interpretação, não existia nenhum com essa classificação, mas preciso lá voltar para aferir melhor e adicionar outros. Tb podes contribuir, faltam lá muitos ;)
Os guidelines são mais ou menos estes:

http://translate.google.com/transla...dbox=0&usg=ALkJrhjiwG6IRY5REDJZxTKfxiTh3OhASA -> tens mais exemplos no album

Claro que outra pessoa pode discordar e alterar a classificação inicial, nesse caso o autor recebe uma notificação de que houve uma alteração.

O único mapa online que conheço que representa esse critério é o http://mtbmap.cz/#zoom=15&lat=38.72854&lon=-9.18779
Mas os mapas Garmin julgo que tb podem fazer uso desta classificação e os baseados no mapsforge podem ou não conforme o "stylesheet" que lhes são aplicados. Foi a pensar nestes últimos que comecei a adicionar alguns trlhos e esta classificação.

Como procurar no JOSM:
Depois de já teres feito o download dos dados selecionas com o rato uma area onde queres procurar.
Edit -> Search

Check no "Find in selection" e no Search string poens "mtb:scale" ou "mtb:scale"="3" e vai-te aparecer no painel de seleção e no mapa os correspondentes:

jhvXexi.jpg


No caso concreto: um deles é um trilho que acaba num vertical de pedra junto ao Rivergap, neste mapa é o que diz "Singletrack DH".
http://opencyclemap.org/?zoom=18&lat=38.72758&lon=-9.2014&layers=B0000

EDIT: Por norma os estradões não são asinalados, só os singletracks.Assim por alto é:

0 - Dá para fazer sentado
1 - Envolve alguns obstáculos,tem secções que é preciso levantar do selim
2 - Já envolve obstáculos que precisam ser negociados ou pequenos drops
3 - Já é puxadote, pode dar azo a aleijar se correr mal :)

O 4 já são coisas muito agressivas, (para mim) seria por exemplo o drop do muro numa das variantes finais do trilho da prisão quase junto ao parque de merendas de Pinamanique.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Isso é tudo bastante interessante. A classificação dos single tracks, por acaso, já conhecia...

Numa primeira análse, no mtb map e na minha opinião, encontrei algumas classificações um pouco "dúbias" na zona de Santarém. Isto comparando uns trilhos com outros.

Mas o JOSM é um editor do openstreetmap, certo? Se criar uma área, no fundo, estou a editar o mapa, ou não? Não percebi muito bem essa parte...

EDIT: A zona de Monsanto não é bem a minha praia apesar de já lá ter ido pedalar (1x). Na zona de Santarém e Aveiro irei atualizar o OSM conforme possa. Por acaso da vez que lá fui nem gravei o track dos sítios por onde andei... mas 2 amigos meus devem ter... a ver se lhes peço.

Mas sim... Monsanto é uma zona que pretendo explorar melhor este verão e depois, aí, talvez também possa dar uma mãozinha.
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Sim, o JOSM é um editor dos dados do OSM, agora como esses dados são usados e representados fica à descrição dos vários tipos de mapas e de quem os fornece. Há muitos "tags" usados em caminhos que não são usados, apesar de a informação estar no OSM não quer dizer que seja representada.

EDIT: o OSM são dados em bruto não é um mapa propriamente dito, depois existem servidores de mapas que pegam nesses dados e renderizam mapas segundo o público que querem servir.

É normal que haja coisas dúbias, estamos a falar de algo que qualquer pessoa pode alterar, e nem todos vemos as coisas da mesma maneira e é preciso aprender, às vezes dá-se umas calinadas :)

O mapsforge é uma tentativa de dar mais opções ao utilizador final e ao mesmo tempo aliviar a carga dos servidores de mapas, são os dados OSM em bruto (estilo RAW) que são renderizados nos android (ou java) segundo um stylesheet que nós carregamos. Todos os dados OSM para Portugal (julgo que são mesmo todos) mais curvas de nivel fica em pouco mais de 100MB.

Mais info: http://www.openandromaps.org/en/
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
O printscreen é do JOSM, o mapsforge ao que sei não dá para pesquisar, mas tudo depende da aplicação que estiveres a usar e por acaso é uma função engraçada que pode ser incorporada por exemplo no Locusmap (que não conheço bem) ou no Oruxmaps , na secção das "Betas" ou das "Melhorias" podes lá por a dica, se não for demasiado complicada de implementar vai acabar por aparecer.

O mapsforge é bastante recente, tanto que para usar no seu potencial máximo tens por exemplo se usar o OruxBeta mas tem vindo a ser melhorado muito rapidamente. Por ser relativamente pequeno (MB) , altamente customizavel e fácil de instalar - há links no site acima que instalam tudo o que é preciso diretamente no telemóvel - tem tudo para se tornar a referencia de distribuição de mapas a curto prazo, visto que tb são os CPUs de telemóvel os que mais rapidamente tem vindo a crescer e os mais vendidos. Funciona bem num telemóvel de 60€ dos dias de hoje por exemplo, tem algum lag inicial mas depois de fazer cache dos sitios vistos num mapa torna-se bastante rápido.

Por exemplo, se usar o Oruxbeta com os mapas mapsforge retirados do site Openandromaps e e estilo Elevate (do mesmo site) e carregar tudo no Oruxtenho por defeito este ecran (que corresponde ao sub-estilo Hiking):

SkgJVBr.png
TXTcdwC.png


vai representar-me o o mapa segundo caracteristicas mais relevantes para caminhada, e posso desligar/ligar certos parametros.

Se escolher um dos outros sub-estilos (City ou Cycling) o programa vai alterar a forma como o mapa aparece, e tem outras opções para ligar/desligar:

FUNCiCI.png
QPeDTup.png
GDbg7sX.png



Estas opções são inerentes ao uso do mapsforge, depois o próprio programa, neste caso o Orux tem ainda outras opções como por exemplo visualizar em 3D:

0rBYW1i.png
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Os trilhos que coloquei (3) já estão a aparecer em níveis de zoom inferiores.

É realmente uma ferramenta bastante "poderosa". Eu já há uns tempos que não uso Android... mas sim Windows Phone. Essas "modernices" só por lá devem aparecer mais tarde.
 
Last edited:
Boas

Aproveitando o tópico já existente. Os mapas do open street map são roteáveis? Ou seja, se ajudar a construir os mapas da minha zona (caminhos rurais, estradas...), eles depois ficam roteáveis?
 

FMCurto

Active Member
No computador posso elaborar um bocadinho mais,o OpenStreetmap é só os dados em si, qualquer um pode colaborar e adicionar trilhos,ruas,etc... depois existe quem pegue nesses dados (gratuitos) e faça os mapas para vários fins: BTT,Ski,Navegação,Estrada, o que possas imaginar.

Na parte que nos toca (BTT) existe quem faça mapas para os Garmin roteaveis ao nivel dos trilhos: https://openmtbmap.org/download/odbl/ e outros mais genéricos: http://garmin.openstreetmap.nl/
Faz o download e experimenta, não tenho GPS por isso uso os mapas feitos pelo openandromaps com dados do OSM e corro os mesmo no Oruxmaps em android.

Se queres colaborar: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Mountain_biking
Parece complicado ao principio mas depois das primeiras vezes torna-se bastante fácil.
 
Boas

FMCurto já andei a analisar os links que disponibilizaste, vamos ver se aprendi algo.

Ao colaborar com o OpenStreetmap, quer seja directamente no site ou através do JOSM, irei ajudar a desenvolver a base de dados da minha zona. Posteriormente o http://garmin.openstreetmap.nl/ irá utilizar os dados criados, por mim e por outros, e criar periodicamente diversos mapas de acordo com a finalidade pretendida. Certo?

Mais uma questão, neste caso os percursos, caminhos... terão sempre que ser desenhados manualmente ou existe alguma ferramente que converta directamente um gpx para o OSM?
 

FMCurto

Active Member
Ao colaborar com o OpenStreetmap, quer seja directamente no site ou através do JOSM, irei ajudar a desenvolver a base de dados da minha zona.


Em qualquer zona que decidas acrescentar/melhorar informação. E usar o site (online) é a maneira mais simples de o fazer.


Posteriormente o http://garmin.openstreetmap.nl/ irá utilizar os dados criados, por mim e por outros, e criar periodicamente diversos mapas de acordo com a finalidade pretendida. Certo?

Exactamente, no meu caso os updates são mensais (openandromaps), nos fornecedores de mapas Garmin varia mas julgo que oscila entre uma semana a um mês.


Mais uma questão, neste caso os percursos, caminhos... terão sempre que ser desenhados manualmente ou existe alguma ferramente que converta directamente um gpx para o OSM?

A melhor maneira será sempre desenhar à mão por cima de um GPX, porque um GPX inclui naturalmente muitos caminhos,trilhos,estradas,etc num único traço e o programa não tem maneira de saber onde começam e acabam.
É possivel contribuir só com os logs, mas honestamente nunca o fiz, prefiro adicionar à mão porque posso logo adicionar uma série de atributos (se é single ou não, tipo de terreno , dificuldade técnica, etc..)
 
FMCurto obrigado pelas informações :D

Seria excelente o pessoal do forum ajudar a desenvolver OSM, colaborando por exemplo com a informação da sua zona.
 

camponubla

Well-Known Member
...Tempos atrás acrescentei alguns trilhos na zona da Maia :yeah: Quando tiver um pouco de tempo, actualizarei mais alguns.
 
Top