CREATINA e outras coisas ?!? Sim ? Não ? Talvez ?!

Bull

New Member
Bom pessoal, durante a mnha vida no desporto nunca tomei nada além do normal Isostar (passo a publicidade..)

Mas depois de nas 6h de Grândola ver pessoal a beber coisas amarelas, vermelhas, azuis, tomar comprimidos e até beber ampolas por palhinhas...... :? :shock:

Venho questionar aqui o pessoal sobre o tema. Alguém toma ou já tomou dessas "coisas" ?!

E a tão falada e na moda "Creatina" ?!? :? Qual a vossa opinião ?!


AbraçUs :wink:
 

amarelo

New Member
pelo que sei (se calhar tou errado..) a creatina serve entre outras coisas para evitar o desgaste em excesso de massa muscular que acaba por ser perdida caso se faça um treino intensivo todos os dias.
por isso e se calhar para a maioria dos utilizadores deste forum.... nao tem efeito nenhum, digo eu, nao sei.... corrigam-me se estiver errado
cumprimentos a todos
 
H

Hugo Carvalho

Guest
CREATINA e outras coisas ?!? Sim ? Não ? Talvez ?!

Ora bem, é assim:

Pode ter alguns resultados mas não vejo grande vantagem na toma de creatina nestas provas de longa duração.

A energia para a contracção muscular provém do ATP. Este pode ser sintetizado por reacção com a creatina e usado para assegurar energia durante o exercício intenso por um curto período de tempo.

A energia proveniente da respiração aeróbica é utilizada para sintetizar a creatina. A creatina acumula-se nas células musculares e destina-se a armazenar energia, que pode ser utilizada na síntese do ATP. Quando os niveís de ATP começam a baixar, o ADP reage com a creatina para produzir ATP e creatina. Esta reacção dá-se muito rapidamente e é capaz de manter os niveís de ATP desde que haja creatina presente na célula.

Mas durante as contracções musculares intensas, os niveís de creatina são rapidamente esgotados!! O ATP e a creatina presentes na célula dão energia suficiente para manter as contracções por 10 a 15 segundos.

Bem, se me vou pôr a falar de substâncias não saio daqui... e resumindo:

Numa prova de atletismo por exemplo, os 100 metros, justifica-se. No entanto aqui fica o meu aviso para quem toma essas substâncias: Tomem cuidado com as doses!! A célula pode fazer BUM e depois :cry:

Provavelmente por estar mais desperto para os efeitos colaterais destas substâncias nunca tomei nem nunca tomarei nada para a prática de desporto, só mesmo a bananinha e a barrita energética e é claro muita água! Outro dos segredos para uma boa performance é sem dúvida uma boa oxigenação. Não se esqueçam de respirar bem durante as provas e verão que o ATP e creatina estão lá para fazer o resto.

Desculpem lá a seca...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

PP

New Member
Muito bem, Hugo [-o< =D>

É verdade......só bananas, as barras e água (nada mistura).

:D :wink:

Boas pedaladas
 

Bull

New Member
Ois...

Obrigado Hugo,

Tal como referi nunca tomei nada e não pretendo começar agora. Pretendo continuar com a minha vidinha mais ou menos saúdavel e não me meter em aventuras por parvoices.

De certa forma fez-me impressão, e como um amigo nosso destas andanças referiu "aquilo ainda nem tinha começado e já cheirava a hóspital...".

Dai o meu tópico. E o oscultar das vossas opiniões sobres a toma destas... "coisas"...

AbraçUs :wink:
 

JOAO

New Member
LOL ate parece que a creatina faz mal e que veem montes de efeitos secundarios atras,ate agora pelo menos do que tenho lido ainda n existe nenhum estudo que apresente efeitos secundarios apesar de haver rumores que sobrecarregam os rins penso que não passa de um boato,
mas se tens duvidas sobre este suplemento vai fazer uma pesquisa ao
forum http://forum.bodybuilding-pt.com/ lá aprendes bastante sobre suplementos tens é que mencionar que são para pratica de btt ;)
 
H

Hugo Carvalho

Guest
CREATINA e outras coisas ?!? Sim ? Não ? Talvez ?!

João, eu não disse que a creatina faz mal. Até disse que por exemplo numa prova de 100m justifica-se. Agora, chamei foi a atenção para as doses. Aprendi que para as nossas células, neste caso as musculares, funcionarem em homeostasia necessitam dos seus elementos em equilíbrio a não ser que o organismo não consiga repor.

Os efeitos secundários de qualquer coisa podem não ser imediatos e acontecerem até passados muitos anos. Também aprendi que apenas devemos ir até onde o nosso organismo nos pode levar. Tudo o que pomos "cá para dentro" a mais poderá mais tarde voltar a pedir e depois...

Mas isto é como os preços das maratonas! Só vai quem quer ou neste caso, só põe quem quer.

Quando falei em efeitos colaterais referia-me mais a outras substancias...
Efeitos da creatina provavelmente só a nível de disfunções celulares se fôr em grandes doses.
Relativamente ao sobrecarregamento dos rins só sei que existe creatinúria ou seja a presença de creatina na urina em caso de lesões musculares e se sobrecarrega os rins????... não faço a mínima!

Se houver mais alguém entendido no assunto que entre para a discussão que estes assuntos são muto interessantes pelo menos para mim e gosto sempre de aprender mais algumas coisas... :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

frezite

New Member
e L- Carnitina que usam para queimar calorias??? en quanto fazem exercício físico??? hugo o que é isso???

um abraço

Rui
 

Bull

New Member
Ois ...

João,

JOAO said:
mas se tens duvidas sobre este suplemento vai fazer uma pesquisa ao
forum http://forum.bodybuilding-pt.com/ lá aprendes bastante sobre suplementos tens é que mencionar que são para pratica de btt ;)

Fui la dar uma espreitada por curiosidade... bom... é pá aquilo é tudo malta dopada ou que ?!?! :shock: só as imagens q eles escolhem para se identificarem.. é so "musculaturas..he he" :shock:

Conhecem todas as "porcarias" e exprimentam tudo... :shock:

Bom acho que como outro nosso amigo aqui disse é melhor ficar pela bananinha e a barrinha energética (de preferência com chocolate para mim se faz favor...lolol)

AbraçUs :wink:
 

loop

New Member
Boas,

A creatina usa-se quase sempre para um aumento rápido de massa muscular. Assim se o Btt estimula essencialmente os membros inferiores e é um exercicio de resistência e não de força, não vejo sinceramente as vantagens...para este tipo de desporto, é claro! Além disso, é um suplemento que com pouca hidratação pode levar a lesões nos rins. Acho que é proibido em França porque suspeitam que seja cancerígeno.

Depois digam que ficam assim, eheh:

biglegs1.jpg


Francisco
 

Peso-Pluma

New Member
Façam como eu...pequeno almoço:-'papa' de banana esmagada misturada com iogurte e bolachas(água e sal ou Maria) esmigalhadas.

Pequeno almoço excelente e pesa bem..para uma manha de btt!

Eu cá so uso mesmo agua e uma barrita ou outra...nada mais.

abraços

Pluma
 

Marreiros

Active Member
Este é um assunto muito delicado enfim um tabú na nossa sociedade. Para quem desconhece ou não sabe do que se trata acho que é melhor admitir o seu desconhecimento em relação ao assunto...É bem melhor do que andar para aí a especular isto ou aquilo...

Em relação á creatina...Considero que o seu uso no BTT poderá trazer mais valias para o corredor desde que acompanhado com o treino certo. Relativamente aquela questão que não será importante numa prova de longa distância temos o exemplo dos sprinters no ciclismo...

Em relação aos efeitos secundarios desta mesma substancia como foi dito anteriormente não existente estudo que prove a sua toxicidade no organismo.

Estas substancias como a creatina e outras designadas de suplementos destinam-se principalmente a atletas que já possuem uma boa base de treino pelo que a sua utilização deverá ser aconselhada por um nutriocionista desportivo. A sua utilização nos desportistas que exercem a sua actividade principalmente ao fim-de-semana não é aconselhada pois poderá não surtir os efeitos desejados (a nível performance)...Apenas vai surtir um efeito indesejado ao nível monetário...

Com tanta informação ao nosso dispôr (net) só quem não aprende quem não quer...Por isso tratem de pesquisar...ou não. :D
 
H

Hugo Carvalho

Guest
CREATINA e outras coisas ?!? Sim ? Não ? Talvez ?!

Bem Rui, tinha umas ideias sobre a carnitina mas obrigáste-me a tirar o pó de cima do meu Tratado de Fisiologia Médica e desfolhá-lo para não dizer algum disparate :lol:

Então é assim: (vou ver se não complico)

Quando o pessoal não come as barritas ou a bananinha, o organismo arranja maneira de ir buscar energia a outra fonte, neste caso às gorduras e esta é sem dúvida uma importante fonte de energia! Com certeza já ouviste falar nos triglicéridos (gorduras) . Estes encontram-se armazenados e posteriormente são libertados destes, ácidos graxos e glicerol como fonte de energia :wink:

Os ácidos graxos e o glicerol, são transportados no sangue até aos tecidos activos, onde são oxidados para produzir energia. O glicerol entra imediatamente na via glicolítica de degradação da glicose(açucares) para produção de energia e os ácidos graxos... bem, aqui é que entra a carnitina.

A degradação e a oxidação dos ácidos graxos só ocorrem nas mitocôndrias (principal local de produção de ATP) e para estes chegarem ao seu interior necessitam de um meio de transporte: A carnitina!!
A carnitina é então um transporte usado pelos ácidos graxos para entrarem na mitocôndria. Já no seu interior, os ácidos graxos libertam-se da carnitina, são degradados e oxidados. :wink:

O que é que podemos concluir? Só por curiosidade, ficas a saber que quase todas as células do organismo podem utilizar os ácidos graxos em lugar dos açucares para a obtenção de energia.
Se alguém "tem carnitina a mais" no organismo, vai sem dúvida facilitar o processo que expliquei atrás obtendo de uma forma mais rápida, energia. Agora vamos ver se essa "carnitina a mais" não vai esgotar rapidamente as reservas de triglicéridos, epá mas já estou a entrar numa área que ultrapassa muito os meus conhecimentos :shock:

Pelo menos, acho que ficaste a saber o que é a carnitina :wink:

Agora não se ponham a comer hamburgeres desalmadamente :lol:

Desculpem a seca...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

loop

New Member
Desculpem lá estar em brasileiro....

"Médicos franceses alertam: uso da creatina, popular entre esportistas, pode causar câncer

A creatina, suplemento dietético usado por muitos esportistas para aumentar a massa muscular, pode provocar câncer, declarou nesta quarta-feira a Agência Francesa de Segurança Médica na Alimentação (AFSSA).

Em um relatório publicado em seu site na Internet, a AFSSA afirma que o uso da creatina "constitui um risco que ainda não foi suficientemente avaliado, particularmente a longo prazo". Segundo o texto, há um "risco potencial cancerígeno" para os usuários do produto, descrito pela agência como um tipo de "esteróide legal", que é vendido livremente em muitos países, e não foi proibido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A AFSSA cita estudos os quais mostram que a creatina causa "problemas digestivos, musculares e cardiovasculares". Ainda, a agência frisa que o uso da creatina deve ser considerado algo "contrário às regras, ao espírito e ao significado esportivos" e sugere que o produto seja acrescentado à lista de substâncias proibidas. O ex-técnico francês de rúgbi Pierre Berbizier fez uma declaração polêmica no mês passado, dizendo que o uso da creatina era algo comum na temporada desse esporte na França. O suplemento dietético já foi consumido por diversos esportistas famosos como a tenista francesa Mary Pierce e o jogador norte-americano de beisebol Mark McGwire.

Na França, a venda da creatina não é permitida e seu uso está proibido também dentro da União Francesa de Rugby."

Fonte: CNN

Francisco
 

loop

New Member
se procuras alguma coisa...Googleit!!!! :lol:
Em Português de Portugal há pouca coisa... :?

"Embora seja legal, a Creatina é algo que causa muitas dúvidas e discussões.

Não havendo uma opinião unânime relativamente aos seus efeitos e consumo, a Creatina é especialmente indicada para pessoas vegetarianas, e não só, que praticam exercício físico.

É nesta substância que vão encontrar as proteínas e os benefícios que possuiriam caso consumissem carne, mas como não o fazem esta é uma excelente forma para oferecer mais proteínas ao organismo.

Todavia, há ainda quem considere a creatina um meio para colocar os músculos a funcionar rapidamente, o que condiciona a sua utilização em situações nas quais é necessário um enorme esforço físico num curto espaço de tempo. O monohidrato de creatina é um composto produzido pelo nosso corpo que ajuda a libertar energia para os músculos. Ela pode ser ingerida no seu estado natural ao comer carne e peixe ou tomada como suplemento nutricional.

A Creatina foi divulgada ao público em 1992, quando nos Jogos Olímpicos de Barcelona, muitos atletas vencedores referiram ter ingerido este produto, considerando-o um dietético.

Num artigo da "Peak Performance" (1993), no qual foi feito uma revisão sobre o tema, concluiu-se que a Creatina influenciava, de facto, a performance dos atletas. Ao contrário da Androstenediona, as investigações indicam que a Creatina pode trazer alguns benefícios: permite um aumento da velocidade em pouco tempo de aceleração. Os estudos indicam ainda um aumento da massa muscular graças à Creatina. Os seus derivados são moléculas fundamentais para a utilização da energia no tecido muscular. É uma espécie de combustível muscular.

Por estes motivos foram redobradas as atenções sobre este suplemento e a sua utilização com outros esteróides. O nosso fígado produz cerca de 2gr. de Creatina por dia. Podemos obtê-la se a nossa dieta incluir o consumo de carne.

A Creatina que está armazenada nos músculos tem níveis que facilmente se repõem. Os nossos rins têm a função de remover do organismo os excessos de Creatina. E porque esta substância natural existe no organismo, é sempre questionável a determinação dos valores ideais de suplemento a tomar. Possíveis efeitos secundários do uso excessivo de Creatina que pode reduzir a performance desportiva:
Dores de estômago
Dores musculares
Náuseas
Vómitos
Diarreia
Outro efeito da Cretina conhecido é o aumento de peso, aliás, verificado por atletas que precisam de aumentar o seu tamanho. Mas com o uso prolongado de Creatina, o aumento de peso torna-se mais numa retenção de líquidos do que aumento de massa muscular. A água é encaminhada directamente para os tecidos musculares, sem chegar a outras partes do corpo. Prepare-se para o risco de desidratação. Doses elevadas de Creatina podem afectar:
Os rins
O fígado
O coração
É ainda desconhecido o efeito do uso prolongado da Creatina, especialmente nos adolescentes e crianças pequenas. A dosagem varia consoante o tipo de produto e a quantidade de Creatina ingerida. Nos Estados Unidos a Creatina ainda não foi legalizada pela FDA. Existem muitas dúvidas e desconfianças sobre a pureza e qualidade dos suplementos que se compram no mercado.

Alguns dos ingredientes misturados nestes compostos com a Creatina podem causar vários efeitos colaterais, como as reacções alérgicas. Não é seguro tomar Creatina. Muitos estudos sobre o uso da Creatina no estímulo da performance desportiva dos atletas não revelam conclusões seguras.

A actuação desportiva é mais do que um simples comprimido ou bebida superenergética: é um desafio e trabalho árduo do atleta. Mas, o facto é que torna-se preocupante o número crescente de jovens atletas que usam substâncias de valores questionáveis para vencer. É uma nova era da competição que se esconde atrás do comprimido mágico."

http://www.clinicaharmonia.pt/vd_guerra_doping.htm

Desculpem a seca... :oops:

Francisco
 
H

Hugo Carvalho

Guest
CREATINA e outras coisas ?!? Sim ? Não ? Talvez ?!

Os meus parabéns ao Francisco pela pesquisa que fez. Muito bem! =D>

Os meus conhecimentos também não estão muito desactualizados :wink:

Mesmo sem pesquisar/investigar sobre o assunto, alertei desde o início para as doses e também para o risco das tais disfunções celulares que é o ponto de partida por exemplo para um câncro, reforçando também que os efeitos colaterais podem não ser imediatos mas sim acontecerem passados muitos anos.

Acho que sobre a creatina não há mais a dizer. :wink:

Mais uma vez, boa pesquisa :shock:. É assim que se aprende :wink:

Cumprimentos betetistas
 

Bull

New Member
Ois....

Oh meus senhores... não havia nexexidade ......

Fora de brincadeiras. Temos aqui pessoal muito bem informado.
Obrigado pelos vosso comentários, e ainda bem que o pessoal gosta de discutir e dar opiniões para estes tópicos. A "brincar" a "brincar" vai-se aprendendo muito mais que não seja com as más experiências e ou boas do pessoal.

ObrigadUs..

e AbraçUs... :wink:
 

Marreiros

Active Member
Sobre a creatina...

Essa da creatina ser proteina é nova para mim...

É nesta substância que vão encontrar as proteínas e os benefícios que possuiriam caso consumissem carne, mas como não o fazem esta é uma excelente forma para oferecer mais proteínas ao organismo.


Não deves comparar a Creatina com um esteroide anabolizante...

Ao contrário da Androstenediona, as investigações indicam que a Creatina


Agora instigam o medo através dos efeitos secundários...

Alguns dos ingredientes misturados nestes compostos com a Creatina podem causar vários efeitos colaterais, como as reacções alérgicas. Não é seguro tomar Creatina.


Quem já praticou alta ou pratica alta competição a sério sabe que é dificil correu só com o ovo e bife ''a cavalo''...

Mas, o facto é que torna-se preocupante o número crescente de jovens atletas que usam substâncias de valores questionáveis para vencer. É uma nova era da competição que se esconde atrás do comprimido mágico


Preocupante é saber que a maioria do pessoal acha que umas proteinas em pó ou aminoacidos em comprimidos seja ''uma bomba do caraças''...
Todos nós sabemos que a partir de um determinado nível de treino é impossivel repôr todos os nutrientes perdidos no mesmo com uma alimentação ''dita'' normal.
 

loop

New Member
1º "A creatina é um péptido (que significa proteína!!) composto pelos aminoácidos Glicina, Arginina e Metionina (por isso mais correctamente é um polipeptido), podendo ser sintetizada pelo corpo através destes componentes ou ser obtida através da ingestão, principalmente de carnes vermelhas e peixes em quantidades de aproximadamente 5 g/Kg destes alimentos"

Essa da creatina ser proteina é nova para mim...

2º Eu apenas transcrevi uma parte do artigo, por isso é normal que se refira a outras partes do artigo como o anabolizantes

Não deves comparar a Creatina com um esteroide anabolizante...

3º A creatina que se compra em pó, pastilhas,etc é produto de uma reacção química e tal como todas as reacções químicas existem subprodutos daí a creatina não ser pura.
Embora hoje em dia a pureza da creatina já seja "marketizada" de 99,99% de pureza é sinal que existem impurezas, certo? E essas impurezas são a diciandiamida (produto secundário) e a criatinina (derivado da creatina) que são prejudiciais à saúde (embora tb seja sintetizada pelo nosso organismo)

Agora instigam o medo através dos efeitos secundários...

4º Mas não necessariamente recorrendo à creatina. Acho que existem outro tipo de suplementos mais adequado ao ciclismo e menos agressivos para o organismo para o tipo de finalidade que se pretende. Tais como os aminoácidos simples e complexos em pó ou comprimidos, ou ampolas.
E além disso tudo começa com uma boa alimentação!!

Quem já praticou alta ou pratica alta competição a sério sabe que é dificil correu só com o ovo e bife ''a cavalo''...

5º Respondi-te no ponto 2 e ponto 4.
No entanto e para te mostrar que não tenho essa ideia errada dos suplementos, posso dizer-te que já tomei creatina quando andava a "puxar ferro" (antes consultei o meu médico e um médico desportivo), reconheço os efeitos (e perigos) e continuo a afirmar que para o btt não encontro utilidade para este suplemento. Aumento de força sim (mais energia disponivel) em exercicio anaerobio (não é o caso do btt), aumento do volume muscular (não pretendido no btt) e aumento de massa muscular (que pode não ser o objectivo do atleta) e consequente aumento do peso corporal (depois nem com tudo carbono na bike :wink: )

Preocupante é saber que a maioria do pessoal acha que umas proteinas em pó ou aminoacidos em comprimidos seja ''uma bomba do caraças''...


6º Não podia concordar mais contigo! Eu quando treino no ginásio se não tomo suplementos (aminoacidos e hidratos de carbono) perco massa (e garanto que não é gordura) mas atenção ao "overtraining" (mas isso já dá pra outro tópico :lol: )

Todos nós sabemos que a partir de um determinado nível de treino é impossivel repôr todos os nutrientes perdidos no mesmo com uma alimentação ''dita'' normal.


Eu apenas quis mostrar as dúvidas que ainda existem sobre o uso da creatina e que não acho o suplemento mais adequado à modalidade (e saiu isto tudo...xiii!!!!) :roll:

Um abraço (sorrey pela big seca :oops: )

Francisco
 
Top