[Crónica] A invasão do Potentado do Caramulo

lobo solitario

New Member
Alguém minimamente informado sabe, com toda a certeza, que os domínios do Caramulo são altamente vigiados por seitas potentes, de grande mobilidade no terreno e que lhe acedem vindos de qualquer lado. Esses “assaltantes” não dão qualquer margem de descanso a quem por lá se aventurar, pois esse alguém poderá ser surpreendido, ao virar de uma curva qualquer, por um imenso batalhão de ruidosos pedalantes. Apesar de tudo, reuni um pequeno destacamento no passado sábado e para lá nos dirigimos. A opção foi começar mesmo em frente ao Hotel do Caramulo onde, uma semana depois, espero descansar o esqueleto de uma travessata qualquer. O plano era simples, “descer” em direcção a Mortágua, engatando na maratona que por lá se desenrolou, beber umas coca-colas nalguma esplanada e voltar. O desenho do trajecto até este entroncar no da maratona tinha sido feito comme d’habitude: cartas do IGEOE, PC e cerveja.

Eram cerca das 9h30 e os meus dois soldados chegavam a horas à parada em frente do Hotel, embora um viesse desgrenhado e com ar sonolento. Iniciámos, então, a nossa passeata.

Poderei dividir o dia em duas metades: o divertimento da ida e o sofrimento da volta. Várias são as explicações possíveis para a segunda parte. Qualquer pessoa de bom-senso faz primeiro a subida e guarda a descida para o final. Basta ler qualquer relato para se constatar tal facto. Não é preciso ser-se muito inteligente... Por outro lado, quando se desenha uma descida, planeia-se, em geral, DESCER! Na realidade, a “descida” a Mortágua contabilizou 1100 metros de acumulado de subidas fazendo com que o total, ao final do dia, rondasse os 2300. Em termos abstractos, até nem era muito... mas, aliado ao calor que se sentiu, resultou num esforço épico.

Os caminhos iniciais foram desenhados de modo a encontrar algum divertimento em calçadas e trilhos rurais ainda no topo da serra. Confesso que me surpreendo sempre com o que nos deparamos como trilhos, tendo em conta que foram desenhados com base numa carta militar. Muito bom, mesmo muito bom.

img1991c.jpg


img1990r.jpg


Ao chegar ao limite da serra, após passarmos a famosa urbe de Malhapão de Cima e outras aldeias incrustadas nas escarpas do monte,

img1992t.jpg


fizemos uns desvios pouco sensatos que nos puseram no fundo de um cavado vale e nos obrigaram a uma subida anaeróbica num ambiente que se estava a tornar tórrido. Depois de recuperar a altitude, circulámos facilmente ao longo dos estradões das eólicas e tentei imaginar a paisagem num daqueles dias de Inverno que motivaram alguns tolos a visitar a serra coberta de neve. Quase que consegui ouvi-los aos gritos, tentando comunicar através da espessa névoa. Rapidamente voltei à realidade radiosa daquele dia solarengo. Descemos, então, em direcção ao trajecto da maratona, atingindo velocidades vertiginosas ao longo de um belo asfalto. Na altura ainda pensei, “se a descer vamos a mais de 70 Km/h, a subir...”. Tentei bloquear tão negros pensamentos.

Entramos, então, no reino do eucalipto, no território das minis e antro de porcos benfiquistas.

img1993kqx.jpg


Na altura em que fotografei este altar, numa associação desportiva (leia-se recreativa e fornecedora das ditas minis) em Vila Pouca de Mortágua, ainda pensei escrever umas brincadeiras mas, dado se tratar de um Forum pluralista e isento, irei reprimir essas tentações. Ficará apenas esta pergunta: é candidato? Irá entregar a tempo a sua candidatura? Pela cara, parece-me ter o espírito adequado às funções em causa: vivaço!

img1994.jpg


O trajecto da maratona revelou-se interessante, muito rolante e rápido, não fosse o convite irrecusável a um mergulho numa represa à beira do caminho.

img1997aau.jpg


Apesar dos sinais de “proibido nadar”, não eramos os únicos prevaricadores:

img1998sdo.jpg


Após confirmarmos que não levávamos licranços na lycra, rumámos a Mortágua onde encontrámos as desejadas bebidas frescas. Aí, analisando o trajecto no GPS, verificámos que se seguíssemos o outro braço da maratona, iríamos quase a direito para o nosso destino. Mais uma vez o trajecto se veio a revelar interessante, nomeadamente num ponto em que o caminho entra por um ribeiro adentro e por ele avança.

img2000r.jpg


De novo em Vila Pouca de Mortágua, numa paragem para reabastecer de água, ouve-se um tiro: o pneu Merdi Nic do Nuno tinha decidido ejacular o líquido anti-furo pelo asfalto. A cedência generosa de uma câmara de ar por parte do JAP fez com que o Nuno pudesse continuar o seu agradável passeio para, pouco depois, começar a sentir os primeiros sintomas da insolação. Começava aqui o calvário. A subida foi lenta, feita num calor sem tréguas que apenas chegaram já quase no topo onde a brisa soprava mais fresca. O dia avançava para um fim de tarde morno.

img2002z.jpg


Os reagrupamentos demoravam cada vez mais, dando-me tempo àquele tipo de actividades amorosas típicas dos bttistas: fotos da montada, tiradas de todos os ângulos. Nesta, a Titânia parece-me bem sexy, displicente, convidativa...

img2003s.jpg


A certa altura, a sintomatologia agravou-se e o Nuno mandou-nos seguir sem ele para buscarmos a carroça. Deixamo-lo espojado na brita da berma do estradão e seguimos estoicamente em frente.

img2004u.jpg


Lá chegámos ao Caramulo e fômos resgatar o nosso companheiro à famosa tasca de Malhapão. No regresso, o JAP conduziu o automóvel do Nuno e, não sei se por distração ou por pura maldade, não escolheu regressar pela A25 optando por uma looooonga e sinuoooooosa estrada até aos lados de S. do Vouga. Eu acho que terá ouvido o desespero do doente, que não conseguia vomitar apesar de uma imensa vontade, e proporcionou, nessa escolha de itinerário, amplas oportunidades de ele encher vários sacos com um líquido amarelo. Mas não se preocupe o leitor: ao que sei, o moço sobreviveu. Talvez volte a pedalar muito em breve.

Só mais uma palavra: potentíssimo.
 

root

New Member
Re: A invasão do Potentado do Caramulo

Mais um relato "potentíssimo" :clap: :clap: :clap: :clap:

Parabéns :yeah:

root
 

Vanderbike

New Member
Re: A invasão do Potentado do Caramulo

Apesar de tenro neste tipo de travessatas, passetas e outro tipo de empatas,
Lanço o alerta
No caso de receberem na vossa caixa de correio uma MP do remetente L-B , NÂO ABRIR.
Esta vem infectada com o virus FCP7SLB69, o qual provoca as maleitas descritas pelo autor do tópico.....

As melhoras para a vitima desta semana

Cumprimentos
Vanderbike

P.s A vacina já foi descoberta http://www.forumbtt.net/index.php/topic,10807.0.html
 

Myrage

New Member
Re: A invasão do Potentado do Caramulo

Nox, Nuno estou preocupado.... O Lobo deste que começou a beber Coca Cola nas passeatas ficou ligeiramente alterado. Até já fala em comida enquanto pedala. Estranho não ? será que inventou uma formula explosiva em laboratório ? verifiquem se há vestígios de Coca Cola pelos tubos de ensaio.
Ou com diz o outro "Se pedalares como bebes Coca Cola".

"comme d’habitude"

MY
 

nmsdossantos

New Member
Re: A invasão do Potentado do Caramulo

Pois é... mais uma excelente “passeata” na muito boa companhia do Major “Wolf” e do amigo JAP, que teve a grande amabilidade de conduzir o meu veículo até à porta do meu vale dos lençóis, isto depois de ter levado com uma intravenosa de um composto “anti-Gregório” qualquer.
Dados os acontecimentos inesperados que ocorreram, achei por bem que deveria fazer um alerta (para além de servir de desculpas esfarrapadas :mrgreen:): BEBAM MUITA, MUITA... ÁGUA!!! É que, embora não fosse “pêra doce” a dita passeata, também não era nada que o dito Major já não me tivesse levado a experimentar noutros fins-de-semana bem passados. Só que estava um calor dos diabos :twisted:!!! Tudo estava bem até pararmos para o nosso refastelado almoço na associação desportiva de Vila Pouca de Mortágua, decorridos uns 30 e tal quilómetros e um desnível até bastante simpático abaixo dos 1000 metros, portanto nada de matar... Fosse do almoço, mais propriamente das frescas bebidas, do maravilhoso banho na zona proibida da represa, do calor, do esforço ou de tudo aquilo junto, a mal disposição apoderou-se do meu frágil (?) sistema digestivo, e, até Mortágua, foi uma luta entre a minha “psico” e a vontade de chamar o “Gregório”. Como o “Gregório” teimava em aparecer lá fui andando, ou melhor pedalando... mas sem beber o líquido milagroso que está no centro da roda do alimentos. Não... não é a cerveja, nem um bom tinto maduro ou um verdinho bem fresquinho... é mesmo a água. O pior é que ainda tínhamos de ir de volta para o Caramulo. Face ao contratempo, e até voltarmos a Vila pouca, até que não correu muito mal, isto é, lá me fui aguentando, embora sem ingerir as quantidades devidas do dito líquido milagroso. Depois, íamos nós a arrancar de Vila Pouca, em pleno asfalto, ainda sem os pedais encaixados, lá se ouviu um rebentamento que mais parecia o que julgo ser um atentado bombista feito por algum activista. Talvez alguém que não goste de BTTistias? Não. Era mesmo o meu pneu traseiro Merdi Nic, segundo os meus companheiros de viagem, que tinha estoirado... E lá segui eu depois com uma câmara emprestada e um pneu aos altos e baixos e aos ziguezagues monte acima... Óptimo para quem estava tão “bem” disposto... :mrsock: O resto já podem imaginar... ainda fui até aos 80 km e mais ou menos 2100 metros de acumulado mas já nem de BTT nem de coisa alguma eu queria saber. Só queria que os salvadores da pátria me viessem buscar. Resultado: perda de pelo menos 5 kg de peso corporal numa dita “passeata”. Sim, pelo menos, porque esse foi o peso que perdi depois de me pesar já no dia seguinte depois de me encharcar em líquidos e já com alguma coisa no estômago...
Pois é... BEBAM MUITA ÁGUA.
NOTA: estes dados são confidenciais e requerem o pagamento de royalties no caso de serem usados em programas de emagrecimento ou dietas.

Cumprimentos

A vítima :oops:
 

Oscarfilipegmbh

New Member
Re: A invasão do Potentado do Caramulo

Boas

Mais uma grande aventura sim Senhor e o esquadrão do Vale do Ave a espera de ser chamado ao combate pelo nosso major .

E se nesse combate tiver missões aquáticas para se nadar ainda melhor pode ser que façamos o desembarque da Normandia em BTT :mrgreen:

Um abraço
 

Nox

New Member
Re: A invasão do Potentado do Caramulo

Myrage said:
Nox, Nuno estou preocupado.... O Lobo deste que começou a beber Coca Cola nas passeatas ficou ligeiramente alterado. Até já fala em comida enquanto pedala. Estranho não ? será que inventou uma formula explosiva em laboratório ? verifiquem se há vestígios de Coca Cola pelos tubos de ensaio.
Ou com diz o outro "Se pedalares como bebes Coca Cola".

Tens razão Myrage, o Lobo está diferente porque virou a casaca e está "agarrado" à água suja do capitalismo, entre outras mordomias burguêsas, como hotéis ***** e SUVs. Longe vão os tempos do classe média/baixa Nissan Sunny onde crescia musgo e habitavam pequenos animais.

Assim de repente, a única expressão, não grosseira, que me ocorre para descrever a temperatura sob a qual decorreu o nosso raid ao Caramulo é "AL FORNO", como que para cozinhar pizzas, neste caso de mioleira. Fiquei contente por chegar ao fim, bastante empenado mas, apenas um pouco azuratado do estômago, isto apesar da quantidade camelar de água que bebi. O corpinho aguenta que se farta ... De quarta a sábado haverá mais!

NOX
OXO
 

cagaréu

New Member
Re: A invasão do Potentado do Caramulo

vieram até estes lados e não avisaram :-K ao menos comeram uma chanfana no tasco de Malhapão? :lol:
 

Leonix

New Member
Re: A invasão do Potentado do Caramulo

Parabéns pelo passeio e crónica!
A zona é realmente fantástica!

P.S. Nos dias de calor ainda mais importante levar bebidas isotónicas
 

jmoniz

New Member
Re: A invasão do Potentado do Caramulo

Isso faz-me lembrar uma certa informação sobre a toca do dito em Turiz, em que supostamente teria à porta um afamado Nissan "quase" novo.

eh eh eh

JM

Nox said:
Tens razão Myrage, o Lobo está diferente porque virou a casaca e está "agarrado" à água suja do capitalismo, entre outras mordomias burguêsas, como hotéis ***** e SUVs. Longe vão os tempos do classe média/baixa Nissan Sunny onde crescia musgo e habitavam pequenos animais.

NOX
OXO
 
Top