[Crónica] 100 MAOS BTT KLUB - Venda Pinheiro/Malveira

jbileu

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

[18 NOVEMBRO] À descoberta do "LOBO" (Viagem muito atribulada...)

http://100maosbttklub.blogspot.com/2007/11/relatrio-18-novembro-2007.html

bttnewgt030rz8.jpg


bttnewgt031hm7.jpg


bttnewgt033pa6.jpg


bttnewgt034wl7.jpg


bttnewgt037nj5.jpg


bttnewgt038bf2.jpg


bttnewgt042ov4.jpg


bttnewgt044qg4.jpg


bttnewgt046si6.jpg


bttnewgt049kk6.jpg


bttnewgt050om1.jpg
 

jbileu

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

20 JANEIRO 2008

Nove horas em ponto e já se aqueciam os motores para mais um 'petit' percurso de pouco mais de 30 kms...!!! Mais uma etapa na preparação para... sabe-se lá o quê? :)

Hoje tínhamos mais um companheiro novo... O GUR quis vir conhecer estas paragens e estes companheiros... Bem vindo...!!!

Depois de algumas considerações sobre o percurso a fazer decidimos ir directos ao "CRLI" (as saudades já eram muitas...) pelo caminho mais curto para fazermos posteriormente a ligação à Malveira e seguirmos em direcção à revisitação de alguns percursos.

Rapidamente nos fizemos à estrada com o objectivo de entrar na terra... para isso tivemos de vencer os sempre, bem vindos 3 kms e uns trocos de alcatrão para aquecermos o músculo mais desprevenido. Este pequeno trajecto leva-nos até ao "Estradão do Estaleiro" de, sempre, boa memória... com o tal pico de aderência sempre necessário... no "Up Tunel" (desta vez tive de subir a pé... mais à frente haveria a compensação...). Passada a AE evitámos a subida para a "Avalanche" e fomos direitos aos "Moinhos da Malveira" para fazermos o imprescindível single que nos leva até ao fundo e ao 'portão fantasma' que espante-se...!!! ESTAVA ABERTO...!!! VOILÁ...!!!.

Este é um single muito agradável... Muito húmido e rápido mas praticável, e desta vez na companhia de uns simpáticos bovinos... que nos fizeram quebrar um pouco a descida (logo ao início) por causa da vedação volante que tivemos de passar - pedimos desde já desculpa ao dono daqueles terrenos mas garantimos que a única coisa que por ali deixámos foram rastos de pneu. Obrigado...!!!

Chegados lá abaixo havia que voltar a passar a AE no "Tunel 2" e fazer aquela pequena parede de poucos metros... até voltarmos a entrar no "Troço da Abrunheira". Neste local o pensamento comum quando atravessamos o túnel é... e passo a citar...!!! "Rais parta a parede, lá vamos ter de desmontar...!!!" Então com lama nem sequer se tenta...!!! Puro engano!!! AH AH AH!!! O belo do solinho tornou a lama barrenta num pó muito aderente (tipo powder nas pistas de ski depois de um belo e controlado nevão - Adiante adiante!!! que esta conversa está-me a deixar com umas saudades... ai o formigueiro... até arrepia!!!) ...Bom, mas motivado pela positiva atitude do Pedro... lá fui seguindo encostadinho à sua roda e Zás... sem quase darmos por isso lá fomos pedalada após pedalada até ao fim... FINALMENTE!!!

A plena felicidade instalou-se ali por segundos... parecia que tínhamos escalado o Evereste... E naquele momento... aquilo era mesmo o nosso Evereste...!!! (e sem oxigénio...!!!)

Ridículo, dirão alguns...! Talvez, direi eu...! Mas o importante é que vencemos algo que nunca tinhamos conseguido... sabe-se lá porquê...!!! e isso vale bem o esforço daquelas pedaladas...!!! E o aditivo que motivou tão grande alegria é que foi feito em conjunto, em equipa... e isso é o grande sal desta actividade... digo eu...!!!

Bom... depois daquele momento... seguimos em direcção à sempre agradável e rápida "Rampa da Quinta". Com o terreno como estava neste local (o tal powder) foi uma bela descida... muito rápida e controlada, até encontrarmos a ligação (à esquerda) que nos levaria até ao "CRLI" pela descida mais técnica e complicada que conhecemos por estas paragens.

Começa rolante e quando passamos a primeira 'represa' as complicações redobram... Contrariamente ao que se disse anteriormente, por este lados o sol não entra... e o powder que deveria tornar esta descida em algo muito gratificante é agora um lamaçal cheio de sulcos e com vários graus de inclinação... Impraticável...!!!

Até nem começou muito mal... mas a atitude menos positiva... (leia-se receio e medo...) juntamente com uma aderência tipo gelo nas pistas, rápidamente me levou ao chão uma primeira vez... Depois de alguma dificuldade em me recolocar numa posição mais digna... rápidamente voltei a tocar o chão... Bolas...!!! Hoje... nem a pé lá vamos...!!! Mais abaixo... num local mais plano lá fizemos mais uns metros em cima da burrita... mas logo outra miserável escorregadela... me leva ao chão... Esta podia ter sido violenta, mas felizmente tudo correu bem...!!! Por aqui e por ali lá íamos pondo o pé onde pensávamos não cair...!!!

Enfim... complicada esta parte...!!! E deve demorar umas largas semanas a secar... isto se não voltar a pingar...!!!

Finalmente lá em baixo iríamos seguir até ao "CRLI"... Depois de passarmos o ribeiro, uma subidazita para re-aquecer os motores e uma pequena paragem para encher o tanque de combustível...!!! antes de seguirmos até ao Picão e descermos novamente de volta à N8 por troços conhecidos e muito agradáveis...!!!

Depois dos tais 100mts de alcatrão voltamos à direita para entrar mais à frente nos trilhos com uma subida que assusta de ver mas até se faz bem... (tem dias...!!!). Lá em cima e para fugir ao campo de batalha dos eucaliptos vamos pelo trilho das esquerda para o Bitureiro. Uma variante que termina muito bem com uma boa descida (com pedra escorregadia e algumas curvas mais apertadas - por isso algum cuidado é necessário).

Agora chegámos ao ponto de retorno... A partir daqui é só velocidade negativa... é o regresso a casa... Um estradão muito rápido... mesmo muito rápido... em terra plana e molhada tipo areia da praia. Mas perigoso, temos curvas sem visibilidade e não somos os únicos utilizadores disto e é bem possível cruzarmo-nos com pessoas ou outros veículos... o que não aconteceu... mas podia ter acontecido...!!!! Por isso cuidado... Andar mas muito controlo...!!!

Desta vez, chegados à encruzilhada, fomos pela direita e não pela esquerda. Fugir à subida das antenas... mas subir (faseadamente) por um caminho muito mais interessante. E conhecendo os dois, este é claramente mais agradável. Rapidamente fiz valer os meus argumentos... aliás... nem foi necessário...!!!

O que foi dito atrás, em relação a não sermos os únicos utilizadores dos caminhos é também verdade para os outros... Designadamente os dos veículos motorizados (2 e 4 rodas) ... com pinta de Rossi's que têm a mania que aquilo é tudo deles... FAZER CURVAS FECHADAS E EM LOMBA ÁQUELA VELOCIDADE NÃO...!!! É ANIMALESCO...!!! NÃO RESPEITAM NINGUÉM...!!! E era um passeio organizado... Grande organização...!!! A única vantagem é que fazem barulho... mas às vezes não dá tempo nem de nos mandarmos para a valeta... Quase foi o caso...!!! Só dá vontade... sei lá do quê...!!!

Adiante...!!! Feito o resto do percurso... depois mais umas represas de lama e de outras tantas subidas mais agressivas lá chegámos à estrada... Desta vez... em vez de seguirmos até à nacional 8 seguimos pelo Jerumelo para fazermos um dos primeiros 'downhills' que descobrimos por estas bandas e há muito que não fazíamos... Alguns kms de alcatrão e a "Subida da Torre" levam-nos ao inicio desse percurso... 1,5 kms de pura adredalina revivido até ao limite... e que limite... diversas vezes vi a minha roda da frente de lado a resvalar naquela... ora lama, ora pedra molhada... muito perigoso... E uma queda neste terreno deve deixar as suas marcas...!!!

Mais uma vez a organização daquele passeio de velocípedes só se deu a conhecer no final da descida quando... dois, mais ou menos atabalhoados, membros da suposta organização ali estão... apenas porque se atravessa a estrada (N8) e ali... já eles têm medo...não é???!!! Porque se vem um camião... eles ficam lá debaixo... não é pessoal...!!!???

Já na N8... um desafio...!!! E que tal se não subíssemos até à rotunda e fossemos pela Quinta e até à Malveira pela Abrinheira... Epá.. já é tarde... e tal...!!! e o GUR tinha de ir para casa...!!!

Bom... para evitar esta subida eu quase que faço tudo... e o GUR não se importou de seguir para casa pelo caminho mais curto...!!! Lá nos convencemos e zás... em direcção à Quinta e subir tudo o que já tinhamos descido...

No ponto de ligação com o trilho do LOBO... (que não iríamos repetir, lol!!!) mais um encontro imediato... Estes não eram do passeio... aliás até iam crianças a acompanhar os papás...

FÓNIX!!! Um gajo vem do lado direito... a subir...!!! aqueles gajos vêm a descer... à bruta e ainda por cima querem atravessar o trilho para virarem para a esquerda deles...!!! Pararam vocês...? Assim eles pararam também...!!! E não fosse um deles não ter conseguído dar a curva... ali tínhamos ficado nós... feitos parvos... a olhar... os meninos a passar!!!

Mas agora chegara a minha vez de ser mauzinho... com eles ali parados atirei-me para o meio deles e agora passo eu...!!! Temos pena...!!! Adeus e um queijo...!!!

E lá fomos à nossa vida... até lá acima...!!! Ali chegados... seguimos para a Abrunheira por uns troços já feitos aquando da Fexpomalveira... mas em sentido inverso...

Uma grande rampa muito rápida... mesmo muito rápida (de 40 para cima) que termina numa pequena variante inclinada, escorregadia e algo técnica até acabar na estrada de alcatrão. Atravessada a mesma seguimos à esquerda por um estradão e mais acima (200 mts) novamente à esquerda por um trilho (muito melhor de se fazer a descer) mas que tivemos de vencer a subir... Muita pedra, muita água, e alguns metros com ela às costas depois... lá chegámos ao alto. Estávamos no Pousal... Dai até à Malveira é sempre a subir... pela Nacional (que o tempo já não era muito...).

Ainda tivemos tempo para uma pequena humilhação... (nem se devia contar... mas a malta é muito honesta por estes lados... e contra factos...!!! :) ) um rapazito, vá lá... meia idade... pronto...velhote e a sua bicicleta.... com o seu sapatito de cabedal e a jaqueta aprumada, já para não falar na alface que levava às costas... a deixar estes dois """"atletistas""" para trás.... Ganda maluco... (Bom, mas ele não tinha, pensamos nós... :) os quase durinhos 30 que as nossas pernitas já contavam...)

Lá quase em cima já o tínhamos apanhado (grande recuperação lol!!!) mas ele, "esperto como um alho", quando nos viu pertinho... fez-se desentendido e como se tivesse chegado ao seu destino, abandona a estrada e pronto... lá ganhou a corrida...!!! Assim vale a pena...!!! Chegar áquela bonita idade com aquela genica... Também quero...!!!

E pronto... resta-nos a lavagem das burritas ali na Malveira e mais 2k's até ao ponto de chegada... um banhito e um belo peixinho... e tá feito o dia...

Maravilha... Para a semana há mais...!!!
 

PMac

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

Boa tarde,

Lindo relato Zé,

Recordei o passeio nas tuas palavras como se hoje o tivesse feito.
Vai ser lindo é ler estes relatos daqui a uns anitos...

Amanhã mais do mesmo, vamos ver se reunimos o nosso "gang" com o "gang" do vizinho Miguel, para um passeio com mais pessoal...

Parece que é amanhã que irei estrear a minha "burra" nova.

Qual de vocês aguentava ter uma "burra" novinha em folha há mês e meio e ainda nem sequer ter dado uma volta nela sequer... Só hoje lhe vou montar os pedais... :cadeirada:

É mesmo uma cena sado-maso...


Até amanhã camaradas...do pedal!!!

PMac
 

jbileu

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

27 JANEIRO 2008


FOTOS http://100maosbttklub.blogspot.com/2008/01/rescaldo-sada-27-janeiro.html

0840 Encontram-se na garagem três dos participantes deste, cada vez maior, :) pelotão de btttistas...
0845 O Pedro mostra em primeira mão a sua nova pérola (Finalmente... Como é possivel manter esta bichinha parada mais de um mês - é preciso coragem...)
0846 O Miguel apresenta-se ao serviço... Más notícias... o raio do pneu não está a colaborar... tá zangado e deixou o ar sair à frente...
0900 No local combinado, o de sempre, já desesperavam por notícias os restantes participantes... Ainda para mais com os regressados Álvaro (Grande regresso... e que forma para quem não anda há dois meses e upas...), Marco... (no comments...!!!), o recentemente formado Nuno (GUR para o amigos), e o Zé (mais um...!!! que imaginação...!!!) que se lembrou, e bem, de se juntar à malta...

Desculpas aceites... e após alguns minutos de contemplação do novo "CANHÃO" do Pedro... Lá seguimos para o que mais interessa... os trilhos!!!

Depois de acessa discussão... :) acerca do trajecto a tomar... lá seguimos em direcção a um sector antigo..., o primeiro que por aqui descobrimos, e que há muito não fazíamos. Atravessado o NINHO DO MOCHO e o seu sempre agradável "Vesúvio" lá fomos em direcção ao "Kamikaze" do SERRALHEIRO. Antes, ainda um momento de trekking obrigatório... com elas às costas (lá chegará o dia em que não será necessário... arrear...!!! Já foi mais um bocadinho...!!!).

Ainda houve tempo para outra estreia... O Pedro trazia a camcorder e então lá lhe demos um pouco de uso...!!!

Passámos pelo, sempre obrigatório, carrocel da "minha" quinta para imaginar, mais uma vez, as obras... que por ali faria... E curtindo que nem uns malucos passámos à fase de ligação entre os dois sectores... São alguns k's menos interessantes e de algum desgaste... mas necessários...!!!

Chegados à rotunda da Malveira... seguimos pelo percurso habitual via MATA DO ABADE para o Single dos MOINHOS STA MARIA, passando, claro está... pelo "Up Tunel" que foi vencido por, ...quase, toda a gente...!!! :) No alto... mesmo antes de embarcármos no single... uma paragem para agrupar o povo... e dar umas experimentadelas nos "ferrari's" presentes...!!! (Aquilo parecem uns sofás... spectáculuuuu!!!!)

Follow the leader... leader, leader para um encontro imediato com as vaquinhas que quase já fazem parte da malta... salvo seja...!!! Vaquinha o caraças... aquilo era mas é um ganda boi... e em pontas... Se um dia o quadrúpede pensa, assim por acaso, vou-me levantar...!!! quero ver como é... há-de ser lindo......!!! Felizmente por ali ficou, deitadito... pensando na sua pacata e feliz existência... (ou não...!!! ele lá saberá...!!!!).

Lá em baixo... no Portão... do sr. X (que o vai mantendo aberto... felizmente) lá houve um sujeito meio desajeitado... quase parado..., ok... parado...!!! que se lembrou de se mandar para o chão... só para ver como estava o terreno... Claro que o resto do pessoal pensou que ele tinha tombado... nada mais errado... Enfim... um gajo mete-se com amadores...é o que dá!!! Adiante... :)

Neste ponto, o Zé (o outro, o novo) teve de se retirar por afazeres domésticos de muito maior importância... como seja um ganda churrasco para a familia... Para a semana contamos contigo outra vez...

Seguimos rápidamente para o "Tunel 02"... pensando... Será..??? Será que vamos repetir a façanha...??? Força Pedro... força...!!! agora sim "follow the leader". Lá seguiu a Canyon... e lá fui eu atrás dela (só para não a perder de vista...) e lá chegámos acima outra vez... afinal não tinha sido sorte de principiante...!!! Está a tornar-se hábito... Até ver... :)

E lá foi o grupo, compacto... para o Lobo pela "Rampa da Quinta". Mais um bom momento para dar largas às capacidades audiovisuais com mais uma filmagem num ponto estratégico. O Pedro seguiu na frente para se posicionar convenientemente para a sua mais recente realização cinéfila...!!! Nós logo atrás com o nosso melhor ar... para aparecermos no aparelho... Esperemos que os resultados tenham sido do agrado... do realizador...!!!

No acesso para a "Descida do Rio", uma pequena paragem para recuperar o "pessoal perdido" e dar espaço ao grupo do "cabeleireiro" do GUR AHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!! (Ganda tirada... no worries man... whatever you like!!! AHAHAHAHAHAHAHAH!!!)

Seguindo para a rampa na expectativa que a lama já tivesse dado lugar a um certo e determinado "powder" que permitisse uma boa descida... o que se veio a verificar...!!! Entre nós os seis, mais o pessoal do outro grupo, de repente, éramos uns 12 ou 13 por ali abaixo... Bonito...de se ver!!! Parecia uma montanha russa... num emaranhado muito activo de raios, correntes e seus derivados...

Lá em baixo... depois de algumas apalpadelas para verificar a resistência do terreno por parte de alguns mais incautos participantes, atravessamos o ribeiro e seguimos direitinhos à subida do CRLI. Antes do CRLI, onde pararíamos para uma foto de conjunto, separamo-nos do grupo do "cabeleireiro" que seguiu para a N8.

Depois do descanso do guerreiro, seguimos em direcção à linda e maravilhosa casa ocre para mais um trilho no mato profundo até chegarmos a N8. No intermeio ainda tempo para mais um espectáculo de alguma insconsciência por parte daqueles quadrúpedes (sem aspas) de quatro rodas motrizes que ainda de coeiros proliferam por estas paragens. Enfim... um dia isto ainda corre mal...!!! Adiante...

Chegados à N8, mais uma vez, a horas já pouco recomendáveis, motivado pelos atrasos iniciais... metade do pessoal teve se seguir para a Venda... não efectuando uma parte interessante do percurso. Para mal dos pecados, designadamente, do Álvaro... que há muito a quer fazer mas mais uma vez não efectuou esta variante. Se calhar até foi melhor assim... porque este sector é de alguma violência, especialmente para quem há já tanto tempo não andava. Mas da próxima não escapam...!!! Sr. Marco incluído... :)

Assim lá seguimos (Zé, Pedro e o Miguel) para o último sector desta volta. A primeira subida (leia-se parede) faz-se bem... se acariciando a menina aos poucos e poucos... é inclinada mas curta (como eu gosto) mas assusta só de ver... Mas é compensada pela descida até à "casota do cão bravo..." A tal descida de pedra molhada e algo perigosa que nos leva ao estradão rápido do bom piso e curvas fechadas... seguindo-se no final à direita, para voltar a subir para o Jerumelo.

Lá em cima decidimos ir fazer a tal parede que tanto nos assustava... para retornarmos à Malveira. Subir, subir e mais subir... devagar, devagarinho e paradinho... é o lema desta subida puxadota... especialmente depois dos k's que já tinhamos feito... mas lá se fez... e ainda bem que se fez pois deu-nos mais ideias de percursos... designadamente aproveitando este troço para o fazer a descer... Muito mais melhor bom...!!!

No alto... ligamos este troço com o que vem do Jerumelo e que tinhamos feito a semana passada... É a descer até à N8 no sector mais perigoso desta descida, onde há muita pedra e os braços são levados ao limite...

É claro que eu sofro deste mal porque a minha burrita não tem um suspensão de jeito...!!! Já os meus parceiros rápidamente se destacaram... com aqueles dois tractores devoradoes de baixos e altos relevos... Até o sr. Pmac... que sempre subiu muito melhor do que descia... agora com a sua pequena bichaninha chama um figo a tudo o que desce... Assim não...!!! Assim não...!!!

Bom... a partir daqui nada mais há a contar... pelo menos nada de novo... Lá tivemos de rapar a "emocionante" e sempre deplorável subida até à rotunda da Malveira... para irmos lavar as máquinas... e também as vistas... Assim sim...!!! Assim sim...!!! Assim vale a pena...!!!

Para a semana há mais... Talvez sábado... porque dará mais jeito...!!! Vamos ver...!!!

PERCURSO: Venda Pinheiro - CRLI - Venda do Pinheiro
SAÍDA: 0915 hrs
CHEGADA: 1320 hrs
RIDETIME: 0251 hrs
MÉDIA:12 km/h
MÁX: 44,7 km/h
TIPOLOGIA: Alcatrão; Terra; Lama; Pedra
DISTÂNCIA: 33,4 km
TEMPO: Sol
 

jbileu

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

imagem001111dr1.jpg


imagem002111dz4.jpg


imagem004111zr2.jpg


imagem005111fe7.jpg


imagem008111dt9.jpg


imagem012111gs0.jpg


imagem013111ij2.jpg


imagem018111ck9.jpg


imagem022111bm0.jpg


MAIS FOTOS EM http://100maosbttklub.blogspot.com/2008/02/rescaldo-sada-02-fevereiro.html


Às 0900 "sharp" lá estavam os três estarolas para mais uma volta... desta vez num sábado muito acolhedor... comparativamente ao domingo que lhe seguiria. Premonitória esta mudança...!!!

Fizemo-nos à estrada com o percurso definido... essencialmente pela 'necessidade' do Álvaro fazer o tal último sector da volta normal, chamemos-lhe assim. Porém, até lá, muito haveria de se passar. Como tinha antecipado... não seria só essa última parte que seria uma novidade. Aliás, esta volta resultou num excelente percurso... variado e algo exigente... Só foi pena alguns pequenos pormenores de menor aderência motivado pelas chuvadas da semana... Paciência...!!!

Seguimos directos ao “Estradão do Estaleiro”... aquecendo a musculatura no alcatrão que liga a Venda à Malveira e sem passar pela casa da partida, i.e., sem fazermos o normal primeiro sector do Ninho do Mocho e do Serralheiro. Assim pouparíamos em tempo e em força que seriam necessárias lá mais para o final.

Passamos os inevitáveis "Up Tunel", "Avalanche", o single que nos leva ao Portão do sr. X (baptizado de "X Gate") e por fim o "Tunel 02" que desta vez venceu... Seguramente porque lá faltava o mentor e líder Mr. Pedro e o seu mais recente "Canhão" a servir de lebre... e a puxar o pessoal até lá acima... "...volta amigo que tás aperdoado...!!!" :)

Começam a aparecer os primeiros sinais de mau piso com algumas escorregadelas... mas, por enquanto, nada de incontrolável...!!! Por enquanto...!!!

Lá em cima... virámos à direita e fomos para o lado da Abrunheira via VALE DA JUNQUEIRA fazer aquele estradão muito rápido em descida larga que termina numa picada até à estrada (variante da Malveira para a Carapinheira)

Nota: muito gosta esta gente de terminar os nomes das terras em ...eira...!!!

Depois de alguma adrenalina gasta... é preciso voltar a repor os níveis de racionalidade no sitio... e nada melhor que um quilometrozito a bom subir até recuperar a cota perdida... Estamos na Abrunheira... e vamos retomar o caminho do "Lobo" seguindo pelo "Trilho da Tapada" sempre paralelos ao muro desta. A meio uma árvore derrubada (mais uma...) corta-nos o caminho. É pena...!!! Mas a natureza é a mãe de todas as forças e quanto a isso ... batatas...!!! Lá tivemos de saltar por cima da herbácea para seguirmos caminho.

Entramos no percurso habitual, fazemos a sempre estimulante, se a descer…, "Rampa da Quinta" e antes de seguirmos para o lobo vamos até ao fundo da MATA DO ABADE fazendo o bonito troço do "Morro do Abade" para voltarmos a subir o monte e seguirmos para o CRLI.

O troço começa meio seco. Mas algo me diz que não é por muito tempo... Bem dito bem feito... Poucos metros abaixo dou por mim no meio do desastre...

À frente, Álvaro, artista das corridas, salta da bicicleta e dispara por ali abaixo num misto de arte circense e desespero equilibrista... desaparece do meu campo de visão após uma curva mais apertada... (mas a bicicleta, estarrecida, por ali ficou sem jockey que lhe valesse...) Atrás uma cabecita lá aparece do meio das moitas molhadas e enlameadas... era o Paulo, destemido trepador, que tinha ido fazer um prospecção qualitativa ao terreno (leia-se lama) por onde tínhamos passado... Perante este cenário nada mais me restava senão parar e tentar não fazer parte daquele espectáculo deprimente... e a muito custo... e com a burrita à mão... lá me consegui equilibrar naquele lamaçal impraticável... Era o óbvio depois de uma semana de alguma chuva… É pena… a semana passada tínhamos dado por aqui um excelente espectáculo de btt… Desta vez… é levá-la à mão nos pontos de maior interesse… mas pronto, melhores dias virão…!!!

Lá em baixo seguimos até ao CRLI, onde, pela primeira vez não parámos, porque o sr. Paulo… que anda numa média de 60/70 k’s cada vez que se monta na burrita… disparou por ali acima e só lhe voltámos a ver a cor bem lá em cima… Assim fizemos todo este sector até à N8, onde fizemos a primeira paragem para reabastecimento… Estávamos com uma boa média. Bom ritmo e sem grandes quebras… Boa jornada.

Depois de reabastecidos… e reavaliadas as capacidades físicas da malta, seguimos para a parte final do percurso… para gáudio do Álvaro que finalmente iria conhecer estas paragens.

A primeira subida já se tornou um must… aquela perspectiva cá de baixo do BITUREIRO é um tanto assustadora, mas com carinho… Desta vez fizemos uma incursão ainda maior por aquela mata e subindo mais um pouco por ali descobrimos mais caminhos interessantes. A explorar futuramente…!!!

Claro que tudo o que sobe… felizmente desce…!!! Daí que fizéssemos novo picanço até retomarmos o caminho normal e chegarmos a Vila Franca do Rosário. Dai contornando a SERRA DA ESCUSA seguimos pela lama até à estrada que nos levaria ao JERUMELO. Esta subida deu cabo das ‘canetas’ do Álvaro… que ainda está em recuperação… No Jerumelo parámos para outro reabastecimento… no Café Central… Houvesse por ali uma ementa mais elaborada e ainda lá estaríamos a encher a mula... :):):)

A partir daqui foi descobrir o caminho de ligação ao trilho do alto do monte do Jerumelo… (para evitar a “Subida da Torre” que em nada melhora este itinerário). Assim e depois da preciosa ajuda de uma simpática senhora lá enfrentámos uma subida que parecia bem mais violenta do que se veio a verificar. Chegámos ao alto e fizemos a ligação monte abaixo… pelo trilho antigo… até à encruzilhada… Desta vez viemos pela direita e fizemos a “Parede” mas no sentido descendente… Muito melhor…!!! Mas com muito cuidado porque as águas deixaram marcas. Assim evitámos as pedras e os sulcos da parte final do troço e ganhámos em adrenalina e envolvente.

Cá em baixo uma curva apertadinha à esquerda ia-me levando para a horta do senhor Y… felizmente as pastilhas ainda funcionaram…

Agora é subir pela N8 até à Malveira e depois da lavagem das máquinas seguir até à Venda para o merecido repasto…

Foi uma voltinha bastante produtiva e que vamos repetir… Seguramente

PERCURSO: Venda Pinheiro - CRLI - Venda do Pinheiro
SAÍDA: 0905 hrs
CHEGADA: 1330 hrs
RIDETIME: 0316 hrs
MÉDIA: 11,5 km/h
MÁX: 50,6 km/h
TIPOLOGIA: Alcatrão; Terra; Lama
DISTÂNCIA: 36,15 km
TEMPO: Encoberto
 

jbileu

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

Depois do sucedido...!!! :( E após termos percebido o que se passara...!!! :mrsock: Decidimos ir em busca de novos pontos de registo...!!! Aproveitando esta "saída precária" :roll: para fazermos um reconhecimento de novos spots para o lado de Sto. Estevão das Galés. Seria uma jornada mais virada ao audiovisual que propriamente ao “tecnicofísico…”

Como tal, a volta não foi atléticamente significativa... muito pelo contrário, porém... em termos de registo podemos classificá-la de muito produtiva com a descoberta de novos e grandes spots... novas tipologias de percurso (designadamente estradões rolantes) que nos vai permitir desenhar um cada vez maior, melhor e mais variado mapa de saídas a efectuar por esta região.

Eram 0930 quando nos fizemos definitivamente à estrada... Seguindo até ao "Forno II" (passe a publicidade) onde seguimos à direita - subindo e subindo até ao alto... até à Asseiceira Pequena!!! - este não é o início ideal pois a musculatura ainda não está suficientemente quente para subirmos daquela maneira... mas o que tem de ser tem muita força...!!! E lá chegámos...!!!

Lá em cima, passada a simpática aldeola, entramos nos trilhos começando por subir um pequeno caminho que nos leva até ao primeiro estradão mais largo… e com uma primeira vista sobre as elevações de Montemuro e Cabeço de Montachique bem como a Lousa lá no fundo. Com um céu nublado magnifico… e carga dramática a puxar as melhores habilidades fotográficas… paramos um pouco para o primeiro plano geral destas belas paragens.

Voltando à estrada… numa primeira encruzilhada seguimos para a direito para o lado do Rogel via “Caminho do Cotovio” (um caminho muito bonito a fazer lembrar as paisagens sintrenses…!!!).

Chegados a nova encruzilhada… o caminho levar-nos-ia no seguimento mais ou menos óbvio (à esquerda) porém resolvemos seguir o instinto e, em boa hora, decidimos tornar à direita e explorar novos horizontes… (dar “…novos mundos ao mundo…” como alguém uma vez disse…). Depois de voltarmos a uma zona habitacional e após algumas incursões sem resultado por caminhos sem saída e repletos de trocos, tronquinhos e troncões… (onde é que eu já vi isto…!!!) eis que encontramos a ligação ao caminho que tínhamos vislumbrado lá do alto… Um estradão que entra no mato profundo com destino ao “Alto das 3 Cabeças” (mal sabíamos o que nos esperava…)

Cerca de 1 km a rolar com algum ritmo chegamos ao primeiro ponto de reportagem mais técnica… Uma panorâmica dinâmica com modelito e tudo… (tem jeito o rapaz…!!!)

Pinhal adentro… mais 200 mts e seguimos à direita para um interior ainda mais profundo… Um pouco mais adiante deparamo-nos (do lado direito) com um spot irresistivelmente técnico… O chamamento foi grande, os planos estava definidos e, como não estávamos numa de fazer muitos kms… Por ali ficámos algum tempo… Tira câmara, põe câmara, sobe trilho, desce trilho… Foram alguns momentos da mais alta tecnologia ao serviço do btt… Assim os resultados o comprovem… (Para já o que se pode mostrar são fotos… os vídeos virão mais tarde…)

Guardado o equipamento seguimos por mais 400 mts qdo vimos um trilho que nos levaria até ao alto daquele morro… aquele mesmo ali ao lado… Vamos…!!!?? Não vamos…!!!??? Lá fomos…!!! E só vos digo uma coisa… Há-de quem aqui estiver e não faça esta picada de 200 mts…!!!

Lá em cima uma visão não menos que… “OLÍMPICA”. O must dos must(es)… Soberbo, Magistral… verdadeiramente uma “Visão dos Deuses”… Magnífico… 360º graus da mais pura beleza…!!!

Registem…: Serra do Socorro num primeiro plano com a Malveira a Venda do Pinheiro e outras localidades a seus pés, o vislumbre da Serra d’Aire e Candeeiros lá ao fundo meio escondida por entre duas ou três elevações mais próximas, Cabeço Montachique, Vale de Loures e Mar da Palha - o Tejo no seu melhor, a Arrábida (menina dos meus olhos), Sintra e a sua Pena, a Ericeira e o Altântico imenso num horizonte nada longínquo…!!! Simplesmente Fabuloso…!!! Se a isto juntarmos o tal céu nublado com a tal carga dramática intensa…!!! É de ficar de olho húmido… e mente presa!!! A NÃO PERDER…!!!

Depois destes momentos bem passados e arrepiando caminho, seguimos ganhando ainda uma boa descida… Porque depois de termos subido…!!! Para qualquer dos lados que sigamos temos os níveis de adrenalina a atingirem níveis bem condizentes com a nossa actividade…!!!

Nós seguimos para oeste e seguimos bem porque para além da primeira picada ainda tivemos direito a mais 1k e tal de uma boa descida em estradão com algumas curvas apertadinhas… sempre boas para algum espírito mais radical. Só precisamos ter algum cuidado pois há alguns pontos com areia a mais…

Agora seguem-se c. de 2k’s de alcatrão subindo e circundando o parque eólico (tempo para algumas paragens fotográficas… - para o que nos havia de ter dado hoje…) Esta ligação dá-nos seguimento para os lados de Negrais através de um estradão rápido e muito rolante. (Aqui havemos de fazer, um dia, a ligação com a melhor parte do percurso, já registado, da Fexpomalveira…).

Perto do final deste estradão e em vez de seguirmos para o povoado invertemos a marcha e viramos à esquerda, para norte, e iniciamos o retorno à Venda. Mais uns metros (c. 650) de estradão largo e junto a umas casas viramos novamente à esquerda para entrarmos num percurso descendente (bastante descendente) mais estreito tipo estrada romana (mas de pedra muito pouco compacta – calhau solto mesmo…) STOP…!!! Avaria… pneu estoirado… substitui… STOP…!!! Válvula partida… STOP…!!! Volta a substituir… STOP…!!!

Depois de uma pequena troca de palavras com um pastor que por ali encaminhava as suas tímidas ovelhitas…!!! Lá seguimos caminho por mais uns bons metros de boa descida, primeiro em trilho (com passagem por um troço fechado) e depois em bom alcatrão em direcção ao Rogel. Aqui resta-nos subir (finalmente uma que dá luta… mas não muito que é em alcatrão do bom…!!!) para ganharmos a cota suficiente para voltarmos ao rumo inicial e seguirmos para a Asseiceira… para desmobilizar descendo a bom descer tudo aquilo que já tínhamos subido (ainda há justiça, afinal…!!!)

Até lá ainda um pequeno engano mas que rectificámos facilmente e estamos no rumo certo para finalizar este dia que começou, infelizmente, atribulado mas acabou sereno cheio de coisas novas para contar, registar e repetir…!!!

E passo a citar… “… Não troco esta zona por mais lado nenhum…”, palavras sentidas de um companheiro de viagem…!!!

PERCURSO: Venda Pinheiro - Rogel - Venda do Pinheiro
SAÍDA: 0930 hrs
CHEGADA: 1315 hrs
RIDETIME: 0200 hrs
MÉDIA: 11,3 km/h
MÁX: 52,8 km/h
TIPOLOGIA: Alcatrão; Terra; Pedra
DISTÂNCIA: 25,47 km
TEMPO: Nublado
 

JorgePedroso

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

Boa tarde
Parece que depois do desencontro inicial seguimos em direcções opostas, nós para norte, sendo a ideia inicial a passagem inevitavel pelo CRLI, visita a dois fortes das linhas de torres, ambos na encosta por cima das localidades de Enxara do Bispo e Enxara dos caveleiros e regresso à venda por trilhos paralelos à A8. Percurso esse alterado devido à magnifica vista da serra do socorro o que aliado a sua imponencia provoca sempre um desejo incontrolavel de ir ao seu encontro. A sua escalada para quem faz do BTT o seu hobbie de fim de semana, é efectivamente, um grande desafio.
Para Sul conheço pouco, apenas tenho de memoria alguns itenerarios de passeios organizados ( fexpomalveira, raid do queijo saloio organizado pela CM Mafra e passeio Olinda_montemuro ). Em suma, proponho-me em acompanhar-vos na descoberta desta zona e para tal vou estando atento ao forum.
Cptos
Jorge
 

jbileu

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

Boa tarde Ginja

Pois parece que sim... Infelizmente. Mas havemos de tirar bom partido desta variedade de percursos ligando-os uns aos outros... Assim hajam perninhas para tanto k já registado... Já faz algum tempo que não vamos até ao CRLI... espero que estas últimas águas não o tenham desvirtuado... especialmente aquela picada antes de chegar ao ribeiro...

Nós ainda não fomos tão longe... normalmente ficamos sempre à roda da Venda (c. de 4/5 ks em linha recta) mas a Serra do Socorro ali tão perto e tão apetitosa será futuramente um destino a privilegiar.

Qto a este percurso a ideia é ligá-lo exactamente ao troço mais a sul da Fexpomalveira...

Fiquemos então atentos para ver se conseguimos organizar um passeio conjunto numa próxima oportunidade

Abraço
 

jbileu

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

Agora o mais bonito... as fotos....!!!

imagem050cx5.jpg


imagem067ex9.jpg


imagem066panqv8.jpg


imagem076qw5.jpg


imagem096bp2.jpg


imagem108dz4.jpg


imagem121ih0.jpg


imagem135panlo0.jpg


imagem144cu9.jpg


imagem146cu1.jpg


imagem148su2.jpg


imagem154to6.jpg


imagem160xq6.jpg


imagem172panhg7.jpg


Mas há mais...!!! No sitio devido... :mrgreen:

Abraços
 

jbileu

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

Então cá vai mais um fotoreport de mais uma voltinha... desta vez num sábado muito mais à frente...

7 meninos à partida... 7 competentes riders... 7 capacitadas máquinas...

imagem0011ff8.jpg

Eh Lá...!!! Quem anda ai...!!!??? Quantas são...??? Quantas são...???

imagem0021cp5.jpg

Os recém chegados, e bons de pedal, Jorge, César e Vasco mais o reaparecido Marco a adorar as meninas... ou o menino...!!! Vá-se lá saber...!!!

imagem0041fp5.jpg

Grandes VACAS...!!! Mas muito pouco malucas... :(

imagem0071ul5.jpg

...Felizmente :lol:

imagem0081df3.jpg

Um furo; Uma paragem para abastecer; Um lago para lavar...

imagem0121yo4.jpg

...algumas partes menos limpas :mrgreen:

imagem0141qu7.jpg

Oh Vasco... O que que tavas a fazer...!!!??? Terá sido este o segredo... O homem não parava de subir... :evil:

imagem0151vf2.jpg

Mr. Jorge alimentando-se... Só te faz é bem...

imagem0161fv2.jpg

Uma bela tiragem de Sintra

imagem0191vd4.jpg

Vasco em pose de artista... E que artista... Só o motor é que ele não mostrou...

imagem0201kd9.jpg

Olha-me o "Scorcese" da Bica do Sapato... Ganda maluco...!!!

imagem0211rg1.jpg

Este(s) Gaules(es) é(são) loco(s)

imagem0221gn5.jpg

Este(s) Gaules(ss) é(são) loco(s) - Parte II

imagem0241rg6.jpg

Mas ficou bonito...!!!

imagem0251qd0.jpg

Não sei qual o mais artista...!!! Se tu ou tu...!!!

imagem0271is0.jpg

Ora passa-me lá uma burrita... Louco mais louco não há...

imagem0301as4.jpg

Não fosse o gajo por debaixo do capacete e até tinha dado um boneco giro...

imagem0321tl5.jpg

E depois quexam-se... Ai doi-me as espalda... Temos pena...!!!

imagem0331dt8.jpg

Regista... Regista... Que é para dizeres lá por casa como foi...

imagem0371ax2.jpg

Trial a estas horas... Vamos mas é aos morfes...!!!

GRANDE PASSEIO...!!! ATÉÉÉÉÉ JÁÁÁÁÁÁ!!!
 

vb_flecha

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

DSC00398.JPG


DSC00402.JPG


DSC00407.JPG



GRANDE PASSEIO

SUPER PASSEIO..... 5 estrelas... venham mais .... :bompost: :hehe:
 

JorgePedroso

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

Boa noite pessoal
O K é que está a dar, excelentes fotos... o gang fotografa com destreza e pedala com arte !!!!
Estou a braços com uma tendinite no indicador... enfim, que me manda completar a tarefa sem realizar os alongamentos ao exausto dedo.
aahahahhahha... e estão voces a pensar.... ele fala, fala mas não publica as fotos que tirou... pois não, meus caros Kapianos ( não confundir com marcianos )
Não quero ferir susceptibilidades dado que as minhas revelam imagens comprometedoras, mostram-nos a pedalar... ehehehhehehehehhe

aqui vao algumas sem mais demoras, abraço!!!!!
dsc02086cg3.jpg

Bom, esta escalada não era facil, proposta: faze-lo ao contrario
dsc02087kl6.jpg

Afinal... sempre pedalam
dsc02107xp7.jpg

Eles carregam com elas...
dsc02118aj8.jpg

Pedalam...
dsc02120wq3.jpg

Carregam...
dsc02121fk0.jpg

SPA em ambiente paradisíaco... Direito de admissão reservado a membros do Klub
dsc02126uc1.jpg

Em busca de novos territorios...

ATÉ LÁ... PASSAREM BEM !!!!!
PS: o criminoso volta sempre ao local do crime
 

marujeiro

Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

fdx!!! acho k nunca tive tantas fotos de um passeio!! só me ficou a faltar uma deitado no chão abraçado a um tronco á vossa espera....sim pq eu n caí!! eu estava a vosa espera!!
abraço, obrigado a tds pelas fotos.
 

marco antónio

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

eu já nem sei se te chame alvaro ou viriato ... se fosse perto do palacio da pena seria viriato ... ahahahahhaha ... ta tudo fixe, pra qd pedalada novamente?
 

marujeiro

Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

este fds ainda n sei qd vou pedalar....só lá p 5ªfeira é k sei....mas mal saiba alguma coisa digo, vamos ver se dá p ir na 6ª....
 

marujeiro

Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

é impressão minha ou tas de feiras!!! meu desgraçado!!!!!!nao tens net no trabalho por isso só podes tar em casa!!!!!!!!!!!!!1
 
Top