Costa Vicentina

Boa tarde malta.

Fiz no verão e posso dizer que é fantastico! Vais por estrada? Ou queres ir por trilhos?

Eu fui à descoberta! Mas sempre que dava ia pelos trilhos. Entre porto covo e até ao algarve é fantastico!!! Claro, fui em ritmo de passeio e demorei 5 dias. O objetivo era ver cada cantinho da costa!

A partir do Algarve trilhos é para esquecer, a não ser que tenhas o caminho em GPS e ai podes arriscar à vontade. Eu não cheguei a ir a Sagres, em Vila do Bispo virei para Lagos pois não tinha mais tempo! São cerca de mais 40 quilometros.

Na vinda vais até lagos! e apanhas a camioneta! Compras dois sacões do lixo. Tiras a roda da frente da bike e prendes a meio da bike. Depois pões um saco de cada lado da bike e acondicionas com fita cola! Já fiz isso em duas viagens e não tive problemas. Na segunda o motorista não queria levar as bikes, mas o senhor da bilheteira disse que podiamos acondicionar assim as bicicletas, logo teve de levar e pronto.

No caso de teres uma mala de transporte propria melhor.

No alojamento eu fiquei em parques de campismo! Existem sempre de 50 em 50 no maximo!!

Mas recomendo a toda gente! :)
 

anarciso

Member
Olá,
primeiro queres saber o tempo de Troia-Sagres, mas convém dizer qual o caminho, tens 3 hipóteses, 1-Tróia - Sagres por estrada que o pessoal faz em dezembro e leva um dia 2 - Troços do Trilho dos Pescadores (junto à costa) da Rota Vicentina, este eu faço sempre em 3 dias até Sagres. 3 - O Caminho Histórico da Rota Vicentina que também fiz em 3 dias.
Na Rota Vicentina Caminho Histórico fiz 1-Troia - Cercal (a Junta de Freguesia autorizou a montagem de tenda e tomada de banhos no campo de futebol local) 2 Cercal - Aljezur (dormida no Parque de Campismo do Serrão) 3 - Aljezur - Sagres (dormida no Parque de Campismo de Sagres) 4º dia Sagres - Lagos para regressar no Intercidades com as bicicletas desmontadas. A Rota Vicentina mais junto à Costa com partes do Trilho dos Pescadores as etapas foram 1 - Tróia - Porto Covo (dormida no Parque de Campismo) 2 - Porto Covo - Aljezur (dormida no parque do Serrão) 3 - Aljezur - Sagres (dormida no parque de campismo). 4º dia Sagres - Lagos para regresso no intercidades.
Para colocar a bicicleta no comboio, usamos o seguinte material: 10-fitas plásticas de eletricista (serrilha) 1- Rolo de fita de pintor (papel) 1- saco de 260 litros daqueles que se usa no lixo (pretos) 2 sacos de plástico de asas. Embalamento: tirei ambas as rodas e fixei-as ao lado do quadro com as firas de eletricista, tirei o volante e fixei-o também ao lado do quadro, coloquei um saco de asas no desviador e corrente de modo a fixar o mesmo sobre a escora , bem preso com uma fita plástica e por cima do saco com a fita de papel, o mesmo em baixo nas pernas da suspensão, para proteger de danos, depois do bloco estar bem fixo enfiar no saco de 260 litros e aconchegar tudo com a fita de papel, tendo o cuidado de deixar o tubo superior do quadro a servir de pega, para que se possa agarrar o bloco e levar como bagagem.

Os tracks de GPS para estas duas rotas podes tirar daqui: Junto á costa- http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=4EBBBA6B333CFEBEE064F0481CCCCCE3.fe1?fileId=gpcreaitxfocrnij
Caminho Histórico: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=qdidohxpypwkdnwi

Mais alguma questão é só perguntar
 

Rs14

Member
Fogo fizeram-me a papinha toda! :D
Pois não sabia que havia varias alternativas.
Quero seguir o mais junto à costa possível.

anarciso obg pelos tracks!


Obrigado a todos pelas respostas!
 
Rs14, tem apenas em atenção que o trilho dos pescadores é para ser feito "a pé". Por isso em certas zonas podes apanhar areia (depende da altura do ano) e há certas zonas que é dificil ir de bicicleta, e então podes ter de ir a volta. Mas não deixa de ser fantastico :)
 

anarciso

Member
Boa noite,
o track que te disponibilizei não é o Trilho dos Pescadores na sua totalidade, já tem os desvios onde não se consegue passar devido á areia, entre Porto Covo e Mil Fontes ainda apanhas alguma areia mas dá para passar. Está também incluído o troço fora de estrada entre Tróia e Santiago do Cacem. Santiago do Cacem é onde começa oficialmente a Rota Vicentina
 

AJSG

New Member
Bom dia a todos.
Estou a pensar fazer no final do mês Montijo-Sagres em btt a passar pelo caminho histórico, 1ª etapa Montijo-Santiago, 2ª etapa Santiago-Odeceixe e 3ª etapa Odeceixe-Sagres.
Questões:
Alguém tem tracks principalmente a partir de Santiago?
Feedback de alojamentos baratos em Santiago e Odeceixe.

Obrigado desde já a quem puder ajudar...
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Em odeceixe, vês e arranjas alguma coisa no Camping de S.Miguel, mesmo antes de Odeceixe....
Ve no booking e outros motores de busca... Não é fácil.
 
Top