Corrida / Trail Running??

SeteGu

Active Member
O meu comentário não foi dirigido a ninguém em concreto.
Apenas acho que em qualquer discussão é preciso ver haver respeito e é necessário também tentar compreender a outra parte. Se assim não for não se chega a lado nenhum.

A minha opinião já eu a dei e concordo contigo. Apenas acrescento que, se calhar, é preciso começar a haver algum cuidado de parte a parte... algo que até agora, prelo que percebi, ainda não tinha sido necessário.
 

miguelcarromeu

Active Member
É preciso consenso, claro! Mas para isso é preciso que todos se sentem a uma mesa e falem sobre estas situações, sobretudo em zonas como Monsanto e Sintra.

Tal como já disse há espaço para todos, com as devidas cautelas.
 

ermporshe

Member
É sempre necessário cautela de parte a parte , mas naturalmente com respeito e civismo tudo se resolve.
Se aparente à mais trafico é necessária mais cuidado tanto nas descidas como nas subidas. Mas naturalmente é mais fácil para alguém que vá a pé desviar se sem tantos problemas.
 
Todos temos que ter respeito por todos tanto por quem anda de bike nos trilhos tanto por quem caminha ou corre nos trilhos afinal de contas os trilhos são publicos com cuidado e atenção podemos todos usufruir
 

miguelcarromeu

Active Member
Bruno,
Na teoria é tudo assim como dizes; mas quando não consigo fazer uma única noite, na civlovia em Lisboa sem ter que sair da mesma para contornar corredores, quando existe uma proibição legal de lá circular a pé, pergunto-me que respeito e mentalidade em trilhos.

E atenção que a ideia generalizada de que os trilhos são públicos é errada. Geralmente é quase sempre ao contrário: são privados e existe tolerância dos proprietários/gestores. É precisamente o evitar que se chegue a um ponto de ruptura que queremos evitar. Por isso este assunto é tão sensível.

ernez,
Há um "grupo de trabalho" não oficial que tem falado do assunto com a comunidade de trail runners (cujo bom-senso se saúda) e chegámos precisamente a esse ponto (o de usar placas).

No entanto, a comunidade de BTTistas queria que a colocação desses sinais não fosse vista como um sinónimo de direito de propriedade (como se pode ver aqui, é difícil falar sem que os ânimos se exaltem e se associem os avisos a ameaças) e por isso temos debatido a forma e o conteúdo das placas.

Há trilhos em que a subida a pé deve ser feita com extrema precaução pois é impossível parar em tempo útil uma bicicleta; seja pelas inclinações de 20, 30, 40 ou mais %, seja pelos saltos. Por exemplo, no vídeo que deixei atrás, se as bicicletas já fossem em pleno drop (de rodas no ar), não há grande coisa para evitar um acidente e, mesmo que os corredores consigam desviar-se, muito dificilmente os BTTistas conseguirão evitar a queda.
 

andrextr

Active Member
Há um "grupo de trabalho" não oficial que tem falado do assunto com a comunidade de trail runners (cujo bom-senso se saúda) e chegámos precisamente a esse ponto (o de usar placas).

Por acaso fiquei bastante surpreendido pela compreensão geral da comunidade de trail runners. É claro que há sempre um que destoa do resto :D , mas no geral, as conversações tem sido 5***** Gente compreensiva, aberta, e preocupada em resolver este problema em conjunto.
 
Last edited:

gcaetano

Member
Também tenho acompanhado essas "conversações" não oficiais, curiosamente pelo lado dos trail runners colegas de trabalho, apesar de eu não praticar corrida. O que acho que aqui deve ser valorizado é o facto de se estar num processo de aproximação sem ainda não ter havido nenhum problema realmente grave. É um passo em frente, ao contrário do que se costuma ver por ai noutras tantas ocasiões. Também sou dos que acha que há espaço para todos e que o caminho para a sã convivência é através da aceitação, compromisso e consciencialização mútuas. Os meus parabéns a todos os envolvidos!
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Ontem andei na Serra do Socorro, Trail Run de Torres, passei num local onde existem rampas de DH, deixem que vos diga, valentes subidas e descidas :)

Havia lá uma parte em que tinhamos de descer por uma imensidão de pedras, fixas e soltas, maldita Serra :(

Existe espaço para todos, como já foi dito, todos temos o direito de pedalar, correr ou andar, seja onde for, desde que não exista nada que nos proiba!! :)
 
Last edited:

edumad

Member
Eu faço BTT, faço caminhadas, pouco trail running (o peso nos joelhos não permite mais) e também já fui para o monte trabalhar.
A natureza está lá para todos gozarem, é um direito de todos. E por muito que o nosso ego nos leve a isso, não podemos pensar que a nossa paixão é a mais válida. Excepto em áreas de tráfego circunscrito (vias reguladas, provas, ciclovias) não podemos esperar ter mais direitos que os outros.
Quanto a pistas de DH, é um caso especial. Enquanto nos trihos pode ir-se mais devagar ou mais depressa, DH é depressa. O trilho tem muitas vezes estruturas que o tornam único e fácil de identificar. Desejavelmente, quando um trilho de DH tenha uma massa critica de utilizadores deveria estar bem identificado com placas nos extremos do mesmo e onde intercepte outros trilhos ou estradões.

Não gosto da ideia de colocar avisos por todo o lado, especialmente no monte. O bom senso e as boas práticas criam-se antes de lá ir. Se virem um panfleto de um percurso pedestre, há normalmente um código de conduta que todos devem adoptar. Penso que se deve adoptar uma medida extra: Lembre-se que outros podem estar a partilhar o trilho consigo, respeite o direito de o fazerem.

Dito isto também há mais sitios onde todos nos temos de habituar a partilhar. As pistas especiais se não tiverem assinaladas, só podemos assumir que teremos de partilhar. Se uma piso vermelho não tem marcas no piso ou placas, então pode ser partilhada por ciclistas e peões. Pela mesma medida, se um passadiço não está assinalado como exclusivo para peões ou de circulação proibido para animais então temos de nos tolerar uns aos outros.
 

AndreNS

Member
Viva pessoal!

Por falar em Trail Running, tenho uma inscrição para os 100km do UTSM em Portalegre (14 e 15 de maio de 2016).
Se houver alguém interessado, numa inscrição mais barata, por favor contate-me, não poderei ir.

Abraço.
 
Last edited:
Top