corrente nova cassete usada

Edgar Navalho

New Member
Boas, eu tinha uma casete Shimano deor com cerca de 1500km, e uma corrente connex de 9velocidades já em fim de vida, e as mudanças estavam todas afinadas, pois troquei agora para uma cassete sram pg970 só com 1000km, e comprei uma corrente deor 9velocidades nova, já tirei 3elos á corrente, mas sem mexer em nenhuma afinação no desviador todas as mudanças falham, saltam...
O que devo fazer :?:
Voltar a por a casere deor, uma vez que ainda está nova :?:
Obrigado
 

jptx

New Member
compraste a cassete da sram usada? quando comprares alguma cena da parte da transmiçao deves comprar cassete e corrente para evitares isso! espera uns dias mete numa velocidade a tras que não precises muito de andar a mudar de carreto a tras, se acamar nesse é sinal que vai acamar e não precisas de meter o que tinhas, isto caso deixe de saltitar.
abraço
 

Tiagobart

Member
Cassete com 1000kms + corrente nova

Boas, recentemente parti a minha corrente e sendo assim aconselhado resolvi comprar uma corrente nova, a escolha recaiu sobre uma SRAM pc971, o que acontece é que depois de colocada e ajustada, fui dar uma volta e tudo me pareceu em ordem...entretanto em voltas maiores noto que quando pedalo em força no segundo prato da pedaleira e nas mudanças mais pesadas da cassete a corrente salta bastante. O que gostaria de saber é se terei mesmo de mudar de cassete, embora a cassete tenha aproximadamente 1000kms (bem menos que a corrente anterior, que já vinha de outra cassete). Pelo que tenho lido as cassetes duram bem mais que os kms que esta tem e pensei que poderia "casar" ainda bem com esta corrente.
Se já passaram pelo mesmo ou sabem se isto passa com a corrente ganhar "cama" digam algo, não queria tar a investir na transmissão de momento, pois ainda tá em estudo a mudança completa de transmissão (2x10) ou mesmo a troca de bicicleta e enquanto isso não queria ter a bike inutilizada!

Boas pedaladas :)
 

Ismas

Member
O problema começou quando meteste uma cassete nova com uma corrente usada, causando desgaste prematuro da cassete.

Entretanto a cassete já acamou com a corrente velha e agora santa com a nova, a única coisa a fazer é andares uns klms para ver se a corrente nova acama nessa cassete, o que pode demorar mais de 100klms, consoante o estado da cassete.

O indicado mesmo é termos uma cassete e corrente novas e quando a corrente apresenta desgaste troca-la logo
 
Eu tive esse problema recentemente na minha bike de btt.
Sabes o que fiz, desmontei a cassete toda e reparei que os carretos que saltavam tinhas as arestas afiadas(ao passa o dedo pelos dentes sentes), então peguei numa lima e passei ao de leve de modo a limar essas arestas ásperas, montei tudo de novo e toca a andar, nunca mais saltou a corrente e poupei uns trocos.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

O nosso caro camarada Ismas disse tudo! Uma corrente para além do normal desgaste, "estica", estica ao ponto de começar a desgastar a k7 e os pratos, de maneira a que para casar uma corrente nova seja uma TREMENDA dor de cabeça!!!!

Por isso, na minha opinião, tudo depende da transmissão que temos! Ou seja, se temos uma transmissão "humilde", em que a troca da mesma seja relativamente barata (hoje com as compras online troca-se de transmissão por EXCELENTE preço), uma corrente devidamente limpa/lubrificada a cada volta, dura tanto quanto os pratos/k7 (já fiz com a mesma transmissão corrente, pratos k7, 5000km), a funcionar a 200%. Estou a falar de uma k7 XT, pratos TA corrente SRAM 951. Há quem tenha 2/3 corrente e as vá trocando a cada 1000km mas.... se estivermos a a falar de correntes na casa dos 20€ (as mais baratas para 10v), em 2 correntes lá se vai o preço de uma k7.... (uma k7 XT 9, ou 10v, online compra-se por 45€). Correntes para 9v compram-se as SRAM 951 por 10€. Por isso é uma questão de fazer bem as contas...... valerá a pena trocar de corrente frequentemente, ou é preferível leva-la até ao fim, e ao trocar troca-se tudo e stress OFF?! Eis a questão. :D
 

tinric

Super Moderador
Eu sou dos que usa várias correntes e as vai rodadando de 500 a 1000 kms em 500 a 1000 (depende da altura do ano Inverno/Verão)

A questão da rotatividade de correntes, é que normalmente uma cassete faz "na boa" 3 correntes...

Se a cada menos de 1000 km de cada corrente metermos uma nova... o desgaste da cassete e pratos é minimo... e quando metemos a 2ª corrente nova, guardamos a anterior com 1000 kms e apontamos os kms da mesma...

Ao fim da 2ª corrente (quem quer e pode) meter ainda uma 3ª nova... e fazer o mesmo procedimento da 1ª com a 2ª...

Com isto ao fim da 3ª corrente, a cassete terá 3 mil kms feitos e cada corrente 1000... a cassete e pratos não deverão apresentar desgaste de maior...

Na 2ª volta das correntes chegaremos aos 6mil de cassete e pratos (normalmente a 2ª volta não estico tanto... se a 1ª volta vez 1000 por corrente, a 2ª fará 800)...

e ainda dá para ir a uma 3ª volta garantidamente... podendo esta chegar aos 9 mil de cassete e pratos sem nunca ter andado a "queimar" transmissão...

Além disso falamos também do desgaste das roldanas, maior probabilidade de quebra de corrente e falha de mudanças... (desafinação)

E se falarmos de uma corrente 971 (que era o que usava em 9V) falamos de menos de 40€ em 3 correntes (que de uma forma ou de outra teriamos que comprar)

Daqui deixo uma opinião diferente da do amigo Medroso#78 mas, que por ser diferente da minha, não deixa de ser tão ou mais válida.

São duas opções... fica ao critério de cada um.

Uma coisa é certa... se esticarem muito uma corrente... sujeitam-se a ter que trocar depois corrente, cassete e pratos... pelo que é como bem foi dito acima.. é fazer as contas.

Dependerá muito também do nº de kms que se fazem por mês ou por ano... em tempos fazia 1000 kms por mês usava muito este sistema e era muito rentável... agora faço quase mil por ano :( já não sei até que ponto será tão vantajoso...



EDIT: Esqueci o principal... :)

Com isto não devemos ter nunca problemas de "casamento" entre as correntes e as cassetes.
Há também que considerar que há correntes mais "duras" que outras, por exemplo KMC são mais duras (para mim) que as SRAM
E cassetes mais "duras que outras... por isso tudo depende da combinação usada.
 

elv1s

Member
Usei o processo do Tinric com umas diferenças.

em vez de 3 correntes, usei 4.

Em vez de contar quilómetros, usei sempre a chave que mede o desgaste da corrente, e trocava cada uma delas, quando estavam a chegar aos 0,75% de desgaste (aliás é o recomendado pelo fabricante de limite de vida útil de uma corrente, e talvez por isso acelerava o desgaste dos pratos).

Após chegar à 4ª corrente, já se notava um desgaste na cassete, e voltava a usar as 4 correntes até aos 1% de desgaste.

Nunca tive problemas de casar correntes com cassete, nem mudanças a saltar(Nota1: excepto em situações de teste, e já estava à espera do resultado- após o 1% da 4ª corrente, colocando uma corrente nova nunca vai dar bom resultado; Nota2:De houver um descuido e andar muito tempo com uma corrente que tenha mais de 1% de desgaste, em vez de trocar antes dos 0,75% ao passar à próxima vai dar problemas), nem correntes partidas. Isto em BTT.

Dependendo da atenção à lubrificação e se andava com lama ou tempo seco, algumas correntes fizeram total de 1500kms, outras até 3000... Tudo com a mesma cassete e pratos.

Depois de mudar de cassete, e após 10-15kkm os pratos também começavam a ser trocados, não porque não funcionassem(embora notasse desgaste visível), mas porque notava que aceleravam o desgaste das correntes novas que fosse colocando.

Estou convencido de que se trocar sempre de corrente até aos 0,75% de desgaste da mesma é o mais eficaz, para prolongar a vida de cassete e pratos. E quando se colocar uma nova, que não "case" (A corrente salta em esforço) é que se muda o resto.
 

Medroso#78

Active Member
A ideia de trocar até à 4a corrente faz sentido sim mas.... lá está, 4 correntes também têm o seu custo.. é faz€r contas à transmissão que se tem.... e ver se realmente compensa ou não. :)
 

tinric

Super Moderador
elv1s... a ideia é trocar antes da chave 0.75 entrar.. pois ao entrar a 0.75 já esticou um bocadinho... por isso digo de 500 a 1000... (por vezes também meço... quando a ponta da chave começa a entrar salta a corrente fora e entra a próxima)
 

tdasbikes

New Member
As contas para uma transmissão Shimano XT de 2 x 10 são +- estas (preços na net):
Cassete: 41,90€
Prato exterior 38: 47,90€
Prato interior 24: 8,90€
Corrente: 19,90€

Total: 118,90€
 

Tiagobart

Member
Agradeço desde já os esclarecimentos, ainda só fiz 60/70 kms desde que mudei a corrente por isso não teria tempo de ganhar a tal "cama". Vou experimentar durante mais 100/200 kms, usando os dentes da cassete em que não tenho problemas (os em que salta são os dois ultimos, ou sejaous mais pesados no meu ponto de vista)... Eu também ainda sou meio maçarico e pedalo mais vezes em força que em cadencia ou que não benificia muito. Se não passar com o tempo vou investir então na cassete porque ainda não será para já (próximos 2/3 meses) a mudança que idealizei. Que cassete para 9v aconselham em relação preço qualidade, para shimano penso que a SlX tem boa relação, agora de SRAM não percebo grande coisa...
Boas pedaladas :)
 

tinric

Super Moderador
Tenho um colega que fez quase 1000 kms com uma corrente KMC para ela acamar... mas acamou... depois fez mais 4000 ou 5000 e então lá trocou a cassete e a corrente... curiosamente (ou não) os pratos ainda lá estão, a trabalhar sem falhas :D
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Aqui o meu caso é ao contrario :D , ontem eu comprei umas Mavic Crossride e na altura de trocar a cassete para a roda nova, tive uns problemas e foi impossivel retirar a cassete da roda antiga :( o que me fez ter de comprar uma cassete nova(Shimano HG400 11-32).

O que acontece, é que agora a corrente como tem prai uns 500km e a cassete é nova, eu sinto que a corrente apesar de não saltar e de meter as mudanças em condições, ouço algum barulho vindo da cassete, e quando fui verificar a causa do barulho, era por causa de a corrente não "assentar" muito bem quando entra em contacto com a cassete..

Agora será que preciso fazer algumas voltas para acamar a corrente/cassete ou terei de trocar de corrente??

Cumps :yeah:
 

klaser

Well-Known Member
Se meter uma corrente nova resolve o problema na cassete mas também tem de ver como estão os pratos à frente...Se estiverem muito gastos ,no prato menor e com lama a corrente pode começar a "chupar".... Se mantiver como está, vais ter de andar até a cassete desgastar-se um bocado devido à corrente estar "ligeiramente mais larga", o tal acamar como dizem...Agora é difícil dizer quantos kms vão ser precisos para o tal acamar da corrente na cassete....
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Hoje fui dar uma volta de manhã, com cerca de 25km's de btt com muita subida(1017m) e posso dizer que a corrente está a fazer menos barulho, mesmo com agua e lama.

Agora estive a lavar a bicicleta e tive atenção a cassete e corrente, e depois de lavar muito bem, notei que o barulho é mesmo muito pouco, e parece que se der mais uma ou duas voltas fico com isto em condições :D

PS: Se ainda continuasse a fazer barulho metia uma nova, porque isto parecia uma orquestra -.-
 
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