29er Construir uma bicicleta a partir de um quadro Viper X-Team 29

edununo

Well-Known Member
Prato duplo 24-36 com k7 11-46? Não faz grande sentido.
24/46 é tão leve que vai parecer que estás a pedalar em falso.
Aliás em 2x10, o normal era ter 24-38 com k7 11-36 e ninguém morria por falta de uma velocidade leve.

Se vais para essa pedaleira não metas mais que cassete 11-40.
 

Talisman

Member
Pois, eu prefiro prato de 24 porque para mim é mais importante as subidas do que a velocidade de ponta.

Cassete de 11-42 com pedaleiro de 24-36, está bom? As cassetes da Shimano são compatíveis com os pedaleiros da SRAM? Preferia 24-38 mas não encontro compatível com o meu quadro. Eu não entendo as compatibilidades do quadro, do pedaleiro e do movimento central. O movimento central do meu quadro é Press Fit 92 mm. É aqui que eu tenho mais dúvidas.

Para o meu quadro tenho de escolher um pedaleiro GXP, certo?
 
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edununo

Well-Known Member
Esquece o prato 24.
Se fosse 2x10 com uma cassete 11-36, o 24 faria sentido.
Agora com 2x11 e cassetes 11-40 ou até mesmo 11-42 eu iria para 26-36 ou até 28-38.

Se fores para SRAM escolhe a versão GXP.
 
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Joseelias

Well-Known Member
@ Talisman

Se calhar é melhor dizeres qual a relação mais leve que tens usado, e se ela servia bem para o que fazes ou sentias falta de uma mais leve. Acho que com base nisso seria mais fácil aconselharem-te nos componentes a comprar.

Por exemplo, vamos imaginar que a tua mudança mais leve era de 22 à frente e 34 atrás. Isso dá uma relação de 0,64 (22/34=0,64). Com base nesse valor consegues fazer o cálculo das opções de cassetes e pratos de forma a teres uma relação aproximada. Como o edununo referiu um prato de 24 com uma cassete de 36 daria uma relação de 0,67 e ficaria próximo do 22/34 (0,64) e apenas muito ligeiramente mais pesada.

Uma das conjugações que referiste e que era prato 24 e cassete 42 dá um relação de 0,57 e que já é muitíssimo mais leve (quanto mais pequeno o número mais leve).

Infelizmente não te posso ajudar com aconselhamento de componentes em particular nesse tipo de gamas, mas se disseres qual é a relação de mudanças que mais usas para trepar e se gostavas de a manter, tornar mais leve ou até mesmo nem precisar de ser tão leve, e também as mudanças que usas quando queres velocidade se calhar é mais fácil de acertar nas relações certas.

No mínimo consegues imaginar com mais facilidade o resultado final com base nas mudanças que tens agora. Por exemplo, num sistema 1x11 já ficas a saber que com um prato de X dentes e uma cassete de 10 ou 11 fica equivalente a uma determinada velocidade que usas agora.
 

edununo

Well-Known Member
Contas redondas aumentas 10% ao rácio por ser 29er.
Dito isto, se tinhas 24/32 em roda 26, tinhas 0.75 de rácio. Numa 29er precisas de algo a rondar 0.68.
26/40 ou 28/42 são mais leves que 0.68 e logicamente que 24/32 numa roda 26.

Não precisas de 24/42 para nada.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Talisman

A minha questão sobre quereres uma relação tão leve tem a ver com a minha experiência em que em várias alturas onde usei as mudanças mais leves de todas chegou a acontecer ir a uma velocidade tão lenta que se tornou difícil manter o equilíbrio. Como tal, ao tentar ultrapassar um obstáculo, como um rego ou raiz, acabava por me desequilibrar de tão lento que ia. Ou também, em parte das vezes em que precisava de mudanças mais leves que o que tinha já ia com uma inclinação tal que a roda da frente começava a levantar mesmo indo sentado na ponta do selim e deitado sobre o guiador. Isto é, mesmo que tivesse uma mudança mais leve a inclinação já era quase impraticável.

Ora, com uma relação tão leve como essa levanto a questão se a velocidade que ela permite não é de tal forma lenta, ou adequada para paredes de tal forma verticais em que as mudanças serão o menor dos obstáculos para as ultrapassar (gravidade, tracção, etc.) e não terá utilidade excepto em raríssimas ocasiões, se tiver de todo.

Estou apenas a fazer de advogado do diabo ao levantar hipóteses para ajudar a analisar. Como disse, pensa no que usas hoje em dia e tenta perceber até que ponto precisas de mudanças mais leves para fazeres a escolha certa. Não posso falar por experiência própria desse tipo de relações mas nesse campo o edununo terá com certeza mais experiência prática do material em questão, inclusivamente nas rodas 29.
 

edununo

Well-Known Member
Há coisa de 2 anos fiz essa passagem de 26 para 29. Antes diiso, andei um ano com mono-prato na 26. Para a minha condição física e para os meus percursos habituais, o prato 32 foi a escolha. A cassete era a única 11v que existia na altura: SRAM 10-42.

Depois passei para a 29er e a transmissão foi para a nova bike. Mantive inicialmente o mesmo prato de 32 dentes. Obviamente notei a transmissão mais pesada. A maior tracção e a facilidade acrescida na transposição dos obstáculos ajudou a não sentir tanto esse esforço extra mas, eventualmente, decidi reduzir o prato para 30 dentes.

O aumento do diâmetro da roda penalizou em cerca de 10% o esforço. A redução de 2 dentes melhorou uns 6%.Isto são contas no papel. Na prática o resultado não andou longe e ficou muito semelhante.
 

Joseelias

Well-Known Member
Penso que há ainda a considerar dois factores que são o peso e a gradação do esforço entre cada velocidade da cassete. Uma cassete com uma dentição muito maior poderá ser mais pesada que outra mais pequena, e se as mudanças mais leves não tiverem utilidade é peso desnecessário. E o espaçamento entre os dentes de uma cassete 11-36 para 11-46, por exemplo, fará com que a segunda dê saltos maiores entre velocidades criando maiores diferenças de esforço entra cada uma, o que não é tão agradável como uma passagem mais gradual e que permite afinar mais o esforço à necessidade.
 

Talisman

Member
Já tenho quase todos os componentes escolhidos. Em relação à transmissão optei por 3 pratos e cassete de 12-36, tudo Shimano. Travões Avid, suspensão Yari 120, pneus Michelin Grip'R, direcção Dartmoor, etc..
 

Talisman

Member
Sim.

O que queria mesmo era 1x11 ou 1x12 da SRAM, mas as minhas rodas são da Shimano por isso não têm o cepo XD da SRAM que é necessário para as cassetes da SRAM com a roda dentada de 10 dentes, nem existe adaptador como há noutras marcas de rodas, como a Mavic, DT, etc.. Depois no futuro faço o upgrade quando mudar de rodas ou se entretanto surgir o adaptador.
 

edununo

Well-Known Member
Eu teria optado por 2x11 com cassete com carreto de 11 dentes.
Assim não teria de trocar tudo para passar para 1x11 um dia.
 

Talisman

Member
Já comprei umas Shimano MT66, aproveitei uma boa promoção.

Btw, já escolhi todos o componentes para a bicicleta, esta semana compro e para a próxima começo a montagem.
 
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