Compressor caseiro

#1
Como não encontrei nada decidi abrir este tópico para dar uma ideia.
Sei que, como eu, há mais pessoal a usar este tipo de compressor.

Quando tenho que encher pneus em casa, não gosto de usar a bomba manual e por isso pensei numa forma de ter um compressor a custo zero.

Material necessário:
- 1 compressor de frigorifico ou arca (podem aproveitar de um frigorifico avariado, quem não tem encontra facilmente junto ao lixo ou onde recolhem os monstros);
- Tubo de plastico ou borracha à medida (a medida depende do que acham necessario, eu tenho 2 ou 3 m);
- 1 terminal para ligar ao pipo (grosso). Eu aproveitei um terminal de um compressor de esqueiro avariado. Tem barometro e da para ter uma ideia da pressao. No entanto julgo que nao funciona muito bem porque está sempre a dar ar.

Nota: ao retirar o compressor do frigorifico convem que venha com a ficha electrica. A ligação é relativamente simples. Há 3 fios, ligam-se 2. Geralmente os da mesma cor, mas depende dos motores.
Depois da ligação electrica ligam à tomada e verificam por onde entra e por onde sai o ar. Existem 3 tubos no motor. Um está fechado e assim fica, onde entra fica aberto e onde sai ligam o tubo (claro). Montam o terminal e está pronto. Eu nem abraçadeiras montei, não foi necessário.

Atenção que não devem nunca fechar a saida do ar. Enquanto ligado está sempre a produzir ar, pelo que não devem usar por exemplo, uma pistola de ar dos compressores convencionais. Nesse caso alguma coisa rebenta.

Depois vou tentar colocar umas fotos.
 
#2
A ideia até não é má.... mas só para quem sabe o que está a fazer!

Eu optei por ter um compressor para ligar ao isqueiro do carro, . Custa 5 euros nos chineses ou mas tendas das festas da vossa paróquia. Podes levá-lo sempre no carro e ajustar a pressão antes do inicio dos passeios. SEM ESFORÇO

 
#3
Mas foi um barometro de um compressor desses que eu usei. Imagina só porquê. Dei 7,5€ por uma sucata dessas numa loja desses sucateiros e funcionou apenas 2 ou 3 vezes. Fui lá e o sucateiro trocou por um igual. Funcionou mais 2 vezes (o piston saltou fora :D). É claro que isso não é solução, so se for de uma marca melhor. Mas mesmo assim para mim era extremamente chato porque a garagem é estreita e era dificil ligar no carro. Para além disso nem sempre tinha o carro a mão.

Quanto ao saber o que se está a fazer, como eu disse, é bastante fácil.
Tenho pena não ter uma boa máquina para tirar umas fotos a explicar. Ainda vou tentar, quando tiver disponibilidade.
 
#7
Vivam,

a :ideia: ainda que funcional, parece-me um tanto ou quanto :choneh:

Eu cá, tenho um do tipo do que o "haroman" apresenta em cima. Já o utilizei e até agora vai funcionando...

Oxalá se aguente muito tempo sem eu me :eish: :barafustar: :barafustar: :barafustar: e ter que o :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada:
 
#8
Vá lá pessoal não deitem abaixo o Gamboa. :mrgreen:


O gosto pelo bricolage é muito parecido com o gosto de andar em BTT, só que muita gente não tem mãozinhas para isso, já tinha houvido falar nisso á muitos anos e posso dizer que realmente funciona, já trabalhei com um a alguns anos, e posso dizer que até mais avançado com reservatório e tudo, esse rapaz adptou-lhe uma botija daquelas pequenas tipo camping gás, e aquilo trabalhava :shock:, até dava para fazer umas pinturas á pistola, pintava um minuto esperava dez para carregar, mas trabalhava, é claro que a invenção já tinha sido feita pelo avô ou coisa assim no tempo em que um compressor custava muitos €, hoje em dia só o gosto pelo bricolage o justifica.


Força :cheers:
 
#9
Exacto :mrgreen:

Li este post ontem e hoje já tenho na garagem um motor velho de uma arca congeladora. Se depois conseguir algo mais que uns dedos esfolados e umas horas bem passadas eu aviso :mrgreen:

Já andava para comprar um compressor à muito para ajudar pelo menos a secar a bicicleta depois de lhe dar banho. Por uma razão e outra, nunca o fiz. Pode ser desta :D
 
#10
Atenção que para ter pressão com força tem que se fazer o tal reservatório para acumular a pressão gerada pelo compressor, so com o compressor aquilo não da mais que um "bafo" só que com muita pressão, tal e qual como esses compressoreszitos de 5€.


também já tive um dos chineses e realmente aquilo quando aquece desmonta-se tudo...
 
#12
Para quem não acredita cá estão umas fotos.
Pelo que li mesmo os que acreditam continuam enganados. Não é necessario mais nada, não ha reservatorio. A nao ser que o queiram melhorar, mas necessário nao é. O unico senao foi o que eu disse no primeiro post - está sempre a produzir ar e como nao ha reservatorio tem que estar sempre aberto.
Cá vão, para os desconfiados.

Speças, se não acreditas (porque estas a ser ignorante) não critiques sem saber. Qualquer um compra um compressor desses com 60€. Isso não é avaria nenhuma e se eu fizesse isso nao abria um topico. So o abri porque para quem tem curiosidade pode ser interessante, perfeitamente funcional e sem custos. E veremos, mas quer me parecer que ja ha interessados em seguir o meu exemplo.



Espero que esta sirva para ver a ligação electrica. A peça preta não faço ideia para que serve, mas funciona e foi mais fácil ligar assim. Penso que podia tira-la, mas se nao incomoda deixa-se ficar.



Disfrutem. Espero que consigam tambem fazer um. Como disse, não adianta comprarem um barometro, porque nao funciona bem. O ideal é usar um digital e usar o compressor so para encher os pneus. Há motores mais fortes e mais fracos. O meu saiu de um frigorifico com cerca de 1m de altura, por isso deve ser dos mais fracos mas mesmo assim demora no maximo 1 min a encher um pneu.
Cumprimentos
 
#13
Boas noites...

O barometro trabalha se aplicares uma valvula de não retorno, mas só trabalha se se desligar mesmo o compressor, para que o "ar" que o compressor produz não influencie a medição...

penso eu de que...

acho que era muito boa ideia alterar este tópico ou fazer um novo para as engenhocas, que acham?
 
#14
Tens razao, assim funciona. Mas julgo que nem precisa valvula. Eu ja experimentar desligar o compresso e o ar nao sai. é provavel que o proprio motor ja tenha uma valvula.
Quanto ao tópico se alguém quizer acrescentar mais fotos era bom mas quanto ao processo julgo que está tudo explicado. Eu liguei o motor em 5 min. Depois foi so arranjar o tubo. Agora falta ainda meter 2 abraçadeiras porque as vezes o tubo solta-se.
 
#15
Deixem-me já dizer-vos que conheço uma pessoa que tem um compressor feito com motores de frigorífico. Sim, motores :mrgreen:. Nada mais, nada menos que 3 em série com pressostato (para desligar e ligar os motores consoante a pressão) e o reservatório é uma botija de 13kg. Tem manómetro de pressão do depósito e agora não me lembro se tem débito regulável ou não. Mas posso dizer que quem o fez pintou uma casa inteira com ele num dia e que o tempo de carga do depósito não chega a 20s. Até tem rodinhas e tudo para andar para onde é preciso :shock:

Vou ver se consigo umas fotos dele esta semana para colocar aqui.
 
#16
Vivam,

Gamboa, com o meu anterior post nunca quis por em causa as tuas palavras, nem os teus conhecimentos. Se te lembras, tenho dois tópicos aqui nesta mesma secção, sobre a "Adaptação duma bicicleta de supermercado para fazer estrada" e sobre "a alteração da cassete nessa mesma escora", nos quais "postaste" informação que muito me ajudou. Ora, assim sendo, repito, não era minha intenção duvidar deste teu compressor.

Percebo agora que o "smile" que escolhi :choneh: não terá sido o mais feliz, mas quando o fiz, foi só porque me lembrei imediatamente dum personagem de banda desenhada, que era um verdadeiro "engenhocas", um autêntico "Macgyver", (enfim, como lhe queiras chamar!): o professor Pardal.

Por outras palavras, esse "smile", obviamente, não pretendia ofender-te, foi somente uma imagem que, na minha opinião, caracteriza este tipo de invenções/desenrascansos. Ou seja, talvez não estivesse a escrever isto se tivesse dito: "Um compressor artesanal: ca louco!"

Espero ter-me feito entender. A tua contribuição para este forum é sem dúvida uma mais valia. Cumprimentos :yeah:
 
#17
Como tudo na vida á uns mais "crentes" que outros, mas ninguem se ofendeu nem nada, acho que o "Gamboa" não levou a mal, por isso acho que esta tudo na mesma :D, só houvi dizer que andam por ai a dar cabo dos frigorificos das mulheres!! Cuidado. :mrgreen: .

:eek:fftopic: ai o Macgaita ou Macgyver ou lá como é que ele se chama quem é que não o gostava de ver na tv a fazer um avião a partir de um garfo, um alfinete e uma tábua... :shock: , deixo aqui o desafio doh :eish:.


Boa continuação e continuem a inventar. :wink:
 
#18
Speças said:
Vivam,

Gamboa, com o meu anterior post nunca quis por em causa as tuas palavras, nem os teus conhecimentos. Se te lembras, tenho dois tópicos aqui nesta mesma secção, sobre a "Adaptação duma bicicleta de supermercado para fazer estrada" e sobre "a alteração da cassete nessa mesma escora", nos quais "postaste" informação que muito me ajudou. Ora, assim sendo, repito, não era minha intenção duvidar deste teu compressor.

Percebo agora que o "smile" que escolhi :choneh: não terá sido o mais feliz, mas quando o fiz, foi só porque me lembrei imediatamente dum personagem de banda desenhada, que era um verdadeiro "engenhocas", um autêntico "Macgyver", (enfim, como lhe queiras chamar!): o professor Pardal.

Por outras palavras, esse "smile", obviamente, não pretendia ofender-te, foi somente uma imagem que, na minha opinião, caracteriza este tipo de invenções/desenrascansos. Ou seja, talvez não estivesse a escrever isto se tivesse dito: "Um compressor artesanal: ca louco!"

Espero ter-me feito entender. A tua contribuição para este forum é sem dúvida uma mais valia. Cumprimentos :yeah:
Ok, estamos entendidos.
Também me precipitei um pouco porque a vida não corre sempre bem e nem sempre estamos bem dispostos. Sorry.
No entanto, o icone ajudou à minha má interpretação.
Abraço
 
#19
Há já alguns anos que utilizo um compressor destes para encher todo o tipo de pneus.
Apenas coloquei um interruptor para ser mais fácil ligar/desligar.
O meu pai que tem mais paciência para a bricolage (e tempo também), arranjou um deposito, 2 motores e uma válvula de segurança e funciona como um verdadeiro compressor. Sempre que a pressão no deposito baixa, os motores ligam automaticamente.
Atenção que estes motores embora tenham pouco débito de ar, têm muita força. Rebentam facilmente com um pneu.
Abraços
 
#20
Ora aqui está um tema interessante!
já conhecia este sistema de usar um motor de frigorifico para fazer um compressor há uns anos, na altura em que ouvi falar disto foi por causa das pinturas com aerografo.
Actualmente necessito de um e vou fazer um desta maneira, só tenho que encontrar um frigorifico avariado, por acaso ninguém tem um? :mrgreen:
quanto ao deposito, como é que se pode fazer um?
E já agora a saida de ar é constante ou seja uniforme ou é aos soluços? é que para o aerografo o ar deve sair uniforme, sem quebras.

Boa ideia! :D