Comprar Bicicleta - 1500km em 20 dias

ignite

Member
ola,
vou-te dizer k bike escolhia para 1 percurso desses, e provavelmente sem lojas de biclas por perto :p

quadro e espigao de selim: rigido (sem suspensao atras) mas confortavel, evita o aluminio ultra-leve.
selim: smps e afins, ve ao que te adaptas, algo bem confortavel.
prefiro um quadro rigido, mas confortavle porque nao tem pivots nem parafusos nem nada ali a complicar a manutencao e a representar mais um ponto para dar problemas. um quadro confortavel em aluminio, um em aço ou titanio absorvem bem as pancadas. se o budget nao for grande procura por quadros rigidos em aço / crmo
tem atenção, no quadro, a apoios para alforges, bastante util para levar bagagem.

rodas fiaveis, esquece tambem os ultra-leves e tenta por um conjunto (ex mavic: crossride,crosstrail,etc) com raios standard. nunca sabes quando um raio possa partir.
eu adoro tubeless, à partida fura menos e é bem mais confortavel, podes usar pressoes mais baixas o que tambem representa aderencia extra. pressoes menores com camera de ar representa cameras de ar rasgadas.
btw a camera de ar remenda-se e substitui-se. podes sempre meter uma camera de ar caso o tubelss fure.

suspensao a frente compensa no conforto, depende to tipo d trilhos por onde vás. um guiador semi-elevado (low-rise?) ajuda tambem a absorver alguns impactos e se nao for muito alto ajuda nas descidas mais técnicas, uma posição mais confortável para os braços e não perdes muito nas subidas.

transmissão: a partir e incluindo gamas tipo shimano alivio pra cima considero bem fiável. o alivio e o deore sao um pouco mais pesadotes mas aguentam tudo.

travões: possivelmente é mais facil manutenção em v-brakes, mas com um roda empenada ou piso lamacento, toda a gente prefere discos. depende de quando viajares (tempo meteo) e por onde passes.

investiga por onde vais andar para a escolha dos pneus. pneus finos sao mais rolantes mas geralmente menos confortaveis.

é bom levar bagagem em alforges e bolsas distribuidas pela bike. podes levar uma mochila as costas mas evita muito peso na mochila. as tuas costas e o teu traseiro vao sofrer em cima do selim se levares muito peso.

--
Na minha opinião, deves tambem considerar o post do Esquilas. Bastante util :)
 

Espetas

New Member
Boas,
Deixo-te aqui o link de um video de uns malucos que deram a volta ao mundo de bike, a bike que usaram era uma B'twin Riverside 7, bicicleta que foi desenvolvida em conjunto com eles para esta aventura.

http://www.youtube.com/watch?v=-wfMuxnTW1Q
http://www.decathlon.pt/PT/riverside-7-49815618/

Penso que pode ser uma hipotese a considerares.
Um conselho que te deixo é que compres a bike que vais usar com antecedência que te habitues a ela que a conheças (a sua mecânica), comprar lá não penso que seja hipotese, sujeitas-te a comprar uma bike que não se adapta a ti, à tua fisionomia.

Como alguém uma vez disse "O sonho comanda a vida", não desistas desse sonho, e depois não te esqueças de nos contar como foi.
 

gorak

New Member
Não percebo a ideia do pessoal vir aqui desmoralizar o Resend. Se não concordam e não querem ajudar não comentem pelo menos. Se existe que dê a volta ao mundo porque não fazer 1500km? Haja coragem.

Vamos ao que interessa.

A bike da dechatlon parece ser uma boa opção. Se consideras que está fora do orçamento diz, para o pessoal dar outras sugestões. A CUBE também tem muitos modelos deste género.
Além dos alforges atrás acho que seria conveniente também levar à frente.Tipo esta bike:
koga-miyata-world-traveller.jpg


Tens mais espaço para colocar as coisas. Isso é importante porque vais passar calor e frio, portanto convém estar prevenido para tudo.
Mas podes comprar uma bike que tenha apenas atrás e depois podes comprar e adatpar para a frente.

Outro factor que deves treinar é a nível psicológico. Sentirás muita solidão, o que pode ser muito desmotivante. Umas idas a Santiago de Compostela, por exemplo, ajudam a ver como estás a esse nível. Um percurso que também aconselho é a rota das aldeias históricas de Portugal, já fiz com um amigo e é lindo. Dá para treinar, são uns bons quilómetros, 500 e qualquer coisa.

Para finalizar deixo aqui uma foto de quem já deu a volta ao mundo de bicicleta:
herve_ciclismo.jpg


A maioria vai dizer que a bike é uma valente m*, pois é, mas levou este homem a dar a volta ao mundo!!!

Espero que consigas realizar esse sonho. Força.
 
Last edited:

Resend

New Member
Mais uma vez, Muito obrigado.

Nao vou sozinho, vou com um amigo que ja foi do Porto a Marrocos, deu uma volta a Marrocos e voltou. Grande aventura!

Podem-me falar mais da Rota das Aldeias Historicas? Parece-me interessante... Gostei dessa bicicleta. Qual e o modelo?


Muito obrigado. Abraço!
 

sam_pnunes

New Member
em resposta ao JNR , esse "maluco" que falas é o João teixeira da MArinha Grande e levou uma seven de titanio . todo o equipamento era de topo. xtr , travões disco hope , etc etc . tenho é duvida na suspenção , n julgo ser uma Pace , mas mesmo assim era de topo ( carbono)
 

gorak

New Member
Mais uma vez, Muito obrigado.

Nao vou sozinho, vou com um amigo que ja foi do Porto a Marrocos, deu uma volta a Marrocos e voltou. Grande aventura!

Podem-me falar mais da Rota das Aldeias Historicas? Parece-me interessante... Gostei dessa bicicleta. Qual e o modelo?


Muito obrigado. Abraço!

São doze as aldeias hisóricas de Portugal.
http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/ Neste site encontras informação sobre cada uma. Passas por locais com uma beleza única. Vale mesmo a pena fazer.

A empresa A2Z, faz uma rota por essas aldeias, com guia, alojamento, refeições, fica por 800€.
Podes ver aqui informação http://www.a2z-adventures.com/#3_25
Eu fiz apenas com um amigo e definimos o nosso caminho.

Se procurares no google encontras a rota em GPS. Podes usar isso como guia.

A bicicleta que está em cima é uma Koga. É da colecção USA, deve ser difícil arranjar cá, mas não perdes por procura. Ou fala directamente com a marca.
http://www.koga.com/us/bike.asp?collectionid=&segmentid=&id=547188

Mas tens os modelos no site. http://www.koga.com

Quanto a preços vai lá para os 2000€...
 
Também recomendo experimentares uns passeios com a A2Z... é que ao falares com eles, vais aprender bastante sobre quem já deu voltas fantásticas em locais remotos do planeta.

Recomendo que procures também foruns internacionais dedicados a Touring e aventura de longa duranção em bicicleta.

Quanto à bicicleta em si - como já foi dito, uma bicicleta relativamente low-tech é preferível. Quadro em aço, tem a vantagem de poder ser reparado mais facilmente. os suportes para alforges tb devem ser robustos e pessoalmente preferia não levar suspensão. Selim, sem dúvida um Brooks ou semelhante (aliás, não é à toa que na Koga-Myata que acima colocaram, o selim é um destes).

Assim que comeces a investigar este "mundo", e a experimentar uns passeios de mais longa duração, vais começar a perceber o que pode falhar numa bicicleta - e se falhar, tens de fazer sempre a pergunta: "se eu estivesse lá, como é que resolvia?"

Há muitos manuais de mecânica, com os quais aprendes a reparar quase tudo na bicicleta. Quanto mais "low-tech", mais facilmente o consegues fazer no terreno.

Outro conselho - "travel light". Todos os aventureiros com quem já troquei impressões, foram unânimes... no início da primeira grande viagem, levam sempre muita coisa, mas ao fim de uns tempos, abandonaram parte da carga ou enviaram-na de volta para casa. Levar só e apenas o essêncial.

Boa sorte!
 

JNR

New Member
em resposta ao JNR , esse "maluco" que falas é o João teixeira da MArinha Grande e levou uma seven de titanio . todo o equipamento era de topo. xtr , travões disco hope , etc etc . tenho é duvida na suspenção , n julgo ser uma Pace , mas mesmo assim era de topo ( carbono)

épa :) não vou por as mãos no fogo :), se nem me lembro de onde li...mas acho que era pq eu na altura (e agora tb...) era um pouco nabo nestas coisas de btt e "pace???"eu conhecia as rock shox e manitu...o resto era "hã?", mas como digo, posso estar bem enganado, sem bem que se enquadrava na filosofia de leveza, na da da fiabilidade é que...
 

jnoiva

Member
Esta parece ser uma boa aventura.
Penso que a motivação é o principal ingrediente.
Quanto à bicicleta parece-me que existem dezenas de modelos que se adaptam ao que queres fazer.
Eu optaria pela tecnologia KISS (Keep It Simple and Stupid).
Como sugestão para ficares a perceber um pouco de mecânica tentaria montar um bicicleta sozinho (com ajuda da leitura dos fora da especialidade e de outras fontes por exemplo http://bicycletutor.com/). Eu fiz isso e fiquei a perceber melhor os problemas e dificuldades e o tipo de ferramentas necessárias.
Quanto à preparação penso que a ideia de longas distâncias em competição ou passeios organizados (nome vulgar mas não exacto: maratonas) não é a mais acertada. Os ritmos são diferentes e o que eu penso que deves fazer é longas distâncias a solo ou com o teu colega de aventura e procurares o teu passo.
Penso que o espírito deve ser qualquer coisa deste tipo http://luandamaputobybicycle.blogspot.com/2010/03/o-1-dia-viana-maria-teresa.html.
Boa preparação.
 
Last edited:

Resend

New Member
Boas.

Mais uma vez obrigado pelos conselhos e dicas. O espirito sera +/- o mesmo do blogue que o Jnoiva indicou. Essencialmente, aventura e maior conhecimento dos meus limites fisicos e psicologicos. E isso que me motiva...
As decisoes estao a ser tomadas. As opinioes da malta do forum ajudaram bastante.

A viagem sera em 2012 e ate la ha muito trabalho a fazer. No inicio de 2011 trato da bicicleta (nao vou poder aproveitar as promoçoes de final de ano) e vamos delinear um plano de treinos que vai passar, em principio, pelo Caminho Frances.

O objectivo sera comprar uma bicicleta de tecnologia KISS (gostei da expressao), pedalar, pedalar, pedalar e pedalar. E usar a "velhinha" pra dominar cada vez mais a mecanica da coisa, desmontando e voltando a montar.

A surpreendente participaçao da malta do forum vai fazer com que, muito provavelmente, volte a abrir topicos com duvidas que me vao surgir.

Muito obrigado. Vou dando noticias!
Abraço
 
Top