Componentes SRAM... ou SHIMANO?

#1
Boas

Lanço este tópico (espero que no sitio certo), para ter alguma noção sobre estas duas marcas de componentes. Há alguma que se destaque da outra? São compativeis acessórios de marcas diferentes? Neste caso sram com shimano Enfim, gostava que deixassem aqui o maior numero de opiniões, sobre tudo o que for possivel dizer.

Abraço
 
#3
Boas companheiro...
São ambas muito boas, quanto a escolha é uma questão de gosto! Eu uso Shimano desde sempre, mas tenho ouvido falar muito bem da sram!

Abraço
 
#5
Boas.
A Shimano e a SRAM têm componentes de vários modelos, mas por vezes algo equivalentes. Sempre usei Shimano e nunca tive razão de queixa, mas também mais tarde optar por componentes SRAM não está fora de questão. Tenho vários amigos que utilizam a SRAM e estão muito satizfeitos. O Grupo SRAM tem vindo a demonstrar grande fiabilidade e relações qualidade/preço, assim como a Shimano já nos tem habituado. Eu penso que a grande vantagem de montar componentes SRAM está nos manipulos de mudança Grip Shift (punho), e aí a Shimano não tem grande variedade. De resto os estilos são parecidos (manipulos Rapid fire, desviadores, etc), mas estéticamente diferentes, claro. Penso que tanto a Shimano ou a Sram têm bons equipamentos, no que diz respeito a mudanças e transmissões (diga-se que no mercado não há muito mais). Tudo pode resolver-se a uma questão dé estética, e gosto do proprietário, claro.

Fica bem.
 
#7
Sim é possivel combinar a maior parte dos componentes
Só nos desviadores traseiros é que é preciso de ter cuidado visto que tem relações diferentes de racio a Shimano é de 1/2 e a sram é de 1/1.
Os shifters sram não dão nos desviadores traseiros Shimano e vice versa.
Á dez anos que uso shimano e como nunca tive razão de queixa continuo a usar, tive oportunidade de fazer alguns kilometros com material sram e tambem gostei muito "é discutir o sexo dos anjos"
Cumps.
 
#8
Boas.
De resto os estilos são parecidos (manipulos Rapid fire, desviadores, etc), mas estéticamente diferentes, claro.
Fica bem.
é bom referir que o sistema dos manipulos da sram é o trigger e o da shimano rapid fire , ligeiramente diferentes . enquanto que com os da sram apenas usas o pulgar para mudar velocidades , nos da shimano utilizas o pulgar e o indicador
para mim prefiro o rapid fire, foi o que sempre utilizei e o que mais gosto, mas tambem nao andei muito com um da sram portanto nao posso fomentar uma opiniao muito completa
 
#9
Boas

Eu ja tive Shimano Alivio / 2x Sram X7 / Shimano XT e assim que conseguir vender o meu conjunto XT vou trocar por um X9.

Nunca tive que afinar tanto o desviador traseiro como no XT, a Shimano pode ter um funcionamento mais suave mas em compensação a Sram é mais fiavel.

Na Shimano só prefiro os pedaleiros alem de serem mais bonitos em relação aos Truvativ parece-me a mim que também funcionam melhor pois tive um Truvativ isoflow e aquilo era horrivel .

Boas Pedaladas
Adilson Fernandes
 
Last edited:
#14
Obrigado a todos pelas opiniões... mais são sempre bem vindas, e as que por aqui estão servem para me elucidar um pouco melhor.

Mais uma vez, obrigado a todos.

Abraço
 
#18
Eu não posso falar muito, porque o meu salário é pago pela SRAM, mas sempre posso dizer que algumas das peças da SRAM são Made in Portugal por isso, se querem gastar dinheiro gastem com material feito cá.

Afinal "O que é nacional é bom!"
 
#20
Eu sou suspeito pois sempre defendi o material SRAM, não é que a shimano não tenha material bom, mas daí a ler que só XX ou X0 é que é bom, valha-me DEUS!Basta ver as montagens da malta(e não me refiro ás minhas) mas quase toda a gente(não são todos, mas grande parte) utiliza Sram e não necessariamente xx ou x0.