Compatibilidade - Troca de discos (rotores)

neo15190

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Pessoal, li na bikemagazine deste mes, nos truques verdes que se trocarmos os discos dos travoes shimano deore por uns hayes a travagem melhora substancialmente, acham q é verdade? :roll:
 

Fireblade

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Sinceramente,penso que sim!
Se ambos forem de 160 (igual aos discos deore), penso que é verdade, pois repara na furação dos Hayes e repara no Deore,os Hayes têm mais ranhuras e furos, logo conseguem disperçar melhor o calor...
É mesmo uma questao de experimentar.... :)
 

Fireblade

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voltando a "re-abrir" este tópico...

Esta questão, penso que é verdade, o Refuger tem na bike dele bombitos e manetes Shimano Deore, com discos Hope Flame, e têm uma potência de travagem completamente brutal... :shock:

Estamos claro, a falar de rotores de 205mm. :)

Cumprimentos. :wink:
 

sniper_pt

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Tenho ouvido falar muito em trocar os rotores dos disco para ganhar potência.
Entretanto pus me a pensar... será que podemos por uns travões lx ou xt de disco numas manetes deore ou hayes por exemplo? ou será que podemos montar o travão sem ser num disco centerlock da shimano? isto aplica-se a outras marcas? gostava que os entendidos dessem uma ajuda...
 

sadclown

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umm, pergunta interessante...
cubos centerlock e IS (são os normais de 6 furos) são incompativeis ou seja num cubo centerlockl só metes discos centerlock e o mesmo aplica-se aos cubos e discos IS. (penso que existem uns adaptadores mas n tenho a certeza)

quanto ás manetes, piston, penso que até se poderá misturar, mas não vejo vantagem nisso. Uma manete hayes 9 XC com um piston formula b4 pro, até deve funcionar... não sei se a quantidade de óleo no reservatório é a mesma etc, etc...

em relação á compatibiliadde discos/pistões, desde que os discos sejam do tamanho para qual o piston e/ou o adapatador foi desenhado, podes trocar á vontade de discos. Não podes é meter 1 disco de 180mm tendo um piston com adaptador para disco de 160mm, por exemplo.

abraço
 

P.M.

Member
Sim, existem adaptadores para se usar discos de 6 furos (sistema internacional ou IS2000) em cubos centerlock. A questão já foi debatida noutro post.

Toma em atenção que certas marcas usam oleo mineral (shimano e magura) e outras DOT4 (hayes, formula, avid...).

De resto está explicado pelo post anterior.
 

jmenau

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Depois de pesquisar aqui no fórum sobre compatibilidades entre sistemas de travagem, vou arriscar montar um rotor Unex UN-R03 de 203mm ( :arrow: http://www.unex-cables.com/htm/03hy_04disc.htm / :arrow: http://www.bicimax.pt ) com o resto do sistema de travagem Shimano XT.

P11-PACKAGING.jpg


Logo direi o que se passou.

Dúvida existêncial :ideia::
-Porque se chama ROTOR, ao disco num travão de DISCO? :?: :?: :?:
 

sadclown

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existem mais coisas chamadas de rotor... agora pq tb n sei, mas nada que o google n saiba :)

Rotor usually refers to the rotating part of a machine such as a motor, generator, alternator, pump, or helicopter. The part of the machine that does not rotate is called a stator.

:wink:
 

tlages

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Para trocar de modelo de rotor, basta só ter em atenção a medida do disco ou existe mais alguma coisa a ter em conta?
 

tlages

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Tenho tido alguma dificuldade em arranjar este modelo de rotor Avid Polygon 160mm, para uns Avid Juicy 5.

avid_polygon.jpg


Alguém que tenha este modelo de travões, já trocou o rotor por um diferente do que o de origem? Por qual modelo? Que recomendações dão para fazer esta troca?
 
Tens que ter em atenção á medida e a se é IS ou Centerlock.

sniper_pt said:
Tenho ouvido falar muito em trocar os rotores dos disco para ganhar potência.
Alguem que me explique isto. Acredito que se trocar pastilhas, ai posso ganhar potência, agora nos discos, sem ser peso tenho as minhas dúvidas... Ok existem discos que têm formatos que ajudam a remover a lama por exemplo, ou os com tratamento para resistir/dissipar melhor as altas temperaturas, mas será que se ganha potência?
 

jpsantos

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Boas,

sei que existe rotores com diferentes espessuras não sei até que ponto pode influenciar a travagem contudo acho que deves ter em conta esse medida para que os valores não diferirem muito do original no sentido de evitar problemas mecânicos ou até problemas logo na montagem :nsei:

(digo eu que sou mecânico de bicicletas nascido e criado aqui no fórum :sabichao: :mrgreen: )


João Santos
 

Bravellir

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Aqui à uns dias estive mesmo para trocar um de 180 desses por um de 160. Sugeriram que montasse um Shimano XT por ser praticamente tão fino como o avid. Acabei por desistir da ideia por isso não posso confirmar se a informação é credível.

Mas a Avid este ano tens os novos rotores, nem desses arranjas??
 

pratoni

Active Member
Penso que esse modelo de rotor já não se fabrica, porque veio-se a verificar que esse formato poderia provocar alguns comportamentos estranhos (barulhos e sensação tipo "abs", i.e., parece que a travagem não é constante) e daí a avid estar a fabricar o novo tipo de rotores com o formato na foto:

disc_small.gif
 

Milhas_Rev

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sniper_pt said:
Tenho ouvido falar muito em trocar os rotores dos disco para ganhar potência.

Há também quem diga que os travões Shimano com discos Hayes travam muito mais que os com disco shimano.....
 

Djatnet

Member
Boas, em relação aos Unex, posso dizer que até são uns bons Rotor. Já experimentei os de 205 com travões Hayes HFX 9 HD e portam-se muito bem (não empenaram nem destemperaram e a travagem até é boa).

Tenho de rectificar algo que foi dito em relação à compatibilidade entre manetes e pinças!!! Tem de se vêr bem por causa do tipo de liquido de travões!! Não se pode dizer de animo leve que dá.

Por exemplo: Hayes e Shimano são incompativeis de qualquer maneira (sempre em relação às pinças e manetes), isto porque os Hayes usam liquido DOT4 ou DOT5, o mesmo que a maior parte dos carros, e o shimano usa oleo mineral. Mas tal como o "sadclown" disse, Formula B4 e Hayes já dá, porque abos têm o mesmo. Antes de se trocar, seja qual fôr a marca, tem de se vêr qual o tipo de liquido usa.
 
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