compatibilidade 10v e 9v

Exatamente Klaser, eu apenas tentei para partilhar aqui neste tópico. As mudanças nao saltam nem fazem barulho! (Mas isso também irá depender muita da gama e suavidade do desviador)
A unica excepção é se perderem duas velocidade devido ao rácio e por vezes ter uma meter na manete duas velocidades para entrar uma no desviador.
 

icenep

Member
Boas pessoal, peço desculpa desenterrar um pouco o tópico, mas é para nao estar a abrir um novo.
É o seguinte...ando com ideias de trocar algo na transmissao, tanto para melhorar a pedalada e se possivel baixar um pouco o peso...isto se tiver alguma melhoria significativa para a minha 26".
Neste momento tenho 3x9v, com:
- shifters deore 3x9
- pedaleiro xt
- desviador frente xt 9v
- desviador tras xt 9v
- cassete deore 9v 11-32
- corrente deore 9v

Valerá a pena passar para 10v? O que irei ganhar com isso (obviamente que terei mais 3v), mas na pratica o que irei ganhar?
O que teria de trocar, alem do shifter direito, da cassete e da corrente? o meu desviador de tras dá para 10v?

Obrigado desde ja pela atencao.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Na minha opinião, não tens necessidade de passar para 10v (não te vai trazer um acréscimo de rendimento).

Mas se vais gastar dinheiro...

Mantendo os restantes componentes, caso troques os shifters para XT + cassete 11/32 XT + corrente XT, já ganhas uns gramas (tudo 9v).

Para avançares para 10v, tens que adicionar o desviador aos componentes que mencionei acima, mas desta vez, estes deveriam ser de 10v.

Actualmente, são mais baratos os componentes 10v.

Talvez obtenhas um melhor rendimento com uma conversão 2x10, mas aqui, a escolha dos dois pratos é essencial.

Espera por mais opiniões.

Um abraço

ny12xx
 

icenep

Member
Obrigado desde ja pela resposta, ny12xx.

Pois, tambem ja me tinham dito isso. A manter 3x9...o que pensei foi, cassete slx (11-32T, se houvesse 11-30 era capaz de arriscar, pois 11-28 nao sei se teria pernas) e corrente sram (ao que me parece sao mais leves e fiaveis que as shimano)...mas a nivel de cassetes e correntes está dificil encontrar pesos das mesmas.
Ja agora, 2x9 tambem nao é boa opcao pois nao?
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Na minha opinião, o 2x9 (ou 10) depende mais das pernas que de outra coisa.

Mas se ponderares apenas dois pratos, acho que deverias avançar para 10v.

As cassetes de 10v têm carreto de 36 e tens muita oferta.

Talvez com pratos 26/38 ou 40 te consigas sentir bem.

Quanto ao peso, não tiras vantagens significativas em converter o pedaleiro em dois pratos (o teu prato 22 deve pesar uns 40g).

O peso que vais tirar depende sempre dos €€€ que invistas.

Um abraço

ny12xx
 

icenep

Member
o meu desviador traseixo shimano xt 9v, funcionará como 10v? ou tenho mesmo de trocar o desviador de tras?
o da frente pelo que sei é compativel. O pedaleiro tambem. para colocar 3x10, teria de trocar shifter direito, cassete, corrente....e o desviador de tras é que ainda nao sei se dá ou nao...
 

TLouro

Member
Boas,

Icenep, o teu desviador não dá para 10v, terias necessariamente que comprar outro.

A minha opinião sobre o teu caso é a seguinte:
-passar de 9v para 10v pouco ou nada te vai trazer, para além de teres "saltos" de rácios menores entre as mudanças. Francamente, acho que o investimento é bastante grande para o (pouco) retorno que vais ter.
-se o teu objetivo é tirar peso, substitui a cassete deore por uma XT (vou trocar a minha deore 11-34 por uma XT 11-34 e a diferença de peso são quase 200g!)
-se fosse a ti experimentava o 2x9. Consegues um prato deore 36 por cerca de 10€ (é o prato do meio das pedaleiras de trekking). És capaz de ganhar qualquer coisa em termos de peso (talvez cerca de 50g) e vez como te adaptas a uma transmissão 2x9v. No meu caso, perdi naturalmente alguma velocidade de ponta (coisa que quase nunca sinto falta), mas passei a ter muito mais fluidez e agradabilidade na transmissão, na medida em que raramente saio do prato de 36 à frente.

Cumps
 

proque

Member
Também acho.

Não importa o número de velocidades de que dispões, antes os racios que delas obtens e isso tanto pode acontecer com 1X11 como com 3X7. O mais relevante é mesmo a relação mais longa e a mais curta pois dela depende a maior ou menos facilidade de subires ou a maior o menor velocidade de ponta a rolar ou descer em asfalto.

Pessoalmente mantenho o 3x9 (22, 32, 44 avante e 11-32 atrás) e não conto gastar um cêntimo que seja a alterar seja o que for.

Naturalmente que, se comprar uma bicicleta nova terei em conta aquele que é o "estado da arte" em matéria de transmissão...
 

icenep

Member
ainda nao alterei nada na transmissao depois do post que fiz...

digam-me uma coisa...um pedaleiro xt 3x9, funciona como 3x10 ou teria de trocar tambem o pedaleiro?
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O pedaleiro pode ser o mesmo.

Caso decidas trocar os pratos posteriormente, a TA já tem pratos para 10v.

Um abraço

ny12xx
 

PéLigeiro

New Member
Não era a primeira vez que montava uma cassete em shifters com 1 numero de velocidades diferentes.
Se dá para fazer dá.
se fica alguma coisa de jeito ... nem por isso.

Como o GARY_FISHER disse, apesar de parecer que até dá, na verdade a tensão de cabo para mudar de velocidades em um desviador de 10v ou de 9v é diferente.
logo usar um desviador ou shifter de 9 velocidade em uma cassete de 10 não vai dar.

quer dizer até se afina e fica a parecer que está a funcionar mas depois quando andamos na bike e puxamos pelas mudanças estas deixam de ser confiaveis.
pois ora não entram ora saltam da mudança sem ninguem lhes tocar.
principalmente nas 2 ultimas.
 
Só para deita achas para a fogueira... Como estou a precisar de mudar a pedaleira... hoje fui pesquisar umas coisas em relação à bicicleta... e decobri hoje que a minha commençal Premiere disc que tem transmissão 9V vem com pedaleiro Shimano FC-M171 que segundo as pesquisas que fiz é para 6, 7 e 8V!!! Sempre funcionou sem problemas e vinha assim de origem... logo... essa história de que os pedaleiros tem que ser especificos para 9, 10, ou 11... cheira-me mais a estratégia das marcas para que a gente gaste mais dinheiro... no caso do desviador traseiro, cassete, e shifters... faz sentido... mas no que toca a pedaleiro... não acredito muito que haja grande diferença....
 

Claudio78

New Member
Bom dia a todos,

Só para baralhar as contas, então se eu tiver uma transmissão 3 x 10, e se colocar um Shifter de 3 x 9, ele não vai "cumprir" as 10 velocidades certo?

Obrigado,
Claudio Oliveira.
 

xmeiro

Member
Claudio78

Se tiveres um desviador de 10 vel. nem sei se consegues fazer alguma coisa que sequer se assemelhe a funcionar mal - as puxadas de cabo de 9 e 10 vel. são diferentes.
 

luistdi

Member
Claudio78,

se tiveres um desviador de 10 velocidades Shimano ou Sram (ou seja desviadores com racio 2:1) podes usar shifters de 9 velocidades Sram que também usam o rácio 2:1 (os desviadores Shimano de 9v é que não casam com desviadores de 10v Sram e Shimano porque usam um racio diferente).

Eu já usei esta combinação e as mudanças entravam perfeitamente, só que só conseguia colocar 9 velocidades porque os shifters só iam até essa mudança (9).
 

Insignia

Active Member
Boas pessoal, estou com uma bike parada porque o meu desviador Sram 9v empenou, agr preciso de um novo, posso colocar um desviador de 10v? Tem de ser Sram ou Shimano?
Os manípulos são uns Sram x5 de 9v.
 

Geezer

Member
Epa eu tinha uma bike (que entretanto ja vendi) que tinha cassete de 9v e shifters de 8v e desviador de 8v e pedaleira de 8v tambem foi um desenrasca naquela altura. O material era Shimano Acera e posso dizer que trabalhava minimamente bem. Nao era como hoje que tenho um sistema completo de 10v e é muito bom, diga-se suave e fiavel (Shimano SLX).

O sistema era que todos os carretos estavam em uso exceptuando o ultimo (11), era mais importante ter uma relaçao mais leve do que velocidade(pesada), claro que deu algum trabalho para acertar e afinar mas com alguma paciencia la se conseguia afinar e aquilo andava que nem um relogio mas tenho que dizer que com 200km e poucos kms de terra e lamas (que levam a muito desgaste) e ja era preciso afinação... isto é o que me lembro da altura, visto que na altura nao dei muita importancia a essa diferença....
 
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