Como transformar uma Specialized hardrock numa bike mais confortavel para XC?

pandrex

New Member
Sendo a Spec Hardrock uma bike polivalente e á prova de bala, gostava de saber mais sugestões acerca de como torna-la uma bike mais especifica para XC. Apesar do quadro desta bike não ser o mais indicado para XC devido ao seu peso e geometria, acho que podemos tirar-lhe peso nos componentes, e quanto á geometria podemos sempre mudar o avanço do guiador e o espigão do assento. Mas gostava de saber a opinião dos «profissionais» que frequentam o forum.
 

koizu

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O que podes alterar assim de mais basico é mesmo o avanço, que podes meter um mais comprido e invertido se assim o quiserers. E o guiador podes meter um recto. Com isto alteras completamente a geometria da bike.

Depois...

Depois, tu lá sabes se tens t€mpo para investir noutro material mais leve...

fica bem...
 

jota

Member
Re: Como transformar uma Specialized hardrock numa bike mais confortavel para XC

Um avanço mais plano, um guiador recto com extensores e uns pneus 1.95 já te deixam a bike mais apta para XC!
 

mad max rr

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Se fosse eu alterava pela seguinte ordem:

- Desviadores, manipulos e pedaleira de eixo integrado.
- Suspensão
- Rodas
- Guiador, avanço, selim e espigão.
 
Re: Como transformar uma Specialized hardrock numa bike mais confortavel para XC

Viva, eu não sou "profissional", mas:

Dando prioridade ao conforto, alterava:

-Alteração do Selim, tanto quanto sei a HardRock já vem com um selim confortável, caso não te dês bem sempre podes trocar por alguns sofás como: o Specialized Rival; o Selle Italia XO - Trans Am; ou até mesmo o SMP Strike Man, entre outros, claro.
-Suspensão pois é dai que deriva o contacto da bike ao solo, podes optar por uma suspensão a ar, mais sensível a irregularidades.
-Instalação de um avanço mais curto por forma a proporcionar uma posição mais correcta e agradavél.
-Compra uns bons calções almofadados, de pref. com alças.

Se pretenderes melhorar a performance em XC off Road sem sacrificares o conforto:

-Instala pedais de encaixe (caso não os tenhas), vai rentabilizar-te muito mais a pedalada.
-Alteração da Suspensão.
-Rodas
-Transmissão.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
 

fjsilva

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Boas,

Eu tenho uma specialized hardrock.

Nunca será uma "maquina para xc", no entanto tem outras qualidades como a já muito referida polivalência e o conforto na posição de condução.

As de 2007 ao contrário das de 2006 têm um avanço já curto, mas o guiador elevado. Se quiseres ganhar performance à custa do conforto podes comparar uma guiador recto

Para mim o que as hardrock têm de pior é a suspensão, que é pesada e pouco sensível. Por isso é o componente que mais aconselho mudar a quem quer fazer upgrates.

A transmissão enquanto funcionar é deixá-la até acabar, já que afinadas todas funcionam! :mrgreen:

As rodas são pesadas mas muito resistentes. É outro componente a mudar se for apenas para fazer xc, já que para isso não são necessárias rodas tão resistentes.

O que podes mudar sem gastar muito (e isso eu já o fiz), é colocar uns pedais de encaixe. Depois das primeiras quedas :mrgreen: vais notar um aumento considerável de rendimento.

Já agora, o quadro apesar de pesado, não é tanto como o mito das hardrock serem pesadas faz acreditar. Para mim mais que o quadro o que faz as hardrock serem pesadas é a suspensão e as rodas!
 

GUR

Member
Re: Como transformar uma Specialized hardrock numa bike mais confortavel para XC

Boas eu tenho uma Hard Rock comp 2008, e já comecei com umas alterações:

Quando a recebi, mudei logo os pedais e os pneus.

1º Avanço e guiador
2º Pedaleiro
3º Desviador traseiro e dianteiro
4º Transmissão de 8v para 9v
5º Jantes
6º Suspensão
 

pandrex

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Já agora, obrigado por todas as sugestões.Apesar da obvia necessidade desta bike perder peso o que mais me incomoda na Hardrock é a posição de condução, ou seja, a distância entre o selim e o guiador é muito curta, o que nos faz pedalar numa posição mais vertical e mais desconfortavel qd se faz mais Km. A ideia do guiador recto (ou quase) e o avanço invertido parece-me boa, pois vai fazer com que a distancia entre selim-guiador aumente. Qt ao avanço do guiador mais curto não percebo qual a vantagem! Expliquem.
Já vi tb um espigão de selim com inclinação para trás, o que faz com que o selim fique mais recuado, pareceu-me uma boa maneira de resolver este problema. A minha duvida está, qual destas soluções mantem a bike tão bem equilibrada como ela é de origem?
 

fredebri

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Olá!

Eu tenho uma Hardrock Sport e não mais me desfaço dela.

Specialized Hardrock sport A1
Aperto de selim Hope
Selim Avatar Gel Specialized
Espigão de selim Ritchey WCS
Avanço Ritchey Pro
Guiador recto Ritchey Pro
Punhos Ritchey WCS
Direção semi-integrada FSA Orbit LXII
Grade de boião Specialized
V-Brekes Avid Sl
Calços triplo composto BBB
Kit de cabos (travão e transmisão) Mud-Lovers Transfil
Manetes de travão Shimano LX
Manipulo de mudanças Shimano LX
Cassete Shimano XT
Corrente Shimano XT
Desviador da frente Shimano XT
Desviador de trás Shimano XT Shadow 2008 caixa longa
Roldanas BBB ceramica
Pedaleiro Shimano LX
Movimento pedaleiro Acros ceramica
Pedais Exustar E-PM25
Suspensão Rock Shox Reba SL
Rodas e cubos Mavic crossrid com apertos Hope
Pneus Schwalbe Racing Ralph 2.1
Câmara de ar Specialized
10.9kg
De origem, somente o quadro de 17 polegas.

Cumps
 

Frei

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Re: Como transformar uma Specialized hardrock numa bike mais confortavel para XC

Boas...
é assim eu estou nisto do btt as pouco tempo e tenho uma specialized hardrock sport de 2007...
lmal fui umas duas provas notei logo que teria de mudar a minha suspensão foi logo a primeira coisa...
neste momento estou a espera de sapatos de encaixe e pedais...
depois o resto mudarei com o tempo...
a transmissão mudarei para componentes melhores e de 9v...as rodas talvez um dia quando ouver mais euros, por agora resistem e bem...
 

Sonic Reducer

New Member
Re: Como transformar uma Specialized hardrock numa bike mais confortavel para XC

no xc das coisas mais importantes é a posição, devias ir a tua loja e pergunta se la te podem ajudar,ate pode ser que sejam uns porreiros e te façam uns testes de posição com algum material, para alterares a tua posição de facto que o essencial é avanço guiador e posição do banco, depois posteriormente as rodas são muito importantes pois é aquilo que faz a rolagem , a transmissão se estiver em condiçõe se não saltar mudanças... é algo que podes manter até começar a mostrar algum desgaste, a suspensão pois vai-te dar mais segurança a descer e nos trilhos mais rápidos e a subir caso seja uma suspensão mais leve, pedais de encaix tambem são essenciais, dito isto:

1º mudava a posição de condução para uma posição mais adaptada e aconselhada ao XC, e pedais de encaixe e sapatos, com esta alteração e material de gama mediana, gastarias a volta de 120 € comprando uns bons sapatos tipo uns specialized, se quiseres componentes de uma gama de peso mais leve , podes gastar mais.
2º talvez as rodas para algo mais leve e que me causa-se menos atrito na rotação para rolar melhor, leves ou não conforme queres continuar a descer escadas a maluca e a dar uns drops :mrgreen: :mrgreen:
3º suspensão talvez o componente mais caro dai talvez ser o ultimo, ja se conseguem arranjar bons negócios em rebas e afins ... por isso é uma questão de áerios ;)

* pelo meio destes passos, até podes trocar algum material de desgaste mais rápido como pneus para pneus mais leves e transmissão caso apresente um desgaste elevado
 

Frei

New Member
E que pneus aconselham para XC?
algumas pedras pelo meio, quer dizer bastante pedra :twisted: e terra?
quero investir nuns pneus mas são caros aqueles xpto... mas não ligando a precos digam lá..
e pandrex, acho que o mais importante já e suspensão e o guiador, os aros e tranmissão quando estiverem mais danificados...
o selim das hardrock 2007 e um pouco lixado não? é que cada vez que eu faco voltas maiores tipo 50/60 km venho com o traseiro todo dorido e tenho calções almofadados... :evil:
 

dreamfighter

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Boas!

Sou novo nisto, mas....

Tenho uma Hardrock comp 2007, adoro-a, é linda, mas..... Tá na hora de mexer mais!!

Pedais de encaixe foram logo colocados, à pouco tempo troquei o banco de origem por um selle italia pro trans am ( ou coisa que o valha!), é porreiro, o de origem partiu-se num salto, e o espigão do selim, por ser curto....

O próximo passo são os travões, sempre funcionarma relativamente bem, mas agora não há meio de afinar o travão de trás (AVid BB5 mecânicos), estou a pensar nos Avid juice three, hidráulicos, e provavelmente toda a transmissão, por uma Shimano LX

Sei que é um bicho pesado, neste momento tem 14kg certos, mas acima de tudo há que ter pernas..... Quando quiser lutar pelo primeiro lugar numa prova, aí sim, justificar-se-á um investimento a sério....

Uma questão: que vantagem tirarei de um guiador recto? Baixar a posição de condução?!
 

Horácio

Member
Boas eu já tive duas e sabem o que fiz para elas ficarem mais confortavéis? Troqueias por uma STUMPJUMPER PRO 2008 suspenção total :) :) :) :) :) :)
 

dreamfighter

New Member
É só para avisar que depois de ficar sem travões no duatlo do jamor, partir lá a corrente e quase ter feito a bike voar contra umas paredes, decidi que tava na hora não de trocar peças, mas a bike toda :( Troquei por uma Mérida HFS 1000, maior, pois o oquadro da hardrock era manifestamente pequeno para mim, e assim não havia alteração que me compensasse..... Ainda mantenho a hardrock, para as voltinhas e tal, mas de resto mais nada.....
 
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