Como sangrar travões de disco hidráulicos

demorider

Active Member
Acho que primeiro tens de "encaixar" a seringa com a mangueira no sangrador e depois desapertas o mesmo, depois abres o sangrador da manete (com a manete totalmente na vertical) e encaixas a mangueira para a saida do óleo.. Se ainda não tinhas aberto o sangrador da manete é estranho sair óleo na pinça porque deveria estar em vácuo..
 

demorider

Active Member
Uma coisa que me esqueci de dizer é que a mangueira de saida do óleo convem estar "ligada" a alguma coisa que faça alguma pressão, podes usar por exemplo uma garrafa de plastico com um furo que dê para a mangueira entrar e depois isolas o melhor possivel para que quando injetares o oleo a garrafa crie alguma pressão para não deixar o óleo sair livremente..

Há quem faça sem a garrafa mas a hayes recomenda com a garrafa para não ficar ar nenhum no sistema..

Entretanto também encontrei um manual da hayes (não sei se já viste) que pode ser que ajude em alguma coisa (como o Inglês não é a minha praia a mim praticamente não ajudou em nada).. http://www.hayesdiscbrake.com/wp-content/themes/hdb/pdf/45-14550DEnglishForWeb.pdf
 

abelha2

Active Member
Lá vem o coveiro...

Recentemente ao transportar a bike o meu travão de tras deixou de travar (não me recordo de ter tocado na manete, mas pronto lá me convenci que sim).

Mandei sangrar o travão, saí da loja testei e estava impecável. Tirei as rodas, coloquei um pauzinho de gelado no meio das pastilhas, meti a bike no carro, amarreia, e vim para casa.

Chego a casa, monto a bike e já está de novo a não travar.

Terei algum problema no travão, ou está mal sangrado? Os travões são shimano deore.
 

demorider

Active Member
Quanto metes-te a bike no carro foi na mala?

Se sim, o mais provável é estarem mal sangrados.. Basta haver uma bolha de ar no "circuito" que ao deitar a bike ela pode deslocar-se para a pinça ou para a manete e fica a travar mal.. Acho que não perdes nada em passar na loja que os sangrou e "reclamar" que já não travam e logo vês o que eles dizem, mas se não tens nenhuma fuga de óleo o mais provável e não terem ficado bem sangrados..
 

abelha2

Active Member
Sim foi na mala, mas desta vez tenho a certeza que não travei com as rodas fora.

Não existe nenhum truque para retirar esse ar sem ser sangrando? Senão vou estar mais um fim de semana sem andar.
 

demorider

Active Member
Se há eu desconheço, acho que a única hipótese de retirar ar do sistema é mesmo sangrando..

Podes tentar recuar as pastilhas ao máximo, se for só ou outra bolhinha pode ser que se desloque para algum sitio onde não faça tanta diferença e dê para desenrrascar para o fim de semana.. Mas é só uma ideia..
 

abelha2

Active Member
Eu fiz isso e melhora, mas passado uns tempos volta ao normal. Provavelmente terei pouco óleo e entrará o ar. Como não tenho óleo para acrescentar nada feito

Ao empurrar as pastilhas, depois a manete afunda uma ou duas vezes até começar a travar, deve ser mesmo pouco oleo
 

demorider

Active Member
Pois, pelos sintomas deve ser mesmo ar ou pouco óleo..

Pode ser passe aqui alguém mais intendido em travões saiba de alguma solução senão vais ter mesmo de voltar a loja..
 

FReis

Member
Boas,
Se os travões forem da shimano, coloacas as manetes na horizontal, retiras a tampa do reservatório do óleo da manete, e dás umas bombadas, pelo menos uma grande parte do ar sairá pelo reservatório, irás ver bolhas no óleo, e vais bombeando até que desaparecam.
Os Avid mas recentes tanto quanto sei não funcionam em circuito aberto como os shimano e têm de ser sangrados em vácuo, os mais antigos penso que também funciona este método.

https://www.youtube.com/watch?v=nypZiLC1_Z8
 

abelha2

Active Member
Sim são shimano.

Fiz isso e não saiu ar nenhum. Vou dar uma voltinha antes e estrada (onde o travão traseiro não é tao solicitado) e segunda levo de novo à loja.

Obrigado
 
Top