Como sair de Santiago com a bike

#21
En España ponen mas dificultades para transportar bicis en el tren, en Portugal es mucho más sencillo. Yo escribí para preguntar si se podían llevar bicis en el intercidades y me dijeron que desmontadas y embaladas se podían llevar, así lo hicimos y ningún problema y eramos 6 personas.
En la estación de Santiago todo eran problemas.
 
#22
Olá,
Em Espanha, a informação que sempre me deram é de que se não conseguir lugar para levar a bicicleta montada, posso desmontar, embalar e não tem problema e assim tem sido, nunca me criaram problemas de Santiago para Vigo, em Portugal mesmo desmontada não é fácil colocar a bicicleta no intercidades, mas a partir de Janeiro de 2015 todas as carruagens do intercidades tem de ter dois lugares para as bicicletas montadas.
 
#25
Boas pessoal.
Na verdade e segundo informação prestada pela CP (REFER) a um mail que enviei (este ano de 2014) sobre o transporte de Bicicletas o gabinete da CP (REFER) respondeu mais ou menos o seguinte " Que devido ao material circulante na Linha do Minho, não era permitido o transporte de bicicletas".
Como já foi permitido o transporte de bicicletas na Linha do Minho, isto há cerca de 4 anos e transportei a minha desde Vigo até ao Porto, (isto apesar de também ter transportado a bicicleta no comboio da RENFE, que vem da Corunha para Vigo, comboio esse muito mais moderno que o que actualmente circula actualmente na linha do Minho), não entendo como não é possivel transportar as bicicletas nessa Linha, pois os comboios andam quase sempre vazios.
Aliás se a CP (ou REFER), quisesse, podia arranjar material circulante para o transporte de Bicicletas na linha do Minho, bastava ver como fizeram os SUISSOS, (têm Vagões preparados para o transporte de bicicletas, não incomodando os passageiros). Ora como na CP/REFER não faltão Vagões de mercadorias (isto se ainda alguem não os vendeu para a sucata), sempre podiam acopolar um para que o pessoal que vem de Santiago (Neste caso de Vigo para Portugal usando a linha do Minho), conseguisse trazer a bicicleta.
Mas como estamos em Portugal, nada se faz e vivam as proibições e a mentalidade retrograda de uns administradores.
 
#26
Boas.
Fiz já uma vez o caminho central porto - santiago e não tive problema nenhum no transporte de bicicleta nos comboios regionais portugueses até ao porto . No entanto em Santiago não foi possivel trazer as bicicletas ( eram 4 bikes) e tambem não tinhamos como as embalar . tivemos de mandar alguem vir buscar-nos de carrinha.
Vi ai um saco para trazer as bicicletas muito simples e parece que somente custa 10€ mas que serve prefeitamente o propósito de transportar as bicicletas, alguem sabe onde posso comprar saco identico cá em portugal ?
 
#28
Hallo,

Existe novidades quanto a este assunto?
Pelo que li n o site da CP existe 2 lugares em cada carruagem de IC para bicicletas.
Vi no site da RENFE que é necessário trocar de comboio e estação em VIGO.
Pede-se muito tempo?
Estou a pensar ir do Porto de 17/18 a 21 de Agosto.
Alguem pelos mesmos dias?
Abraços,
 
#30
Boas,

Eu e mais dois fizemos o percurso Lisboa-Santiago este ano.
Voltamos de comboio e no percurso Santiago-Vigo se comprares bilhete para a bike tens lugar garantido sem desmonta-la.
Mas no percurso Vigo-Porto não existem bilhetes para bike, o transporte é gratuito e o comboio tinha pelo menos 2 carruagens com espaço para 2 bikes (embora coubessem 3 à vontade) montadas.
Nós optamos por desmontar as bikes logo em Santiago pois tínhamos mais tempo para executar essa tarefa e à custa disso outros dois portugueses conseguiram safar-se pois já não tinham bilhetes para bikes e eles não tinham sacos para colocar as bikes deles, sendo assim ficaram com os nossos bilhetes e safaram-se até Vigo.
Em Vigo eles tiveram cerca de 1 hora para arranjarem sacos e desmontarem as bikes pois não garantiam lugar para as bikes deles. Embora tenham desmontado as bikes tinham lugar para as levar montadas, pois outros camaradas (do Brasil) levavam as bikes em sacos.

Concluindo, nós desmontamos as bikes mas não iríamos ter necessidade de o fazer, como o fizemos, outros dois conseguiram-se safar.
Por isso recomendo levar pelo menos 1 ou 2 sacos pretos grandes, 1 rolo de fita-cola e 1 rolo de cabo para amarrar. Pode não ser necessário mas também não pesa muito nem ocupa muito espaço...;)
 
Last edited:
#33
Boa noite,

Estou a planear ir a Santiago em Junho e queria reavivar esta tópico pois o regresso parece ser atribulado!

Segundo percebi, vamos ter de apanhar o comboio em Santiago para Vigo e lá trocar para outra linha que nos leve ao Porto. Alguém sabe se estes transportes funcionam ao Domingo? E, já agora, há algum transporte directo de Vigo para Lisboa?

Obrigado e boas pedaladas!
 
#34
Ola

Tambem estou a planear ir a Santiago , mas em Maio, pelo que ja li e pesquisei, a opção é : Santiago - Vigo ( Guixar) ; Vigo (guixar) - Porto ; Porto - Lisboa.
No entanto nos fins de semana ha menos comboios entre Santiago e Vigo. Como tambem tenho planeado regressar num Sabado, encontrei a solução , Santiago - Pontevedra , Pontevedra - Vigo , Vigo - porto .. Isto porque queremos chegar cedo ao destino e os horarios da primeira opção não sao compativeis.

Força nisso
 
#35
Já tinha postado há uns tempos, agora fiz copy_paste:

Olá a todos,
Cheguei de Santiago na passada 5 feira, 9/Out/2014, aqui deixo o relato do regresso, éramos 2 com as respectivas bikes.

1.Santiago – Vigo – empresa Castromil (saída 9h00, bikes inteiras grátis, passageiro 8,00€)

2.Vigo – Porto – chegámos a Vigo pelas 10h30, e saímos pelas 12h00 na empresa Autna para o Porto, bike 5,27€ vendido com antecedência na bilheteira e passageiro 12,00€ vendido no autocarro pelo motorista – foi o granel total, ninguém respeita ninguém foi a lei da selva para garantir lugar no Bus, roda da frente desmontada.

3.Porto – Lisboa – chegámos ao Porto pelas 14h00 e saída pelas 15h00 (todos os horários que indico são locais, na vinda “ganhamos” 1h, empresa Renex, bike paga 9,70€, passageiro 20,00€, bike veio inteira, chegada ao Parque Nações pelas 18h30.

Obs – Em Vigo, é possível comprar logo bilhete para bike e passageiro com destino Lisboa, o que garante logo lugar no transfer no Porto, nós não o fizemos para usufruir dum desconto na Renex, mas existe essa hipótese!
Obs – o ponto comum em todas as empresas é antipatia e embirração dos motoristas assim q vêem as bikes, já contávamos com isso, não lhes demos mta importância, aconselho a que sejam vós próprios a acondicionar as bikes nos bus, nós punhamos em pé e com elásticos dos alforges iam presas aos pilares em ferro da bagageira, e convém as bikes entrarem sempre em primeiro lugar, para isso falam primeiro com o motorista, assim q ele chega.

Espero ter ajudado e Bon Camino!
 
#39
Claramente a SEUR é a melhor solução. Ter de apanhar dois comboios com horários descoordenados e com o risco de não ter lugar para as bicicletas. Depois é só tomar o Bus até ao Porto. Tranquilamente.