Como saber se a altimetria está correcta?

jmcaldas

Member
Próximo fim de semana vou ao passeio "Nos Meandro do Zêzere", e pretendia colocar o track no GPS.
Acontece que através do site GPsies, estava com alguma dificuldade.

Assim sendo, descarreguei o track em GPX, meti no site da Garmin e por aí, fiz a instalação directa do track no GPS sem problemas.

A minha dúvida reside nos acumulados, que são muito diferentes. Mas mesmo muito.

Qual está correcto?

No GPsies:
"Nos Meandros do Zêzere" XL - 2417 de acumulado
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=...rrer=trackList

Nos Meandros do Zêzere L - 2141 de acumulado
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=...rrer=trackList


Depois de transferido os tracks para o site da Garmin:
"Nos Meandros do Zêzere" XL - 1578 de acumulado
http://connect.garmin.com/activity/85523188

Nos Meandros do Zêzere L - 1155 de acumulado
http://connect.garmin.com/activity/85522267
 

mariosimas

New Member
a altimetria gerada por GPS tem sempre muito erro, uma vez que não são muito precisos a medir cotas.

o ideal é ter um gps com altimetro barométrico, corrigir a altitude no gps quando inicias qualquer volta.

no site da garmin dápara fazer uma correção dos acumulados, coisa que faço sempre e pelo qual me regulo nos dados de acumulado.

normalmente os dados corrigidos dá sempre um acimulado menor.
 

jmcaldas

Member
@mariosimas

Então, sendo que a correcção está activada no site da garmin, isso quer dizer que está correcto? ou pelo menos o mais aproximado da realidade?

Mas justifica-se uma diferença tão grande?
 
Os sites que alteram altimetria tipo o connect da Garmin utilizam informação DEM (Digital elevation model) e neste caso nem sei qual é a fonte utilizada. O DEM utilizado é na melhor das hipóteses o GDEM ou o SRTM e têm resolução horizontal e vertical em em cosequência erros.

Outro problema é se por exemplo for utilizado um GPS para gravar o track e em determinada circunstância o ponto der 10m ao lado, se for uma ravina obviamente quando se fizer a correcção vamos ter a elevação da ravina e não do local correcto. Mesmo com os pontos corretamente localizados existem erros no modelo, este problema é notório quando o GPS avisa que estamos no topo de uma subida e na realidade ainda falta um bocado :(

A melhor solução que eu conheço é a utilização de um GPS com altimetria barométrica (305,705, Dakota20 etc) juntamente com a utilização do Egnos (quando funciona) e "gravação não inteligente". Com esta combinação o erro é minimizado ficando só em jogo os erros de cálculo de acumulado.
 

froxico

Member
calcolar o acumulado!

como já vi isto do acumulado tem se lhe diga, de gps para gps tem diferença e de programa para programa tambem então como será efectuado esse calculo?
será que há algum calculo que se consiga efectuar sem tem gps ?
 

pirilampo

Member
Remexendo neste tópico...partindo do principio do que diz o "mariosimas" que usa o garmin connect, e que lhe parece que dá os melhores resultados, eu uso o Fugawi, o gpsies e o trackmaster...existe para o mesmo track uma enorme disparidade de diferenças de acumulado....chegando aos 500m(em 100km)...
Neste caso pelo qual me devo fiar? Para vós qual tem sido o mais fiável e representável da verdade? Digo isto depois de descarregarem um track para o Gps(saber de antemão qual o acumulado) e depois no fim comprovar no final da volta se o resultado é o mesmo...eu sei que varia de GPS para gps...agradece-se opiniões...
 
Last edited:

elv1s

Member
Habituem-se a ver só num sitio, e assim dá para ter base de comparação. Apesar de por vezes muito acumulado não se sentir tanto nas pernas. Depende mais da quantidade de subidas com muita inclinação.
 

RPires

Member
As diferenças prendem-se com os filtros que cada programa usa. Pelo que sei, o Fugawi contabiliza qq pontito de subida, ou seja, qualquer variação no terreno é contabilizado, contrariamente a programas que contabilizam diferenças de metro, 5 metros e por aí fora. Nem todos dão para modificar o filtro, por ex o CompGps dá!
Se não estou em erro, o gps em si contabiliza variações de metro, daí tb as diferenças quando se comparam os track's nos software's específicos...
 
Sobre o Site da GARMIN , sempre que se utilize um GPS com Altimetro Barométrico , o acumulado real é o dado pelo Gps , pois utilizando a função de correcção automática é adulterado ou para cima ou para baixo o valor correcto.

O meu caso , tenho um EDGE 500 com altimetro barométrico , em voltas em que passe nas falésias da arrábida , nas varandas do Risco , etc , etc , perto de grandes falésias com enormes declives , a correcção automática falha devido a por vezes ter validado uma posição 2 ou 3 metros mais ao lado que coincide já com o mar , enquanto eu estou no alto da falésia a 200 ou 300 m de altitude.
Uma vez só por exemplo , numa voltita em que o GPS me deu á volta de 1200m de acumulado , a correcção automática mandou-se para 1900m de acumulado.

A correcção automática no site da Garmin só deve ser usado quando não se tem um GPS com altimetro barométrico , para corrigir a habitual dificuldade que estes têm em dar uma valor minimamente credível.

Nos Eventos ou provas , pela pouca experiência que tenho , normalmente os valores dados pelas organizações pecam por excesso e assim por alto só me lembro de 2 eventos onde o valor anunciado foi sensivelmente o mesmo valor que eu obtive no meu GPS no fim da prova , A Maratona Rota do Casqueiro e o Raid Alvalade - Porto Côvo - Alvalade.
 

elv1s

Member
Acho que as diferenças não são assim muito grandes, quando se mede com altímetros barométricos como é o caso dos polar e sigma com essa função.
 

fitty77

New Member
Pessoalmente, confio na altimetria que têm por base tracks criados com altimetro barometrico (e mesmo estes podem ter erros, derivados de alterações na pressão atmosférica, mas cum caraças, temos que nos basear nalguma coisa e esta é a mais fiável). Se os tracks tiverem como origem apenas altimetria calculada pelo gps, o erro é grande. Mas o problema maior é quando temos tracks desenhados à mão (ex: gpsies). Se analisarmos bem o perfil de determinado track, vemos que continuamente está a subir e a descer (tipo dente de serra, vamos lá). Pode parecer pouco, mas no final, tudo somado, dá altimetrias brutais. Mas o gpsies é boma para nos dar uma ideia do percurso (principalmente se o mesmo não se encontrar ainda em nenhum track ao nosso dispor). Por isso, quando uso o gpsies para criar um track, a seguir passo-o pelo Garmin Connect com correcção de altitude, pois é bastante mais fiável. Não é perfeito, mas dá para ter uma ideia do que nos espera....
 

pirilampo

Member
Como diz o fitty77" mas dá para ter uma ideia do que nos espera", já me aconteceu e por isso resolvi mexer no tópico...vimos um passeio giro naquela zona e "tal", fomos tirar o track..convidamos um amigo (que por acaso até está um pouco em baixo de forma), e dizemos assim: "Não te preocupes que aquilo é só x de acumulado". No final deu uns 200 ou 300m a mais...por exemplo...
no gpsies(que acho que é a maior biblioteca de tracks), os mesmos aceitam quase todos os tipos..senão todos os tipos de formatos...quer seja de gps com ou sem altímetro barométrico...etc...devemos confiar que eles fazem alguma correcção dos tracks?
Sempre que carregamos lá um track devemos ou não fazer a correcção de altitude deles?
 

Jimbras

Member
Viva pessoal,

depois de fazer a minha voltinha gravada no GPS, fui ver o acomulado no GPS e tinha cerca de 800m. Quando fiz upload para o GPSies o site dá um acomulado de 540. Qual é que está certo? As minhas pernas dizem-me que é o resultado do GPS :).
 

diogo85

New Member
eu pessoalmente nunca concordei com os resultados no gpsies....quando faço o uploud do meu track do meu Gps Garmin para o connect garmin dá-me sempre uma altimetria parecida ou quase igual com o meu sigma(este guia-se pela pressão barometrica pelo qual deve estar sempre correcto) mas nunca uso a correcçao de altimetria, pois esta nunca é verdadeira....no gpsies ja cheguei a fazer treinos de 1200 de acumulado e aparecer lá 2200m de acumulado!!!nunca concordei com o gpsies!!!!
 
Last edited:

Pdias7

New Member
Boas Pessoal,

Tenho um Garmin Dakota 20 e no meu grupo de amigos que pedala, sou o unico com GPS.

Tenho outros amigos que usam programas em telemovel, do genero do Sportstraccker, endomondo, etc.

O que acontece, é que em relação aos acumulados, eles registam sempre muito mais nesses programas do que eu no Dakota 20.
Uso os mapas topográficos.

Qual acumulado que estará correcto ?

Cumps,
 

NunoMCCII

New Member
O mais fiável é o do teu GPS, se tiver altímetro ainda mais fiável é.

Nos programas para tlm o acumulado é calculado através de pontos que o programa vai marcando mas só para teres ideia no meu grupo numa mesma volta éramos 3 a registar com o endomondo e os valores de acumulado foram diferentes nos 3 e valores bastante dispares pelo que me lembro.

Os telemóveis tb eram os 3 diferentes, no meu caso um blackberry que me dá valores de acumulado sempre inferiores a outros.
 

Pdias7

New Member
Mas será normal diferenças de 250m / 300m ? Na ultima volta o meu GPS deu 400m acumulado, o do meu amigo com Sportstracker , 768m !!!
 

Pedro MM

Member
Boas.
Eu tenho um garmin edge 705 e tambem verifico algumas diferenças de altimetria e são nomeadamente, no valor apresentado no final do percurso no gps e no garmin connect após ter transferido para lá a actividade. No garmin connect dá-me sempra mais altimetria.
Porque será?
 

mlouro

New Member
A altimetria por GPS é a menos fiável, logo muitas dessas apps fazem correcção de altimetria através de estimativas e os valores não são muito de confiar.. O dakota 20 como tem altimetro barométrico e calcula a altitude através da pressão atmosféria e em teoria será mais preciso, mas realmente no garmin connect também me dão sempre valores diferentes dos do GPS, quer tenha a correcção de altimetria ligada ou desligada..
 
Top