Como retiro peso a minha bike?

SeteGu

Active Member
Hardskin apenas estou a querer dizer que efetivamente pode haver diminuição de peso, aliás no meu caso houve. Passei de câmaras de ar com liquido para apenas liquido e mantive os pneus. Quantas gramas perdi sinceramente não me lembro nem é o mais importante... mas recordo-me que até foi mais do que estava à espera.

Podia por uns pneus tubeless de 800g mas felizmente não tenho tido problema algum (cortes, furos, etc...) já há bastante tempo. Aliás até ver tenho-me dado muito bem com o tubeless e já ando assim talvez há uns 2 ou 3 anos. Apenas rasguei um pneu (Maxxis Ranchero) mas foi passado pouco tempo e não teve nada a ver com o tubeless obviamente.

Na Sirla uso câmaras de ar com liquido... também sem grandes problemas. Antes disso andei uma semana maioritariamente por asfalto sem liquido e furei logo. Aí também já entra a resistência dos pneus e das câmaras de ar assim como o fator sorte/azar.
 

Hardskin

Well-Known Member
SeteGu, a questão é que dizer-se como é regra neste fórum que a mudança para Tubless resulta em diminuição de peso é ser-se demasiado simplista.
O edununo compreendeu aquilo que eu quis dizer...:yeah:
 

TLouro

Member
Boas,

Harskin, a passagem para tubeless pode não significar diminuição de peso, apesar de ser muito difícil que assim seja.

A malta costuma ignorar o acréscimo de peso de pneu tubeless porque geralmente se usam tubeless ready, ou até pneus normais convertidos (o meu caso), nos quais a diferença de peso é desprezável ou nula.

Arhcarvalho, pelo posicionamento comercial da bike, presumo que não pretendas gastar fortunas para tirar peso. Assim, a forma de otimizar os euros e o peso é para cada upgrade veres quanto custa cada grama perdida e apostares nos upgrades economicamente mais vantajosos.

Da minha experiência, aqui ficam alguns interessantes:

-passagem para tubeless - se o fizeres quando tiveres que mudar de pneus, só tens o custo acrescido da fita (cerca de 5€ dá e sobra para as duas rodas), das válvulas tubeless (10€ o par na decathlon) e do líquido (10€ dá para duas rodas) podes perder facilmente mais de 300g.

-troca de pneus (independentemente da passagem para tubeless) - na net arranjas (por exemplo os RRON) pneus shwalbe por 20€ com 500g/cada (em 26er). Se te descuidares ao trocares de pneus, podes ter 700g ou 800g de pneu em cada roda pelo mesmo preço...

-Troca de punhos em borracha para punhos em espuma - podes poupar cerca de 100g por 10€

-Troca da cassete - a cassete de série deve ser de gama baixa e deve ter um peso elevado - facilmente perdes 200g se passares para uma SLX que, com jeitinho, arranjas na net por 30 a 35€

-Troca das anilhas da coluna de direção por anilhas em carbono - a poupança é pequena - 20 ou 30g - mas também gastas muito pouco: no ebay fazes a festa com menos de 3€

Quanto a mim, não vale a pena substituir material de desgaste antes do fim da vida útil, só para tira peso. Assim, o conselho que dou é que quando tiveres que trocar, troques com cuidado e inteligência. Vais ver que com pouco dinheiro vais tirando peso.

Depois há outros upgrades mais importantes, como a suspensão, em que não só perdes muito peso, como irás notar uma diferença abismal de comportamento. Mas isso já implica muito mais dinheiro e se compraste a bike há pouco tempo, talvez não seja ainda o momento para essa troca.

Como vês, é facil tirar 1kg à tua bike com pouco dinheiro. ;)

Cumps
 
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SeteGu

Active Member
O liquido da Decathlon (marca B´Twin) já experimentei e não gostei nada... mas há líquidos ao mesmo preço ou mais baratos e que funcionam muito bem. Mas pode ter sido só um caso isolado, não sei...

E cuidado com os pneus muito leves... pode ser mais fácil estes se cortarem... e lá se vai o dinheiro que demos por eles.
 
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