Como retirar o elo rápido

STIG_73

New Member
Boas pessoal,

Estou aqui com uma dúvida existencial e gostava que alguém me ajudasse sff...

No passado sábado passei quase toda a manhã a fazer uma limpeza mais profunda à minha bike em geral e à transmissão em particular. Como tal torna-se imperativo sacar a corrente fora. Ora como esta está fechada com um elo de engate, debati-me com enormes dificuldades para sacar o dito elo de modo que este pudesse voltar a ser utilizado.
Provavelmente não tenho as ferramentas necessárias nem a habilidade que se requer.
Posto isto e depois de muita luta resolvi recorrer ao descravador de correntes e ele (o elo) saiu, saiu mas ficou arruinado!

As minhas questões são:

Como retirar o elo rápido de modo que este possa vir a ser reutilizado?

Qual ou quais ferramenta(s) e técnica(s) serão necessárias para o efeito?
 
Last edited:

Holy

New Member
Se for powerlink...
Aqui fica o video a demonstrar.

[video=youtube;aeTmy6N_VQA]http://www.youtube.com/watch?v=aeTmy6N_VQA[/video]
 

Flygye

New Member
Boa tarde.
Respondendo à tua questão... não é necessário nenhuma ferramenta em especifico para retirar um elo rápido de corrente, basta as mãos.
Para tal, basta pegares nas duas extremidades da corrente onde se encontra o elo, e depois fazer força empurrando o para dentro, fazendo com que o elo se desprenda.

Depois para tornar a unir o elo, basta juntar os 2 pinos que fecham o elo, e puxar em sentidos opostos (com as mãos) o mesmo.

O video acima, demonstra +- o que eu disse em palavras.
Basicamente todos os elos de todas as marcas funcionam desta forma.
 

shelltox

Super Moderador
Quase todos,a ultima corrente shimano que comprei,para meu espanto trazia elo rápido..que é diferente dos semelhantes:sram;connex;kmc. No caso dos shimano aquilo só vai mesmo como descrito nas instruções que acompanhavam a corrente,que basicamente é por as extremidades da corrente na 'base'(face de elo com os 2 pinos) do elo rápido e depois para se colocar a 'face simples'(face de elo aberta entre furos de encaixe nos pinos) em um dos pinos entra bem,para encaixar o outro pino dobra-se a corrente de modo a que os pinos se aproximem ligueiramente do centro e permita encaixar a 'face simples'. Enfim,tinham de ser diferentes..mas o certo é que até á data faz sua função.
Para tirar é exactamente o inverso,dobra-se a corrente,até se conseguir tirar a 'face simples'.
 

pepelento

New Member
Vferraz, o problema é que se tens a corrente muito suja custa mais a abrir o elo rápido. Se for Sram ou KMC experimenta "torcer" ligeiramente o elo rápido ao mesmo tempo que empurras cada uma das partes na direcção da outra ( -> <- ) . Vais ver que resulta.
 

STIG_73

New Member
Não sei se interessa para o caso, mas a corrente de que falo é uma XT 10v e o elo é um sram powerlink como o que é mostrado no video que o Holy gentilmente aqui partilhou.

Como é obvio, a primeira tentativa que fiz para abrir o dito foi a mesma que é mostrada no referido video, sem sucesso.
Após o que recorri a dois alicates fazendo força de cada um dos lados em direcções opostas... nem mexeu!
Tal como o pepelento disse, pensei que fosse da sujidade acumulada na corrente, mas após a visualização do video foi lá tentar novamente e... nada!
Não consigo, deve ter "aquele" jeito que eu ainda não captei!
 

oliana

Active Member
Eu cá, fiz uma com um licate de pontas redondas dos chineses. Dobrei as pontas um pouco para dentro depois de as limar um pouco para caberem dentro dos elos e voilá! Simples e barato. Ainda assim prefiro não arriscar e coloco um elo novo.
 
Last edited:

Giro

New Member
Quando for assim, pegas num cabo de mudanças velho e passas nas duas "extremidades" do elo e com um alicate torces até começar a esticar a correte e a "libertar" o elo
 

SeteGu

Active Member
Boa tarde

Tenho uma corrente Deore (9v) com um elo de engate rápido KMC. Sei que deveria ser simples e rápido mas a verdade é que mesmo vendo o video e lendo algumas dicas (torcer ligeiramente o elo de engate rápido, etc...) também não o consigo tirar.

Já tentei retirar um elo com um desencravador de correntes mas também não consegui (creio que por ter o desencravador empenado :roll:).

Queria retirar a corrente para a colocar em petróleo porque fui dar uma volta e apanhei muita lama e poças que mais pareciam lagos :D. Infelizmente não tive tempo de a limpar/lubrificar como dever ser e a corrente parece-me estar a ganhar alguma ferrugem após ter estado uma semana parada (também não sei se é por isso que não a consigo retirar).

O que me aconselham?
 
Top