Como retirar o elo rápido

#1
Boas pessoal,

Estou aqui com uma dúvida existencial e gostava que alguém me ajudasse sff...

No passado sábado passei quase toda a manhã a fazer uma limpeza mais profunda à minha bike em geral e à transmissão em particular. Como tal torna-se imperativo sacar a corrente fora. Ora como esta está fechada com um elo de engate, debati-me com enormes dificuldades para sacar o dito elo de modo que este pudesse voltar a ser utilizado.
Provavelmente não tenho as ferramentas necessárias nem a habilidade que se requer.
Posto isto e depois de muita luta resolvi recorrer ao descravador de correntes e ele (o elo) saiu, saiu mas ficou arruinado!

As minhas questões são:

Como retirar o elo rápido de modo que este possa vir a ser reutilizado?

Qual ou quais ferramenta(s) e técnica(s) serão necessárias para o efeito?
 
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#3
Boa tarde.
Respondendo à tua questão... não é necessário nenhuma ferramenta em especifico para retirar um elo rápido de corrente, basta as mãos.
Para tal, basta pegares nas duas extremidades da corrente onde se encontra o elo, e depois fazer força empurrando o para dentro, fazendo com que o elo se desprenda.

Depois para tornar a unir o elo, basta juntar os 2 pinos que fecham o elo, e puxar em sentidos opostos (com as mãos) o mesmo.

O video acima, demonstra +- o que eu disse em palavras.
Basicamente todos os elos de todas as marcas funcionam desta forma.
 

shelltox

Super Moderador
#4
Quase todos,a ultima corrente shimano que comprei,para meu espanto trazia elo rápido..que é diferente dos semelhantes:sram;connex;kmc. No caso dos shimano aquilo só vai mesmo como descrito nas instruções que acompanhavam a corrente,que basicamente é por as extremidades da corrente na 'base'(face de elo com os 2 pinos) do elo rápido e depois para se colocar a 'face simples'(face de elo aberta entre furos de encaixe nos pinos) em um dos pinos entra bem,para encaixar o outro pino dobra-se a corrente de modo a que os pinos se aproximem ligueiramente do centro e permita encaixar a 'face simples'. Enfim,tinham de ser diferentes..mas o certo é que até á data faz sua função.
Para tirar é exactamente o inverso,dobra-se a corrente,até se conseguir tirar a 'face simples'.
 
#5
Vferraz, o problema é que se tens a corrente muito suja custa mais a abrir o elo rápido. Se for Sram ou KMC experimenta "torcer" ligeiramente o elo rápido ao mesmo tempo que empurras cada uma das partes na direcção da outra ( -> <- ) . Vais ver que resulta.
 
#6
Não sei se interessa para o caso, mas a corrente de que falo é uma XT 10v e o elo é um sram powerlink como o que é mostrado no video que o Holy gentilmente aqui partilhou.

Como é obvio, a primeira tentativa que fiz para abrir o dito foi a mesma que é mostrada no referido video, sem sucesso.
Após o que recorri a dois alicates fazendo força de cada um dos lados em direcções opostas... nem mexeu!
Tal como o pepelento disse, pensei que fosse da sujidade acumulada na corrente, mas após a visualização do video foi lá tentar novamente e... nada!
Não consigo, deve ter "aquele" jeito que eu ainda não captei!
 

oliana

Active Member
#9
Eu cá, fiz uma com um licate de pontas redondas dos chineses. Dobrei as pontas um pouco para dentro depois de as limar um pouco para caberem dentro dos elos e voilá! Simples e barato. Ainda assim prefiro não arriscar e coloco um elo novo.
 
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#10
Quando for assim, pegas num cabo de mudanças velho e passas nas duas "extremidades" do elo e com um alicate torces até começar a esticar a correte e a "libertar" o elo
 
#13
Boa tarde

Tenho uma corrente Deore (9v) com um elo de engate rápido KMC. Sei que deveria ser simples e rápido mas a verdade é que mesmo vendo o video e lendo algumas dicas (torcer ligeiramente o elo de engate rápido, etc...) também não o consigo tirar.

Já tentei retirar um elo com um desencravador de correntes mas também não consegui (creio que por ter o desencravador empenado :roll:).

Queria retirar a corrente para a colocar em petróleo porque fui dar uma volta e apanhei muita lama e poças que mais pareciam lagos :D. Infelizmente não tive tempo de a limpar/lubrificar como dever ser e a corrente parece-me estar a ganhar alguma ferrugem após ter estado uma semana parada (também não sei se é por isso que não a consigo retirar).

O que me aconselham?