como mudar o eixo pedaleiro

simba

New Member
O meu eixo pedaleiro deve ter gripado e queria substitui-lo por um novo, só que já andei a tentar retirar aquele e não consegui. Como devo faze-lo e quais as chaves necessárias para o fazer.
 

sergiobtt

New Member
dada a especificidade da coisa, acho melhor ires a uma oficina, é que a chave para desapertar o "cubo" deve ser mais cara que a substituição dos rolamentos!
só uma opinião!
SA
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Eu também sou da opinião do Sérgio, será melhor deixares isso na oficina e os gajos mudam-te o eixo num fininho e o trabalho fica bem feito :)
Todavia o Peso-Pluma sabe como é que isso se faz, ele depois diz alguma coisa.
 

Peso-Pluma

New Member
Bem vou começar com o testamento :lol: :D , se não perceberes alguma coisa contacta-me pelo e-mail ou se tiveres MSN agente fala lá porque é mais prático ou então aqui no fórum.

Bom para tirar um eixo 1º temos de retirar o pedaleiro, não sei que pedaleiro tens mas vou aplicar as chaves necessárias para retirar uma pedaleira xt, xtr, lx, race face, fsa...etc.

Bom esta chave é a PIN SPANNER com cabeça redonda que serve para retirar uma peça de plástico que há antes do parafuso sextavada que prende a pedaleira ao eixo.
P.S.: esta chave só é necessária para pedaleiras xt e xtr.
DICA: para não teres de comprar partes um clip ao meio e metes nos 2 buracos e rodas a peça.
pin%20spanner.jpg


A seguir retiramos o parafuso que prende a pedaleira ao eixo.
P.S.: normalmente a chave é sempre a allen(Sextavada) 8mm
chave%20allen%208mm.jpg


Agora vem a chave SACA CRENQUES, esta chave dá para race face, fsa, shimano.
saca%20crenques%20%28manual%29.jpg

Como podem ver na imagem por baixo vem uma peça a parte. Esta serve para retirar os eixos octalink onde a cabeça tem de ser maior, basta porem esta no sitio onde está a pequena que serve para desmontar os eixos normais.
saca%20crenques%20%29oficina%29.jpg

esta chave tem a mesma função que a anterior, só que não necessita de uma chave inglesa ou uma chave de bocas de 15mm(se não me engano) para retirar o pedaleiro.

Pronto por fim basta retirar o eixo pedaleiro.
Esta chave depende para pedaleiros da race face(fsa) e shimano. a chave da imagem é para os shimano embora também dê para os race face e fsa.
saca%20eixo%20pedaleiro.jpg

A rotação para retirar o eixo pedaleiro não é como um parafuso, a um lado é no sentido inverso ao normal (exemplo retirar um parafuso roda-se para a esquerda) agora não me lembro qual BRRRRRRRRRR já quando tou na oficina também nunca me lembro. :? :?: :?: lol

PARA O PESSOAL QUE TEM AS NOVAS PEDALEIRAS DE EIXO INCLUIDO DA SHIMANO RACE FACE E FSA E FRM AQUI VAI A CHAVE NECESSÁRIA PARA RETIRAR OS ROLAMENTOS
saca%20eixo%20pedaleiro%28eixo%20incluido%29.jpg

esta chave serve para retirar a pecinha preta do lado esquerdo que faz com que o crenque esquerdo fique apertado ao maximo ao eixo para não haver folgas.
além desta chave é necessária uma chave allen 5mm para desapertar o crenque ao eixo.

abraços

peso-pluma
 

ricardo lee

New Member
oi ppl! sou novo ai no forum mas muita gente daki me deve conhecer, por um forum da concorrencia....

dexemo-nos de off topic. muda o eixo pedaliero e algo facil mas temos ke ter atenção, poix as roscas estão ao contrario e são uma beca frageis.. e uma rosca estagada no kuadro iria trazer muitas dores de cabeça, por tanto foi o melhor ke tu fizes-te! foi leva a bike a um mecanico...
 

ValeRossi46

New Member
Boas

Ando com a minha pedaleira a fazer um estalo estranho quando pedalo o que queria perguntar era se alguem sabe onde posso comprar aqueles sacas com que se tira a pedaleira e o eixo pedaleiro, para ver se lubrifico o conjunto, visto que lavava a minha bike no elefante e o problema pode se por causa disso mesmo. :wink:
 

ValeRossi46

New Member
Boas

Loki eu sei que são duas chaves diferentes(os nomes por acaso não sabia :wink: ) mas a questão é onde posso comprar essas chaves?
 

tomac

New Member
Em qualquer loja da especialidade deves encontrar..

Esse estalar de que falas costuma ser folga entre o eixo e o crenque, por vezes também me acontece a mesma coisa.

Mãos á obra.
 

Loki

New Member
É verdade, esqueci-me de dizer. Há chaves diferentes para os eixos. Tem cuidado, vê antes qual é o teu eixo.

:wink:
 

jnewton

New Member
No outro dia tive a tirar o eixo pedaleiro pq estava todo enferrejudo, e depois qd voltei a colocar no sítio notei q do lado das rodas pedaleiras ele nao deu a última volta. Tentei apertar com mta força mas mesmo assim ele nao s mexeu. Apesar de ser 1 coisa de 1 mm, afectou-m o comportamento das mudanças da frente.
Qd saquei a rosca q aperta do outro lado, e apertei novamente, e dado esta ser em plástico foi à vida :eek:ops Isto é normal acontecer !? E qt aos eixos, a medida tem q ser exactamente igual ao q já estava lá !? É Q depois tentei com 1 eixo Alivio q andava perdido pela garagem, e notei q do lado direito apertou toda, mas a famosa rosca de plástico nao deu as duas últimas voltas. Apesar disso hoje andei e não notei nada de diferente !!

Futuramente tou a pensar comprar 1 pedaleiro XT com rolamentos fora do quadro. As dúvidas q tenho são as seguintes: tb existem medidas para os eixos pedaleiros ou a medida é universal !? E qt ao desviador da frente, o q tenho agora serve ou preciso de mudar de desviador !?

Mto obrg a todos ...
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

o eixo pedaleiro enferrujado pode ser a causa para não entrar complemanente no quadro (mas normalmente as roscas de tanta massa que levam não sofrem tanto). O milímetro que te faltou entrar é claro muito importante, porque essa distância é a suficiente para o desviador ficar desalinhado com a pedaleira.

Quanto à rosca do lado esquerdo, ainda bem que era de plástico e foi à vida, porque se fosse de metal ia ela à vida e ia a rosca do quadro com ela, e depois? Sugiro-te que leves o quadro a uma loja para te passarem um macho na caixa pedaleira, podes ter encavalitado a rosca (nos dois lados). Antes lixar um eixo que lixar o quadro.

Quanto aos eixos XT integrado, sei que são universais, têm todos o mesmo tamanho. Mas contudo os quadros têm largura variável (68 ou 73 mm), por isso os eixos trazem umas anilhas para compensar essa diferença. Quanto ao desviador, tudo leva a crer que o possas manter se a transmissão for toda da mesma gama (9V ou 7V).

Jepas
 

zykon

Super Moderador
Boas

estou com um pequeno grande problema: A meu eixo pedaleiro danificou-se, como tenho as chaves necessarias, comecei a desmontar, retirei os cranks e até aqui tudo bem, o pior foi depois quando chegou a altura, o eixo de um dos lados não desapertou, do lado da pedaleira, fiz força com a chave, mais força ainda, até que a chave começou a arrancar as saliencias qe existem no eixo, e onde a chave agarra.

Conclusão: aquela M...a não saíu, ficou sem sítio onde agarrar a chave. ja tentei com um martelo e com um pedaço de ferro, a bater para tentar desapertar mas não consigo.

O que faço?
do lado da pedaleira é rosca normal ou contrária?
 

silvioferraz

New Member
No lado da pedaleira, o eixo, desaperta ao contrário, ou seja, a favôr dos ponteiros do relógio. O que eu acho, é que devias têr feito essa pergunta antes de teres destruido o eixo.
De qualquer das maneiras, acho que, se destruiste as estrias do eixo, só mesmo numa casa da especialidade, é que te tiram isso fora e mesmo assim, com um bocado de sorte.
Dirige-te a uma loja e vê o que te dizem.

Abraços
 

zykon

Super Moderador
Já consegui :yeah:

O martelo acabou por o cansar e ele deixou-se desapertar.

No final so estraguei a peça que enrosca no quadro, e de qualquer forma o eixo tambem era para substituir, por isso :assobio:

Obrigado pessoal
 

Alf

Active Member
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Coloca um título descritivo para o teu tópico. Escreve um sumário curto para o assunto e não utilizes sensacionalismos como caracteres especiais ou títulos alarmistas.
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