Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

sam

New Member
Boas,


Tenho acompanhado á algum tempo estes projectos por aqui. E é claro que me teem ido despertando interesse.

Já consegui montar uma bike como SS. Durante estas semanas tenho andado em testes vários para ir dissipando duvidas.


Entretanto já estou mesmo decidido em manter assim a bike. E como o tensor é artesanal, tenho que mandar vir um kit SS.

Já vi os do "charlie". Existem 2, um pouco diferentes. E tambem o kit da DMR do chainReaction. Agora que estou para encomendar, poe-se a duvida.... Qual escolher???

Se um com tensor fixo, ou se um com tensor tipo esticador.


O que me aconselham? Penso que a maior diferença nos kits reside no tensor. Será? Ou há outras partes tambem importantes?



Sam.
 

ze_zaskar

New Member
Pessoalmente considero os fixos superiores. São mais leves, mais robustos e simples. Os de mola basicamente mantêm a logica do desviador normal, pelo que os considero desapropriados no conceito SS.
:wink:
 

max

Elos Rápidos
ze_zaskar said:
Pessoalmente considero os fixos superiores. São mais leves, mais robustos e simples. Os de mola basicamente mantêm a logica do desviador normal, pelo que os considero desapropriados no conceito SS.
:wink:
E esteticamente, para mim são mais bonitos!
 

biculas

New Member
Boas.

Não considero, que isto,
350__1_powerplay-ss-chain-tensioner.jpg



fique mais feio que isto,

D_075%20RENRL6.jpg



Eu tenho o primeiro e até agora, não tenho reclamações.
Quando escolhi o tensor, tive em atenção, escolher um tensor, que não me obrigasse a sucessivas afinações, quando a corrente estica, com o da primeira gravura, isso não acontece, pois como é de mola, mantém sempre a corrente esticada, o outro obriga a usar ferramenta para o ajustar.


Um abraço

Biculas
 

max

Elos Rápidos
Viva Biculas, eu quando me referia a ser mais bonito, queria dizer que não gosto dos tensores de mola...mas queria dizer estes!

2dbtszt.jpg


E não os que colocaste em primeiro, porque é exactamente igual ao que usei na minha primeira SS e que está guardado para voltar a colocar noutra que virá por ai. :lol:

Mas de certeza haverá muita gente que gosta mais destes articulados do que dos "normais"

enfim, gostos
 

biculas

New Member
Pois, mas é que os outros também são de mola, daí eu ter discordado do "esteticamente feios".

Realmente, esses não são muito bonitos.

Abraço

Biculas
 

MRocha

New Member
Esteticamente, feios são os dois! :mrgreen:
Vê-se logo que a bike não é uma singlespeed de raíz...
O pessoal quer simplificar montando uma ss e depois é só meter adaptadores, anilhas, e tensores.
Quando é só para experimentar até se entende, mas quando já é a segunda ou terceira SS, e o quadro, comprado novo, continua a ter ponteiras normais, faz-me confusão.


Não há nada que chegue a umas ponteiras decentes(horizontais ou como as Surly).
Com um tensor(qualquer que seja) nunca se consegue ter a corrente tão esticada como com ponteiras horizontais...
Atenção que, quando digo esticada, quero dizer sem mexer para cima e para baixo, mesmo que se empurre ligeiramente com o dedo. Mais apertada que isto só estraga rolamentos do cubo e da pedaleira.
 

sam

New Member
Thanks...

Concordo com o Biculas. Acho q o tensor que ele usa não destoa esteticamente em relação aos fixos.

E quanto a confiança em relação a saltar a corrente? Quais dão mais confiança?
Como já deve ter acontecido a todos, no domingo após uma descida mais "engraçada", com alguns saltinhos, passei uma zona de um ribeiro já seco, e assim que começa a subir, começo a pedalar forte, cheio de confiança... ehehe... Após 2 ou 3 pedaladas.... PUMMMM!!! Saltou a corrente para o lado de fora. É claro que andei logo ali á toa, mas lá consegui não cair, embora as minhas pernas ainda tenham algumas marcas, claro.
Depois disso já não consegui confiança para continuar a subir forte, embora já não tenha voltado a saltar mais...

A minha questão é se com um desses tensores, com tudo devidamente alinhado, a corrente não irá saltar?

Se assim for, tou a pensar investir no kit do charlie. :p
 

max

Elos Rápidos
Se fizeres ai uma busca por tensores, certamente vais encontrar mil e uma opiniões, há quem já tenha tido fixos e tenha mudado para mola, há os que fizeram exactamente o contrário, portanto uma coisa é certa todos colocaram um tensor e houve os que se adaptaram ao tensor e houve os tensores que se adaptaram há bicicleta.
Compra um tensor e logo verás.
 

ze_zaskar

New Member
MRocha said:
Com um tensor(qualquer que seja) nunca se consegue ter a corrente tão esticada como com ponteiras horizontais...
Atenção que, quando digo esticada, quero dizer sem mexer para cima e para baixo, mesmo que se empurre ligeiramente com o dedo. Mais apertada que isto só estraga rolamentos do cubo e da pedaleira.

Uma corrente esticada correctamente consegue-se mexer para cima e para baixo facilmente mais de um centímetro. Mais do que isso e já se esta a por em risco a eficiência da transmissão e a sua durabilidade. O ideal é mesmo ela oscilar cerca de uma polegada (25.4mm).
 

the13thing

New Member
Pessoal, tem se falado de single speed mas em bicicletas de estrada, eu gostava de talvez por a minha Stuka (dirt, 26") em single speed, não por enquanto, até porque já vou ter que comprar uns pneus e o dinheiro não chega para tudo. A utilização seria principalmente para umas brincadeirazinhas na rua e em parques, e também para reduzir os cabos, para começar a treinar uns bar spin x). Gostava de pedir apenas uns concelhos, de qual a pedaleira que hei de por e se ponho ou não esticador...Não queria uma coisa muito cara, que custe mais do que a própria bicicleta, gostava de tentar uma solução que não excedesse os 100€...
Cumps
 

350plus

New Member
Bem, pedaleira nova não precisas... é uma questão de tirar os pratos que estão a mais.

O que precisas mesmo é de um esticador (porque o quadro Stuka tem dropouts verticais) e trocar a cassete por um kit de espaçador mais carreto.

Tudo isto pode ser comprado bastante barato, longe do orçamento de 100 euros que falas.
 

the13thing

New Member
Ufa ^^, é que eu dizia esse orçamento devido à compra de uma pedaleira :\
Obrigado pela resposta, o esticador posso arranjar em onde?
Cumps
Edit: Já agora, não percebi o porque de precisar de um esticador, um esticador é = a um tensor certo? Para a utilização que quero um esticador não sei se era muito boa ideia, não sei não percebo muito disso
 

350plus

New Member
Sitios de venda... Bem isso terás que perguntar nas lojas da tua zona. Já há cada vez mais lojas a vender peças para singlespeeds. Depois tens sempre a hipótese de ir comprar online.

Sim, o esticador é o tensor. Precisas do tensor porque a distancia entre o pedaleiro e a roda de traz é fixa e quando meteres lá uma corrente vais reparar que a corrente ou fica muito curta e dá para fechar, ou fica muito solta e com barriga. Nas bikes normais não dás por isso por causa do desviador, que faz a função de esticador.

Precisas de qualquer coisa como este tensor Shimano Alfine, por exemplo:

alfine.jpg
 

Tchivalo

New Member
the13thing said:
Hum ok, mas um tensor não acaba por partir ou desviar me a corrente com saltos?

Se fôr um bom esticador não. A corrente só sai se estiver muito laça tens que a ir esticando ou cortar os elos quando já não der mais. aconselho os esticadores próprios para Dirt ou para Trial. Aconselho os Gusset ou os Da bomb, por estarem mais em conta ( cerca de 15 euros), mais Kit SS (A2z??? - 20 euros) e está feito. Podes guardar o resto para comprar alguma coisa nova agora que estão a chegar os saldos. :mrgreen:
 
Top