Como montar uma bicicleta de montanha (quase) do zero

nfelix

New Member
Boas! Está realmente excelente.... eu que tinha algumas dúvidas sobre como fazer algumas operações, já fiquei mais que esclarecido!!

Parabéns Jepas pelo tópico!!! :mrgreen:

acho que com isto vai haver uns quantos novos mecânicos caseiros!!! :mrgreen:

cumps!
 

ze_zaskar

New Member
Sabermos trabalhar com todos os componentes da bike é uma das melhores coisas que devemos procurar. Da-nos segurança para se algo correr mal nos trilhos ao mesmo tempo que nos torna independentes das lojas e dos seus por vezes duvidosos mecanicos. Tudo é muito simples depois de explicado, so nao convem muito é aventurar-mo-nos por certas areas mais sensiveis, sob pena de estragarmos algo. Ja pratico btt ha muito tempo, mas nestes ultimos 6 meses procurei aprender tudo que posso e ir adquirindo as varias ferramentas. Actualmente a minha bike foi integralmente montada e afinada por mim, tal como tambem lhe faço toda a manutençao. Recomendo esta aprendizagem a toda a gente.
:wink:
 

ptm

Active Member
Jepas muitos parebéns pelo trabalho...aí se os mecanicos de bicicletas te apanham :mrgreen: :mrgreen:
 

alpl

Member
boas,
excelente tópico 5*

Jepas podias fazer um tópico como lubrificar uma bike dos pés à cabeça, com os produtos necessários, e fotos...

só uma ideia.

cumps
 

i_mendes

New Member
Muito bom, mesmo.

Mas em relação à pedaleira, nem toda a gente tem uma XTR, que (corrijam-me se estiver errado), é montada/desmontada da mesma maneira que uma XT, que são as duas Hallowtech II. Eu, por exemplo tenho uma Shimano Deore Hallowtech (octalink), e as ferramentas para a desmontar são diferentes dessas, assim como para uma Simano Alivio.

Tive de comprar essas ferramentas para a desmontar. Vou tentar mostrar aqui, com fotos como desmontar uma Deore Hallowtech, como desmonstar uma Alivio, e como montar uma XT.

Posso colocar neste post essas informações?
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

a pedaleira XTR 970 é mais difícil de desmontar que a pedaleira XT 760, porque possui uma ferramenta que serve de batente, transformando o parafuso de aperto num sistema auto-extractor. A montagem é semelhante, não igual.

Este tópico serve genericamente para se ter uma ideia de como todos os componentes entram na bicicleta, porque eu sei que ninguém tem uma bicicleta igual a esta. Este tópico é um exemplo, devem sempre seguir-se as instruções do fabricante e sublinho que o tópico é sobre a montagem (claro que tive de desmontar as peças antes) mas o desafio era mostrar como se monta.

Podes colocar a aqui toda a informação que aches necessária e que acrescente valor ao tópico.

Jepas
 

i_mendes

New Member
Bem, então aqui um tutorial de como desmontar uma pedaleira Shimano Deore Hallowtech. Para a montar, é fácil, depois de ver as imagens.

São necessárias as seguintes ferramentas:

deore1.jpg


Um extractor para o eixo pedaleiro, um extractor de cranks, e uma chave sextavada (acho que é assim que se diz) de 10mm, para além de uma chave inglesa.

Com a chave sextavada, tira-se a pequena rosca, dos dois cracnks, como mostra a imagem seguinte: (atenção que é preciso um pouco de força, eu usei o pé)

deore2.jpg


Seguidamente, com o extractor de cranks, vamos retirar os dois cranks. Enrosca-se o extractor no crank (não é preciso apertar muito):

deore3.jpg


Depois, usando a chave inglesa e aplicando-a na segunda porca (a que fica mais longe do crank), vai desapertando até o crank começar a sair

ATENÇÃO: no crank do lado dos pratos da pedaleira, desaperta-se no sentido dos ponteiros do relógio, como se tivessemos a apertar.

deore4.jpg


Podemos ver o crank a sair para fora, conforme vamos apertando o extractor:

deore5.jpg


A certa altura o crank acaba por sair:

deore6.jpg


Para retirarmos o eixo pedaleiro, usamos o extractor de eixos:

deore7.jpg


E pronto, tirado o eixo, está feito. Para a montar, já deve ser mais fácil agora.

De seguida, vamos montar uma Shimano XT. As ferramentas já são menos. Usei uma ferramenta para apertar os rolamentos da XT ao eixo da bike, e uma chave inglesa:

xt1.jpg


Escusado será dizer que devemos limpar bem o eixo, e de seguida usar massa lubrificante (eu usei à base de teflon) para lubrificar bem o eixo, para que as roscas não 'colem' com o tempo.

Vamos agora encaixar os rolamentos em cada lado do eixo. No meu caso, usei a 3 anilhas que vêm com a pedaleira. Duas do lado dos pratos e outra no outro lado. O meu eixo é de 68mm.
Para apertar os dois rolamentos no eixo usamos a tal ferramenta, juntamente com a chave inglesa:

xt2.jpg


xt3.jpg


xt4.jpg


ATENÇÃO: no lado dos pratos aperta-se no sentido contrário dos ponteiros do relógio. Essa informação está no próprio rolamento.

Apertados os rolamentos, enfia-se o eixo com os pratos.

xt5.jpg


xt6.jpg


E pronto, agora basta apertar os cranks com uma chave allen, e depois os pedais.

Espero que não me tenha esquecido de nada. Qualquer coisa avisem.
 

Nenuco_CBR

New Member
Boas...
Eu tive um pequeno contratempo com o alcatrão há uns dias :D e precisei desapertar o parafuso de topo da caixa de direcção para endireitar o volante. Entretanto depois em casa a verificar o material notei que havia uma pequena folga quando travava com o travão da frente e empurrava a bike para a frente. Apertei bastante o parafuso de topo e acho que folga desapareceu. Mas ao ler este post onde o Jepas diz que devemos apertar levemente fiquei com receio de ter apertado demais... É só este parafuso que tira a folga?

Cumprimentos a todos.
 

Jepas

Super Moderador
Sim, é só o parafuso do topo que retira a folga. Para endireitar o guiador não é preciso mexer no parafuso do topo, basta mexer nos que apertam a coluna de direcção.

Jepas
 

Ivo_Azenha

New Member
Boas...

i_mendes, está muito BOM!!!!

Eu também tenho uma pedaleira Deore Hallowtech, e queria-a desmontar, anda danada a fazer pipocas(uns clicks de vez em quando), mas tenho um pequeno contratempo, só tenho a chave Allen 10mm

Será que é possível fazer essa etapa sem ter que recorrer a essas chaves????? É que ela não é propriamente barata!!

http://www.patocycles.com/site/inde...facturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=32
(Acho que é esta!!)

http://www.bikezone.pt/bicicletas/product_details.php?category_id=103&item_id=314

Aguardo resp. ^^,

Cumps!
 

i_mendes

New Member
Para tirar os cranks só mesmo com essa chave, ou então só à martelada, o que não é muito aconselhável. Penso que não existe outra maneira de tirar os cranks sem ser com essa ferramenta.

O mesmo se passa para tirar o eixo. Eu como fiz sempre assim, não conheço outras maneiras. Pelo menos assim sei que não estrago o material.

Tirei duas pedaleiras (uma Alivio e a Deore). Se tivesse ido à oficina da Decathlon teria que pagar mais ou menos 15 € por cada, e depois montar a XT. Já recuperei em muito o investimento que fiz nestas ferramentas.
 

pinhocastro

New Member
ehhhh Jepas, ainda te entretes-te aí uns 15 minutos não?
EH EH EH
excelente, só gostava de ter a força de vontade de tentar!!
 

J.M.F.F.

Member
Boas, estou á pouco tempo no btt e não sabia da existencia deste tópico (não procurei), mas agora que descobri tenho que dizer que é excelente e que ajuda bastante, e leva-me a concluir que o meu mecânico tem muito que aprender e aperfeiçoar.

Cumps

Jorge Faria
 
Eu também recentemente desmontei completamente a minha bike até ficar só com o quadro... mas também não tinha chaves para a pedaleira alivio...o que fiz foi ir à decatlhon com a bike completamente desmontada (só a faltar a pedaleira) e pedir com jeitinho e por 0€ o senhor lá me tirou a pedaleira e o cubo :mrgreen: depois montar a XT já foi mais fácil... só pedi emprestada uma ferramenta e já está :mrgreen:

p.s.- na hora de pedir, dás aquela tanga que compraste pedaleira nova e esta nova utiliza ferramentas diferentes e que para a nova já compraste na decatlhon e que agora só não querias era gastar mais dinheiro em ferramentas para tirar a velha já que não ias precisar mais delas...
 

jorgegt

New Member
O tópico está 5*****, simplesmente dá vontade de desmontar a bike e voltar a montar :#1:, pena que não possamos ter as ferramentas todas, as especificas de oficina, tambem porque não desmontamos assim tantas vezes e quanto á parte de afinações de desviadores e travões hidraulicos, é necessário experiência para ficar 5***** :mrgreen:assim como quando vem da oficina para onde a levo :hehe:
 

HMATRIX

New Member
Boas sei que o topico já ca está à algum tempo mas só agora é que o vi.
Ta mesmo muito fixe. Então para rokies como eu esta mesmo muito bom.
É muito util.

Cumps
HMatrix
 
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