Como montar uma bicicleta de montanha (quase) do zero

#41
Está mesmo muito bom, parabens Jepas....
Agora só falta mais uma "coizinha" que me ia dar jeito.... será que podes fazer os mesmo paços, mas desta vez a desmontar a bike? :mrgreen:
lololol
Abraços
 
#42
Boas...
Gostava de ter uma ajuda em ralação a aperto de parafusos... será que alguem me consegue dizer quantos N.m são nessessários para a montagem de uma rpckrider???
Existe algo na net???
Obrigado :D
 

Jepas

Super Moderador
#43
Boas,

o processo de desmontagem é em tudo idêntico e até mais fácil, visto que não é preciso afinar nada durante o mesmo. Contudo no que toca a desmontar algumas peças (pedaleira, caixa de direcção) são precisas ferramentas específicas que só servem mesmo para desmontar.

O aperto dos parafusos depende sempre do material dos parafusos e dos componentes que se estão a apertar. Geralmente o mais crítico são os avanços e os guiadores onde os apertos rondam os 5 Nm.

Jepas

EDIT - hoje passei na decathlon e vi um avanço onde os apertos estavam escritos e eram de 8 Nm
 
#46
Por vezes é o guiador que vai limitar o aperto do avanço... Isto no contacto guiador/avanço, claro. Por isso tem de se ter isso em atenção...

O que tenho verificado é que com massa de montagem, 4Nm são suficientes para um avanço com 4 parafusos, tipo o Syntace ou Ritchey...
 
#47
Boas, mais uma vez. :)
Pois é, eu bem tentei tirar a minha pedaleira mas nao consigo mexer aquilo nem um pouco... nao percebo porquê...
Tenho as peças necessarias e faço todos os procedimentos, o que é certo é que aperto o saca cranks mas nao mexe nada. como tenho medo de estar a estragar algo, nao mexi mais.
Será que tem de se fazer muito mais força a apertar????? :mrsock:
 
#48
i_mendes, a explicação está muito boa, mas mesmo assim fiquei com uma dúvida:

Esse eixo é aberto no meio?

A minha pedaleira é a Deore Hollowtec (acho que é a II). O eixo é aberto no interior, e estivemos a tentar tirá-la com um saca (da caixa de ferramentas do Lidl), e não conseguimos, porque o saca não tem onde apoiar, uma vez que o eixo não tem interior.

O saca parece ter o mesmo aspecto que o teu.

Tenho urgência em desmontar aquilo para trocar os pratos. Acho que vou ter que a levar a uma oficina :|
 

Jepas

Super Moderador
#49
Boas,

100do, os eixos actuais têm um furo maior que o diâmetro do parafuso do saca que muitas vezes é vendido. Esses sacas mais antigos funcionavam perfeitamente nos eixos quadrados (ou JIS).

Contudo, para corrigir essa falha existem alguns sacas que trazem um disco para forçarem o eixo sem entrarem por ele adentro:



Se mesmo assim estes discos forem pequenos é preciso improvisar com um disco que tenha as dimensões pretendidas.

Jepas
 
#51
Jepas, a pedaleira já saltou fora e já lá está outra vez, mas nem com discos lá ía :roll:

O interior do veio tem a mesma medida que o interior da pedaleira. Fiz-me entender? Não tou a ver como explicar melhor...

A solução encontrada foi meter um parafuso dentro do veio, de forma a fazer força no parafuso do outro lado. Depois utilizámos um saca de oficina, que agarrou a pedaleira. Com um ferro da mesma medida e com o saca "normal" também teria dado, mas se tivesse que tirar o crank do outro lado, seria complicado.

A pedaleira meteu-se comigo no fim de ano :roll:
 
#54
Viva!

Estava eu a avançar mais um pouco na montagem da minha bina, quando surgiu aqui uma duvida.
Quando montei o selim no espigão, notei que a base do espigão que recebe os carris do selim, são ligeiramente mais estreitos que os ditos carris.
Depois de apertado fica seguro, mas sempre pensei que as larguras quer da base e dos carris fossem "universais" e certinhas no encaixe, ou escapou-me alguma coisa ?
O espigão é o PZ Racing C3MBP
e o selim é o Selle Italia Q-bik

É precisamente aqui ( aproveitei a imagem da primeira pagina ):


Help....
 
#55
Aproveitando este excelente tópico e como estou a montar a minha nova miuda tenho uma duvida ( muitas :D )... a bicha que entra nos shifters tem algum terminal de protecção ou entra mesmo directo sem nada ? É que as bichas que tenho só vieram com terminais numa das pontas... Obrigado
 
#58
Afinal tem terminais nas duas pontas lol, a outra ponta tem um prolongamento fininho a medida do cabo que deve de ser para evitar que entre a sujidade, penso eu :D, cumprimentos

Outra questao: uma das bichas curta e curvada que penso que seja pro desviador traseiro, tem um terminal de borracha e mais comprido e nao sei ao certo onde e que se mete esse terminal?! Se alguem me puder ajudar agradeço, cumprimentos

Uma ajudita :)... obrigado
 
#60
As minhas bichas :D são Shimano Sis em Teflon ou com autolubrificação... a minha duvida e mesmo nesse terminal em borracha que veio com a bicha mais curta e mais curvada que penso que seja para o desviador traseiro... obrigado