Como medir a circunferência de roda para colocar no Conta-Quilómetros?

bento18

Member
acertar conta kilometros massi x16

boas, tenho uma bike nova e também o conta kilometros, queria acertar o perímetro do pneu
o pneu é um 26*2.25 qual é a medida, será 2160mm.
que dizem?
 

BikeTrepaTudo

New Member
p = 3,14159 26535 89793 23846 26433 83279 50288 41971 69399 3751

Este é o valor de pi. Multiplica pelo diâmetro da roda e obténs o perímetro.
 

Giantfreerider

New Member
Serve para todos.
Eles (os conta kms) fazem as contas a partir do perímetro do pneu.
Cada rotação da roda corresponde a uma certa distância percorrida (que é o perímetro do pneu). ;)
 

pedromdf

New Member
Faço parte de um grupo de "pedalistas" e decidimos aferir os conta km todos da mesma forma e resultou numa aproximação dos resultados finais que a todos espantou. Fizemos da seguinte maneira:

1 - Montado em cima da bicla, alguém mede a distância entre o eixo da roda da frente e o chão (raio já com o peso do bttista em conta);
2 - Faz-se a seguinte conta 2 x valor medido x PI e coloca-se esse valor no ciclómetro.

Resultado ciclómetros de marcas e modelos diferentes, pneus todos diferentes, bttistas gordos ou magros, no final deu a todos a mesma distância percorrida. Isto foi feito enquanto esperávamos o atrasado do costume!
 

Tiagobart

Member
Ontem instalei um conta kms com fios da berg dos mais baratinhos, mas com 10 funções e esteticamente bacano, na minha opinião, ainda pedi aqui ajuda para a calibragem, e tentei das duas formas mais comuns, dando valores diferentes :S Na forma de medir de ponto a ponto com a roda em andamento deu : 2115. Na matematica 2 x raio da roda x pi (3,14) = 213,52, portanto 2115mm ou 2135mm?? Qual será o mais preciso?

uso 26x2.1 IRC mythus tubless
 

abelha2

Active Member
A primeira é mais fiável. O raio da roda e o diâmetro dependem do tipo de pneu. Na minha opinião é mais fácil medir o diâmetro de ponto a ponto, do que o raio.
 
O melhor é medires. Marcas de alguma forma ao pé do pipo, e andas com a bicicleta até encontrar de novo o pipo. O numero que isso der em mm é a tua medida.
 

ktm excr

New Member
Marca com um feltro um ponto no piso do pneu, faz deslocar a roda sobre uma superfice plana de preferencia clara de forma a percorreres uma volta completa, de seguida, medes a distancia entre um ponto e outro, melhor que isto,,,,:D
 

j_Fe

Member
De forma a poderem obter a medida exacta, façam o deslocamento da roda, montados na bicicleta. Pois o peso em cima da bike vai provocar alguma deformação do pneu.
Mas sim, marcar um ponto na lateral do pneu, e andar até ao mesmo ponto.

A vantagem deste método espectacularmente espectacular é que dá para medir vários diâmetros de rodas... :rolleyes:
 

Bre

New Member
Boas,

No meu caso fiz o teste de duas maneiras, a tradicional com uma marca no chão onde alinhei com a válvula do pneu e fiz rodar uma volta até a válvula do pneu ficar alinhada com o chão e medi a distância, deu 2172mm.

A outra foi a seguinte, inscrito no meu pneu está " 27.5 x 2.10 (54-584) "... Então peguei nos numeros para a seguinte fórmula na calculadora, a fórmula para achar o perimetro da circunferência " [584+(2x54)] x 3.1415 " e o resultado foi 2173.98, ou seja 2174mm...

Eu diria que 2mm é "piners"... :D
 
Top