Como medir a circunferência de roda para colocar no Conta-Quilómetros?

G

gestc

Guest
Então aqui vai mais uma ideia para calcular o perímetro da roda, com alguma precisão, usando o diâmetro ou altura da roda.
Colocam a roda junto a uma parede com azulejo e alinham o eixo com uma das linhas verticais das juntas dos azulejos, sobre a roda colocam um esquadro e marcam a altura da roda na parede, depois é só medir a distância ao chão e tem o diâmetro da roda, se multiplicarem por π(3,141...), obtêm o perímetro da roda com uma precisão razoável, se entretanto quiserem melhorar esse valor, podem fazer um exercício simples, percorrem uma distância conhecida, como por exemplo uma pista de atletismo ou um campo de futebol, e depois fazem uma regra de três simples com o valor obtido, isto se o valor que obtiveram do diâmetro não estiver suficientemente acertado.
Como exemplo, para um pneu 26x200 obtive um diâmetro de 65,5cm o que dá um perímetro de 2,058
 

Miguel31

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Medida de roda

Boas, hoje decidi medir bem a roda com técnica que li aqui, marca com tinta num tsco do pneu e depois de obter as duas marcas no chão medir, ora eu a medir pela vávula, dava-me 2070mm, agora pelo taco dá 2045mm, é normal 2045mm num 26x2.0?
 

Miguel31

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Há diferença?Onde, sabes dizer ou estás falar por falar?
Acho que sim, porque tanto em cima como fora a medida foi a mesma....
Além disso não é essa a dúvida, eu tirar medida sei....
 
A diferença estando tu em cima da bike é que o pneu cede um pouco com o teu peso diminuindo a medida obtida numa volta completa da roda.
Se a pressão com que andas for alta, a diferença será praticamente inexistente. Se rolares com pressões muito baixas, já poderá haver diferença.

Quanto à dúvida que tens em relação à medida de 2045, é uma medida normal. Tenho uns Furious Fred que medem precisamente isso.
 

Miguel31

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Eu sei qual é a diferença, estava ser irónico...nunca medi diferença alguma, aliás a suspensão absorve parte do nosso peso, na minha opinião isso de estar em cima da bike já roça o exagero, mas é só minha opinião, mas mesmo assim, com baixas ou altas pressões, se houver será algo de quê?0.5mm?1mm?insignificante diferença para me precoupar, mas isto sou eu.
Se é uma medida normal pronto, estava acha-la algo fora do normal pelo que tenho lido por aqui.
 

lbaixinho

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Boa tarde.
Adquiri agora uma bicicleta de roda 29, o penu tem cerca de 7 cm de largura e 4 cm de espessura.
Como deveria configurar no meu conta KM?

Obrigado
 

dfilp

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Eu sei qual é a diferença, estava ser irónico...nunca medi diferença alguma, aliás a suspensão absorve parte do nosso peso, na minha opinião isso de estar em cima da bike já roça o exagero, mas é só minha opinião, mas mesmo assim, com baixas ou altas pressões, se houver será algo de quê?0.5mm?1mm?insignificante diferença para me precoupar, mas isto sou eu.

Acho que não tás a entender, a suspensão não tem nada a ver para o caso..
Uma coisa é o diametro do pneu cheio, sem peso em cima da bike, outra coisa é o diametro util do pneu se utilizar-mos pressões mais baixas com o peso do rider fica obviamente mais reduzido, e a diferença de medições pode ir até a 1cm ou um pouco mais. Dependerá sempre da medida e do tipo de pneu.
 

andrextr

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Dflip ensina ai a malta a fazer contas pá!!

Eu normalmente meto sempre o valor mais alto possível. Assim consigo andar mais depressa!!
 

dfilp

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:twisted: :mrgreen:

Epah andré deixa tar que se é assim amanhã vou já comprar um conta km's! Também quero andar mais ;)
 

Miguel31

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Eu entendi muito bem, tu é que não me entendeste, e em tanta bike nunca vi tamanhas diferenças, 1cm, realmente há bikes e bikes mas...
Perguntei a várias pessoas, nunca viram também tamanha diferença...e na minha medi uma diferença de nada, volto dizer "mariquices" mais mm menos mm.
E que eu saiba a supensão tem e muito a ver, a não ser que andes com ela constantemente bloqueada, eu não ando.
 

Miguel31

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Leste o tópico?Fazes como indicado aqui já várias vezes, fazes uma marca num taco do pneu (tinta, gota de óleo), e andas com a bike em linha recta até obteres duas marcas no chão, depois medes distância entre as duas marcas, e colocas no conta-km.
 

dfilp

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Miguel, aqui o pessoal regra geral tá habituado a andar com pneu "fino" (estilo 1.8 ou 1.9) e com bastante pressão, para rolar bem. Mas no meu caso ando com pneus 2.4, por vezes com baixa pressão, o que faz baixar o diametro do pneu até cerca de 2 cm, e isso no fim ainda dá alguma diferença. Mas como dizes, nada de muito relativo. Eu nem nunca medi isso, pois gosto de ver o guiador o mais limpo possivel, por isso não há espaço pa conta-km's ;)

Mas já agora explica-me lá o que é que a suspensão estar bloqueada ou não tem a ver para o nº de km's que os conta km's registam?
 
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Paulino.Sa

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claro que tem a ver,
tanto como a cor do assento...
quanto mais preto, mais conta,
ou não...
:)

desculpem a piada, não resisti...
 

Miguel31

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Paulino como deve perceber muito...enfim não sabem não querem ajudar quem não sabe abstenham-se...só fazem figura...
dfilp, se a suspensão estiver bloqueada e fores medir o diametro vais fazer força no pneu (mesma coisa que forqueta rigida +/-), se ela estiver livre (desbloqueada como queiras) já não vai fazer tanta força no pneu porque ela vai absorver algum do teu peso, já estás a ver a ideia?
Isto se formos ao detalhe e medição minimalista de que estavas a falar.
 
Last edited:

Paulino.Sa

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Miguel31,

tenho pena que não tenha lido a mensagem até ao fim,
pois bem na última linha está escrito que era uma piada e não uma ofensa ou insulto, como você deixa no ar...

mas se para si esse detalhe das suspensão faz assim tanta diferença, se quer ser purista na medição, então não se esqueça também, que sempre que a roda tiver o sensor (normalmente a da frente) der umas voltas "no ar" (quando dá um salto por exemplo) vai influenciar, também a quantidade de agua que segue na garrafa, ou garrafas, a quantidade de ferramenta que leva, se chuver vai ficar mais molhado, logo vai pesar mais... enfim... e mais uma serie de variáveis que ainda podem ser contabilizadas...

Abraço
 
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