Como fazer revisao completa Rock Shox Reba, Revelation, Pike Dual air/U-turn

david_e_pereira

New Member
Boas!

É o seguinte, a minha REBA apresenta um desgaste bastante acentuado na parte inferior da bainha do lado direito... No entanto continua a funcionar bem. Existe algum tipo de solução para este problema?

Cumprimentos
 
Isso é um problema de juntas...

Juntas dinheiro e preparas-te para comprar umas novas...

Mais a sério : fazes manutenção a tempo e horas ?
Para a duração da suspensão convém não deixar passar muito as 100 horas recomendadas.

Eu já tive que mudar as bainhas da minha reba antiga e foram 180 euros pelas bainhas, 84 euros da revisão e mais 17 euros de portes ( total de 280 euros ), isto no representante a Ciclocoimbrõres.
Na revisão a seguir tornou a levar bainhas novas, mas deram-me garantia.

Agora é uma caso a pensar, até porque por esse valor deves comprar uma suspensão completa nos sites lá fora.

Também pode ser só descoloração, mas se calhar o melhor é mandares fazer a revisão e depois logo vês a melhor opção, se calhar ela ainda pode andar assim uns bons tempos.
 

klaser

Well-Known Member
A minha também está assim,e não foi falta de manutenção,bem pelo contrário...Aconteceu,não sei se em alguma volta apanhou muita sujidade e acumulou na espuma lá dentro,ficou a roçar e até fez um pequeno risco...
Se não estiver a morder o retentor,não é problema muito grave,o que interessa muito mais é o estado interior das pernas,onde aí sim qualquer risquinho pode inutilizar a suspensão...
No meu caso o funcionamento mantém-se inalterado,o máximo que acontece é quando faço a limpeza das baínhas,notar que aquela pequena quantidade de óleo que leva em cada lado estar sujo na lado direito,enquanto no lado do ar está limpo...
Preciso por isso tomar um pouco mais de cuidado pra não deixar aquilo muito tempo sem limpar ,de resto como disse funciona igual,nem pensar em comprar um conjunto coroa/pernas novas só por causa disto...
 

klaser

Well-Known Member
Renato,os procedimentos para a sid race creio serem muito semelhantes a Reba...Algumas peças poderão ter aspectos ligeiramente diferentes..É preciso conferir bem o ano e modelo da suspa para então de acordo com a tabela meter as quantidades corretas de óleo...Mas eu sugiro ires ao site da SRAM,lá há imensos vídeos com explicação de como fazer manutenção completas às suspensões,de certeza que há algum que serve para a sid race...
 

oliana

Active Member
Atenção que as câmaras do ar, positiva/negativa já não têm o cartucho. Pelo menos nas rebas. São simplesmente um veio/piston, funcionando o interior das baínhas como cilindro. Daí termos muito cuidado na desmontagem/montagem para não riscar o interior. E eu já vi o que pode acontecer neste caso. Sigam bem os passos da desmontagem e nada de objectos metálicos no interior das bainhas.
Boa sorte.
 

oliana

Active Member
O terceiro link abre, e o do L.Ramos tambem. No entanto a manutenção é apenas uma referência á desmontagem/montagem. Há muita coisa diferente no interior e na manutenção. Foi aqui tambem a minha primeira referência.
 

JFML

Member
Boas pessoal,
hoje andem aqui a desmontar uma reba para a manutenção e agora deixou de bloquear...
Alguma ideia do que possa ser?
 

JFML

Member
Boas,
obrigado pela resposta.
Pode ter sido realmente falta de óleo, mas eu primeiro tinha pensado no encaixe do motion control, no manual dizia para abana-lo e o meu não encaixava em posição nenhuma.
Poderá ter sido falta de óleo?
 

L.Gomes

New Member
JFML, já conseguis-te resolver o teu problema de não bloquear? É que estou com o mesmo problema na minha reba race. Depois da manutenção, não ficou a funcionar o bloqueio. Mas no meu caso não se deve á falta de óleo, pois este foi colocado na medida exata.
Alguma sujestão?
 

JFML

Member
Boas,
Não resolvi, tive de a mandar a um mecânico de uma loja aqui perto e lá é que resolveram...
Segundo consta, foi uma anilha qualquer no Rebound que não tava bem.

Boa sorte com a tua ;)
 

L.Gomes

New Member
Resolvido.
Ontem retirei o motion control e verifiquei que quase não tinha óleo. Como estava certo que tinha colocado aquantidade certa na ultima revisão, este só podia ter passado para baixo. Mas como a suspenção sem ar, fazia o curso todo deixou-me confuso. Resultado, retirei as jarras (acho que é assim que se chama) e avaria logo detetada. O freio, que segura uma peça branca com um o'ring, tinha-se soltado e a peça estava solta deixando passar o óleo para baixo.
Hoje ja percorreu 95km, e esta impecavel.
 
O freio só sai por duas razões:

- Dano grave na base da baínha, sem reparação possível (não me parece ser o caso)
- Freio colocado ao contrário (eles têm lado de fora e lado de dentro)

VT
 

L.Gomes

New Member
Desconhecia esse pormenor, provavelmente foi isso que aconteceu (colocado ao contrario). Agora esta impek. Obrigado pela dica, vou estar atento nas proximas revisões.
 
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