Como fazer revisao completa Rock Shox Reba, Revelation, Pike Dual air/U-turn

pepelento

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Holocénico, lê bem o manual da tua suspensão no site da Sram e segue as instruções à risca. E nada de cacetadas. Sai tudo sem forçar. Mesmo as marteladas para soltar as jarras devem ser suaves e com martelo de borracha. Tem de sair tudo (e depois voltar a entrar) sem esforço. Se há necessidade de forçar, já estás a fazer tudo mal. Eu faço as revisões do meu material todo, mas comecei com muita calma: primeiro pelas coisas mais fáceis (parafusos, afinar desviadores,...) e só depois fui para as mais avançadas (montar caixas de direcção, sangrar travões, fazer revisão à suspensão e montar/desmontar uns triggers Sram X9 :D ).
 

Holocénico

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LOL Mas eu garanto que fiz tal e qual as instruções dizem. A perna direita do parafuso do rebound já se deslocou. O problema é mesmo a do lado esquerdo da válvula de ar negativo, que não quer mesmo descolar-se do fundo :S

cpts
 

Holocénico

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Viva! Finalmente consegui descolar a perna; não estava nada fácil, mas lá saiu; coloquei umas porcas mais robustas na ponta da rosca da válvula para poder bater com um pouco mais de força, pois estava com medo de estragar alguma coisa. Agora está tudo desmontadinho. Tudo parece em perfeito estado, os o-rings parecem estar bons (à vista desarmada) e não há qualquer desgaste nas bainhas, estão impecáveis. O óleo era de cor esverdeada e era muito pouco denso, parecia gasóleo; não sei é mesmo assim que pertence ser, ou se já estava deteriorado....
Então cá vão mais umas perguntinhas chatas:
1. Que óleo me aconselham a pôr para a parte superior 5 wt (recomendado pela marca) ou 7.5 wt? Que diferenças existem entre os 2 ao nível do comportamento da suspensão?
2. Segundo li algures neste tópico, houve alguém que colocou óleo de motor nas jarras. Não há mesmo nenhum problema de colocar, p.ex. 15w40, certo? Assim escusava de comprar + uma embalagem de óleo só por causa das jarras..
3. Quase todos os o-rings dos pistons e dos vedantes têm uma massa lubrificante, que tipo de massa é que é?
Obrigado
 
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Bem... grande aventura! :)

Conselhos:

A - Usa 5W porque as válvulas do rebound e do Motion Control estão desenhadas para esse óleo, ao usares um mais denso, o rebound (por exemplo) no mais lento pode facilmente danificar o vedante da base da baínha.

B - Óleo de motor? NUNCA!!! antes o 15w40 mas o ideal é o 15W para suspensão.

C - Nos O-Rings do piston usa massa sem Teflon, quanto melhor a qualidade e viscosidade melhor e mais tempo te dura.

D - Limpeza extrema! no Dual-Air não pode ficar um grão de pó, limpa tudo muito muito bem (incluindo a bancada e ferramentas) antes de colocares o piston já lubrificado.

E - Usa chave dinamómetro nas tampas de 24mm, no parafuso do rebound e na pequena porca que tanto trabalho te deu: 6.8Nm

F - Os freios da base das baínhas têm uma face plana e uma curva - a PLANA tem de ficar virada para fora

G - Boa sorte! :)

VT
 

Holocénico

New Member
Rock Shox Portugal

Bem... grande aventura!

Conselhos:

A - Usa 5W porque as válvulas do rebound e do Motion Control estão desenhadas para esse óleo, ao usares um mais denso, o rebound (por exemplo) no mais lento pode facilmente danificar o vedante da base da baínha.

B - Óleo de motor? NUNCA!!! antes o 15w40 mas o ideal é o 15W para suspensão.

C - Nos O-Rings do piston usa massa sem Teflon, quanto melhor a qualidade e viscosidade melhor e mais tempo te dura.

D - Limpeza extrema! no Dual-Air não pode ficar um grão de pó, limpa tudo muito muito bem (incluindo a bancada e ferramentas) antes de colocares o piston já lubrificado.

E - Usa chave dinamómetro nas tampas de 24mm, no parafuso do rebound e na pequena porca que tanto trabalho te deu: 6.8Nm

F - Os freios da base das baínhas têm uma face plana e uma curva - a PLANA tem de ficar virada para fora

G - Boa sorte!

VT

A- Ok, 5wt
B- Ok, 15wt
C- tenho uma massa jeitosa para isso, creio
D- pode-se limpar tudo com alcoól etílico? "Eles" recomendam isopropílico, que contém menos água.
E- Ok. é melhor é. sensibilidade para apertos não é o meu forte
F- Boa! Tirei o freio, mas esse pormenor escapou-me
G- Vou precisar muito desta alínea. :D

Obrigado!
 
Percam o amor e meia duzia de € e mandem é as suspensões para a ciclocoimbrões que assim não há duvidas que fica bem feito e suspensão vai trabalhar e ter a longevidade que deve ter.
 

oliana

Active Member
Boas....Quero aproveitar o tópico existente para colocar uma questão. As diferenças de uma Reba sl e uma Reba Race ao que parece não se resumem só á afinação do floodgate no exterior. Existem alguma diferenças no interior. Pelo menos de anos diferentes. Agora a minha curiosidade, se alguem já experimentou ambas, é se o seu comportamento é diferente com afinações iguais?
É pura curiosidade, mas agradecia se alguem já teve esta experiência. A minha Reba é uma SL de 2007. A duvida seria em relação á race de 2008.

Obrigado.
 

rottweiler72

New Member
Boas Freakzoide.
Percam o amor e meia duzia de € e mandem é as suspensões para a ciclocoimbrões que assim não há duvidas que fica bem feito e suspensão vai trabalhar e ter a longevidade que deve ter.
O que é meia duzia de euros para ti, 6 euros ?
É que uma revisao a uma suspenão feita na ciclocoimbrões na custa meia duzia de euros, mas sim 10,11,12 ou mais meias duzias de euros....... ;(
Abraços.
Saudações BTTistas
 
A ultima vez que fiz foram ~40€.
Para quem antes comprou uma bike de >1000€!!!! É como comprar um carro topo de gama e ir ao manel gt da esquina fazer a revisão!

No teu caso, terás de acrescentar o valor de envio, o que aumenta bastante o valor dispendido.
 

oliana

Active Member
Agora que já experimentei bem as duas suspensões, Race e SL. Depois de as equilibrar em afinações, com o mesmo oleo e ar nas camaras, e algumas mexidas no floodgate, dá para ver que afinal são algo diferentes no comportamento.
Talvez devido á diferença no motion. No entanto gosto mais da sl na globalidade. Isto não é novidade. Já tive outras experiências do género. Vou utilizar a race em saídas mais suaves, na ht e a reba sl, naquelas mais agressivas em irregularidades, incluindo as maratonas, na st. A minha opinião é que a race será mais vocacionada para trilhos rápidos numa versão mais competitiva em termos de rapidez.
Alguem já teve uma experiência semelhante?
 
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