Como fazer revisao completa Rock Shox Reba, Revelation, Pike Dual air/U-turn

BigFoot

New Member
Boas.
Já era esperado este tuturial completo de todos os procedimentos. Ja o era para por antes, mas ainda não tinha conseguido alojar em lado nenhum o ficheiro doc, e como dava muito trabalho por ca as inumeras fotos tava dificil. Mas com ajuda do L.Ramos que me enviou um link onde alojar e visto já ter tido muitos pedidos via e-mail para enviar o tuturial, assim fica o acesso mais facilitado. Qualquer duvida que haja é só pedir que eu explico, a meu ver penso que esta bastante promenorisado..

Tenho que mencionar autoria das fotos Inês Santos :mrgreen: se não para a proxima tenho que sujar à maquina de oleo. :mrgreen:


Alojamento no Fórum:
revisao completa rock shox reba1.pdf - 1.38MB


Link's alternativos para o documento Word:
revisao completa rock shox reba1.doc - 2.49MB
revisao completa rock shox reba1.doc - 2.49MB


PS: peço desculpa por não responder aos e mails, mas nao seria justo responder a uns e não a outros.

Cumps.

Bruno Atalaia
 
Muito bom :#1::wink: Quando tiver uma RS já sei a quem vou pedir umas dicas pra fazer a revisão :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Já agora porque não alojaste aqui mesmo no fórum? Sempre se poupavam uns popups :mrgreen:
 

BigFoot

New Member
obrigado :mrgreen: do que precisares é so dizer.. para alem de gostar de bicicletas, gosto bastanta de parte mecanica etc.. e acredita que a revisao é uma coisa muito simples.. e não vale o dinheiro que levam por uma hora de trabalho..
Em breve quando tiver la alguma fox, marzo, maniou etc para fazer revisao tenciono fazer tuturial para poder ajudar quem quer começar a fazer a propria manutençao ao material.
Não alojei no forum, porque o forum so da ate 2megas e isto tem 2.5MB.

Cumps.

Bruno Atalaia
 
Tens razão nem vi o tamanho. Seja como for alterei o teu post com um link mais rápido :wink:

Acredita, a mecânica de bicicletas faz parte da minha vida, por isso :mrgreen: Quanto ás revisões, simplesmente ainda não tenho uma Rock Shox nas mãos, mas assim que tiver uma suspensão nova (para breve) a minha Manitou vai levar uma revisão cá em casa também :twisted:

Um grande abraço
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:


:clap: Bom trabalho.


Para dar mais uma ajuda, aqui fica em anexo o ficheiro em .PDF com apenas 1,30MB



----- EDITADO -----

O ficheiro foi novamente colocado sem erro aqui:

completa rock shox reba
 
Last edited:

BigFoot

New Member
Obrigado L.Ramos, ja li o PM e nao me importo nada.
Ja agora se me poderes enviar o conversor por mail ou o link onde o arranjar. :wink:

Se surgir duidas na revisao perguntem.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

JorgeSantos

New Member
Excelente tópico Big... Ilucidas muito bem como se deve fazer :wink:

Para que este tópico não escape aos mais distraídos vou coloca-lo inamovível :!:


Obrigado, abraço e mais uma vez parabens!

Josant
 

andrextr

Active Member
Só umas questões.

Os retentores/vedantes não precisam de ser trocados também?
A minha suspensão penso que está a começar a deitar quantidades mínimas de oleo, isso é sinal de retentores a precisar de ser substituidos?

Uma pequena dica:
Se o botão do U-turn ficar perro, ponham um pouco de oleo em spray por debaixo do botão, que fica logo como novo.

Tive a ver, e o oleo 7,5wt custa 10€ o Litro +/- , portanto, é aceitável.

Outra curiosidade, no manual de serviço da Rockshox, eles recomendam oleo 5wt para o Motion, e 15wt para as jarras (para quem não sabe, o wt é o grau de viscosidade do oleo).

Ah e bom tópico! :yeah:
 

coelhone

New Member
Boas Bruno.
Obrigado pelo EXCELENTE tópico.

Já agora será que também posso seguir estes passos para a TORA 318 (100mm) ???

Obrigado
 

BigFoot

New Member
Andre não sei qual a tua suspensao, mas se for uma a revelation, duvido muito que precises de retentores, isto porque eles sao interiores e não se deteoram com facilidade.
A perda de oleo que tens é na perna do u-turn ao retirares ar?
é importante saber onde é a perda... se for no motion podes ter algo mal montado ou a precisar de o retentor do rebound, mas se fosse isso ias notar no funcionamento, porque cada vez ela ia recuperar pior.
quanto ao meter spray do estilo wd-40 por baixo do botao do rebound nao aconselho, devido que vais estar acumolar mais pó para as esferas e molas o que é normal entrar, como tal é simples.. retirar apenas o freio, o botao sai, retirar molas e esferas, limpar tudo e voltar a por sem qualquer especie de lubrificante para não agarrar pó.
Quanto ao oleo a usar.. eu sinceramente prefiro o 7.5wt para um funcionamento sensivel e progressivo.. com 5wt no motion, com facilidade iras esgotar a suspensao desnecessariamente e perdes a progressividade. os dados fornecidos pela rock shox sao meramente indicatorios, e nem os proprios mecanicos do representante o seguem..

coelhone, agora assim não sei, penso que no manual da rock shox (não tenho a certeza) devera existir uma planta da suspensao, se for igual concerteza que funcionara, no entanto a minha namorada tem uma.. mas ainda tem muito poucos km para eu a abrir :mrgreen: as rock shox sao todas muito identicas todos os ultimos modelos lançados.

Eu fiz este tuturial foi mais para explicar bem como se faz e ser bastante concreto, a uns tempos atras vi um artigo da velo vert onde era uma revista so de mecanica e vinha la como fazer a manutenção a reba... mas eu sinceramente olhei para aquilo e se não soube se como se fazia não me iria meter naquilo visto aquilo ter duas ou tres fotos muito inconclusivas de todo o processo..

Espero poder ajudar, qualquer duvida desponham.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

coelhone

New Member
Obrigado na mesma.
Um dia destes vou me aventurar a ver o que acontece.
A minha já está com +/-3000 km e nunca foi mexida, excepto regulações de ar, está a precisar...
 

BigFoot

New Member
Sim é conveniente e fazer se revisao. o ideal para quem tiver desponibilidade é de 3 em 3 meses, visto que o oleo tambem se deteora dentro da suspensao com o funcionamento, e para quem anda muito, em 3 meses é o sufeciente para começar a entrar muito pó e lamas para o interior o que pode provocar desgaste.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

o5car

Member
Sim senhor!! excelente trabalho, com q faz um excelente e muito útil tópico!! já me sinto com mais vontade de desmontar a minha RVL 426! e além da revisão, vou mudar, (já ando a tempos para o fazer) o sistema de poplock pelo sistema manual! já q não o tenho colocado o poplock, assim com o manual, sempre fica mais normal, e até pode ser q utilize mais o sistema de bloqueio/compressão!!!!

:clap: :clap: :clap:
 

andrextr

Active Member
Bruno

A minha susp. é uma Recon 351 U-turn de mola.
Eu quando falei em retentores, estava a falar dos guarda-pós. Isso não é preciso trocar?
Acho que está a começar a sair oleo (pouco) na perna do u-turn.

Acho que me vou aventurar e limpá-la por dentro e trocar o oleo aquilo. O meu pai ajuda-me, ele desenrasca-se sempre nestas coisas :mrgreen:
A minha suspensão raramente esgota, achas que faço bem em meter 7,5wt ?

PS: a minha tem 2800 Km, quase 2 anos.... :s
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

andrextr said:
(...)
Acho que me vou aventurar e limpá-la por dentro e trocar o oleo aquilo. O meu pai ajuda-me, ele desenrasca-se sempre nestas coisas :mrgreen:
(...)

Desculpem o off-tópic...

:aiui: Ai que vai sair asneira! o André :mrsock: vai colocar óleo do carro do Pai (dos travões não... que corroi! :mrgreen:). :rotfl:

:sorry: :back2topic:
 

andrextr

Active Member
Ahahah ainda te lembras disso ?? :mrgreen:

Meter DOT4 nos shimano é como beber coca-cola, é para limpar a tripa... depois volta-se a beber agua mineral :mrgreen: :mrgreen:

Desta vez a ver se meto o oleo certo (olhe desculpe, tem oleo fino para a maquina de costura? :rotfl:)

:back2topic: :back2topic: :back2topic:
 

BigFoot

New Member
Bem eu nem comento o que se passou aqui.. :twisted: brutal..

Eu aconselho o 7.5wt a 100%

e depois e assim se tu fores a uma loja e disseres para fazer uma revisao eles vao te por o 7.5wt.. em parte é tambem por nem é carne nem é peixe e assim agrada a todos.. lol

Mas a serio.. parece me o melhor, o que vem no manual e meramente indicativo..

Se preciares de ajuda ou se surgir alguma duvida apita..

em relaçao aos guarda pós não é necessario, a nao ser que aches que tejam danificados, ou que apresentem desgas te.. a minha suspensao tem imensos km, ando praticamente todos os dias, o uso vai desde o xc a um all moutain light e por vezes outras coisas.. :mrgreen: e ate agora os meus ainda não tem problemas..

Cumps.

Bruno Atalaia
 

andrextr

Active Member
OK bigfoot, obrigado.

Já agora, dá uma vista de olhos a este artigo português bikemag (revisão à pike).
Eu perguntei isto por causa do ponto 4.

Eles seguem à risca o manual da RS. Usam o 5wt para o Motion e o 15wt para os copos.
Eheh... :mrgreen:
 
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