Como escolher uma forqueta rigida?

ze_zaskar

New Member
Por esse preço arranja-se com facilidade as Surly ou as Salsa, excelentes forquetas de aço, leves e resistentes.
:wink:
 

jppina

Member
Excelente post, sim senhor!

Mas como é que tu conseguiste não fazer referência à Forqueta por excelência, a Pace... agora DTswiss? :wink:

Foi propositado... ou apenas opção "editorial"? :D :mrgreen:
 

ze_zaskar

New Member
Sempre achei graça a essa forqueta, alias, foi a que primeiro me chamou a atenção para o mundo das rígidas. Mas devido ao seu preço ser mais elevado do que a media, decidi falar mais sobre as mais acessíveis.
Mas não deixa de ser uma excelente opção para quem quer carbono!
:wink:
 

Tchivalo

New Member
Realmente isso é uma das minhas grandes dúvidas sobre forquetas da Pace/ Dt Swiss e as de titânio...qual delas a melhor? :|
 

david.jkr

New Member
Um EXELENTE tópico sem duvida..!
Eu ando pessoalmente com uma forqueta
de titânio e estou a gostar do feeling!



Boas pedaladas
 

max

Elos Rápidos
J.M.F.F. said:
Boas, parabens pelo tópico.

Estou nisto do btt á 3 anos e viciei-me, tenho uma bike tipica de xc (Orbea Alma) e faço umas maratonas, mas vamos ao que interessa. Dos meus sucessivos upgrades sobrou-me um quadro rígido contemporâneo (como foi identificado no tópico), e mais uma peças, mas, falta-me uma suspensão, e como decidi montá-la para fazer mais estrada, mas, tambem queria ir de vez enquanto aos trilhos, quero montar-lhe uma forqueta rigida, mas não quero gastar muita nota, ou seja para ai uns 50 ou 70 euros, ajudem-me a escolher uma barata e boa, e já agora informem-me marcas e sites onde posso adquirir uma, ou se tiverem uma que possam dispensar.

Segundo percebi neste tópico as caracteristicas devem ser aseguintes:

- Coluna de direcção de 1/8'';
- Apoios para travões de disco;
- AC para 100mm de curso, ou seja, com cerca de 440mm

Obrigado
Jorge Faria

Estou completamente de acordo com o que disse o ze_zaskar em relação ás opções, eu também comprava tanto a surly como a salsa e acrescentava mais uma que se enquadra nesse segmento preço qualidade que é a kona P2.
 

J.M.F.F.

Member
De onde é que posso mandar uma surly, salsa ou mekkem. Sou mesmo preguisoso, mas assim é mais rápido.

Obrigado
 

Absolutely

New Member
boas,

vou agora (depois do natal) comprar a minha primeira bicicleta desde que tinha os meus 10 anos e tinha uma bmx (tenho agora 23). :oops:

como sou estudante e a mesa não dá para bicicletas muito caras decidi-me pela orbea dakar, a qual irei buscar em janeiro e, como bicicleta na casa do 14 kg já ando a pensar em maneiras baratas de lhe retirar peso.

tenho lido várias coisas sobre forquetas mas não vejo ninguém no fórum, para além do pessoal das single speed a optar pelas forquetas.


será que a minha ideia de montar uma forqueta numa bicicleta nova é completamente insane ?

agradeço opiniões

abraço
 

350plus

New Member
Boas,

Realmente é uma questão complexa.

O primeiro ponto importante é saber qual o teu nível de experiência e daqueles com quem pretendes andar.

Se a tua experiência em BTT é muito reduzida e vais andar com gente que já tem uns anos disto, vais certamente sentir muitas dificuldades em acompanhar nas descidas. Usar forqueta rígida para andar depressa e em longas distâncias é sempre um pouco mais difícil porque há menos margem de erro. A bicicleta fica sempre mais nervosa.

Neste fórum existe quem esteja a usar forquetas rígidas de carbono para reduzir o peso a bicicletas já de si bastante leves, penso que é uma situação um pouco diferente da tua.

Provavelmente aconselhava-te a andar com a suspensão original (que claro, não é das melhores), nem que seja uns tempos para ganhares alguma confiança e talvez depois experimentar a rígida. E não faças o factor peso governar as tuas decisões porque se calhar no fim acabas com uma bicicleta que não é o que necessitas realmente.
 

ze_zaskar

New Member
Escolher uma rígida por causa do peso não faz o mínimo sentido.
No entanto concordo com o 350Plus, vai ganhando experiência com a suspensão. Dentro de algum tempo podes experimentar uma rígida que se adapte bem à bicicleta, quem sabe se não vais gostar mais do que a suspensão?
O que leva muita gente a escolher rígida, com ou sem mudanças, são coisas como a ausência de bombeio, a precisão da direcção, a ligação que se sente à terra, a fiabilidade a simplicidade. O peso fica quase sempre para ultimo.
:wink:
 
olá caros colegas...

tenho uma bicicleta com uma montagem 1x9 e na verdade gostava de lhe colocar uma forqueta rígida de carbono.
a minha dúvida seria com que dimensão?
actualmente a bicicleta tem uma suspensão sobre exagerada e gostava de lhe baixar a frente. fiz um teste em photoshop colocando-lhe a frente com 445mm (e uns pneus vermelhos :p), mas não sei se ainda será demasiado alto...

teste com 445mm:
http://img189.imageshack.us/img189/7071/12624052.jpg

acham que devia instalar uma forqueta com 445mm ou 425mm?

desde já muito obrigado.
 

Skinner

New Member
Ola!

Na CarbonCycles.cc tens umas forquetas bem porreiras a um bom preco! Eles teem varios tamanhos, mas eu diria que os 445 sao o mais usual porque e como se tivesses uma suspensao de 100mm.

Se quiseres ainda mais baixa tambem teem em 425, o que talvez ja nao seja aconselhado para o teu quadro GT. Primeiro procura saber qual o curso de suspensao para o qual foi projectado e depois baseado nisso compras a forqueta. Se souberes qual a suspensao que a bike trazia de origem entao ainda e mais facil!
 
Exacto! Era mesmo de lá que pensava encomendar...

Quanto à suspensão de origem: não me lembro da dimensão dela, apenas que tinha pouquíssimo curso (60mm?) e que era um sr suntour com uns foles :S
Penso que vou instalar com 445mm e depois logo se vê! Depois... o mais provável será transformar esta GT, que estava arrumada, em SS! Acho que a MS vai ficar com ciúmes :p!

Desde já muito obrigado!
 
Top