Como Enraiar Rodas

MRocha

New Member
Vais meter os raios diferentes todos seguidos? Se fossem alternados era muito melhor em termos de resistência(melhor mesmo era usar raios todos iguais, mas se não queres...)
Não deve haver problema.
Vai vigiando a tensão dos raios e, como em qualquer outra roda, convem dar um reaperto depois das primeiras voltas, porque os raios têm que acamar.
Podes tambem mandar pintar 8 dos raios que tens e assim não tens problemas de certeza :ideia:
 
Sim os raios serão seguidos, 1/4 em cada roda... eu querer raios iguais queria mas não encontro raios de 2/1.5/2 brancos! Pintar também pensei nisso, mas fica uma ca**** de certeza... ao fim de um tempo (ou mesmo na montagem) vai logo saltar tinta e riscar etc...acho que dificilmente é a mesma coisa...
 
Bem os raios já foram substituidos, e assim à primeira vista ficou fixe e continua a parecer uma roda :twisted: Os cruzamentos dos raios batem todos certo...
Agora quando a meto a rodar é que está longe de ser uma roda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Alguém disponivel para dar uma ajuda a desempenar convenientemente as rodas e/ou conheça alguma loja na margem sul ou lisboa que saibam fazer isto em condições sem levar uma fortuma!? É que os euros não abundam e se tiver mesmo que ser, ao menos que fique bem feito...
 
Enraiar qualquer um faz... à parte de calcular o tamanho correcto dos raios, quando é uma montagem do zero. Dificil, e para quem sabe, é dar a tensão final!
Eu sei por experiência propria :mrgreen: :mrgreen: Enraiar até se faz bem, agora a tensão final... Mas mesmo assim se tiver que levar à loja, fica mais barato só me darem a tensão correcta já com os raios trocados, do que dar tensão e trocar raios... :lol:
 

bruno_cunha

New Member
Boas,

Comprei um aro Mavic de 32 furos, cubo Shimano Deore de 32 furos para disco e raios DT Swiss. Comprei tudo numa conhecida loja online e pedi que me mandessem tudo montado o que não aconteceu... Recorri a uma pessoa com alguma experiência no enraimanento de rodas que me fez o serviço aparentemente bem.. Quando montei a roda na bicicleta, reparei que o aro não está centrado no quadro. O pneu está muito próximo da escora esquerda e por muito pouco que não toca não estando por isso em condições.

Agora pergunto eu. Será por ter sido usado um tipo de enraiamento errado?

Ajudem-me por favor pois não aguento mais ficar mais tempo afastado dos trilhos com este tempinho tão bom para pedalar..

Obrigado
 

350plus

New Member
Bruno_cunha,

Aparentemente faltou o uso desta ferramenta:

Park%20WAG-4%20Wheel%20Dishing%20Tool.jpg

http://www.excelsports.com/image200/Park WAG-4 Wheel Dishing Tool.jpg

É uma ferramenta que permite ver se o distanciamento entre o aro e as pontas do cubo é simétrico.

Após uma afinação inicial da roda, é importante verificar este distanciamento e corrigir devidamente apertando os raios do lado onde a distância é maior e aliviando os do lado oposto.

Qualquer boa oficina deve ter uma ferramenta destas e, se o comprimento dos raios estiver bem escolhido, deve ser capaz de corrigir a situação.
 

bruno_cunha

New Member
350plus, obrigado pela ajuda..

O que efectivamente correu mal foi o facto de os raios que encomendei de medidas 260mm e 262mm terem sido montados sem ter sem a preocupação sobre qual o lado correcto do cubo deveriam ster sido montados. Os de 260 mm para o lado da transmissão e os de 262 para o lado do disco. Depois de detectado e corrigida a situação. a roda ficou mais centrada no quadro mas continua sempre mais sobre o lado esquerdo, o que faz resultar, aquando de um travagem com bloqueio da roda de trás no alcatrão, a roda fugir sempre para o lado direito... julgo ser esta a origem do problema. Será que ao invés de um raios de medida 262mm para a esquerda, uns raios maiores - 264mm - me irá corrigir o problema, ou seja, o roda ficar correctamente centrada no quadro?

Obrigado!
 

Paposeco

New Member
Montagem de rodas

Boas,

Tenho umas rodas Dt Swiss 445D com cubos Shimano XT centerlock e queria aproveitar os cubos para fazer uma montagem com aros ZTR Alpine e raios CN. Nem sei o peso dos cubos mas sei que duram uma vida.

O que eu queria saber é que tipo de montagem de raios me recomendam e que tamanho deveriam ter.

Obrigado.
 

pc7

New Member
Boas, Eu estraguei um aro que tinha, então vou comprar um aro de 32 furos (rodi dh)
O cubo é o mesmo (32 furos )assim como os raios e a cabeça dos raios. será que faço isto sozinho em casa?
Eu já desempenei uma roda sozinho, e o aro estragado também fui eu que desenraiei. os raios nem tirei do sitio, portanto será que o cubo e os mesmos raios funcionarão no novo aro?
 
Y

Yahaia

Guest
Boa tarde. Sei que é um tópico antigo mas vale a pena tentar :)
Alguém me sabe explicar como se faz o enraiamento a 15?
Obrigado
 

Jepas

Super Moderador
o 2x e o 3x correspondem ao número de cruzamentos que cada raio faz.
A dúvida é um padrão em que cada raio cruze 15 vezes? Há fotos do que se pretende?
 
Top