Como Enraiar Rodas

Caso as ferramentas de calculo não tenham as medidas dos vossos cubos, podem sempre tentar nos sites das marcas. Muitas marcas disponibilizam essas informações seja no site, seja em manuais dos produtos.
 
Complementando um pouco o tópico:

Caso não tenham um computador e internet, e necessitem de saber as medidas dos raios existe uma formula matemática para isso. Esta formula aplica-se a aros onde a furação seja centrada, isto é, os furos no aro estejam todos ao centro e não desviados á esquerda e direita-por exemplo:
image001.gif
As medidas são retiradas em milímetros.

Antes de aplicarem a formula lembrem-se de algumas coisas básicas.
Por definição considera-se o lado direito duma roda o lado da transmissão, e o lado esquerdo o lado contrário ou o lado da fixação dos discos.
As comprimentos dos raios podem variar, consoante sejam do lado esquerdo ou direito da roda. Por exemplo um cubo da frente, do mesmo modelo, numa versão para disco e noutra sem disco, têm medidas do centro à falange diferentes. Assim como um cubo traseiro tem medidas diferentes do lado direito e esquerdo:
geometriadarodase1.jpg
Pelo desenho podem perceber que consoante a distancia do centro do cubo à falange varia, assim alteram o ângulo do raio em relação à linha central do cubo, alterando desta forma o comprimento do raio (o teorema de Pitágoras http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Pit%C3%A1goras )
Basicamente para cada roda pode ser necessário calcular duas medidas diferentes. Verifiquem os vossos cubos antes dos cálculos.


O que querem calcular é o comprimento dos raios, que é a medida entre extremos do raio, como mostra o desenho:
comprimentodosraiosfk4.jpg

Para tal precisam de saber o ERD, que é basicamente o diâmetro do aro medido da seguinte maneira:
erdyh4.jpg
Esta medida é tirada do extremo da cabeça do raio, pois queremos que o raio fique enroscado na cabeça até ao fim. Não convém o raio ultrapassar esse extremo e nem ficar para dentro demais. Há fabricantes que indicam esta medida em manuais técnicos. Se não a souberem têm de medir.

Depois precisam de retirar as medidas do cubo (as designações A, B, C e D são utilizadas na formula mais abaixo):
medidasdoscubossl8.jpg

Depois de retiradas estas medidas basta que saibam que tipo de enraiamento vão fazer (por exemplo cruzado a 3) e podem aplicar a seguinte formula:
formulase7.jpg
Sendo:
  • Ar - Raio do aro = Diâmetro/2 = ERD/2
  • Cr - Raio da furação da falange = Diâmetro da falange/2 = (A ou B)/2
  • Fc - Comprimento da falange ao centro do cubo = C ou D
  • nF - Numero de furos do aro (24, 32, ...)
  • X - Numero de vezes que os raios se cruzam (3, 2, 1, 0 se for radial)
  • Ф - Diâmetro do furo do cubo

Complicado???

Um exemplo, uma montagem com um cubo frontal DtSwiss 240 para disco e uma base DtSwiss xr4.2, usando 32 raios cruzados a 3(Os dados foram retirados dos manuais da net, pois não tinha esse material cá em casa, infelizmente lol).
Temos o ERD=544mm (http://www.dtswiss.com/getdoc/1613ff79-dfd7-480c-9f43-f44f19ebaf1d/TechnicalDatasheet.aspx)
Temos o diâmetro da falange lado esquerdo (lado do disco)=58mm (http://www.dtswiss.com/getdoc/c42c0d49-5a82-4ec7-9034-27a14c717887/TechnicalDatasheet.aspx)
A distancia do centro à falange esquerda=22.4mm

Ar = ERD/2 = 544/2 = 272
Cr = A/2 = 58/2 = 29
Fc = C/2 = 22.4/2 = 11.2
nF = 32
X = 3
Ф = 2.5

Substituindo na formula:
finalesqzc3.jpg
Como se deve arredondar para baixo, o comprimento do raio para o lado esquerdo seria de 261mm.

Fazendo o mesmo para o lado direito da roda:
Ar = ERD/2 = 544/2 = 272
Cr = B/2 = 42/2 = 21
Fc = D/2 = 35.4/2 = 17.7
nF = 32
X = 3
Ф = 2.5
O resultado final seria de 264mm.


Espero ter complicado ainda mais as coisas :twisted:
E se não têm a certeza do que andam a fazer, não inventem! Levem a quem sabe! Montar rodas é algo complicado e que exige alguma pratica e alguns detalhes. Lembrem-se que se uma roda vossa falhar podem-se aleijar seriamente :wink:

Para quem queira uma explicação mais matemática, física e complicada da coisa façam como eu:
http://www.geocities.com/spokeanwheel/index.html
http://sheldonbrown.com/wheelbuild.html
"A practical guide to wheel building" de Roger Munson @ http://www.wheelpro.co.uk/wheelbuilding/book.php
"The art of wheelbuilding" de Gerd Schraner @ http://www.dtswiss.com/Products/Proline/Buch-English.aspx
"The bicycle wheel" de Jobst Brandt @ http://www.avocet.com/wheelbook/wheelbook.html
"Sutherland handbook" @ http://www.sutherlandsbicycle.com/
"Barnett bicycle manual" @ http://www.bbinstitute.com/index.html
 

pratoni

Active Member
Estava a ler o atrigo do sheldon brown e saltou-me à vista ste comentário:

The Great Spoke Scam: In the early '80s a clever marketeer hit upon the idea of using only 32 spokes in wheels for production bikes. Because of the association of 32 spoke wheels with exotic high performance bikes, the manufacturers were able to cut corners and save money while presenting it as an "upgrade!" The resulting wheels were noticeably weaker than comparable 36 spoke wheels, but held up well enough for most customers.

Since then this practice has been carried to an extreme, with 28, 24, even 16 spoke wheels being offered, and presented as it they were somehow an "upgrade."

Actually, such wheels normally are not an upgrade in practice. When the spokes are farther apart on the rim, it is necessary to use a heavier rim to compensate, so there isn't usually even a weight benefit from these newer wheels!

This type of wheel requires unusually high spoke tension, since the load is carried by fewer spokes. If a spoke does break, the wheel generally becomes instantly unridable.

If you want highest performance, it is generally best to have more spokes in the rear wheel than the front. For instance, 28/36 is better than 32/32 People very rarely have trouble with front wheels:

Front wheels are symmetrically dished

Front wheels carry less weight

Front wheels don't have to deal with torsional loads (unless there's a hub brake)

If you have the same number of spokes front and rear, either the front wheel is heavier than it needs to be, or the rear wheel is weaker than it should be.

http://sheldonbrown.com/wheelbuild.html


As minhas rodas são de 32 raios... :s

Raios partam... :twisted:
 

Bravellir

New Member
O sheldon brown é uma grande referência no BTT e um ídolo para toda a gente. Longe de mim querer discutir a importância dos seus textos.

Não posso no entanto deixar de fazer notar que os textos tem de ser localizados no tempo a que foram escritos. Esse excerto que citaste, creio ter sido escrito á uns anos, e a tecnologia, métodos de fabrico e materiais mudaram muito. Mas mesmo que se assuma que não, esta frase

Front wheels don't have to deal with torsional loads (unless there's a hub brake)

dentro do restante texto, presume que a maioria das rodas NÃO são de travão de disco, o que hoje em dia é claramente o inverso. Ou seja, a única coisa que estou a dizer é que o argumento de que uma roda da frente pode ser mais fraca porque não sofre forças de torção já não é tão relevante. ( e nem sequer vou pelo caminho do que o aumento significativo da rigidez das suspensões tem feito para aumentar os esforços torsionais sobre as rodas )
 

ignite

Member
com a ajuda este post:

um aro que por aqui tinha, um cubo de 10€ e mais 5€ em raios

as ferramentas
img7574.jpg


o aspecto final
img7571q.jpg

img7573.jpg

img7572.jpg


que tal parece?
ainda tenho de tirar um ligeiro empeno (talvez pelas diferenças de tensão entre diferentes raios)
e confirmar o alinhamento do aro em relação ao cubo
antes de testar
 

jmv

Member
Ignite, este post até nem está bem claro para um principiante, se fizeste tudo bem parabéns. Esta página do Sheldon Brown já tem alguns anos e refere-se mais a rodas para Vbrakes, no enraiamento para discos há quem diga que o raio com que se começa a enraiar em vez de ser com a cabeça  para fora, deve ser para dentro outros que se deve trocar a direcção dos mesmos etc. Eu estou a responder-te porque uma boa roda feita á mão tem a qualidade do que se fizer depois que é o seguinte: Estalar a roda.  Se não se fizer, nas primeiras utilizações vais sempre ouvir os raios a tinlintar e ao fim de pouco tempo a roda fica empenada.  Ao apertares os raios estes rodam sobre si próprios e cada vez que houver uma flexão, os que estão por baixo libertam-se da tensão a que estão sujeitos, rodam sobre eles próprios e dáo origem ao tilintar, que muitos conhecem mas não sabem o porquê e consequente empeno. Para evitar isso depois do primeiro acerto da roda e com a tensao dos raios adequada, pôes a roda no chão e imaginando que é um relógio colocas os joelhos no 6, as mãos no quarto para as três e empurras para baixo com força, vais ouvir o estouro dos raios a voltarem à posição de descanço, fazes ao longo do aro e repetes do outro lado, a roda vai ficar toda empenada, voltas a desempenar e repetes a operação várias vezes, estalar/desempenar rodadado a cabeça dos raios no màximo um quarto de volta de cada vez, colocas uma gota de óleo entre a jante e a cabeça do raio (não na rosca deste) para que esta gire melhor, ao mesmo tempo  apertando de vez em quando de um lado e doutro os raios de dois a dois com os dedos por baixo e por cima onde eles se cruzam . Faz isto e vais ter uma roda sem problema para muitos  kms. Com esta operação fazemos no instante, aquilo que a roda irá fazer nos próximos km. de uso, evitando-se assim o seu empenar/descentrar.  O acerto final requer muita paciência, digo-te eu que já fiz algumas dezenas delas, e boas voltas com a roda nova.
 

4track

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Bom tópico, na minha opinião ensina na perfeição a fazer uma tarefa muito dificil.

Só tenho uma questão e é relativamente ao comprimento dos raios! Com a quantidade de cubos e de aros que existem por ai, nem sempre há informação técnica suficiente para a malta poder fazer estes cálculos espectaculares para poder comprar os raios certos.

Por exemplo eu estou a tentar descobrir qual o comprimento de raios DTSwiss Revolution, para um aro ZTR Olympic com cubo A2Z XCR/XCF, digamos que informação dos aros ok, informação dos raios, ok, informação técnica dos cubos, pouca ou nenhuma, de momento nem sei que raios comprar para esta montagem.

Sugeria que se fizesse uma lista tipo:
Modelo Aro/Modelo Raio e medida/Cabeças dos raios/Cubo, ou algo do género.

Claro que hoje a lista está actualizada, mas daqui por um mês não, servirá sempre como referência! Isto no meu entender.

Bom tópico, continuem o trabalho.
Se entretanto alguém souber que medida de raios DTSWISS REVOLUTION e respectivas cabeças devo comprar para as minhas novas rodas, eu agradeço.

Abraço, pedalem muito.
 

ignite

Member
jmv said:
Ignite, este post até nem está bem claro para um principiante, se fizeste tudo bem parabéns. Esta página do Sheldon Brown já tem alguns anos e refere-se mais a rodas para Vbrakes, no enraiamento para discos há quem diga que o raio com que se começa a enraiar em vez de ser com a cabeça para fora, deve ser para dentro outros que se deve trocar a direcção dos mesmos etc. Eu estou a responder-te porque uma boa roda feita á mão tem a qualidade do que se fizer depois que é o seguinte: Estalar a roda. Se não se fizer, nas primeiras utilizações vais sempre ouvir os raios a tinlintar e ao fim de pouco tempo a roda fica empenada. Ao apertares os raios estes rodam sobre si próprios e cada vez que houver uma flexão, os que estão por baixo libertam-se da tensão a que estão sujeitos, rodam sobre eles próprios e dáo origem ao tilintar, que muitos conhecem mas não sabem o porquê e consequente empeno. Para evitar isso depois do primeiro acerto da roda e com a tensao dos raios adequada, pôes a roda no chão e imaginando que é um relógio colocas os joelhos no 6, as mãos no quarto para as três e empurras para baixo com força, vais ouvir o estouro dos raios a voltarem à posição de descanço, fazes ao longo do aro e repetes do outro lado, a roda vai ficar toda empenada, voltas a desempenar e repetes a operação várias vezes, estalar/desempenar rodadado a cabeça dos raios no màximo um quarto de volta de cada vez, colocas uma gota de óleo entre a jante e a cabeça do raio (não na rosca deste) para que esta gire melhor, ao mesmo tempo apertando de vez em quando de um lado e doutro os raios de dois a dois com os dedos por baixo e por cima onde eles se cruzam . Faz isto e vais ter uma roda sem problema para muitos kms. O acerto final requer muita paciência, digo-te eu que já fiz algumas dezenas delas, e boas voltas com a roda nova.

olá!
realmente a roda ficou empenada (lateralmente) e desalinhada
montar as rodas e os raios, até é uma tarefa simples, a parte pior vem agora, que é o que falaste!

assim que tiver tempo vou seguir esses conselhos e escrevo aqui qualquer coisa!
e obrigado pelas dicas!
 
Espectacular explicação!!!! Mas já agora ninguém sabe (ou pode dar) onde encontrar explicação semelhante mas para tipo cruzado 4! É que estou a restaurar umas pasteleira que na roda de trás utiliza este enraiamento!

Cumprimentos, Pedro
 

jmv

Member
Nunca fiz 4 cruzamentos, a única diferença  será que o raio de partida que faz o cruzamento a três cruzamentos parte do 5º furo no cubo, a quatro cruzamentos será do 7º.
 

peanuts

New Member
Boas!! Não sei se será o topico certo mas como se fala de raios......... Pode ser que alguem me ajude!!
Tenho umas rodas bontarger rece x lite de v-brake e o aro tem de ser substituido. Mas estou com muita dificuldade em arranjar um aro igual, e estou a pensar meter outra marca, por ex no tubes. Como posso eu saber se os raios que tenho dão ou tenho de comprar raios novos??
Obrigado
 

golias

Member
tens que comprar um aro que tenha as mesmas medidas EDR (acho que é isto!!)
mas se calhar o melhor é mesmo apontares para raios novos...

...
 

ignite

Member
uma coisa a salientar


os raios que ficam do lado exterior do cubo,
ficam "por baixo" dos que ficam do lado interior, quando se cruzam
por baixo, ie, do lado interior da roda.
 
G

geninhorui

Guest
Amigos
Já me mandaram maneiras de enraiar rodas e já estou profissional.
Agora houve um amigo que me mandou uma maneira de enraiar a 5x, mas chegou-me de tal maneira imperceptivel, que não consigo decifrar alguma coisa.
Há alguém que saiba enraiar desta maneira.
Se houver agradecia que me mandassem fotos.
Desde já os meus agradecimentos
Rui Rodrigues
 

MRocha

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Para que queres enraiar a 5X? :shock:
És capaz de ter problemas no cruzamento dos raios e ficar uma salganhada terrível junto às flanges(raios a passar uns por cima dos outros)
É de 36 raios? Ou 48? :-K
 
Tenho uma duvida relativa a raios, e para não estar a abrir novo tópico coloco aqui...

Haverá problema colocar alguns raios de espessura diferente numa roda? Ou seja, tenho uma roda enraiada com raios de 2/1.5/2, mas quero colocar uns 8 raios brancos e só os encontro na medida 2/1.8/2, ou seja ia ficar com 24 raios seguido de 1.5 e depois 8 raios de 1.8... haverá alguma contra indicação!?
 

MRocha

New Member
Não é aconselhável usar raios diferentes numa roda. Os raios mais grossos vão "esticar" menos que os mais finos, impedindo que os esforços se dividam de forma mais homogénea.

No entanto, não é muito grave, a não ser que seja numa roda com poucos raios ou muito leve. Se não vai ser usada para nada muito bruto, não deve haver problema.
 
As rodas são de 32 raios, e na de trás tenho os DT swiss competicion (2/1.8/2), logo apenas na roda da frente os raios brancos serão de espessura diferente, pois tenho raios DT swiss revolution (2/1.5/2) e aqui sim terei espessuras diferentes. Uma vez que a roda da frente tem 32 raios, é a que sofre menos e apenas faço utilização cross country, deduzo que não irei ter problemas...
 
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