Como decapar uma bike em carbono.

Após ter metido as mãos à obra na decapagem do quadro da Vespa, verifiquei que algumas pessoas me interpelaram com questões sobre os procedimentos a ter na operação, assim decidi fazer um pequeno tutorial, para simplificar a recolha de informação.

PRECAUÇÔES:

O pó libertado ao lixar a tinta e o carbono são potencialmente prejudicais à saúde, o pó do carbono é cancerigeno.
Deve ser usado material de protecção adequado. Luvas, oculos e uma boa mascara, aquelas tipo mascara de dentista na minha opinão não servem.
Se recorrerem a meios mecânicos como lixadoras, considerem colocar tampões nos ouvidos.

Os decapantes existentes no mercado, não estão concebidos para decapar carbono, mas sim metais e madeiras, que não são afectados pelo decapante, já o carbono e epoxi que faz a união das fibras não se sabe ao certo como se comportam ao contacto do decapante.
Por isso se optarem por usar decapante, tenham noção que estão a correr riscos.
O decapante é também potencialmente nocivo para a saúde, respeitem as instruções do fabricante, ou então optem por não o usar.

No caso da Vespa, depois de ter lido relatos de operações de 30horas a lixar um quadro, achei que tinha que haver outra solução.
Recorri à Dremel, e ás ferramentas com rolos de lixa que vêm incluidos. Para as zonas mais reconditas utilizei o rolo com uns 8mm de diametro, nas zonas amplas o rolo com cerca de 15mm de diametro.
A Dremel deve ser utilizada com "mão leve" se carregarem muito com ela por forma a acelara demasiado o processo vão pela certa deixar muitas mossas no quadro, por isso utilizem apenas para remover a camada mais grossa.

Ao fim de cerca de uma hora este é o resultado


Mais umas 3 horas de trabalho


Nesta foto dá para verem o pó resultante do processo de decapagem, usem protecções adequadas!!!!

Quando tiverem todo o quadro como aparece nas zonas onde se nota que passou o Dremel, é altura de pegar na lixa de água e deitar mãos à obra, até aqui foi muito fácil.
Para lixarem o quadro tenham um balde de água por perto, usem daquelas luvas que as nossas mães usam para mexer em lixivias e essas coisas, e esfreguem como se fossem o Karaté Kid a levar uma lição do Sr. Myagui
Comecem com lixa 400 e quando começar a sair aguada preta parem de lixar nessa secção.
Para deixar o quadro com um toque agradável vão subindo o numero da lixa, tipo 400 - 800- 1200.
A lixa 1200 na minha opinião já deixa o quadro preparado para receber a pintura ou envernizamento.
Mas podem finalizar com 2000 e fica com um toque muito acetinado.
1 Folha de lixa de cada é mais que suficiente, assim, o investimento maior será na Dremel ou equivalente e tempo.

Este é o resultado final depois de lavado o quadro, o brilho é da água não é verniz.
2013-04-09181650_zpsdb865ea3.jpg


Recordem os alertas sobre a segurança, usem protecções, não coloquem a vossa saúde em risco.
De igual modo, recordem a "mão leve" no Dremel, portem-se com o vosso quadro, como gostam que o vosso dentista se comporta com os vossos dentes quando tem a broca na mão. O resultado é idêntico!

Boas decapagens.
 
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Nuno Félix

Super Moderador
:bompost:

Obrigado pela partilha de informação!

Em vez de inundarem o teu tópico com questões sobre o procedimento, mais vale fazer o que fizeste.

;)
 

shifTTer

New Member
Bom dia. venho so deixar uma grande v´´enia ao Sr. Mecanico do Paladar pela sua loucura/genialidade e por partilhar connosco novos conhecimentos.

um abraço de muito obrigado. boas pedaladas para todos.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Um gajo perde quatro ou cinco horas a levar-te ao médico e tu nem fazes o que o homem diz...

carbo.jpg


Já vi que és a favor das medicinas alternativas...

Ficou muito bom!

Um abraço

ny12xx

(esquece a PM pois já resolvi a coisa)
 

PenduluM

New Member
Ui quando isso for envernizado vai ficar muito bonito!

A minha unica questão é se o peso que perdeste já foi contabilizado com o peso do verniz que ainda vais meter (penso eu!)

Cumprimentos e continua com o grande trabalho.
 
O projecto inicial tinha previsto um enorme tutorial de toda a operação e fases, pelo que se foi passando resume-se a isto.
O peso inicial eram 1176g.
Completamente nu ficou em 996 e com o verniz e decoração acrescentou 10 a 15g.
 

xman

Member
Boas,

Como seria de esperar, um excelente trabalho!

Uma pergunta, como são colocados, de novo, os apoios das várias bichas? São rebitados? Que tipo de rebites?

Faltam é umas "boas" fotos de produto final.

Cumps.
X.
 

Crave

New Member
Ai jesus!!!
Estamos a falar de quantas horas de trabalho já a contar com a pintura? Ou só envernizaste?
Estou curioso para ver a bike montada, so de pensar ja me estou a babar!!;P

Salta uma vespa preta!
 
Ja agora ponho aqui o meu, terça ja deve ter os autocolantes e o verniz. foi a primeira vez que decapei algo e quanto a mim ficou bastante bom mesmo, nao fui ate ao 'fundo' como o mecanico referenciou lixou com agua ate aparecer uma agua preta que quer dizer que chegou ao carbono eu nao fui ate ai porque nao sabia se fazia bem ou mal mas pa proxima ja sei, por isso tambem julgo que nao tirei muito peso, foram so 90gr ainda deve la ter peso a resina eheh

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matz

Member
Depois de ver este e outro tópico... só posso dizer que o Mecânico é um senhor!

Grande tópico, parabéns! :)
 
Os suportes para os tubos foram todos removidos.
Os da espiral do desviador já lá não andavam desde a passagem interna de cabos. Os do travão foram substituidos por uns de carbono feitos em casa.
 
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